30 agosto, 2016

LUTAR… OU DESAPARECER!


Do jogo de Alvalade já tudo foi dito e (bem) escrito, sendo que em muitos blogues de referência do universo FC Porto poderão encontrar frame a frame o porquê da nossa revolta com o que se passou em Lisboa, daí que não vá repetir o óbvio.

Ali, naquele campo onde mora um Grande que foi meia dúzia de vezes campeão em 50 anos, a história tem-se repetido ao contrário das fábulas que alguns vão contando. Na dúvida é para a casa, os visitados podem usar e abusar da agressividade e a turba nunca está satisfeita: só quando cada falta do FC Porto for punida com amarelo ou vermelho e nenhum jogador verde for admoestado é que a arbitragem será elogiada.

Bruno de Carvalho está de parabéns por colocar o Sporting ao nível do Benfica na forma como a arbitragem os teme mas desengane-se quem julga que a arbitragem de domingo é novidade ou mérito do Presidente leonino. Ali tem sido SEMPRE assim e quem vai regularmente a Alvalade sabe bem do que falo. Aliás não é por acaso que não ganhamos ali há 8 anos, mesmo nos anos em que estivemos em alta e com eles a sofrer a meio da tabela. E se quisesse podia recuar aos tempos do Sousa Cintra, onde o FC Porto (que controlava a arbitragem, segundo a lenda) raramente acabava com 11.

Podíamos ganhar na mesma, apesar disto tudo? Talvez, num dia perfeito, com uma equipa experiente e “batida” nestes ambientes. Uma equipa à imagem das tais dos anos 90, capaz de resistir a tudo. Temos essa equipa neste momento? NÃO.


Por tudo isto não podemos ter vergonha nem recuar perante o desafio. Preferíamos não ter de sujar as mãos e sermos a cara de um futebol mais puro, não tendo de apontar o dedo a árbitros com o risco de ficarmos marcados por queixumes fim-de-semana sim fim-de-semana não? Claro que sim, mas será que é o momento para toda essa “elegância”?

Fomos vencidos fora das 4 linhas, temos de o admitir. Campeonatos como o de 2014/15 perdemo-los fora do campo, algo que mesmo quem não gosta de Lopetegui não poderá deixar de registar.

E agora? Vamos deixar que aconteça o mesmo? Vamos mesmo a jogo com as armas todas ou vamos ser os parvos de serviço, num país onde os nossos rivais são capazes de se queixar mesmo quando nada de especial aconteceu (basta recuar uma semana) e são experts na contaminação de tudo o que é órgão de comunicação social?

Cara Direcção do FC Porto: não tenham medo! Somos muitos, somos mais do que alguma vez fomos no passado e mesmo aí não nos conseguiram calar nunca! O exercito está cá, conseguem liderá-lo?

PS1: é com agrado que vejo o FC Porto a denunciar o escândalo de domingo nas redes sociais. Já é alguma coisa mas não chega. Ainda sou do tempo em que se chamava a comunicação social e se mostravam os lances todos, como no rescaldo de um Boavista – FC Porto arbitrado pelo Jorge Coroado. Métodos ultrapassados? Não, mais actuais do que nunca, só falta ter coragem para levar a nossa revolta até às últimas consequências, mesmo que os do costume venham dizer cobras e lagartos do FC Porto. Mas afinal não é isso que acontece sempre?!

PS2: Com a devida vénia ao Pedro Cardona, aqui fica a prova de que não é preciso inventar a roda. Para quem tiver paciência, garanto-vos que é um belíssimo vídeo. Uma nota para quem é deste tempo: não é irónico lembrarmo-nos que nesta altura diziam que o Presidente estava “finito”?

6 comentários:


  1. Perante o ensurdecedor e insuportável autismo da "nossa" sad, apetece dizer:

    Qualquer semelhança entre ficção e realidade é pura coincidência!

    COMO custa ver o nosso clube perder o ADN de uma forma tão miserável e despreocupada...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Grande vídeo! Muito apropriado e aplicável ao jogo de domingo.

    ResponderEliminar
  3. até voltarmos a ter uma Direção "à PORTO", se dúvidas ainda as houvesse (que eu não as tinha, nem tenho!!!), pela amostra mais recente (vide caso wcxxi), vamos continuar a "ser os parvos de serviço".

    entretanto, se algum dia essa Direção "à PORTO" regressar das trevas onde se encontra há muito, muito, muito, muito, muito, muito, exageradamente muito tempo, por favor, acordem-me deste pesadelo.

    obrigado...

    nota: quem não sabe porque ganha, não sabe porque perde...

    ResponderEliminar
  4. Eu temo que este pactuar com Pedro Proença é que esteja a "calar" Pinto da Costa.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Se me dissessem agora que o nosso Presidente tinha morrido, eu respondia:

    "Mas já não tinha morrido?"

    Incrível o que se passa..

    ResponderEliminar
  6. Para quem não leu antes do jogo Sporting-Porto, o BdC disse isto: "as arbitragens este ano estão melhores"! Portanto, com 2 jornadas decorridas antes do Sporting-Porto ter uma afirmação destas, deixou-me com receio do que poderia acontecer e o que é facto é que aconteceu um arbitragem de merda que NINGUÉM do FCPorto contestou logo na hora. Newsletters??? Quem é que lê as newsletters?? Nós, os portistas! Isso não chega a lado nenhum!
    Isto há 2 entendimentos possíveis: ou a nossa SAD está realmente com o "rabo" bem trilhado e nas mãos de quem manda e com medo de se "falar alto" lhes caiam em cima com alguma coisa, ou efectivamente perdeu todo o poder de fogo que tinha! Não há outra explicação.
    Eu entendo desta forma. Não é aceitável que estejamos a ser prejudicados há anos com este tipo de situações e não haja ninguém a fazer barulho à serio como acontecia antes. Está tudo impávido e sereno. Parece tudo muito normal. Não entendo e custa-me ver isto a acontecer e custa-me ainda mais ver o Alexandre Pinto da Costa nos camarotes de Alvalade como eu vi (não me contaram pq eu estava lá ao lado de 2 lendas do nosso clube).
    Por isso, temo que o nosso futuro va ainda ser pior... ou isto é estacando rapidamente ou então "longas noites sombrias terão os próximos 100 anos"...

    ResponderEliminar