19 fevereiro, 2019

A PRAGA DAS LESÕES E UMA MÁ SENSAÇÃO.


Uma das características que Sérgio Conceição possui e que contribuiu muito para devolver o FC Porto aos títulos, após 3 épocas de total jejum, é a sua capacidade em levar os jogadores a ultrapassar todos os limites, sejam eles técnicos, táticos, mentais ou físicos.

Outra das coisas que Conceição erradicou quase por completo foi o desleixo e a displicência que em inúmeras ocasiões foram bem patentes nos quatro longos anos sem o título de campeão nacional. Foi também isto que fez o FC Porto em pouco mais de um ano e meio ganhar um campeonato, uma supertaça e ultrapassar a fase de grupos da Champions League por duas vezes.

Posto isto, há um “calcanhar de aquiles” intrínseco à capacidade que Sérgio tem de levar os jogadores até ao seu limite. Por vezes, não seria má ideia fazer alguma gestão física dos jogadores mais importantes em determinados momentos da época.

Acho muitíssimo bem que Sérgio tenha querido muito ganhar a Taça da Liga, a 5ª e última prioridade da época bem atrás de Campeonato, Taça Portugal, Champions League e Supertaça. Esta enorme fome e vontade de vencer tudo é o que também faz dele o grande treinador que é, mas a questão que se coloca é: tendo em conta ser a última prioridade da época, não deveria ter sido mais aconselhável tentar ganhar a Taça da Liga gerindo a equipa de outra forma, ou seja, fazendo descansar alguns dos elementos mais fatigados? Por exemplo, Telles, Marega e Brahimi foram titulares e completaram praticamente o pleno de minutos nos 2 jogos da taça da Liga apenas separados por 4 dias...

Não há obviamente nenhuma evidência científica que comprove a relação entre as lesões de Brahimi, Danilo Pereira e Moussa Marega e a gestão física feita por Sérgio, nomeadamente naqueles 2 jogos no espaço de 4 dias. Mas fica claramente a sensação de que se a gestão fosse outra, seriam bem menores as probabilidades de Marega romper em Guimarães, Brahimi tombar em Roma ou Danilo voltar as lesões no Dragão frente ao Setúbal.

E esta sensação não é definitivamente boa para ninguém, a sensação de que a Taça da Liga (a última prioridade da época, repito!) poder vir a ter um peso muito grande no desenrolar desta época, um peso aliás totalmente desproporcionado em relação à importância da competição.

Gostava imenso de dizer e pensar outra coisa, mas é inegavelmente muito diferente um FC Porto com Danilo, Aboubakar, Marega e Brahimi e outro FC Porto sem nenhum desses 4 jogadores. É verdade que este treinador tem revelado uma boa capacidade em resolver os problemas físicos que se lhe vão deparando, nomeadamente na época passada onde perdeu Danilo e Marega numa altura fundamental, mas uma coisa são 2 jogadores fundamentais no "estaleiro", outra um bocadinho pior é ter 4 jogadores importantíssimos no "estaleiro".

Resta-nos acreditar que tudo isto não complica um campeonato que parecia muito bem encaminhado para os nossos lados e que agora está preso por um fio (um ponto neste caso). Será obviamente muito relevante perceber nas próximas semanas se algum destes jogadores recupera a tempo de dar o seu contributo numa altura em que ainda é possível vencer algo... A ver vamos.

5 comentários:

  1. Concordo com tudo mas...as lesões de Brahimi e Danilo foram traumáticas (embora se possa dizer que, pela carga que já apresentavam, essas lesões estariam "potenciadas"). Marega sim, talvez má gestão! E há mais em risco, sendo que Telles é, para mim, o caso mais perigoso!

