27 setembro, 2016

ONDE ANDAS, MEU PORTO?


LEICESTER-FC PORTO, 1-0

Tenho saudades do FC PORTO. Habituei-me durante 30 anos a ver o meu FC Porto a vencer, a conquistar títulos, a ultrapassar barreiras inimagináveis. Aprendi que no FC Porto não há limites, não há impossíveis e que ninguém diga irrepetível. O clube que sempre acompanhei tinha voz, tinha líder, tinha comando e tinha rumo. Era um clube que poderia não vencer sempre mas lutava até à última gota de sangue pela vitória.

Tenho saudades do espírito guerreiro, do jogador à Porto, da mística do Dragão. Ouvir o nosso líder era um regalo. Para os adversários, era um inferno. Ter sempre presente a frase do nosso MESTRE: “Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos” era sina qua non. O FC Porto que eu sempre conheci e que nasceu em 1976, não existe. Acabou, “morreu”, desapareceu, estará em parte incerta.

Estou extremamente triste e desolado com a equipa que o FC Porto dispõe actualmente. Por mais vontade e crer que manifeste, esta equipa é muito curta para a Champions League e curta suficientemente para se quedar pelo 3º lugar na Liga NOS.


Ouvi e vi há poucos dias, o presidente em exercício dizer que esta época é uma época de transição. Fiquei, de certa forma chocado com o que vi e ouvi pois jamais o FC Porto que pouco ou nada ganhava, tinha este discurso. O FC Porto de 1976-77 e o FC Porto de 1981-82 jamais tiveram este discurso.

Os clichés Somos Porto, Sempre Preparados, Sem Igual, Sabor a Cacau, blá blá, são tudo para encher chouriços. Justificar os insucessos e as estrondosas derrotas com as arbitragens e reagir apenas pelos meios tecnológicos onde não se vê quem dá a cara, em vez de sair a terreiro uma voz forte, de liderança, com presença e que defenda os nossos interesses como tivemos durante mais de 30 anos, é uma estratégia sem rumo e sem sentido. É muito triste!

Em Abril deste ano, ouvi o presidente em exercício afirmar que o FC Porto estava em pré-época e que na época seguinte não haveria margem para erros. Em Agosto, a pré-época continuou e uma equipa inexistente assim se mantém. Estamos a entrar em Outubro e é claro como a água que não temos equipa e não temos fio de jogo, não temos um onze sólido e de base e não temos um timoneiro. O presidente continua ausente e remetido ao silêncio. A não ser para falar no chocante ano de transição.

Ano de transição porquê? Para conseguir mais um balão de oxigénio para os próximos tempos? Para adiar ainda mais o inadiável? Não concebo uma estratégia destas e não posso aceitar. Acho que é hora de dizer BASTA!


Eu percebo que muita gente compreenda mal e recuse os fins de ciclo. Eu tento entender que as pessoas não queiram ver o óbvio. Mas pior do que um cego, é aquele que não quer ver. E enquanto uma boa parte assobia para o lado e outra parte é conivente ou acredita no D. Sebastião, vamos assistindo aos poucos ao enterro do clube.

O FC Porto apresentou-se nesta Terça-feira em Leicester com um 4x4x2 indefinido. Com 3 meses de clube, Nuno Espírito Santo continua a fazer experiências, sentindo-se, por vezes, perdido nas opções que faz e na incapacidade de reacção às adversidades. Será que o homem sabe o que está a fazer?

De Leicester, o FC Porto trouxe uma derrota por 1-0, no jogo da segunda jornada da fase de grupo da Liga dos Campeões, com um golo do carrasco do FC Porto. Islam Slimani continua a desbaratar a defensiva portista. Perante um adversário mediano da Liga Inglesa, os Dragões averbaram a 16ª derrota da história em terras de Sua Majestade.

Com as indefinições de Espírito Santo, o FC Porto dá vantagens aos adversários jogo após jogo e nesta noite não fugiu à regra. O Leicester dominou a primeira parte frente a uma equipa azul e branca sem fio de jogo e sem identidade.

