28 setembro, 2018

A PRENDA CHEGOU NO FIM.


FC PORTO-TONDELA, 1-0

Em dia de aniversário do FC Porto, houve jogo no Dragão. A equipa portista recebeu o Tondela e viu a sua festa quase estragada. Os beirões estiveram muito empenhados em deixar a sua marca e o FC Porto não conseguia finalizar com êxito as muitas oportunidades surgidas ao longo da primeira parte.

Soares, regressado de lesão, salvou a honra do convento e o dia de aniversário acabou em bem com a prenda a chegar no fim da festa. A vitória acabou por se revelar mais importante do que os meros três pontos. Os azuis-e-brancos passaram para a frente da tabela classificativa e vão visitar o Estádio da Luz com mais um ponto do que o seu adversário directo.


Os jogadores do FC Porto entraram muito bem na partida. Encostaram a equipa do Tondela atrás e jogaram em grande velocidade, não permitindo que a equipa beirã ousasse sequer respirar. Durante a primeira parte, a equipa do FC Porto desperdiçou cinco oportunidades de golo feitas. O desacerto e alguma intranquilidade na hora da decisão foram notórios, mas o guarda-redes contrário também esteve em noite inspirada.

Brahimi deu o mote logo de início com um remate fortíssimo que Cláudio Ramos sacudiu para canto. Marega, por duas vezes, esteve na cara do golo. Primeiro num remate para nova defesa do Guarda-Redes contrário e depois, à entrada da área, o maliano disparou ao lado da baliza. Herrera também colocou o guardião tondelense em sentido, com um disparo colocado, mas a bola teimava em não entrar.

A equipa portista jogou, como é habitual, muito exposta e perante equipas que exploram o contra-ataque isso torna-se perigoso. O Tondela, com jogadores rápidos na frente de ataque, a espaços, causava alguns calafrios para a baliza de Casillas. No entanto, as ameaças não chegaram a concretizar-se.


A terminar o primeiro tempo, o FC Porto também operou uma transição ofensiva, numa jogada fantástica de Otávio. O brasileiro recuperou uma bola na sua área, progrediu no campo e soltou Marega na direita. O maliano cruzou e Aboubakar na pequena área, com tudo para fazer o golo, tropeçou na relva. Logo a seguir, num pontapé de canto, Alex Telles colocou a bola na área e Sérgio Oliveira cabeceou ao poste. A bola não queria entrar na baliza, em definitivo.

A segunda parte mostrou um pouco do que tem sido o FC Porto, na presente época. A equipa mostrou-se nervosa, com uma ansiedade incontrolada e com as ideias de jogo, de certa forma, descoordenadas. Falta aos jogadores desta equipa serenar em momentos de menor inspiração.

O jogo passou por uma fase, praticamente sem oportunidades. A equipa parecia entrar sôfrega e com receio de não conseguir resolver o jogo. Aboubakar desperdiçou uma oportunidade aos 60 minutos e depois disso, a equipa pareceu acusar todos os sintomas revelados, por exemplo, no jogo frente ao V. Guimarães.

O camaronês lesionou-se gravemente no joelho após o cabeceamento por cima da baliza de Cláudio Ramos e Soares entrou para o seu lugar, de forma a desbloquear uma partida que estava a deixar toda a gente com os nervos em franja. No entanto, a época terminou para Aboubakar que terá, no mínimo, seis meses para recuperar de uma delicada lesão.


O ponta-de-lança brasileiro, anunciado como indisponível até ao fim de Novembro, surgiu no jogo desta noite para desfazer a teia beirã e decidir uma partida que estava a tornar-se numa verdadeira encruzilhada. Brahimi rematou à entrada da área, o guarda-redes do Tondela abordou mal o lance e Soares, oportuno, disparou para a baliza. Estava resolvido o jogo e aberto o champagne.

Está por se perceber que, com apenas uma jornada cumprida na Champions League, Soares tenha regressado aos relvados e não tenha sido inscrito na prova milionária por suposta lesão prolongada. O certo é que sem Aboubakar e sem Soares, o FC Porto vai ter que jogar a Champions League com Marega, André Pereira e Adrián López. E já agora que mais ninguém se lesione.

Destaque final para o dia de festa do FC Porto que comemorou 125 anos de história, uma data que culmina, este Sábado, com a Gala dos Dragões de Ouro, no Coliseu do Porto.

Os Dragões não descansam e apontam, de imediato, baterias para o jogo da 2ª Jornada da fase de grupos da Champions League, com a recepção aos turcos do Galatasaray. A partida está aprazada para a próxima Quarta-feira, às 20:00 horas, no Estádio do Dragão.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Temos um grupo forte"

Jogadores de parabéns
“Criámos muitas ocasiões, o golo apareceu aos 85 mas podia ter aparecido na primeira parte três ou quatro vezes. Porém, isso não quer dizer que o jogo tenha sido fácil. Fomos à procura do golo por dentro, por fora, pelos corredores, situações de cruzamento, tivemos uma bola no poste, mas também há mérito do Tondela por ter conseguido adiar o golo. Os meus jogadores estão de parabéns, pela forma como jogámos.”

Enorme vontade de revalidar o título
“Se querem espetáculos, vão ao Coliseu, amanhã têm um grande espetáculo que é a gala dos Dragões de Ouro. Aproveito para dar os parabéns a toda a gente que trabalha neste clube. É de realçar o espírito ambicioso e determinado que esta gente tem, quem trabalha neste clube e quem apoia este clube, os verdadeiros adeptos. Aos pseudo-adeptos, dizer que no último ano ganhámos o campeonato e agora queremos muito revalidar esse título.”


Elogio a um grupo forte
“Temos um grupo forte, um grupo forte no que é o espírito, o acreditar. Apesar de aqui ou acolá faltar algum brilhantismo, esse espírito e essa ambição de querer fazer o melhor está patente no grupo. Lá dentro, quando representamos o FC Porto, toda a gente dá o máximo.”

Pensar na Liga dos Campeões
“Fizemos o nosso jogo, a nossa obrigação de ganhar perante um adversário difícil. Agora temos o jogo da Liga dos Campeões, vamos pensar nesse jogo.”

Sobre Danilo e Aboubakar
“Em consonância com o departamento médico e o próprio Danilo, decidiu-se assim. Fazer três jogos em nove dias, depois de estar cinco meses sem jogar, não é fácil, há alguma fadiga muscular. Quanto ao Aboubakar, presumo que não seja nada de bom, pelo que me foi dito pelo departamento médico.”

Parabéns ao FC Porto pelo 125.º aniversário
"Parabéns ao FC Porto pelos 125 anos de história. Uma história bonita que nos últimos 30 anos, sem dúvida, enriqueceu muito o Museu. 125 anos de gente com uma ambição e determinação incrível."



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário