03 julho, 2006

FC PoRtO . A história da nossa paixão...

Génese 1893 a 1980... book 1/7

O Futebol Clube do Porto é o clube desportivo português mais representativo da cidade do Porto. Em diversos desportos, e essencialmente em futebol, o FC Porto tem acumulado diversos sucessos. Foi o vencedor por duas vezes da Taça Intercontinental, competição que deu lugar em 2005 ao Mundial de Clubes. Venceu por duas vezes a Liga dos Campeões Europeus, diversos campeonatos nacionais, etc. Os adeptos do clube são chamados Portistas, Tripeiros ou Andrades.

O FC Porto é um dos clubes de futebol mais antigos em actividade em Portugal. O clube foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, um comerciante de vinho do Porto, que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. No entanto, o futebol haveria de ficar suspenso até 1906, quando José Monteiro da Costa decidiu dar novo impulso ao clube. Para além do futebol, que usava o campo da Rainha para disputar os seus jogos, começaram a ser praticadas outras modalidades tais como o Ténis, Atletismo, Boxe, Halterofilismo e Natação. Um ano mais tarde, começava a funcionar a primeira sede.

Em 1910 é criado o primeiro emblema do clube, tendo-se assistido a um crescimento progressivo do clube, o que obrigou a mudar as suas instalações desportivas, para o Campo da Constituição, na zona da Praça do Marquês. O FC Porto, era também a força dominante do futebol na zona norte, tendo vencido os campeonators regionais disputados antes da criação dos campeonatos nacionais como hoje os conhecemos.

Em Outubro de 1922, o emblema do FC Porto mudou o seu aspecto, da autoria de Simplício (Augusto Baptista Ferreira), jogador da equipa de futebol, que resolveu unir o símbolo do FC Porto ao brasão da cidade do Porto na altura

Em 1928, o FC Porto teve o seu primeiro atleta olímpico, Valdemar Mota, que representou a selecção nacional de futebol nos Jogos Olímpicos.

O FC Porto venceu o "Campeonato de Portugal" (prova antecessora da Taça de Portugal) por 4 vezes (22/23, 24/25, 31/32 e 36/37). Pelo meio vence um "Campeonato da 1.ª Liga", em 1935. Em 1933 a sede do clube passa para a actual Praça General Humberto Delgado. Nos finais da década de 1930, o FC Porto alcança o seu primeiro «bi» (duas vitórias consecutivas), nas duas primeiras edições do Campeonato Nacional. A maior estrela na altura era Pinga.

Em 1945, o clube começa a utilizar o Estádio do Lima, propriedade do Académico do Porto. Os anos 40 foram de um domínio avassalador dos clubes de Lisboa, pelo que o clube ficou arredado dos títulos. No entanto, houve momentos gloriosos como a vitória sobre o Arsenal FC de Londres, em 1948 por 3-2. Os Ingleses eram então considerados a melhor equipa do mundo. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram um troféu de dimensões consideráveis ao clube, ainda hoje em destaque no museu do clube.

Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas, inaugurado a 28 de Maio de 1952, perante 50 mil pessoas, que pagaram 20 escudos cada uma, quase três anos após o início das obras. Seria aquela a casa do Dragão por muitos e muitos anos. As bancadas que se ergueram há 50 anos atrás foram testemunhas de algumas das mais intensas alegrias e de algumas das mais sentidas lágrimas, dessas que só o amor por um clube de futebol sabe provocar.

Os títulos nacionais voltam em 1956, com a conquista da primeira «dobradinha» (vitória no Campeonato e na Taça, na mesma época). É também em 1956, que o FC Porto participa também pela 1.ª vez nas competições Europeias, frente ao Athletic Bilbao, de Espanha. Enquanto os clubes de Lisboa, conseguiam as suas vitórias europeias e dominavam o futebol nacional, na década de 1960, o FC Porto apenas consegue conquistar uma Taça de Portugal, em 1968.

A vitória seguinte na Taça, aconteceria em 76/77. Foi conquistado um novo «bi» (77/78 e 78/79), com uma grande equipa onde brilhavam António Oliveira, Gomes, Seninho, Duda, Frasco, Costa e tantos outros. Jogadores extraordinários, superiormente orientados por José Maria Pedroto, afectuosamente tratado como o Zé do Boné. Muita da imagem "guerreira" e de nunca virar a cara às dificuldades, que caracterizam o jogador ideal para os adeptos portistas foi moldada por Pedroto, bem como a faceta anti-centralista e directa do clube.

(continua…)

12 comentários:

  1. O nosso FC Porto foi o unico clube do mundo que ganhou as trés provas internacionais de clubes na mesma época.Bem hajam.

    ResponderEliminar
  2. so quero incluir ai um aparte:

    Aprimeira bola do Football clube do PORTO(na altura era o nome do nosso magico) chegou na bagagem do presidente António d´Almeida no regresso de uma das suas viagens de negócios a Inglaterra relacionadas com o vinho do Porto.
    o custo foi elevado para a época: mais de mil reis( a moeda da monarquia portuguesa)


    continua amigo estas a fazer um otimo trabalho

    ResponderEliminar
  3. ó amigo bicho o nosso PORTO é o melhor clube do mundo, e talvez um dos melhores da europa..rsrsrsr


    ó amigo blue lanco-te um desafio que não sei se estás á altura...rsrrsrs colocares aqui todas as calinadas do futebol português.(só do joão pinto tens milhares...rsrsrsr).

    e como ele dizia depois de uma derrota do f.c.porto na madeira frente ao maritimo depois de um jornalista o interrogar da derrota ele disse: "só falo em portugal".........lol...rsrsrrsrsr


    mas nós ajudamos-te...hehhehe

    ResponderEliminar
  4. O nosso F.C.PORTO foi o primeiro grande a nascer( e com o nome de FOOTBALL CLUB DO PORTO) e no dia da sua fundaçãofaziam anos o nosso REI D.CARLOS(30) e a nossa RAINHA,D.AMÉLIA(28).

    desculpa amigo este outro áparte.
    se ficares fodido avisa... heheheh

    ResponderEliminar
  5. bem, amigo caxana estou a ver que sabes muito pena que so o demonstras depois do assunto ser concevido pelo nosso blue boy a teu pedido, pena que na vez de teres pedido pra ele fazer o "tetrato", tinhas o feito tu e ja nao tinhas o trabalho de ser o "professor2 da historia do F.C.P. ,portanto quanto ao proximo desafio que lhe tás a propor faz o tu ,evias pro nosso amigo e ai ele faz a publicaçao ...
    foi so um aparte, se ficares fudido avisa-me ok ?


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. erro=tetrato era retrato
    2="
    evias=envias
    desculpem os erros ok? sabem eu nao andei na celestinha

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. miau:já te enviei o autografo por mail...rsrsrrs

    já podes tirar o caxana da boca....
    rsrsrr

    depois nao fuieu que dei a ideia a ideia que eu dei foi a do marketing, e estou a trabalhar nela.


    nota: miau fudido não se escreve assim.

    se ficares FODIDO empurra....srsrrs

    ResponderEliminar
  8. em vez de armário proponho:

    Que dizesssss.



    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  9. Estou solidário:

    Café com leite para a mesa do fundo!

    Esfazfabuoré.

    ResponderEliminar
  10. caxana gostei da piadinha , mas ainda nao recebi o que dizes que me envias te ahahahahahahah

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  11. como es muito solicitado deves ter a caixa de mail cheia...rsrsrrsr

    ResponderEliminar
  12. foi eu que escrevi isso miau

    ResponderEliminar