Os Dragões sabiam que iriam defrontar uma equipa rotinada, com uma agressividade física impressionante e rápida nas transições ofensivas. Em toda a primeira parte, o FC Porto teve apenas dois lances de perigo. Um aos 5 minutos com um excelente passe de Otávio a isolar André Silva, que perante a saída de Schemeichel e de costas para a baliza, tentou o chapéu. A bola não passou longe do poste. O outro lance foi num livre cobrado por Layun, que rasou o poste contrário.


Por sua vez, o Leicester conseguia com facilidade alcançar a baliza de Casillas que teve que se aplicar algumas vezes, pese embora também algum desacerto da equipa inglesa.

Para quê mudar um 4x3x3 com que iniciou a pré-época e a própria época que parecia ser a identidade da equipa para jogar com um 4x4x2 sem se perceber muito bem o que cada jogador faz dentro de campo? Se os processos do 4x3x3 não estão solidificados nesta equipa, porquê andar com experiências absurdas?

Felipe esteve muito mal aos 25 minutos no golo dos Leicester. Mahrez subiu, cruzou, Vardy saltou na área, mas não chegou, e Slimani antecipou-se a Felipe e cabeceou para o fundo na baliza, fazendo o resultado final.

E sobre a primeira parte estamos conversados.

Regressa a equipa do balneário com mais do mesmo. Foram então precisos 63 minutos para o timoneiro repor o 4x3x3. Herrera rendeu André André, Diogo Jota entrou para o lugar do invisível Adrián Lopez e mais tarde Corona entraria para a direita do ataque, substituindo o apagado Óliver Torres. O FC Porto criou a partir dos 70 minutos boas oportunidades por Herrera num remate sacudido por Schemeichel, Diogo Jota numa boa iniciativa individual e Corona numa “bomba” ao poste ao cair do pano.

A equipa portista conseguia em 4x3x3 encostar o Leicester às cordas e não permitiu que saísse em transições rápidas. Mas volto a perguntar: porquê dar a vantagem ao adversário quando poderemos, com a nossa identidade e o nosso modelo de jogo, fazer o que nos compete sem recear o adversário?


O FC Porto pode queixar-se de si próprio com a derrota averbada no jogo desta noite mas também com uma queixa grave do árbitro que, no último minuto, sonegou uma grande penalidade aos portistas por cargas duplas sobre André Silva e Marcano, autenticamente agarrados na grande área inglesa. Insólito nesse lance foi ver o árbitro turco marcar uma falta mas ao contrário, sem se visualizar qualquer infracção portista.

Mas não podemos estar à espera da sorte que Corona não teve com a bola no poste ou nas decisões do árbitro para vencermos os nossos jogos. Temos é que ter juizinho e não dar vantagens aos adversários.

Os Dragões somam apenas um ponto ao fim de duas jornadas. Estão no terceiro lugar do grupo. É hora de arrepiar caminho e começar a fazer pela vida já no próximo Sábado na Choupana.



DECLARAÇÕES

Nuno: “Tivemos oportunidades para que o resultado fosse outro”

Nuno Espírito Santo admite que, com a derrota em Leicester (1-0) e com um ponto conquistado ao final de duas jornadas do grupo G, se reduz “bastante” a margem de erro do FC Porto para conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Numa análise à partida, o técnico considerou que na segunda parte os Dragões foram dominadores e estiveram perto daquilo que é pretendido, mas faltou a eficácia. Agora, é “imperioso” derrotar o Club Brugge na terceira jornada, na Bélgica.


A análise
“A segunda parte foi muito melhor em tudo. A equipa encontrou-se, foi o FC Porto que queremos, que teve posse de bola mas não conseguiu aproveitar as ocasiões para fazer o golo. Isso tem de ser melhorado, é eficácia. Tivemos oportunidades suficientes para que o resultado fosse outro. No sentido do que é o grupo, a margem de erro reduz-se bastante.”

Processo de crescimento
“O plano de jogo era este. A equipa tentou, na segunda parte esteve mais próxima da imagem que pretendíamos. Mas é tudo um processo de crescimento, falta a confiança necessária para uma vitória trazer outra e outra. Para conseguir pontos temos de ser uma equipa madura, capaz de dominar o jogo, porque esse é o FC Porto que queremos.”

Trabalho pela frente
“O resultado não cria duvidas, o convencimento é que não é absoluto. Os jogadores precisam de sentir que controlam a ideia de jogo e são eficazes. Isso é que é convicção absoluta. Agora temos trabalho, os jogadores identificam onde podemos melhorar. Vamos reagir a este resultado e tentar de forma sustentada ganhar jogos.”

