05 dezembro, 2017

PORTA DOS FUNDOS.


Saiu ontem na imprensa desportiva espanhola o rumor do interesse do Newcastle de Rafa Benitez, em contratar Casillas já na próxima janela de transferências em Janeiro.

Vindo de um jornal que não é propriamente muito amistoso com madrilistas, bem como muito provavelmente nem se terá dado ao trabalho de fazer qualquer investigação jornalística, a notícia valerá tanto como as de junho ou julho, em plena silly season.

No entanto...

Desde que Casillas foi colocado no banco por suposta falta de aplicação no treino, o que seria uma "repreensão" passou a veredicto final. Pelos dados presentes, salvo algum golpe de teatro, não é crível que José Sá volte ao banco, cabendo eventualmente ao guardião espanhol a rotação em jogos de taças.

Obviamente, nós como adeptos privilegiamos o que é melhor para o clube. Se nos disserem que José Sá é o futuro das redes azuis e brancas, e a aposta nele é consciente, ainda para mais podendo beneficiar de conselhos de uma lenda das balizas, encantados!

Contudo, pondo-nos no lugar do guardião espanhol, a situação presente é, no mínimo, desconfortável, ampliada ainda mais pelo injustificado "castigo", numa época em que até àquele momento (Leipzig) estava tão somente a ser a melhor da carreira de Casillas. Além disso, apesar das recentes exibições consistentes, o jovem português que está à frente nas escolhas, não apresenta nenhuma mais valia evidente que o próprio não fosse capaz.

Como tal, onde há fumo...

Ser Portista é vibrar, defender, amar o clube, mas também ser crítico e exigente na sua melhoria, sempre em busca da utópica perfeição. Mesmo que com uma importância na história azul e branca inferior a Lucho ou Quaresma, não estou a ver qual o orgulho de empurrar para a obscura porta dos fundos do Dragão, jogadores que sempre demonstraram profissionalismo, qualidade e dedicação, como é o caso de Iker.

Ser Porto é olhar embevecido para as despedidas que André, João Pinto, ou mais recentemente, Deco tiveram. Esse é o espírito a mostrar aos presentes e futuros atletas. Não ensinar-lhes que o Dragão é uma mera paragem milionária rumo a outras galáxias.

Cumprimentos Portistas

PS. Conscientemente, contornei ao largo o recente clássico. Mesmo 3 dias após o embate, o meu estado de espírito em relação ao que se passou em campo, ou melhor, ao que se passou ou não numa casota fedorenta em Oeiras, continua a ser este:


Como pedem estes senhores da arbitragem respeito e pacificação, quando nos gozam, roubam e insultam semana sim, semana sim?

1 comentário:

  1. sergio conceiçao reage demasiado na emoçao, o que fez a casillas nao se faz a nenhum jogador muito menos a um com muitissimo mais prestigio que alguma vez SC teve como jogador, ou talvez por isso. Nao e a sentar casillas , oliver que SC e melhor treinador antes pel,o contrario. O Sa merece ser titular, merece mas entao nao ficavam com o casillas que ate e imensamente caro. SC apanha jogadores de ponta e adora os afilhados como fabiano e hernani por exemplo que sendo jogadores medianos para SC va se la saber porque sao os maiores da cantareira.

    ResponderEliminar