12 setembro, 2016

ASSOBIOS, ÁRBITROS E MAIS UMAS COISAS.


Passado um mês de competição oficial, não deixa de ter a sua piada que, não fosse a derrota de Alvalade (nas circunstâncias conhecidas!) e o cenário seria até agora perfeito, ou seja, eliminação de um super-adversário italiano que, na boca de 95% dos “comentadores profissionais” seria praticamente inultrapassável depois do resultado da 1ª mão, com consequente entrada na liga milionária, e pleno de vitórias no campeonato, o que nos daria a liderança isolada na competição.

Confesso-vos, sem qualquer tipo de problema ou complexo, que as minhas expetativas em junho passado para o FC Porto versão 2016/2017 eram provavelmente as mais baixas de toda a minha vida de Portista. Não é muito difícil perceber o porquê da minha reduzida esperança em relação à nova época. Todos sabemos muito bem tudo o que tem acontecido nos últimos anos. Cabia, cabe e caberá aos jogadores e treinador, provarem-me que estava redondamente enganado quando não acreditei que esta poderia ser uma época de muito sucesso desportivo.

Posto isto, o meu dever é escrever sempre sobre aquilo que vejo, não aquilo que pensava que pudesse acontecer ou o que mais provavelmente iria acontecer. Analisando as ocorrências deste mês de competição oficial, identifico várias coisas:
  • A equipa exibe um nível exibicional muito melhor do que o contexto inicial fazia antever. Durante muitos momentos, temos visto um futebol agradável, dinâmico, corajoso e personalizado. Não foi por acaso que vencemos 0-3 em Roma, e não, o jogo não se resume às expulsões dos romanos, porque em 40 minutos a jogar contra 11, o FC Porto foi muito melhor, depois foi melhor contra 10 e, naturalmente melhor contra 9. Mais, o FC Porto foi superior em praticamente 150 minutos da eliminatória. Digamos que foi um desfecho "limpinho, limpinho, limpinho";

  • Independentemente de se perceber que a equipa está em construção, de imensas arestas estarem por limar e de vários erros já terem acontecido nos primeiros jogos da presente época, é muito triste dizê-lo, mas tem-se visto este ano coisas raríssimas em relação aos últimos três que o antecederam, nomeadamente, golos de bola parada, transições rápidas (sim, jogadas de contra-ataque, algo nunca visto no FC Porto de Lopetegui por exemplo) e um plano B a ser utilizado desde o início do jogo e não apenas numa fase de desespero;

  • Dado muito curioso, nos jogos do Dragão até agora disputados, nem um só assobio se ouviu. Nem após 30 minutos em que a Roma poderia ter resolvido a eliminatória, abafando por completo a equipa do FC Porto (curiosamente, após esse período, só deu FC Porto), nem no jogo disputado com o estoril em que o golo só surgiu a poucos minutos do fim, nem no jogo deste fim-de-semana em que, apesar de uma exibição muito bem conseguida no computo geral, percebeu-se que a alteração de sistema tático fez com que a equipa demorasse a carburar e entrar no jogo. Tenho esperança, ainda que pequena, que muita gente tenha percebido finalmente que assobiar a própria equipa antes do apito final, beneficia apenas os adversários. Se não apoiarem a equipa, pelo menos que não a prejudiquem, é o mínimo que peço e desejo;


  • "Last but not least", a questão dos árbitros. Cabe ao departamento de comunicação, aos vários comentadores nos vários meios de comunicação social, aos dirigentes, presidente incluído, expor os factos para que toda a gente tire as suas próprias conclusões. Em 4 jornadas apenas, 1 penalti claro por marcar sobre Varela na 2ª jornada, um golo sofrido após um livre "inventado" na sequência de uma falta que não existiu, vários lances com critério disciplinar díspar e mais meia-dúzia de lances sempre ajuizados no mesmo sentido no decorrer da 3ª jornada, e finalmente, um golo muito mal anulado a André Silva no jogo frente ao Guimarães. Tudo isto em apenas 4 jornadas, é muito, demasiado e sobretudo é MUITO PREOCUPANTE! Não gosto de gritarias por tudo e por nada, nem depositar nos ombros dos árbitros todo o mal que nos acontece, mas, há coisas que ultrapassam os limites do razoável. É importante falarmos das coisas agora, não quando estivermos a 20 pontos do 1º lugar, se não for pedir muito;
Até agora, os sinais são francamente positivos. O futuro só poderá ser risonho se continuarmos a ver esta evolução na equipa. Que a margem de progressão continue até construirmos uma verdadeira Equipa, com todas as suas virtudes.

