29 setembro, 2016

PARABÉNS, VERDADEIRO PORTO.


São 123 anos de glórias, de muita história, de luta, de garra e determinação.
São 123 de vitórias, de alegrias e algumas tristezas.
São 123 de uma paixão imensa, de uma identidade própria e distintiva.

O Porto somos nós!
O Porto é o Sr. Manel do talho, é a D. Maria da sapataria, é o Zé do restaurante e é a Berta do café.
O Porto é o Dr. António da urgência do S. João, é a deputada Joaquina do parlamento e é a Juíza Armanda do tribunal administrativo do Porto.
O Porto é o povo, o Porto é a nossa gente, o Porto é esta cidade, esta região, este Mundo!
O Porto é enorme, está em todo lado, está no coração de cada um, está na cabeça de todos.

Ser Porto é o olhar triste de quem olha para o insucesso, é a força que cada um sente em querer mais e melhor, é o coração apertado por ver uma criança a chorar numa derrota, é ter as pernas a tremer quando ouve Maria Amélia Canossa.
Ser Porto é ser fiel, é ser honesto, é ser transparente, é ser verdadeiro.
Ser Porto é ser solidário, é ser amigo, é ser companheiro.
Ser Porto é ser equipa, é ser grupo.

A história é para ser recordada, celebrada e festejada.
A história é para ser inspiradora, é para ser mostrada e servir de impulso para o futuro.
A história não é o futuro, a história não pode ser o álibi do futuro.

O futuro do nosso Porto... bem, esse é para ser escrito por cada um de nós em cada um dos nossos dias. Mas escrevê-lo com respeito pelo passado e com uma ambição imensa de ser melhor no futuro.
Mas esse futuro não vai aparecer apenas porque sim, apenas porque somos nós, apenas porque somos Porto. Não, o futuro que almejamos vai exigir o melhor de cada um de nós. Vai exigir que sejamos capazes de engolir o orgulho e que nos coloquemos na rua numa luta sem quartel por aquilo que queremos e desejamos.

Ninguém nos vai dar nada, ninguém nos vai facilitar nada, ninguém vai permitir que ganhemos nada. Mas e quem nos deu no passado? Ninguém!
Mas nós fomos capazes de lutar contra montanhas infinitas, contra castelos tremendos e exércitos inumeráveis, e sempre sem saber se seriamos capazes de derrubá-los... apenas fazíamos do amor imenso por este clube a maior e melhor de todas as armas... e isso trouxe-nos até aqui!
Trouxe-nos até um tempo onde temos que voltar a ser iguais a nós próprios, onde temos que voltar a ser Porto, onde temos que voltar a ser guerreiros, onde temos que voltar a não saber se vamos ganhar mas a não ter medo de lutar.
Trouxe-nos a um tempo onde mais do que exigir que alguém faça pelo Porto, nós temos que estar disponíveis para fazer pelo Porto.
Trouxe-nos a um tempo onde temos que parar de apontar as culpas dos outros, os erros dos outros, e a ser nós próprios a fazer. Quero lá saber se são eles que o ganham, quero lá saber se são eles os profissionais, quero lá saber se a obrigação é deles... eu quero é ajudar o Porto!

A prosa pode parecer lamechas e apenas para encher.
Mas só o será se todos não pararmos para perceber se estamos a ser Porto, se queremos continuar a ser Porto.
Só o será se continuarmos a achar que tudo está mal mas só os outros têm de mudar.
Só o será se insistirmos em ser portistas modernos em vez de portistas apaixonados.
Só o será se acharmos que a culpa é o Pinto da Costa, do Antero e do Caldeira, e não percebermos que nós também estamos diferentes.

Eu quero de volta o Porto, eu quero os portistas de volta!
Quero sentir o ardor de quem ama o seu clube.
Quero sentir a justiça de quem cobra mas apoia.
Quero sentir o desespero de não ganhar.
Quero deixar de sentir a fatalidade da derrota.
Quero deixar de sentir a naturalidade da fatalidade.

Eu quero o Porto, o meu Futebol Clube do Porto, o nosso Futebol Clube do Porto lutador, guerreiro, bairrista, tripeiro, conquistador, ambicioso, unido e vencedor.
Eu sei que este Porto ainda existe, eu sei que este Porto está vivo, eu sei que este Porto vai voltar.

Mas para ti meu Porto, e para todos nós que te amamos e choramos por ti, um voto de Parabéns, e um grito imenso de que te Amo!

