19 agosto, 2016

ÉPOCA 2016/2017 - O INÍCIO OFICIAL.


Iniciando-me nestas andanças, vou, nesta primeira crónica, dar a minha opinião sobre o desempenho dos jogadores que atuaram nos primeiros dois jogos oficias da época 2016/2017.

Iker Casillas
  • Rio Ave: esteve bem, sem qualquer culpa no golo sofrido. Seguro nas poucas intervenções que a foi chamado. Tem que estar mais concentrado nos passes para os colegas. Espero uma melhor época do que o ano passado, pois com o palmarés que tem não pode ser titular por causa do estatuto.
  • Roma: mal, palavra única… um guarda redes com a experiência que possui, não pode cometer o erro do início de jogo. Por sorte não deu golo, mas tira qualquer tranquilidade a uma defesa, seja ela experiente, ou em construção. Defendeu alguns remates à figura, mas a exibição fica manchada pela “casa” dada quando havia zero-zero. Sem culpa no golo sofrido.
Maxi Pereira
  • Rio Ave: mal fisicamente, deficiente a defender… a sua disponibilidade para ganhar cada lance disfarçou uma exibição pobre, que tem que melhorar para ser um indiscutível.
  • Roma: Um pouco melhor a defender do que no jogo de sábado, mas pouco clarividente a atacar, apesar da enorme vontade que emprega no jogo. Tem que melhorar rapidamente a forma física.
Filipe
  • Rio Ave: reparte responsabilidades no golo da equipa da casa, com o André Silva, pois confiou na posição do colega e deixou o adversário cabecear à vontade. Tentou não inventar, mas a um defesa do FC Porto pede-se mais calma no início de cada ataque e não tentar resolver cada jogada com um chutão para o lado que está virado. Quem veio do campeonato brasileiro, com outro andamento, esperava uma melhor performance no início desta época.
  • Roma: muitas dificuldades iniciais para travar Dzeko e companhia. Infeliz na abordagem ao lance que dá origem ao golo romano. Já antes tivera uma intervenção em que virado para um lado a bola saiu dos seus pés a 180 graus. Na 2ª parte melhorou com excelentes cortes em antecipação e também o seu posicionamento. Beneficiou, naturalmente, do menor caudal ofensivo dos italianos.

Marcano
  • Rio Ave: melhor que o companheiro de sector, sempre atento nas antecipações, jogou simples. Para quem esteve apontado a sair está muito bem.
  • Roma: voltou a estar acima do companheiro de sector, mas passou também por muitas dificuldades com o ataque do Roma. Ainda tentou o golo, mas não foi feliz.
Alex Telles
  • Rio Ave: bem a defender, melhor a atacar. Esteve no 1º golo, com um centro rápido. Jogou simples e sempre com sentido de apoio. Bem na falta que fez no limite da área, mas expulso na 2ª parte… naturalmente a compensar a expulsão do elemento da equipa da casa. Bom haver concorrência para este lugar específico.
  • Roma: o melhor do sector defensivo, luta muito, centra bem e ajuda o ataque com senso. Tem um pé esquerdo muito bom, o que o fez, de certeza, ter ganho a titularidade a Layun.
Danilo
  • Rio Ave: lento na 1ª parte, melhor na 2ª. Não está na sua melhor forma física. Talvez tenha entrado na equipa cedo demais após poucas férias. É uma opinião.
  • Roma: demorou a entrar no jogo, não decidiu bem, não se posicionou bem, sendo o primeiro obstáculo ao ataque romano não se saiu bem. Beneficiou, como o resto da equipa, da expulsão e da menor intensidade ofensiva da Roma, melhorando na 2ª parte.
Herrera
  • Rio Ave: típico jogador que joga de “phones”, isto é, não ouve nem assobios nem aplausos… joga à sua maneira, marca ritmos, define a estratégia e de vez em quando marca uns grandes golos. Ganhou mais destaque quando deixou de ter o Pedro Moreira a “chatear”. Está numa forma razoável para este início de época. Imprescindível, intocável.
  • Roma: jogo menos conseguido do playmaker da equipa. O jogo passa por ele, decidiu bem nos passes, empurrou a equipa, mas não foi o desiquilibrador que a equipa necessitava. Teve algumas decisões que enervaram a bancada. Muito mal batido o livre no final da primeira parte.

Octávio
  • Rio Ave: Depois de ter sido emprestado é uma lufada de ar fresco nesta equipa, rápido, irrequieto, com bom toque de bola e remate e grande visão de jogo. Saiu devido à expulsão do Alex, na minha opinião mal, pois não denotava cansaço. Neste momento um dos indiscutíveis
  • Roma: o melhor do FC Porto. Parece uma formiguinha, finta, tira adversários do caminho, incomoda, recupera bolas, remata à baliza. Boa exibição. Merecia o golo nas duas oportunidades que teve.
André André
  • Rio Ave: jogo pouco conseguido, apesar de ter trabalhado muito, nem sempre decidiu bem e foi alguns vezes um pouco trapalhão. Não está bem fisicamente e isso tem consequência no seu rendimento.
  • Roma: tentou desde o início ser um elemento forte na transição para o ataque, mas sem grande sucesso. Algo lento nas decisões, mas bem melhor nas tabelas com os companheiros. Teve a sua chance perto do intervalo, mas o remate bateu na defesa italiana. Bem substituído pelo Layun a meio da 2ª parte
Corona
  • Rio Ave: muito habilidoso, marcou o golo do empate, muito importante, pois foi à beira do intervalo e de grande beleza. Inspirado pode desequilibrar uma partida. Esteve sempre muito ativo, mas as tentativas individuais a mais prejudicaram a sua exibição… saiu perto do fim.
  • Roma: suplente utilizado a partir dos 75’, no lugar do Adrian Lopez, tentou com a sua habilidade desbaratar a defesa italiana. Não teve muito sucesso. Mas foi uma mais valia.

André Silva
  • Rio Ave: o ponta de lança esperado neste arranque de campeonato, luta e tem grande entrega. Penalty mal marcado, com a sorte de a bola vir do guarda-redes para a sua frente e assim poder ter feito a recarga com êxito. Tem muito que evoluir, mas está no caminho certo.
  • Roma: lutou, ganhou o livre que deu origem à expulsão, marcou bem o penalty, falhou uma oportunidade ou outra. Tem que ter outro tipo de comportamento na disputa de lances sem bola com os adversários, na Champions dá quase sempre falta atacante. Está a crescer, mas não se pode considerar um insubstituível, precisa de ter concorrência.
Layun
  • Rio Ave: entrou para reforçar o meio campo, após a expulsão do Alex. Cumpriu sem ser exuberante. Funções novas neste FC Porto, que eu concordo, pois, o defesa esquerdo tem que jogar maioritariamente com o pé natural.
  • Roma: entrou aos 65’ para o Lugar do André André, do lado direito, do meio campo. Ajudou bastante no carrossel final, alongando quer para a direita quer para a esquerda o jogo portista.
Depoitre
  • Rio Ave: entrou para o lugar do André Silva, aos 77’, pouco se viu… teve uma arrancada do lado direito, tentou desequilibrar o adversário, não foi feliz… teve alguns movimentos interessantes. Só.
Adrian Lopez
  • Rio Ave: jogou pouco mais de dez minutos, ao entrar para o lugar do Corona. Tentou dar seguimento ao ataque da equipa. Sem brilhar.
  • Roma: titular surpresa neste jogo. Exibição interessante, para quem não se dava muito por ele. Esteve no lance do penalty, marcou um golo anulado… deu velocidade a algumas jogadas do FC Porto. Boa aposta e a pensar na continuidade.
Evandro
  • Roma: 10 minutos em campo, com nada que se possa a realçar. Não entendi a troca à última hora pelo Ruben Neves
Em suma, plantel curto, para o que aí vem. Não se entende entrar na disputa de um acesso à fase de grupo da Champions sem um segundo ponta de lança.

4 comentários:

  1. Só para dizer que, equipa que tem um redes como o Casillas não pode aspirar a grandes feitos. Um redes à imagem de quem o contratou e, pior, lhe renovou o contrato. Quanto ao resto, nada a contrariar, uma imagem fiel daquilo que se passou em ambos os jogos.

    Grande abraço, Vítor!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da análise. Interessante sem duvida... e sem ser muito crítico, falta aqui a análise à SAD do Porto. Sim, porque a começar por aí temos um problema que se arrasta há alguns anos. Neste momento transformamos-nos nos SBLs e SCPS da década de 80 e 90, e com quem gozávamos com os seus adeptos por não terem olhos na cara e perceberem que as suas equipas e a maioria dos seus jogadores eram uma "merda". Sim, o nosso plantel nunca foi tão fraco há mais de 30 anos, e não me lembro de decisões tão catastróficas como as dos últimos 2-3 anos. A verdade é que para termos gestores bem pagos, não se pode ter uma equipa vencedora... não interessa a sucesso da equipa e a felicidade dos adeptos, mas sim os negócios e os prémios chorudos no final da época! Neste momento somos apenas uma plataforma de empresários e de venda de jogadores, que serve apenas os interesses destes grandes mafiosos que utilizam o nosso clube em interesse próprio.