Muito importante uma nota final que gostaria de vos deixar. As análises da generalidade da comunicação social em relação ao FC Porto são tudo, menos coisas sérias e honestas, tal acontece há já muitos anos, desde a altura em que Pinto da Costa "tirou o chupa-chupa aos meninos da 2ª circular". Neste sentido, tenho lido e ouvido as análises ao grupo fraquíssimo que apanhamos na Champions League (CL). Para não falar dos critérios muito engraçados da "espécie de jornalistas" que por aí pululam, por exemplo o Dinamo Kiev era fraquinho no ano passado, mas este ano com a mesma equipa e treinador já é uma equipa muito difícil, o Brugge e o Copenhaga são horríveis este ano, mas o Astana e o Galatasaray (6º classificado da Liga Turca) eram equipas complicadíssimas no ano anterior.

Os meus votos são mesmo para que não haja excesso de confiança nos jogos que o FC Porto irá disputar na CL. É preciso comprovar dentro de campo que o FC Porto é melhor, com seriedade e respeito por todos os adversários. Caso tal aconteça, passaremos naturalmente à próxima fase, ao fim ao cabo o nosso habitat natural. Nunca é demais lembrar que já fomos eliminados em grupos com Aalborg, Nantes, Panathinaikos, Artmedia Bratislava, Rangers ou Apoel Nicósia.

15 comentários:

  1. Boa tarde,
    Fico satisfeito por perceber que mais pessoas pensam como eu e que acham que o FCPorto, hoje, não está a ser devidamente defendido perante o que semanalmente os árbitros nos fazem dentro de campo.
    "Cabe ao departamento de comunicação, aos vários comentadores nos vários meios de comunicação social, aos dirigentes, presidente incluído, expor os factos para que toda a gente tire as suas próprias conclusões."
    Foi este tipo de defesa que caracterizou o FCPorto e fez com que fosse respeitado e temido durante muitos anos. Não acrescento mais nada. Obrigado.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo. Todavia a militância dos associados e adeptos só se tornará consequente, se respaldada pelas intervenções do Presidente. Falar apenas aquando duma visita a uma Casa do FCP é redutor relativamente à afronta que nos vão fazendo, semana após
      semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boas

    Concordo que neste momento o nosso clube não se defende por causa das arbitragens como devia...Se calhar é por causa vergonha que podem sentir por verem outros que já andamos a chorar etc etc. Agora o ditado já é velho e quem não chora não mama e não estou a querer dizer que devemos ter "colinhos" mas sim que nos devem respeitar. Se não nos querem dar "colinhos" com medo da propaganda facciosa da capital então que não nos prejudiquem ao menos.

    porque é que acham que o Sporting tem tido arbitragens mansinhas e que não os prejudicam? Não será porque os intimidaram e os colocaram em sentido, mostrando que à mínima coisa fazem logo um buzué dos diabos que vai tudo a baixo. Pois é os vermelhos também o faziam nas épocas anteriores e nós a ver a banda passar.

    agora que dá muito jeito ter o filho do CA no Sporting lá isso dá e não me digam que caso seja preciso escrever um bilhetinho a pedir isto ou aquilo ao sr.Fontelas, que o filho dete não leva o recadinho leonino.Ele o jogador e filho do presidente do CA até pode morar na Academia de Alcochete, mas não me digam que o Pai e o filho nãos e encontram e nãos e falam. Outros no passado usavam o estratagema dos "vouchers", pois quando iam degustar o prato num restaurante vermelho, seguramente que apareciam por lá quem lhes desse os recados.E nós? vamos continuar a pagar a factura da cabala que foi o "apito dourado"???

    E em Arouca não se passou nada no jogo dos vermelhos com o Rui Costa? é que nós por causa dos túneis já pagamos bem caro. Espero que a justiça não seja só para uns e que nos mostrem a sua imparcialidade agora.

    sobre o 4-4-2 do NES, parece-me que o novo director do Futebol Luis Gonçalves já mostra ao que veio e parece-me que finalmente entenderam que nos jogos do nosso campeonato a maior força é o ataque e não podia-mos continuar a jogar só com um PL contra centrais e trincos preparados para nos anular. Meter dois homens na frente quando estamos a perder resulta menos do que começar logo o jogo com dois. Assim é que é e agradeço esse sistema.

    Viva o Porto Carago

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  3. "Independentemente de se perceber que a equipa está em construção, de imensas arestas estarem por limar e de vários erros já terem acontecido nos primeiros jogos da presente época, é muito triste dizê-lo, mas tem-se visto este ano coisas raríssimas em relação aos últimos três que o antecederam, nomeadamente, golos de bola parada, transições rápidas (sim, jogadas de contra-ataque, algo nunca visto no FC Porto de Lopetegui por exemplo) e um plano B a ser utilizado desde o início do jogo e não apenas numa fase de desespero."
    Explicação sucinta e objectiva para não se ter alcançado qualquer título nos ultimos 3 anos, por muito que se tente encontrar fora das 4 linhas argumentos esquizofrénicos à la 2ª circular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias12 setembro, 2016

      Sao absolutamente factuais. Acha que o colinho é invencao? Mais um guerra infiltrado.

      Eliminar
    2. Ó Artur vai chamar guerra à tua tia. Só queres derrubar a direcção, nem passas bilhete ao futebol e vens com piadinhas à lampião? Vai dar banho ao cão e lamber o Lopetegui

      Eliminar
  4. É mesmo isso que falta para ser cereja no topo do bolo.
    Dizer o que é óbvio e o que se vê das arbitragens.
    Ao fazer isto iremos ver muitos tremores por outros lados.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Devia-se fazer um outdoor triptico gigante, com imagens das mãos que antecederam os 2 golos (sim, 2 GOLOS!!!) dos lagartos, e esta (foi mesmo mão???) do André Silva e escarrapachar à frente da janela da APAF e do conselho da arbitragem. Não é (só) nos momentos de empates e derrotas que nos devemos vir lamentar. É precisamente nas vitórias, onde temos a autoridade moral de mesmo com roubos vencermos, que devemos fazer barulho.

    Parolo, bronco, badocha ou o que lhe queiram chamar, a verdade é que a estratégia de barulho e peixeirada do Bruno de Carvalho na passada temporada, está a colher frutos. Em Alvalade, os árbitros pensam 2 e 3 vezes antes de apitar contra eles.

    Quanto ao resto da análise, concordo quase na íntegra.
    O único ponto que ainda me merece algumas reticências, é a capacidade do Nuno em mexer na equipa durante os jogos. Mas nada que ensombre o (muito) bom trabalho que tem vindo a desenvolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias12 setembro, 2016

      Isto era algo que a claque podia fazer. Impresso numa carrinha. Eu dava para esta contra propaganda.

      Eliminar
  6. http://foradejogo08.blogspot.pt/2016/09/bronca-eurodeputada-pede-pgr-para.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias12 setembro, 2016

      Nao creio que isto apareca na comunicacao social tao depressa. Vivemos uma ditadura podre a esse nivel. Vinde, tabloides ingleses, que cortam a direito.

      Eliminar
  7. excelente texto sem duvida . mas demasiado benevolente com a nossa estrutura temos sido sempre espoliados e o k o presidente tem a dizer é queixar-se do Correio da manha ???? so tudo muito estranho????

    ResponderEliminar
  8. E por uma vez que seja, estamos "todos" de acordo. Intolerável, acabei também de o escrever.


    Abraço Portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
  9. É verdade que nos últimos 3 anos o FC Porto, o seu presidente, seus dirigentes, jogadores e treinadores (não excluo ninguém de responsabilidades, quer nas vitorias, quer nas derrotas…) fizeram demasiados erros, quer na gestão desportiva, quer na política comunicacional, quer na relação com os restantes clubes, etc, etc, etc.

    Mas é bom que não nos esqueçamos que nesses 3 anos, o FC Porto foi prejudicado gravemente em alturas cirurgicas da época, sendo que depois a sua propria incomptencia fez o resto.

    Assim de repente, lembro-me de em 13/14, época de Fonseca, termos perdido os primeiros pontos na amoreira, com 2 golos escandalosamente ilegais do estoril, um penaltie por falta de Otamendi 3 metros fora da área e outro golo em fora-de-jogo... Lembro-me de em 14/15 também termos perdido os primeiros pontos em Guimarães quando anularam um golo limpíssimo a Brahimi... E poderia lembrar-me de muitas outras coisas "interessantes".

    O grande e verdadeiro problema, direi mesmo o cerne da questão, é que o FC Porto é capaz de estar uma época inteira a ser roubado e ninguém fala, nem faz alarido, não há capas de jornais, não ha parangonas nos sites, nem grandes conversas nos programas desportivos. Mas quando numa única jornada por acaso somos beneficiados pela arbitragem (ano passado na Choupana por exemplo) cai o carmo e a trindade e os jornais deposrtivos, todos sem exceção, fazem capas com imagens gigantes do benefício ao FC Porto.

    São estes dois pesos e duas medidas que todos nós temos de combater. O clube tem de uma vez por todas mudar a sua atitude passiva perante tanta pouca vergonha que tem ocorrido. Cada um tem de fazer o seu trabalho, estando todos a remar para o mesmo lado, o caminho para o sucesso torna-se mais fácil.

    ResponderEliminar
  10. Porque continuando a "comer e calar", irão continuar a acontecer as mesmas coisas, com os mesmos resultados.

    Não quero ganhar com benefícios da arbitragem, apenas quero isenção e respeito porque aquilo que é demais, enjoa.

    E não, estas situações não são exclusivas dos últimos 3 anos, só que nos anteriores éramos geralmente muito mais competentes do que temos sido nos últimos 3 anos...

    ResponderEliminar