12 abril, 2016

Manto Azul e Branco - 1987-1988 – Um bonito alternativo com 4 anos de missão

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento ADIDAS usado desde 1984-85 mas que na temporada 1987-88 se apresentou com alterações suscetíveis de o considerarmos distinto do das épocas transatas.
As diferenças fundamentais estão:
- No colarinho que ora tem um “acrescento” de pano branco do pescoço até ao vértice; o cano das mangas termina numa fina risca azul.
- Nos calções, desta feita brancos com três riscas laterais azuis na vertical.

Uma equipa de 1987-1988.
De pé, da esquerda para a direita: Mlynarzich, Inácio, Celso, Semedo, Jaime Magalhães e João Pinto;
agachados: Fernando Gomes, Madjer, Jaime Pacheco, André e Sousa.
André - Nasceu nas Caxinas no seio de uma família muito pobre e, como ele disse, “os seis anos em que andei no mar deram-me mais força para vencer no futebol". Ingressou no FC Porto, já tinha 26 anos, por recomendação de Pedroto. Foi um centrocampista que faz os sonhos de qualquer treinador, um poço de força e carácter, peça fundamental na estrutura vitoriosa do FC Porto. Campeão europeu, colecionou 19 títulos em 11 anos com a camisola azul-e-branca (1984-85 a 1994-95). Um futebolista que deu e ganhou tudo no FC Porto!

Jaime Magalhães e Jorge Plácido, nas Antas (17-10-1987).
Jogo FC Porto 1-0 Portimonense a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Jorge Plácido - Nasceu em Luanda e representou clubes como o Barreirense, Amora, Vitória de Setúbal e Chaves onde o seu fantástico pé esquerdo chamou a atenção dos “grandes”. Ingressou no FC Porto na época pós-Viena (1987-88) e, apesar de pouco utilizado, ficou ligado à conquista da Supertaça Europeia e da Taça Intercontinental, além de ter sido Campeão Nacional. Representou o Matra Racing de Paris e ainda teve uma nova e fugaz passagem pelas Antas em 1990-91.

Notas:
1) Na foto de equipa, quase que não há nenhuma camisola exatamente igual às outras…! É o caso da do João Pinto: camisola do tipo anterior (1984 a 1987)… com mais uma risca…!
2) Na foto com Jaime Magalhães e Jorge Plácido: o Jorge veste uma camisola do “tipo” anterior.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

NOTA:
Foi gratificante trabalhar neste projeto associado a um grande talento da ilustração, o Rui Saraiva. Por motivos que nos ultrapassam, chegou o momento de pôr termo à publicação. Quiçá um dia nos voltemos a encontrar com os leitores para os quais foi um enorme prazer trabalhar.
Aproveito para agradecer ao “Mestre da Loja”, o grande Amigo “bLuE bOy”, e a todos os colegas que sempre me motivaram e apoiaram quer nesta rubrica, quer na da “História do FC Porto”.
Caros leitores, caros colegas do blogue, muito obrigado e um grande abraço. Felicidades para todos. E BiBó PoRtO!
Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)



Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona seleção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

2 comentários:

  1. Um agradecimento muito especial ao "4Lusos" que muita vezes me deu "uma mãozinha" na aturada pesquisa que é preciso fazer para chegar à ilustração do artista, o Rui.
    Obrigado Pedro. Bem hajas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. @ dragão azul forte e rui saraiva.

    a ambos, obrigado, muito obrigado, imensamente obrigado.

    a amizade, o respeito e gratidão, manter-se-ão com toda a naturalidade... quanto a nós, como é óbvio, vamo-nos continuar a encontrar por aí, nos sítios do costume.

    "Quem Não Sabe Porque Ganha, Não Sabe Porque Perde"

    aMigos, aQuele aBraço!

    ResponderEliminar