    Relativamente à equipa/plantel:
    - como é possível termos o Casillas, fazer o que se fez com o Helton (mesmo com o que fez no final da taça), e ninguém perceber que ele não faz falta neste plantel!? E o que ganha e o que se gastou para o trazer? Quem é que explica isto... onde está o Fabiano, o Andres Fernandez (nunca teve uma oportunidade), o Bolat, agora o José Sá, o Gudino (que dizem ser um prodigio)
    - Defesa - ridículo, quando o Marcano é o "melhor" defesa central nestes 2 jogos. Vamos buscar um defesa com 27 anos, nunca foi internacional, e pagamos 6 ou 7 milhões! Se pagássemos isto por um Danilo, um Alexsandro, um Mangala, um Otamendi... muito bem, investimento no presente e no futuro. O mesmo com o Alex Telles, quando compramos o Layun que foi um dos melhores jogadores da época passada! Temos um defesa direito emprestado que mais rodado esta época substituía o Maxi que fisicamente está acabado. O Indi não é bom, mas fica atrás destes que ficaram? Nem falo do Chidozie (nem depois de rodar me parece que tenha potencial para ser um grande central), do Reyes... o Maicon pode ter feito asneira, mas a culpa da forma como o processo foi gerido foi da SAD e do Peseiro! Era o nosso melhor defesa... e para ele ser o nosso melhor defesa, vejam bem como estamos! Depois do Helton, era o jogador mais antigo e com alguma mística. Foi inaceitável o que fez, mas também a forma como o Porto o tratou!
    - Meio-campo e alas: Sérgio Oliveira, Ruben Neves, Evandro, Josué... nem carne, nem peixe. Nem são trincos, nem são organizadores, nem são box-to-box... dasse! São substitutos dos substitutos! Medianos, para não chamar medíocres! Depois temos os extremos... Varela!? Fodasse! Marega!? Duplo-fodasse! Licá!? Zé Manél nem calçou. O Hernâni é pior que o Varela? Kelvin? E agora (tambores), estamos a tentar vender o Brahimi quando é o nosso melhor extremo! Sim, melhor que o Corona! E nem o utilizamos na pré-eliminatória... expliquem o que se passa, ou é culpa do NES que não consegue metê-lo a jogar? É ele que quer sair... SAD, expliquem!
    - Avançados - quando o nosso titular é o André Silva... e o Aboubakar é para ser vendido/emprestado. Vamos buscar um chaparro que também nunca foi nada na Bélgica, foi 1 ou 2 vezes à selecção... relembro apenas que há duas épocas tínhamos o Jackson e o Aboubakar. Agora temos o Suk, o Ghilas, Adrian Lopez... o Gonçalo Paciência vinha fazer o mesmo papel do gajo que chegou! Gastamos dinheiro a rodos com defesas duvidosos e não temos dinheiro para um avançando de nível mundial?

    Volto ao que disse no início: Pinto da Costa, saia pela porta (ainda) grande, deixe sangue novo entrar (não o que lá está neste momento a mamar à custa do clube), deixem-se de bazófias e de estarem a dormir à sombra do que ganhamos nos últimos 20-30 anos! Tornamos-nos naquilo que tanto odiávamos e que tanto gozávamos! Até a comunicação social parece a mesma que andava ao colo com os clubes de Lisboa! Acordem Portistas! Somos Porto!

    ResponderEliminar
  3. O plantel não é assim tão curto, se formos a convencer alguns jogadores como Brahimi a ficar.
    De resto um central faz falta e também um lateral.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Viva! Antes de tudo o mais, bemvindo a este espaço de opinião!
    Concordo com quase a totalidade da análise feitas aos jogadores.
    Mais do que analisar jogadores um a um vou fazer alguns destaques:
    Casillas: Fenix, será que não há um clube qq do Qatar ou dos States que o leve? Vive nitidamente à sombra do palmarés e traz uma intranquilidade á defesa que não acontecia com Baia ou Helton! Será que o NES tem tomates e autoridade para meter o Sá?
    Maxi: em má forma (espero mesmo que seja só má forma)
    Telles: a merecer e de que maneira a titularidade. Boa contratação;
    Filipe: a necessitar de conhecer os colegas e o futebol europeu, mas a apresentar bons pormenores no jogo aéreo e na antecipação. Confesso que gosto!
    Marcano: O patinho feio até tem-se portado bem, mas olhando para o banco...
    Otávio: Salvo as devidas diferenças e os poucos jogos ainda disputados, este miudo faz-me lembrar o Deco. Talento e Raça num só jogador. O adversário com ele já não vai "à queima". Melhor contratação até agora.
    Corona: Parece melhor e sem outras opções é bom que se afirme de vez!
    Andre Silva: Certo que tem muito a evoluir (e ainda bem), certo que falha golos supostamente fáceis, mas quem me dera que continue a manter esta bitola de 1 golo por jogo. Cuidado como contrato "precário" com uma clausula de rescisão acessivel.
    Adrian: Com Aboubakar de fora, parece ter ganho a corrida tb ao Bueno. Quem diria? O patinho feio... Resta saber o que vale o "belga"!
    Ultima nota para as contratações: acho que até nem estamos a contratar mal. Quem veio, até está a acrescentar valor ao plantel. O Layun foi contractado, O Telles vai ser titular, o Otávio e o Filipe também... de caras. O Teixeira pode ser um bom suplente e o belga é uma incognita, embora não apresente melhor rácio/golos que o Aboubakar. A questão é os que também ja deviam ter chegado: um defesa central, um extremo e PL.
    Siga para bingo que amanha a bola já rola!
    DMST

    ResponderEliminar