    ResponderEliminar
  2. concordo plemanente e a patetice e teimosia de SC nao e desta epoca, a anterior foi exatamente igual o que fez com que tivessemos de ganhar na luz aos 90 minutos quando tinhamos ganho o campeonato na cagança. O planeamento das epocas foi igual sem ter em atençao a experiencia anterior, alias a epoca anterior foi pior. SC ainda nao ganhou fora um so jogo com uma equipa mais complicada, a realidade nua e crua e essa mesma. Rorinou a equipa no pontape para a frente porque la estava marega e agora anda a experimentar, marcamos pouco, andamos sempre a procura de uma bola parada que parece que foi chao que deu uvas. Para SC existe uma hierarquia dos que tem mais tempo, num 4 3 3 obviamente tem de jogar a avançado ou andre pereira ou fernando nunca soares. Depois SC esta convencido tal como jasus que e o mestre da tatica e do espetaculo e ......foi assim que o kelvin o lixou. A maneira como o benfica esta a jogar quando apanhar uma equipa que tambem queira jogar leva 2 ou 3 sem espinhas, contra nos na taça da liga poderiam e deveriam ter sido humilhados. Outra e aquela de SC estar sempore a dizer que o jogador A ou B que chega tem de ficar de molho uns tempos para se integrar e mais nao sei o que como se o seu futebol seja muito elaborado ( pontape para a frente e tudo a correr que nem doidos ).
    A LESAO DE MAREGA E BRAHIMI TEM O DEDO DE SC, a de abou nao e a de Danilo tambem nao. Hoje SC tinha marega se fosse inteligente e confiasse nos jogadores todos como diz que confia e nele proprio, marega faz muito mais falta do que brahimi que so rende se estiver a 150% fisicamente. Por exemplo herrera e telles nao descansam, filipe idem, corona agora idem, militao idem, sao jogadores que nao sao propensos a lesoes musculares mas nota se o cansaço quando temos de marcar.
    NUNCA SIMPATIZEI MUITO COM SC , SERIA OTIMO SE ALIASSE A EMOTIVIDADE A FRIEZA E O SENTIDO CRITICO, SE COLOCASSE EM CAMPO E FASEADAMENTE OS VARIOS JOGADORES DE QUE DISPOE, SE ALTERNASSE O PONTAPE PARA MAREGA E O JOGO RAPIDO E ELABORADO DO MEIO CAMPO, SE INCENTIVASSE A CHUTAR DE LONGE E NAO SO CRUZAMENTOS E ENTRADAS NA AREA. SC PRECISA DE SER MUITO MAIS COMPLETO PARA SER UM TREINADOR COM HIPOTESES LA FORA. Nunca me esqueço que no braga a ganhar por dois a zero ainda perdeu uma final da taça ...........e obra amigos.

    ResponderEliminar
  3. A prioridade da Taça da Liga é uma falsa questão. O que esteve em causa não foi a competição em si. A taça seria apenas a cereja em cima do bolo. O que Sérgio - e todos nós - queria mesmo, era vencer benfica imperativamente, e Sporting preferencialmente.

    Não tenho dúvidas que se os adversários fossem outros, a abordagem seria diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo no comentário "...vencer benfica imperativamente, e Sporting preferencialmente.", porquê dar importância a esse clube? É maior que o nosso? É que este ódio de estimação só os torna mais importantes. Já agora não entendo porque é que os adeptos continuam a dar tanto relevo a esse clube, esgotando imediatamente o pavilhão ou o estádio quando cá vêm, quando há jogos mais importantes para o nosso clube. Como se pode entender que em jogos tão prestigiantes como são os internacionais de andebol, só estão 1000 pessoas e a Roma vão 4300 e também se façam filas de madrugada para o jogo com aquele clube? Tem de se apoiar mais o FCP em toda a sua dimensão e não só no futebol e também contra determinado clube.

      Eliminar
    2. Imagine que é um general a comandar um exército numa batalha. Se não conhecer o seu adversário, se não souber com quem está a combater, então o mais provavel é ser surpreendido, e vencido. Pura estratégia militar, que pode trazer para os diversos quadrantes da vida, inclusivé o desportivo.

      Não perceber que o slb é o adversário a abater, é estar a dar pontos de mão beijada.
      Quando daqui a 15 dias os defrontarmos, no inconsciente encarnado vai estar a noção de uma equipa que os venceu. Consoante as incidências do jogo, esse peso e pressão poderá ser mais, ou menos carregado, mas vai estar lá sempre. Bem diferente do que se nos tivessem vencido, onde o ónus e a pressão poderia estar do nosso lado.

      O que já não concordo tanto com a nossa atitude, é termos semi-excluído o Sporting de nosso rival. É irritante, para ser simpático, o respeito que temos para uma equipa, que lá no íntimo, a única diferença que faz dos encarnados, é apenas a pobreza do palmarés. De resto, detestam-nos tanto como os outros.

      Eliminar