04 julho, 2006

FC PoRtO . A história da nossa paixão...

1980 a 2001... book 2/7

Em 1981, o FC Porto venceria a sua 1.ª Supertaça. Uma das principais estrelas do clube nesta fase era Fernando Gomes, que conquistou o título de melhor marcador Europeu, façanha que repetiria em 1986. Foi neste período que Pinto da Costa, foi eleito como presidente do clube, mantendo-se no cargo por mais de 20 anos.

O FC Porto começou igualmente a acumular títulos noutras modalidades, nomeadamente com um «bi» na Taça das Taças de hóquei em patins, tendo ganho a principal competição em 1986. Por essa altura, o clube também crescia como instituição, tendo começado a publicar a revista a cores Dragões, de periodicidade mensal e cariz único: era a única revista em Portugal editada por um clube, e uma das poucas existentes na Europa.

Em 1984 disputa a sua 1.ª final Europeia, perdida em Basileia, frente à Juventus de Itália, onde esta não foi capaz de derrotar o FC Porto de Pedroto sem o recurso a meios menos lícitos.

Na véspera do 35.º aniversário do Estádio das Antas, a 27 de Maio de 1987, a noite mágica de Viena. Naquela noite, sob a batuta de Artur Jorge, apesar do Bayern ter sido a primeira equipa a marcar, Madjer, com um magnífico golo de calcanhar, de costas voltadas para a baliza do poderosíssimo Bayern de Munique, começou a reviravolta (selada por Juary) que marcou uma das noites mais felizes da história do clube. O Porto era Campeão Europeu. Mas aquele ano ainda reservava mais glória ao FC Porto, agora treinado por Tomislav Ivic. O caminho para a Taça Intercontinental, título nunca alcançado por qualquer outro clube Português, abriu-se por entre o nevão de Tóquio, a 13 de Dezembro, sobre os Uruguaios do Peñarol. Passado um mês, depois de vencer o Ajax em Amsterdão por 1-0, o FC Porto repetiu o resultado nas Antas e a sala de troféus ficou mais rica com a conquista da Supertaça Europeia, mais um título exclusivo a reforçar o estatuto do FC Porto como melhor clube nacional.

Em 1997, o FC Porto consegue o seu primeiro «tri» do seu historial. Depois de 2 títulos sob o comando de Bobby Robson, cabe a António Oliveira manter o ritmo vitorioso. Depois do «tri» veio o «tetra». Já sob o comando de Fernando Santos, o FC Porto conquista um quinto título consecutivo, o «penta». Numa equipa liderada por jogadores como Zahovic e Drulovic, Jardel destacou-se sendo o melhor marcador da Europa em 1999, juntando-se a Fernando Gomes na galeria dos vencedores do importante troféu.

Os dois anos seguintes, foram marcados por derrotas tangenciais no campeonato: perdia o hexacampeonato na época 1999-2000, na última jornada para o Sporting e para o Boavista na época seguinte, a uma jornada do fim (tendo terminado a um ponto, após derrotar os axadrezados por 4-0 no jogo que encerrou o campeonato). A época seguinte revelou-se, no entanto, desastrosa, e já em Dezembro as hipóteses de revalidar o titulo eram remotas. Com os níveis de contestação a Pinto da Costa, mais altos que nunca e perante a perspectiva de falhar um lugar que desse acesso à Liga dos Campeões, José Mourinho é recrutado à União de Leiria. Do 5.º lugar, o Porto ainda consegue recuperar para o 3.º que lhe deu acesso à Taça UEFA.

(continua…)

12 comentários:

  1. Fruta e chocolate, parte II!

    ResponderEliminar
  2. Para o "Calabote"?... num sei se ele gostará, mas vou mandar perguntar-lhe, ok?
    Ahhhh... já agora, que os meus caros fRiEnDs bLuEs não me levem a mal, mas acho que mereces essa palavra de apreço e consideração... não deve haver frequentador mais assíduo cá do espaço, acredita!... é que num te escapa uma!!!
    Isso é o quê?... um amor platónico ao azul e branco, é isso??
    Pela minha parte, força aí... espero (esperamos) continuar-te a ver-te por cá mais vezes... e num te esqueças de pagar a janta aqui há malta se fizeres uns trocos com essa tal aposta nos "abéculas dos franciús de lá merde", ok?
    aKeLe aBrAçO

    ResponderEliminar
  3. amigú blue boy este post ja tem correcçao do caxana ? nao te esqueças disso ok ?......
    ps: ainda te das ao cuidado de responder a certos marroquinos? esse marroquino me parece o empregado de mesa do "restaurante da cerveja no parque dos lampioes "rsrsrsrsrsr lembram-se ?
    o caxana sabe o nome do marroquino rsrsrsrsrsrsrs


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. não é marroquino é argelino caralho.

    num há pior.


    tb deves quer um gelado com duas bolas como o gajo que já não me lembra o nome....rssrrsrsr.

    mas lembro-me da cara do gajo atrás da coluna...rsrrsrsrsr

    ResponderEliminar
  5. Como é possível um mouro desequilibrado, clicar tantas vezes no nosso VIVA O PORTO CARAGO, se fosse ó contrário eu tinha nojo. Mas enfim, quanto ao meu comentário a partir daquela data foi sempre soma e segue. Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  6. pra mim e tudo marroquinos, saiu td do mesmo sub-mundo,rssssssssss a das duas bolas foi loucurarsrsrsrsrsrsrs, amigos caxana e blue boy vejam se lembram do nome do empregado de mesa ok


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. amigús mais uma vez falo bem alto e em bom som nosso F.C.P TEM UMA HISTORIA E UM PALMARÉS INVEJAVEL EM TUDO MUNDO E SUB-MUNDO.....


    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  8. caralho agora estou sismado no nome......não é terror,nem lelo da encarnação.................rsrsr

    ResponderEliminar
  9. malta quero um favor vosso , preciso que ajudem o SR.ARMARIO a decidir-se no novo nome: OLHÁÍ OU AONDE.
    por favor amigos blues ajudem o moço ok, votem,
    caxana vé se te lembras do nome ,pois foi teu batismorsrsrsrs please

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. bLuEs... pró ARMÁRIO, já estou a preparar uma «surpresa» para mais logo de forma a que "todos" possamos ajudá-lo a encontrar o seu novo «nome de guerra»...
    Agora, vai depender de vós essa escolha... e esperamos que ele cumpra a ordem cá dos miguelitos... eheheheheh
    Estejam atentos ao lado direito cá do blog... porque isto mais vai parecer uma sala de apostas...
    aKeLe aBrAço

    ResponderEliminar
  11. eu escolho o nome....


    grosso..........heeheheh

    ResponderEliminar
  12. boa amigaú , agradeço a tua ajuda valente.............
    caxana nao é esse nome ........


    aquele abraço

    ResponderEliminar