02 setembro, 2018

REGRESSO ÀS VITÓRIAS.


FC PORTO-MOREIRENSE, 3-0

O FC Porto regressou, esta noite, às vitórias na Liga NOS depois de um terrível percalço na última jornada e que tirou a liderança da prova aos azuis-e-brancos. O jogo não foi famoso, nem mostrou a qualidade a que nos habituou o treinador Sérgio Conceição.

A equipa não está oleada nem de perto, nem de longe. Há muito trabalho pela frente e muitas afinações para fazer. Sérgio Conceição agradece esta paragem para compromissos de selecções. Primeiro para trabalhar um maior e melhor entrosamento dos novos jogadores e depois para delinear estratégias, de forma a preparar a equipa para o próximo ciclo de jogos com a Champions League pelo meio.


O jogo com o Moreirense foi uma partida em que o FC Porto teve uma entrada satisfatória, mas depois a etapa complementar deixou muito a desejar. A equipa responde bem na etapa inicial e tem uma quebra na segunda parte. Assim se verificou nos jogos com o Belenenses e com o V. Guimarães, com desfechos antagónicos. O Moreirense mostrou bons apontamentos e incomodou o FC Porto, de certa forma.

No onze inicial, destaque para a estreia de Éder Militão e para o regresso de Marega à titularidade para ocuparem as vagas de Diogo Leite e André Pereira, respectivamente.


Nos minutos iniciais, o FC Porto mostrou o habitual ascendente e chegou a beneficiar de uma grande penalidade sobre Aboubakar, revertida, à posteriori, e bem pelo VAR. Mas aos 15 minutos, após a cobrança de um pontapé de canto, Militão subiu ao segundo andar, desviou a bola para Herrera atirar para a baliza de Jhonathan. Estava feito o mais difícil. Os Dragões mantiveram o acelerador a fundo e o 2-0 chegou perto da meia hora, após bela jogada pela meia direita com Marega a rematar cruzado ao poste e Aboubakar a recargar para o fundo das malhas.

Sobre a primeira parte estamos conversados. Típica etapa inicial dos Dragões, idêntica à do jogo com o V. Guimarães. Na segunda parte, o marasmo regressou para atormentar a equipa azul-e-branca. Há atletas que estão fora de forma e outros que revelam a idade nas pernas, como é o caso de Maxi Pereira. Para além disso, os portistas não estão a gerir bem os ritmos e dinâmicas durante os jogos e isso tem colocado a própria equipa em sobressalto. Nota para a intervenção de Herrera aos 70 minutos quando tratou de reunir as tropas num momento de paragem instantânea no jogo.


O Moreirense dividiu a etapa complementar com o FC Porto, quer no domínio territorial, quer nas oportunidades de golo. Apesar de tudo, o jogo acabou por correr bem aos Dragões que, ao cair do pano, sentenciaram o jogo com um golo de Marega a concluir uma bela jogada de Otávio pela esquerda. Um resultado algo exagerado perante a produção de jogo das duas equipas em campo.

Valeu pelo resultado e pelo regresso de Danilo à competição, cinco meses após longa paragem por lesão. Um regresso muito aplaudido nas bancadas do Dragão. Notas finais para a estreia muito interessante de Militão e para a bela moldura humana que, mais uma vez, pintou o anfiteatro de azul e branco.

O FC Porto regressa à competição no fim-de-semana de 15-16 de Setembro com o Desp. Chaves, num jogo a contar para a Taça da Liga que antecede o jogo inaugural da Champions League. A Liga NOS só regressa no fim-de-semana de 22-23 com a deslocação dos Dragões ao Estádio do Bonfim.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Iremos voltar a ser tudo aquilo que fomos"

Entrada forte no jogo
“Foi uma entrada forte no jogo, em que conseguimos fazer dois golos contra uma equipa que veio aqui discutir o jogo, uma equipa chata, com qualidade. Hoje em dia, toda a gente trabalha bem, de forma organizada, e se baixarmos um pouco a intensidade, o nosso ritmo, não fica fácil. Mais de 50 por cento dos jogadores que entraram hoje em campo chegaram mais tarde, o Brahimi esteve sem treinar vários dias, o Marega esteve fora, ainda não tem ritmo de jogo, o Danilo esteve de fora e voltou, é de realçar, assim como o golo do Marega. O regresso do Danilo é extremamente importante para o grupo. É um jogador importante até pelo seu espírito.”

Vinho tinto ou champanhe?
“Hoje foi um bocadinho das duas coisas. Tivemos convidados que vieram para participar na festa. É de louvar o trabalho que o Ivo Vieira tem feito no Moreirense. Como disse, acho que é uma equipa que vai conseguir vencer mais jogos fora que em casa.”

Satisfeito pelo resultado
“Era importante dar uma resposta, principalmente no resultado. Iremos voltar a ser tudo aquilo que fomos, de certeza.”


Sobre a paragem
“É importante esta paragem, neste momento. Temos alguns jogadores nas seleções, isso é positivo, há que trabalhar estes novos jogadores e inseri-los no contexto da equipa.”

A importância dos adeptos
“Somos todos um. Estamos todos aqui a lutar pelo mesmo, pelas vitórias. Espero que surjam muitas, porque eles merecem. Mesmo na segunda parte, em momentos em que estivemos menos bem, puxaram por nós.”

O abraço dos jogadores a Moreno
“O Moreno está com um problema familiar, vai ter de se ausentar, e somos todos importantes no clube. Há um respeito grande por toda a gente que trabalha, seja o roupeiro, seja o homem que trata da relva, merecem o mesmo respeito que as pessoas mais importantes do clube.”

Militão na seleção do Brasil
“Os meus parabéns ao Militão. Um jovem de 20 anos chegar à seleção do Brasil é de louvar. Parece-me uma pessoa equilibrada, não só no jogo como fora dele.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário