05 julho, 2006

FC PoRtO . A história da nossa paixão...

2001 a 2006... book 3/7

Entretanto, em 2001 começou a ser construído um novo estádio, que seria o palco do jogo de abertura do Euro 2004, organizado em Portugal. Já em 2002, o clube inaugurou o seu centro de estágios em Vila Nova de Gaia, considerado por muitos um dos mais modernos da Europa.

Finalmente, o fantástico ano de 2003. Com Mourinho, e uma equipa desenhada por si que incluiu diversos jogadores contratados a equipas como o Vitória Setúbal e o União de Leiria, e após reconquistar o campeonato nacional, a 21 de Maio, o FC Porto jogou a final da Taça UEFA contra o Celtic FC em Sevilha, Espanha, e venceu por 3-2 após prolongamento (nos 90 minutos o resultado foi 2-2). Derlei marcou o primeiro e terceiro golos e foi considerado o homem do jogo; Alenitchev foi o primeiro Russo a marcar numa final Europeia e Deco foi o mágico no relvado.

Este ano o título Português também é nosso, tal como a Taça de Portugal vencendo o União de Leiria, antiga equipa de Mourinho. Pela primeira vez na história um clube Português ganhou o Campeonato, a Taça de Portugal e uma Competição Europeia. Posteriormente falhou a conquista da Supertaça Europeia, perdendo ante o campeão europeu (AC Milan) por 0-1. O treinador José Mourinho conduziu-nos àquela que é certamente uma das épocas de maior sucesso na história do FC Porto. À brilhante época no Futebol somaram-se o Campeonato e a Supertaça em Andebol e o Campeonato em Hóquei em Patins.

Em Novembro de 2003 será sem dúvida um ano inesquecível para todos os Portistas. Além de toda a glória desportiva, este ano fica também marcado pela inauguração do nosso novo estádio, o Estádio do Dragão - a 16 de Novembro. Belíssimo, imponente e inovador, o Estádio do Dragão é o coração da zona oriental da cidade, que foi alvo de um arrojado processo de requalificação urbana. Embora já cheios de saudades do velhinho estádio das Antas, todos os portistas se orgulham da espectacularidade da sua nova casa.

Apesar da estreia, problemas no relvado ditaram que o estádio das Antas, continuaria a ser utilizado durante os primeiros meses de 2004, com o mesmo treinador e um plantel bastante semelhante ao da época anterior, jogou a fase de grupos da Liga dos Campeões 2003/04.

No primeiro jogo europeu da sua nova casa, o FC Porto recebeu e derrotou o Manchester United por 2-1. Fomos vencendo adversário atrás de adversário até à grande final de Gelsenkirchen, onde derrotámos o Mónaco por 3-0, golos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev. Foi uma das noites mais bonitas e emocionantes da história do clube, que se prolongou pela madrugada e até pela manhã: eram cerca de 10h quando uma multidão em delírio aclamou a equipa Campeã da Europa junto ao Estádio do Dragão. Foi o culminar perfeito para uma época coroada também com mais um grand slam das quatro modalidades mais importantes do país - fomos campeões de Futebol, Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins - somados ainda a outros títulos, incluindo a Taça da Liga e a Taça de Portugal de Basquetebol, atingindo uma tripla inédita no Basquetebol nacional.

Mas a época a seguir à conquista da Liga dos Campeões foi desastrosa devido à saída de José Mourinho e de jogadores influentes como Deco (FC Barcelona), Ricardo Carvalho (Chelsea), Dmitri Alenichev (Spartak de Moscovo) e Paulo Ferreira (Chelsea), a algumas contratações falhadas como Luis Fabiano, Hugo Leal e Areias e uma época com 3 treinadores de estilos diferentes (Luigi Del Neri, Victor Fernandez e José Couceiro), mas no entanto conseguiu terminar a época no 2º lugar e vencer a Supertaça Portuguesa, no estádio Municipal de Coimbra, derrotando os rivais do Benfica por 1-0, golo de Ricardo Quaresma.

Como vencedores da Liga dos Campeões, o FC Porto representou a UEFA na Taça Intercontinental, disputada em Dezembro de 2004, no estádio que recebeu a final do Mundial de 2002, em Yokohama, Japão. Frente ao vencedor da Copa Libertadores, o Once Caldas da Colômbia, foi preciso um desempate nas grandes penalidades (8-7) para conquistar o troféu. A boa campanha europeia do ano de 2004 terminou com a perca da Supertaça Europeia pelo segundo ano consecutivo, frente ao Valência, por 2-1, no Stade Louis II, no principado do Mónaco e a chegada aos Oitavos de Final da Liga dos Campeões sendo eliminados pelo Inter de Milão com 1-1 em casa e 3-1 fora.