Margem de erro
“Ficámos com uma margem de erro reduzida. Há 12 pontos para disputar, sem metas nem limite. No próximo jogo é imperioso ganhar.”

Penálti por marcar?
”Em relação ao lance não vi, os jogadores dizem que são objeto de falta. Tenho de ver para poder avaliar melhor.”

As substituições
“A ideia é tentar melhorar a produção da equipa. Os jogadores entraram bem e estou convencido de que temos opções e jogadores capazes de alterar o rumo do jogo, o que não aconteceu talvez por alguma falta de critério, precisão e sorte na ocasião do Corona.”



RESUMO DO JOGO

15 comentários:

  1. Nem sei se os resultados negativos são injustos pelo que fazemos nos últimos minutos dos jogos, ou se é justa por a quilo que (não) fazemos no resto dos jogos.
    Temos jogadores de qualidade já evidenciada e não se consegue jogar um "Futebol" por um periodo de tempo mais longo.
    Não se consegue pegar no jogo a partir do inicio e leva-lo, pelo menos a 75% do tempo.

    Se o Nuno diz que conhece os adversários e produzimos aquilo que produzimos então já começa-se a pensar que já não é preciso conferências de imprensa. E sim mais trabalho.

    12 pontos em disputa. Há que haver "jogo".

    ResponderEliminar
  2. Com a maior das sinceridades... Já não sei o que pensar, nem o que dizer de tudo isto...

    ResponderEliminar
  3. A realidade é que em 2 jogos fizemos um mísero ponto...

    E que é mais que visível que a equipa vive à base de nervos, a bola queima, há nervos por todo o lado e em muita gente... Daqui a dias, temos um jogo na Madeira, um local que para nós mais parece Camp Nou ou Old Trafford, em que vamos com a corda na garganta e que em caso de não vitória aumentará seguramente o fosso para a liderança ainda mais...

    Vou respirar fundo...e não dizer mais nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RCBC é que a questão é mesmo essa !
      Há quanto tempo é que os jogadores e o treinador (qualquer deles) vem sendo metralhado ?
      Lembram-se do Mourinho, esperto como é, na primeira época no Porto ?
      Após os maus resultados disse logo: este ano já tanto faz, para o ano é que vai ser! E, a equipe ganhou os jogos que se seguiram...
      Tem muito de "acreditar", de "ter fé", nesta história de dar a volta. - Como com todos nós, aliás !

      Eliminar
  4. Um conselho para quem quer AINDA sentir PORTO...Dragão Caixa!
    Não existe mais nenhum local por estes tempos...
    Apenas têm de ter algum cuidado, pois de vez em quando...ainda conseguem ouvir um "Pinto da Costa, Olé", o que, convenhamos...não vem muito a propósito!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Quando temos uma equipa que até tem bons jogadores mas não têm cabedal não iremos ter grandes possibilidades. Foi assim com os lagartos, com o Copenhaga e agora com os ingleses. Os nossos jogadores são uns anjinhos ao lado deles. Tivemos sorte em Roma porque o árbitro não esteve com contemplações, senão tinha sido igual. Tirando Danilo Pereira, Filipe e o Maxi, o resto são florzinhas de estufa. Se queres fazer alguma coisa nestas competições tens de ser forte e mau. E isto não é de agora.

    Quanto ao jogo, o meio campo é uma anarquia completa e o ataque é inofensivo contra as equipas mais fortes. Ainda gostava de ver um meio campo com o Ruben Neves e Danilo porque me parece que o Ruben é mais um 7/8 do que um 6. Além disso, é preciso ter jogadores com "rotação" e ser capaz de trocar a bola mais rápido.

    A única coisa boa (relativamente) é que o Porto aguentou mais do que os ingleses que estouraram aos 60 minutos.

    O jogo da Madeira com o Nacional é quase decisivo para o Porto. Se não formos capazes de ganhar vai ser muito complicado de gerir todo o ambiente. É bom que toda a gente esteja consciente disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo por inteiro. A equipa não tem "músculo". Foi percetível logo no início da época. O futebol é estratégia, tática, técnica e força ("músculo"). A SAD portista esqueceu isso.
      Abraço.

