22 fevereiro, 2019

SEGUROS NA LIDERANÇA.


TONDELA-FC PORTO, 0-3

Muitos previam uma difícil deslocação do FC Porto à Beira Alta. Atendendo à tradição, os Dragões têm, por norma, grandes dificuldades em sair com a vitória no bolso, mas esta noite a equipa de Sérgio Conceição venceu categoricamente e está seguríssima na liderança, preparada para receber o segundo classificado, no próximo sábado.

Os portistas apresentaram-se com algumas baixas em Tondela, mas nada que abalasse a confiança azul-e-branca. Pepe, Óliver Torres e Fernando Andrade ocuparam as vagas de Militão, Danilo e Soares. De resto tudo na mesma, com Manafá a repetir a titularidade.

O jogo começou muito bem para o FC Porto. A equipa iniciou a partida muito determinada e não foi com surpresa que o golo inaugural tenha chegado bastante cedo. A equipa de Sérgio Conceição teve duas ameaças à baliza de Cláudio Ramos, mas o golo surgiu aos 11 minutos. Num livre cobrado na direita por Óliver para a área, a bola sobrou para Pepe, que rematou bem colocado ao ângulo inferior da baliza contrária, sem quaisquer hipóteses para o Guarda-redes contrário.


O Tondela tentou alvejar a baliza portista, mas os jogadores de Pepa não conseguiam pôr à prova Casillas. Adrián desperdiçou o segundo golo da partida, a corresponder a uma assistência perfeita de Óliver. Depois disso, Felipe cometeu um erro que poderia ter custado caro, num corte deficiente para Casillas. Todavia, Tomané não aproveitou e rematou à figura do guardião portista. Nos últimos minutos da primeira parte, Adrián e Fernando Andrade, por duas vezes, estiveram perto do segundo tento, mas a falta de pontaria ditaram o resultado pela vantagem mínima ao intervalo.

Regressados das cabines, a tónica do jogo era a mesma. Entrada forte sobre o adversário, na tentativa de alcançar o segundo golo. Aos 52 minutos, chegou o grande momento da noite. Após cruzamento na direita de Corona, a bola foi afastada pela equipa beirã para a entrada da área e Óliver, sem deixar cair, rematou fortíssimo com o esférico a bater no poste e a entrar na baliza. Um golo que há muito Óliver procurava e que se revelou merecidíssimo. O jovem espanhol esteve irrepreensível e foi o homem da noite pelo que jogou e pelo que fez jogar.

Os Dragões mantiveram a bitola e tentaram terceiro golo. Otávio desperdiçou um golo feito quatro minutos depois, mas a baliza parecia demasiado pequena para o médio portista. A seguir, Adrián desperdiçou mais outra oportunidade, num remate de trivela. O Tondela, por sua vez, não existiu na segunda parte.


Sérgio Conceição decidiu mexer na equipa a cerca de 20 minutos do fim. Manafá, com cãibras, deu o lugar a Maxi e Brahimi entrou para o lugar de Fernando com Adrián a deslocar-se para o meio.

Aos 74 minutos, o FC Porto aumentou para 3-0 e arrumou, em definitivo, com a questão do jogo. Otávio apareceu pela direita, a cruzar na direita, Brahimi surgiu no segundo poste e serviu Herrera de bandeja que só teve que encostar para as malhas.

Sérgio Conceição esgotou as substituições no jogo. Herrera, em risco de exclusão para a próxima jornada, cedeu o lugar a André Pereira. O avançado portista juntou-se a Adrián na frente. O FC Porto passava a apresentar, no miolo, Óliver e Otávio, e Brahimi e Corona nas alas.


A terminar, os Dragões desperdiçaram o quarto golo numa bela jogada de combinação entre Corona e Otávio, com o médio brasileiro a rematar inacreditavelmente por cima da baliza.

O jogo chegou ao fim pouco tempo depois com mais uma vitória justíssima, com destaque, naturalmente, para a portentosa exibição de Óliver. O médio espanhol forma com Herrera uma dupla muito interessante no miolo. Danilo, na minha opinião, deverá esperar pela sua oportunidade.

Os campeões nacionais não perdem tempo e passam desde já a preparar o jogo da Taça de Portugal, diante do Sp. Braga. A primeira mão das meias finais da prova disputa-se no Estádio do Dragão, na próxima Terça-feira.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "A força do FC Porto é a importância que todos os jogadores têm"

Parabéns aos jogadores
“A consistência e a organização defensiva, como digo sempre, são a base do sucesso. Os jogadores fizeram um jogo fantástico, dentro de toda a adversidade, com muita gente de fora, mas todos estão presentes e todos querem muito ganhar. É esse o espírito no grupo de trabalho e esta vitória é de todos eles.”

Estratégia preparada ao pormenor
“Temos uma capacidade para jogar por dentro muito forte e, com um sentido posicional muito forte dos nossos dois médios, pudemos dar profundidade através dos laterais. Foi um jogo menos físico, de futebol mais apoiado, mais capacidade técnica, com mobilidade. Fizemos três golos, podíamos ter feito mais, frente a um Tondela que se bateu bem. Foi tudo preparado ao pormenor, depois depende dos jogadores, e por isso é que digo que hoje esta vitória é para eles.”

O regresso de Brahimi
“Nota-se que não está a cem por cento mas não sentiu dores. Foi importante para ele ter alguns minutos neste jogo e a sua entrada coincidiu com uma quebra do Fernando Andrade. A força do FC Porto é a importância que todos os jogadores têm, ninguém é mais importante que ninguém.”


A ausência de Éder Militão
“Parafraseando o nosso mestre do futebol, o Pedroto, os problemas não se resolvem porque não chegam a existir. Aqui não há Militões, nã há Conceições, não há ninguém. Há o FC Porto. É um assunto interno que não chega a ser assunto. Não chega a ser um problema, são situações momentâneas. Tenho de ver sempre o que é melhor para o grupo de trabalho. O Militão treinou hoje e amanhã estará no treino.”

A entrada tardia dos adeptos
“É de lamentar. Num dia da semana, um jogo às 21h15, a uma sexta-feira, as pessoas vêm do Porto apoiar o seu clube, pagam o bilhete, mais gasolina e jantar. Imaginem o que é entrarem aos 25 minutos de jogo. É uma falta de respeito para com os adeptos. Se é culpa das forças de segurança, se é da Liga, não sei, mas alguém tem de assumir essa responsabilidade, porque não é normal. É inexplicável, é de lamentar esta situação com os adeptos.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. pois claro, agora basta que SC deixe de ser teimoso e tenha alguma coragem. Como se percebeu foi bom soares nao jogar. foi bom brahimi jogar so um bocadinho, manafa jogar. A qualidade tecnica da equipa subiu muito , o futebol apoiado aliado a velocidade e a remates de longe rebentou o tondela como rebentaria o guimaraes ou o moreirense.
    Sem marega para as correrias tem de jogar fernando ou andre pereira como avançado, adrian tem uma recnica acima da media, otavio da poder de fogo, manafa e muito forte e rapido, A QUALIDADE TECNICA DA EQUIPA SUBIU 40% COM A EQUIPA ESCALADA, AGORA BASTA PERCEBER ISSO E ADAPTAR CONFORME AS CIRCUNSTANCIAS A POTENCIA E A PROFUNDIDADE OU A TECNICA E O BRILHANTISMO

    ResponderEliminar