24 setembro, 2018

SINAIS PREOCUPANTES.


É evidente que os sinais demonstrados pela equipa nestes quase 2 meses de competição não são os mais animadores, creio mesmo que é caso para dizer que à medida que os jogos se vão desenrolando, a coisa vai tomando uma aparência preocupante, porque em vez de melhorar, a equipa parece piorar, demonstrando sinais de nervosismo e falta de confiança sem razão aparente.

Obviamente não conseguimos encontrar num único fator a justificação para este início de época pouco fulgurante do FC Porto, mas parece-me evidente que neste momento há 3 peças fundamentais deste FC Porto que estão muito longe da sua melhor forma, encontrando-se em sub-rendimento, nomeadamente, Herrera que está num momento de forma terrível, falha passes a um ritmo alucinante e não surge na dinâmica ofensiva da equipa como habitual, parece claramente com a cabeça noutras paragens, compreendo e aceito que os jogadores tenham ambições de jogar em grandes equipas europeias e rechear os bolsos de milhões, mas enquanto têm contrato devem concentrar-se só e apenas no seu clube atual. Outro caso é o de Brahimi, parece que o argelino ligou novamente o “complicador”, tornando difícil aquilo que é simples. Espera-se que o internacional argelino volte rapidamente ao brilhante desempenho que apresentou por exemplo na época passada. Finalmente, o caso mais específico de entre os 3 que apontei é o de Marega. O maliano teve a braços com um processo disciplinar que apenas lhe permitiu entrar em competição à 4ª jornada e isto pesou obviamente na forma em que o jogador se encontra. Ainda assim, mesmo muito longe da sua forma, Marega já marcou um golo e participou ativamente em jogadas que deram outros golos, nomeadamente o 1º golo em Setúbal.

Como nem tudo são más notícias, é com muito agrado que vejo o desempenho de Otávio, um jogador fundamental nos últimos jogos, não só pelo que marca mas pelo que joga, bem como a entrada de Militão, um jogador com excelente potencial e que já demonstra um nível de maturidade muito bom para a idade que tem. Que tudo o que se diz e espera dele seja mesmo uma realidade e tenhamos aqui um belo central, na boa velha tradição de excelentes centrais que o FC Porto nos habituou. Resta-nos esperar melhorias no desempenho da equipa, sendo que as vitórias ajudam e muito, pois trabalhar em cima de vitórias, mesmo que se esteja a jogar pouco, é sempre muito mais tranquilizador do que trabalhar em cima de maus resultados. O problema é que a jogar pouco durante muito mais tempo, e sobretudo quando o nível de dificuldade se elevar, os problemas surgiram com mais intensidade, os maus resultados serão uma realidade inevitável que poderão mesmo colocar em causa os principais objetivos da época. Ao arrepio de algumas ideias que considero peregrinas, continuo a confiar plenamente em Sérgio Conceição para reverter o desempenho menos bom que a equipa tem tido, se há lugar onde a competência é uma certeza absoluta no FC Porto, é no lugar do treinador!

PS: Um departamento de comunicação que tem a desfaçatez de dizer que “uma parede branca é preta”, ou seja, que não consegue ver o que toda a gente viu, nomeadamente que o jogador do Setúbal ajeitou a bola com a mão antes de marcar um golo bem anulado, é a prova mais que provada (como se já não bastassem as que existiam!) que a sua credibilidade está abaixo de zero. Acho que as coisas já atingiram um nível de ridículo, com erros de português pelo meio e tudo, que sinceramente já extravasam aquilo que é minimamente aceitável.

1 comentário:

  1. pois , concordo. So que SC e teimoso e burro. Quando mete na B um jogadore da seleçao brasileira, um medio aquisiçao se 7M, um def lateral internacional sub 20 brasileiro, quando coloca oliver sistematicamente no banco, corona sempre a jogar, hernani sempre nos 16, maxi a jogar os 90 min de forma sistematica, herrera em baixo nao e substituido, o treinador nao tem nada na cabeça. SC ja nao tera muito tempo para mostrar que nao e um simples treinador de chicotada, os gritos, as expulsoes, o nervosismo enerna a equipa. O PORTO EFETIVAMENTE NAO ESTA A JOGAR NADA, no entanto nao fora a anormalidade do guimaraes e estavamos a frente destacados mesmo a jogar muito mal. SC tem de colocar em campo os que tem e que jogam , deixar se convocar hernani ( sera que e um bufo??), encostar corona para ser despachado em dez ( se alguem lhe pegar ), sentar mais vezes brahimi que saindo do porto so jogara num swansea e ja nao sera nada mau, sentar maxi metade do tempo. Quando chegar Nbemba nao sei como sera, e soares idem, SC tem dificuldade em colocar a equipa a jogar porque o seu sistema nao e feito para isso, o porto com o sistema SC nao tendo todos os jogadores fisicamente no maximo arrisca se a apanhar 3 ou 4 de qualquer equipa que saiba trocar a bola e seja rapida no ataque.

    ResponderEliminar