      Eliminar
  6. Sinceramente ontem fiquei irritado a ver o jogo!!!

    Foi jogar mal que dói até pelo menos aos 60 minutos. E depois disso foi apenas jogar de forma sofrível, especialmente para quem está a perder por 1-0...

    A equipa ou é bem treinadinha ou então não sei onde isto vai parar!!!
    Comecem a treinar a "jogar ao meio" para não ficarem confusos sempre que a equipa adversária faz pressão sobre a bola.
    Para perceberem como se joga, vejam mais jogos de futebol (jogadores e treinador) e joguem menos playstation!!! É que na playstation aquilo é diferente da realidade.

    Defina-se de uma vez por todas um esquema tático e não se ande ao sabor do vento!!!

    Desculpem meus caros amigos, que com toda a certeza estão tão tristes e desiludidos quanto eu, mas isto tem de ter um botão de reset e recomeçar tudo de novo, mas desta vez bem.

    A SAD já não tenho muito mais palavras, apenas digo que se não ganharmos nada mais uma vez, DEMITAM-SE de uma vez por todas antes de ser tudo corrido ao biqueiro!!! O pessoal anda a aguentar mas chega a uma altura que vai explodir de vez e aí meus caros, vai ser bem pior!!!

    ResponderEliminar
  7. Foi mais um jogo em que não soubemos aborda-lo com eficácia.

    Continuamos a apostar num guarda-redes em declínio, nos grandes jogos aparece, mas com poucas defesas a fazer com equipas pequenas é um deus nos acuda, nos cruzamentos então?!?

    Penso ainda que o treinador tem de preparar melhor os aspetos tácticos da equipa, na conferência de imprensa diz que vamos ter cuidado com o slimani e depois não dá indicações ao Alex Teles que o marhez não pode cruzar com o pé esquerdo que é só o seu melhor pé.

    Na frente se é para jogar em 4x4x2 então que seja com o Corona, tem velocidade e aparece mais nos espaços.

    Esperam-se melhores opções...
    Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    Sinceramente já não sei o que é preciso para termos uma voz. Só sei que temos de a recuperar rapidamente senão não nos iludamos porque tudo continuará igual. Estou farto de sermos tratados como cães e não darmos resposta a nada. Quanto ao jogo em si, NES tem de perceber que o modelo mais indicado para os jogadores que tem é o 4x3x3 e não este 4x4x2 sem sentido. Não tenho nenhum curso de treinador mas depois dos jogos que vi, esta é a minha humilde opinião. Não me quero juntar ao coro dos que criticam Adrián por tudo mas se já se viu que ele não consegue porquê chamá-lo ao 11? Porque é que Brahimi foi excluído depois de ter sido opção durante alguns jogos? Estaria lesionado? Teve outro problema? Este é claramente um ativo que precisa que apostem nele porque já provou que é um jogador capaz de coisas interessantes. Sinceramente estas coisas não nos aconteciam. Aconteciam sim nos rivais. Espero que o FC Porto se levante. Tenho saudades de voltarmos a ter uma equipa que corra, que lute mesmo que não ganhe sempre.

    Cumprimentos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  9. Quantos extremos de grande qualidade temos ? Custa dizer, mas não temos nenhum de grande qualidade…

    Quantos avançados de grande qualidade temos ? Temos André Silva, com enorme margem de progressão e Depoitre que até agora com exceção de uma assistência para golo, pouco ou nada fez…

    Sendo assim, se calhar o problema foi ter-se feito a pré-época e inicio de época preferencialmente em 4x3x3.

    Se calhar, em vez de ter gasto 6 milhões em mais um lateral-esquerdo, quando havia por exemplo Rafa que agora está no Rio Ave (e que o Presidente garantiu que iria fazer parte do plantel), devia ter-se gasto um pouco mais num ponta-de-lança de créditos firmados para jogar ao lado de André Silva, num 4x4x2.

    Resta aos jogadores e treinador darem corda aos sapatos e acalmar as coisas… Depois a paragem para seleções será excelente para MUITA gente refletir, pensar e agir sobre o que se tem passado. Mas tudo isto num ambiente de gritaria, assobios e protestos não dará grandes resultados.