O ano de 2006, ficou marcado pelo, natural, domínio interno do FC Porto nas grandes modalidades do desporto nacional, obtendo assim diversos títulos, destacando por razões obvias o futebol. Nesta última época (2005/06), o FC Porto sagrou-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em futebol, obtendo assim a 5ª Dobradinha da história do clube. Nas modalidades, o FC Porto obteve a dobradinha no hóquei-patins, precisamente num ano em que conquistou o segundo pentacampeonato da história do clube na modalidade, e se sagrou pela 8ª vez vice-campeão europeu; no basquetebol o FC Porto venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Benfica; no andebol venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Sporting; não ignorando o bilhar, o clube também conseguiu arrecadar a dobradinha, sagrando-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal.

(continua…)

13 comentários:

  1. Lembram-se meus BLUES FRIENDS!Momentos únicos,pois sou um jovem e o meu FCP só me tem dado alegrias.Não sou como alguns adeptos de um certo clubezito,que alimentam-se de algumas vitórias de à décadas e se calhar ainda não eram nascidos.

    ResponderEliminar
  2. uma nota se me permitem:




    heheheheh
    uma das mais "calorosas"..srrsr vitórias do nosso mágico EU estive lá com o meu amigo blue boy.
    lembras-te amigo?
    tava prái 40 e nós nem a água tinha acesso,numa tarde de junho á 2 anos.
    dasse quase que ficavamos desidratados os dois.
    mas lá vencemos e fomos tetra-campeões.

    ResponderEliminar
  3. E os meus euros, para SEVILHA que não serviram para nada.Até hoje está aqui atravessado.Bem haja.

    ResponderEliminar
  4. o caxana foi a sevilha ? nao me lembro...... gostava que me comfirmassem isso ok ?


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. dasseeeeeeeeeeeeee ninguem liga puto as tshirts dasseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  6. não. sevilha foi á três anos e eu não fui(puta que pariu) ,não tive ticket.

    foi no ultimo jogo em fanzeres, com o o. barcelos.



    olha!!!!!! lembrou-se das ......tshirts......hhehhehe

    ResponderEliminar
  7. Por mim, já falamos, "acho eu de que"... Sábado estarei todo o dia na tua "cidade" para de uma vez por todas fecharmos este assunto... porque de hora em hora, é mais um boneco, mais uma letra, mais um desenho, mais uma imagem, etc, etc, etc... rssss
    Assim, Sábado próximo, fica fechado de uma vez por todas... eu, estarei aí! Conta comigo!!
    aKeLe aBrAço bLuEs

    ResponderEliminar
  8. pró caxana, o carago tu so falas, falas, pedes, criticas, dezafias e mais nada , tas sempre a espera que os outros te façam a papinha toda....toca ajudar o blue pois so ele é que trabalho pra nós....
    ja que tas toda a tarde no sofa a espera (nos sabemos do que) poxa um pouco pela caixinha que tens dentro dessa cabeçaok .......

    sem mais okapa

    ResponderEliminar
  9. o amigaú bicho explica-me (ao ouvido) um dia , essa ai dos euros + sevilha ...... explica como eu fosse marroquino (burro) ok?


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. DESCULPEM FOI EU QUE ESCREVI O ULTIMO COMENT

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. AGRADECIMENTO PÚBLICO


    SR. MIAU,


    venho por este meio agradecer publicamente tudo o que tem feito pelo nosso grupo, nomeadamente, as duas noites passadas no dragao aquando os bilhetes para a alemanha, dos bilhetes para o monaco,para o galinheiro...etc, bem um infinito de iniciativas que tem liderado.

    por tudo isto o meu mais sincero e profundo........OBRIGADO

    ResponderEliminar
  12. MERCI ZINEDINE ZIDANE

    HHEHEHEHHEH
    scolari cabrão vai pró avião
    heehhehehe

    ResponderEliminar
  13. obg amigo caxana, nao precisas agradecer a comida que deu com muito prazer, mas nao foste tu que me tirastes os bilhetes ok ? por isso nao mandes piadinhas pra mim , que isso deve ser pra outra pessoa , cuidado no que te metes ok ? ahahahahahahahahah
    isto da gosto , ja esta no sangue, parece droga............
    se ficares lixado avisa-me ok ?

    aquele abraço

    ResponderEliminar