8 comentários:

  1. Muito bom!!!

    E é mesmo isso, o sucesso pode ser difícil e quase impossível para um clube com a génese do nosso mas...o difícil, difícil mesmo...é mantê-lo!
    E nós...não soubemos!
    Temos a OBRIGAÇÃO de nos resgatarmos a nós próprios. O Porto somos todos e cada um de nós. O porto será AQUILO que nós quisermos, seja a bem ou a mal!
    Há algo que se vai vendo pelos blogs e internet em geral e com tendência a unanimizar...sabemos o que queremos para o nosso Porto. Menos conversa e mais acção. Menos soundbites e mais coração. Menos dinheiro mas mais tesão!

    Pedro Pinto
    (q saudades daquele medo de perder!!!)

    ResponderEliminar
  2. Como já li algures, o FC PORTO está de parabéns. A instituição. Os seus adeptos. E mais ninguém... para bom entendedor.

    ResponderEliminar
  3. O melhor post que já li na bluegosfera de verdadeiros portistas.
    Parabéns ao melhor clube do Mundo, aos adeptos mais apaixonados do Mundo, ao Presidente mais titulado do Universo, que nos proporcionou este orgulho sem limites de sermos portistas até à morte.

    ResponderEliminar
  4. "Nova época, novo treinador, velhas desilusões. Ontem, frente ao surpreendente campeão inglês, o Leicester, novo desaire. Portanto, esta é a síntese realista do percurso recente de um clube, o FCPorto, que ameaça viver, pelos resultados e exibições, de memórias e proezas passadas.


    E até há quem ironize dizendo que por alguma razão foi criado o Museu…

    Mais a sério, façam -se contas: a nível nacional, os portistas perderam cinco pontos em seis jogos; a nível europeu cinco, em dois encontros!

    Mais palavras para quê?

    Para que não nos acusem de ser divisionistas ou de fazer o jogo do inimigo, apresentamos os números. É que, contra esse facto, não há – nem pode haver… – argumentos.

    Começar a jogar com dez ( sim, Adrian só estava em campo porque se mexia e estava equipado…) e ao ritmo de um utilitário ou de uma carroça, vencer o campeão inglês era uma utopia…

    Temos de ser sinceros e frontais: este FC Porto nada tem a ver – mesmo nada! – com os gloriosos tempos em que passeava classe e inteligência pelos relvados.

    Nem fotocópia de má qualidade é, reduzido que está a um discurso de promessas e a uma ” ideia de jogo” que nem no papel existe, quanto mais nos jogadores…

    Temos de questionar mesmo: Adrian é melhor que Corona ou Brahimi? A resposta só pode ser um sorriso…

    Ante tanta decepção, há três atitudes a tomar, ou estar calado, ou falar criticamente ou estar satisfeito em nome de uma pretensa unidade clubística, ao jeito da união do antigamente…

    Ainda não se percebeu que unidade e unicidade são conceitos diferentes. A liberdade de pensamento, seja num clube, num partido ou noutra atividade qualquer, é um bem inestimável que se deve defender até à morte, como já dizia Voltaire.

    Não se pode adivinhar o futuro, mas este não se apresenta risonho para os adeptos do grande clube do Norte e do país.

    Em Portugal e, pelos vistos também agora, na Europa, embora o grupo em que se insere seja o mais acessível de todos, nada é azul. Aguardemos, pois.

    ResponderEliminar

  5. 5*

    #fcporto #orgulhotripeiro #semigual #avencerdesde1893 #obcecados #aminhaseleccaotrajadeazulebranco

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  6. Sou capaz de reconhecer que também nós, os Portistas, temos que sair dessa mentalidade de novo-ganhador que tudo conquistou até a um ponto de quase não ter oposição (uma falácia, conforme se comprova hoje) e regressar à nossa origem combativa, subversiva e inconformada perante uma capital e uma país que bajula e privilegia os da segunda circular.

    Mas essa é apenas uma pequena parte do problema. A maior chama-se falta de alternativas de liderança. De projectos diferentes (e credíveis, evidentemente) que se constituam em listas para disputar eleições. Só assim chegará a mudança e possivelmente o regresso ao nosso "eu".

    Nós, Portistas, podemos e devemos passar a mensagem de que o unanimismo acabou há muito e de que estamos disponíveis para apoiar novos projectos para o clube. A ver se perdem o medo...

    Abraço Portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcido e ótimo comentário. Muito bem!
      Abraço AZUL MUITO FORTE,

      Eliminar