12 fevereiro, 2019

TUDO EM ABERTO.


ROMA-FC PORTO, 2-1

O FC Porto regressou ao Olímpico de Roma quase três anos depois. Sem ali conhecer o sabor da derrota, os campeões nacionais saíram, esta noite, em desvantagem da primeira mão dos 1/8 de Final da Champions League. Apesar do resultado, os Dragões reúnem todas as condições para dar a volta à eliminatória e seguir em frente na milionária prova da UEFA.

Sérgio Conceição apresentou um onze com três baixas de vulto. Aboubakar, ausente há longos meses, Marega (lesionado) e Corona (castigado). Perante estas condicionantes, o técnico portista promoveu a estreia de Fernando Andrade e o reforço do meio-campo com Otávio, relegando Óliver para o banco. De resto, tudo dentro da normalidade.


A equipa entrou num 4x4x2 desdobrado em 4x3x3 em transição defensiva. O jogo até fluiu bastante bem para as hostes azuis-e-brancas. Apenas na hora da definição é que a equipa de Sérgio Conceição pecou em demasia e, desta forma, perderam-se algumas jogadas que poderiam ter trazido alguns frutos à equipa portuguesa.

A Roma teve a iniciativa do jogo, mas sentiu sempre dificuldades em sair para o ataque. A pressão e a intensidade do FC Porto dificultaram a organização romana. Quando se conseguiu soltar do aperto do Dragão, a equipa da capital italiana criou alguns embaraços, nomeadamente em investidas pelas alas. Kolarov, Shaarawy e Zaniolo foram quebra-cabeças para a defesa portista que ainda teve que redobrar a sua atenção para com o ponta-de-lança Dzeko.

O ponta-de-lança bósnio esteve nos melhores momentos da equipa romana. Primeiro num remate ao poste da baliza de Casillas aos 37 minutos e depois na segunda parte a que já lá iremos. Os campeões nacionais ameaçaram a baliza contrária amiúde, ficando para registo um remate com relativo perigo de Fernando Andrade a terminar o primeiro tempo.


Na etapa complementar, ambas as equipas mostraram querer mais do que o nulo e procuraram o golo desde cedo. Primeiro Danilo correspondeu a um pontapé de canto, de forma quase perfeita, ao cabecear uma bola que rasou o poste da baliza contrária. Os romanos tentavam rumar contra a maré, pois o FC Porto instalava-se no meio-campo contrário e controlava o jogo com a equipa mais subida.

Aos 67 minutos, todavia, surgia uma contrariedade. Brahimi foi carregado por De Rossi e saiu lesionado. Nesse período, o FC Porto teve um momento de desconcentração e surgiram dois golos que quase comprometiam a eliminatória. Aos 70 minutos, Dzeko recebeu a bola na grande área, controlou, assistiu Zaniolo que, de pé direito, rematou rasteiro sem hipóteses para Casillas. Seis minutos volvidos, numa transição ofensiva, o ponta-de-lança bósnio da Roma teve espaço para progredir até à entrada da área, rematou ao poste e, na recarga, Zaniolo, mais rápido que a defesa portista, aplicava chapa dois.

Depois de Adrián López ter substituído o lesionado Brahimi, André Pereira rendeu Fernando Andrade, numa medida de Sérgio Conceição para reagir a um resultado quase fatal. Aos 79 minutos, Adrián López foi assistido junto à grande área, amorteceu a bola para Soares e o brasileiro tentou o remate. Este transformou-se numa assistência acidental para Adrián López que, perante o guarda-redes Mirante, reduziu o marcador para 2-1. Jogo relançado e eliminatória com tudo em aberto para ser discutida no Dragão daqui por três semanas.


Antes de terminar, destaque para um grande lance Héctor Herrera a quatro minutos do fim. O médio mexicano dominou a bola a meio do meio-campo contrário e desferiu um portentoso remate do meio da rua que rasou o poste. Seria um golo de outro mundo. Na resposta, a Roma colocou Casillas à prova com um remate de Shaarawy que obrigou o Guarda-redes espanhol a defesa de recurso. Hernâni entrou a poucos minutos do fim para o lugar de Otávio e ainda ameaçou a defesa romana.

O Dragão sai de Roma com um resultado positivo com bastantes esperanças de reverter a eliminatória em casa, mesmo sem ter podido contar com Corona e sem os dois melhores marcadores da época transacta: Marega e Aboubakar.

Os campeões nacionais regressam à competição no próximo Sábado, recebendo o V. Setúbal, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 22ª Jornada da Liga NOS.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Estou plenamente convencido de que vamos passar a eliminatória"

Eliminatória em aberto
“Estamos no meio de uma eliminatória, jogámos contra uma equipa sólida de um campeonato extremamente competitivo. Em termos de organização defensiva, ambas as equipas anularam-se naquilo que são os pontos mais fortes na primeira parte. Na segunda, houve ali uma ocasião do Danilo num canto e depois no nosso melhor período acabámos por sofrer um golo num lance confuso. Reagimos, houve o segundo golo um pouco caricato, mas fomos sempre à procura de marcar. A nossa equipa é uma equipa de caráter, de personalidade. Temos os segundos 90 minutos no Dragão, o golo deixa tudo em aberto e, por aquilo que as equipas fizeram, o empate era o resultado mais justo. Vamos querer continuar com a mesma solidez mas ser um pouco mais incisivos no último terço”.


Mensagem aos jogadores no final
“A convicção que tenho é que, quando metemos intensidade no jogo, não há equipa que se sinta confortável com isso, ainda não vi nenhuma até agora. Nós temos consciência de que somos uma equipa forte, não somos a melhor do mundo, mas somos das mais competitivas, disso não duvido. A minha convicção é que se nós estivermos na 2.ª mão como estivemos em muitos momentos hoje, tudo vai correr bem. Estou plenamente convencido (e foi isso que disse aos jogadores) de que vamos passar a eliminatória”.

Situação clínica de Brahimi
“Não temos ainda dados que nos permitam dizer algo de concreto ou válido”.



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. enfim fora nao temos resultados +positivos contra equipas mais a serio, a realidade e essa. Soares a ponta de lança sozinho? brahimi rebentado a jogar, jogam sempre os mesmos e claro aos que tem de jogar agora falta lhes ritmo. Por acaso o golo e num lance de profundidade com uma intervençao inteligente e tecnicamente sabida de adrian lopez e depois mais uma perola dos pes de soares que outra vez por acaso isolou o espanhol que com calma e classe meteu a bola la dentro.
    Temos 4 def centrais e nao consegue escansar ninguem, temos agora laterais e nao descansa ninguem, temos poucos medios e claro tem de jogar sempre, SC detesta medios. SC nao percebe que para se ganharem titulos e jogos mais a serio tem de se ter alguma classe, so potencia nao chega. So ir nas rodinhas e na emotividade nao chega, as defeniçoes a frente sao sempre pessimas porque ninguem tem categoria tecnica, o tipo de jogo de SC e ele nao consegue arranjar alternativas porque e so teimoso, so resulta se estiverem todos num pico de forma fisica e todos disponiveis , mesmo assim marega joga ate rebentar, e mais 3 ou 4 ate rebentarem, atençao que este tipo de situaçao ja era assim na academica, e no braga onde a ganhar por dois conseguir perder com o sporting nos penaltis numa final de taça. AGORA NADA ESTA PERDIDO E NO FUNDO O RESULTADO MAIS PENALISADOR FOI AQUELA DERROTA COM O VITORIA EM CASA DEPOSI DE ESTAR A GANHAR POR DOIS, ESSES RES PONTOS SIM FORAM UM DESASTRE. PORTANTO SC NAO TENDO O SPRINRTER MOR QUE ESTRUTURE A EQUIPA DE FORMA A DAR LHE MAIS CLASSE E CATEGORIA DE PASSE E SE DEIXE DE CORRERIAS PORQUE JA SAO VARIOS OS JOGADORES CANSADOS. A epoca esta igual a epoca passada, onde estivemos para perder tudo mais uma vez por causa das teimosias e incongruencias do mestre da tatica dois porque o um e o jasus.
    O que me irrita verdadeiramente em SC e o seu convencimenbto, a sua teimosia mesmo que com isso de cabo da equipa, gere de forma pessima os momentos do plantel.

    ResponderEliminar