    ResponderEliminar
  10. “Eu percebo que muita gente compreenda mal e recuse os fins de ciclo. Eu tento entender que as pessoas não queiram ver o óbvio. Mas pior do que um cego, é aquele que não quer ver. E enquanto uma boa parte assobia para o lado e outra parte é conivente ou acredita no D. Sebastião, vamos assistindo aos poucos ao enterro do clube.”
    Caro 4 Lusos
    Não tenho nenhum estudo, nem conheço sequer muitos Portistas, mas uma coisa parece-me óbvia: mais de 90% dos Portistas já percebeu que as coisas estão mal, que os últimos 3 anos não foram por acaso e que o ciclo hegemónico do FC Porto terminou. Isto são coisas evidentes que não carecem de grande inteligência ou visão para perceber tais situações.
    Mais difícil do que diagnosticar o problema, que praticamente TODOS os Portistas já perceberam de uma forma mais ou menos clara, é indicar quais as soluções para sairmos do sítio onde estamos?

    E parece-me obvio também uma coisa, por muito que custe a todos nós, em todas as instituições democráticas, sejam elas clubes, associações, empresas e mesmo o próprio governo do país, sem uma oposição organizada, personalizada em alguém credível com ideias e rumo, vale de muito pouco malhar em quem está no poder só por malhar… Porque uma coisa também estaremos todos de acordo: anarquia ou o poder na rua não é solução para nada!

    E sim, a SAD tem errado nesses últimos anos de uma forma assustadora. Muito mais que nos últimos 30 anos, o que é também assustador!

    Agora, volto sempre à mesma pergunta: como vamos sair daqui ?

    Que já estamos na m****, isto até um puto de 5 anos já percebeu…

    ResponderEliminar
  11. Desabafo de uma Portista indefetível, com 92 anos de idade, e minha Mãe:
    “Porto, Porto
    Porto que já não és
    Tens macacos na cabeça
    Falta de golo nos pés!...”

    Minha Mãe foi sempre, como eu, defensora acérrima e admiradora do trabalho inigualável do Presidente Pinto da Costa. É preciso dizer mais alguma coisa para calar o bico aos “fundamentalistas e aos lambe-botas da estrutura”? Uma Senhora com 92 anos (pouco menos que a idade do Clube!) acho que já não está para verborreias. O que diz é sentido! Tenho dito.

    ResponderEliminar
  12. RCBC,

    Concordo em absoluto com o que diz sobre a dificuldade estar na solução de saída deste pesadelo. Mas, para isso, PC tem de sair. Tem de colocar o seu lugar à disposição pois, de outra forma, como já vimos até hoje, ninguém se atreve a opor ao "eterno" presidente!
    Seria um acto de humildade, reconhecimento por ele e pelos adeptos e que seguramente lhe granjearia uma estima inigualável que, da forma que isto está a correr, lhe pode sair muito ao contrário, mal e sem volta...
    É preciso dar espaço a outros, pois os sócios e adeptos cá estarão para os avaliar e decidir o melhor para o clube. Aí sim, seria uma época de transição, tal como teve o sporting que, agora, depois de tanto carpir e berrar e disparatar, consegue ter alguma força e consistência, se calhar...à nossa custa e culpa própria!
    Resumindo, para mim, o caminho é esse e sempre lembrando que, quanto mais andarmos para trás, mais difícil será voltarmos para a frente! E estamos a andar MUIO para trás...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  13. Não me lembro de ter sentido tanta vergonha de torcer por este nosso FC Porto quanta a que senti neste último jogo. Nem mesmo nas goleadas sofridas se jogámos tao mal…Gente que treina e e muito bem remunerada e nao consegue ter um fio de jogo com objectivos definidos…como ja foi referido aqui, parece que o ciclo terminou. Pois bem, se for este o caso, nao vejo razoes para não ‘importar’ 50% dos miudos da equipa B para os fazer crescer ao mais alto nivel…futebol deprimente…e pior, o treinador prefere falar da 2a parte, ignorando completamente os primeiros 45min da primeira parte e os primeiros 25min da 2a. Ele que fale menos e trabalhe mais e melhor…Vitória dada de bandeja a um adversario que nem fez tanto por isso.
    FELIZ ANIVERSARIO, MEU ETERNO AMOR!!!

    ResponderEliminar