31 julho, 2006

A nossa festa de apresentação dos Campeões...

Foi linda a festa, pá… este ano rompeu-se com a tradição de 2 apresentações distintas: a apresentação do plantel ao som de um espectáculo pirotécnico e uma outra posterior que já encerrava com um jogo de futebol contra um anfitrião especial escolhido para o momento.

Mais uma vez foi bonito todo aquele momento de apresentação e interligação entre todos os jogadores e equipe técnica em conjunto com todos os adeptos portistas que se encontravam no nosso magnifico Palco das Emoções… eu incluído, lá no meu sítio do costume.

O ambiente estava óptimo com muita festa nas bancadas e com toda aquela massa humana de cerca de 40.000 pessoas a vibrar a cada acorde musical.

O espectáculo iniciou-se com a já celebre “Dança do Dragão” em serpentina magistral que foi executada por dezenas de jovens, acompanhada do usual ritmo musical para lhe dar um ar mais «dragoniano”, ao melhor estilo do FC Porto… engraçado, ainda que repetitivo em relação a anos anteriores.

De seguida, passou-se à apresentação dos jogadores um a um, através de uma coreografia composta por enormes quadrados que formavam, ora o número do jogador, ora o seu nome de «guerra»… tendo ocorrido algumas situações digamos caricatas pela má disposição das letras, o que originou obviamente erros nos nomes dos jogadores… tudo bem, estão desculpados… eheheheh

Realço os jogadores que tiveram direito a um carinho «extra», bem audível nas manifestações dos presentes, nomeadamente: Hélton, Quaresma, Lucho, Ibson e Anderson… mas o melhor momento, a maior e mais audível manifestação ficou para o último jogador a ser chamado ao centro do tapete verde… Vítor Baia de seu nome. Minha nossa, o estádio quase vinha abaixo… foi arrepiante. Merece sem qualquer dúvida esse carinho de todos os Posrtistas pelo seu profissionalismo e dedicação ás cores «azuis e brancas»... um exemplo de carácter a seguir, sem dúvida!!

Entretanto, iniciou-se o jogo e o que se posso dizer é que foi uma bela surpresa pela positiva no seu todo, se olharmos para o grau de emotividade e adrenalina que estava inerente ao mesmo.

Pela positiva, destaco as exibições na 1ª parte do puto Andersson, do Ibson, do Super-Pepe, Raul Meireles e do Zé… estiveram, na minha opinião uns furos acima da regularidade e espectacularidade de todos os restantes.

Na 2ª parte, bem, estava à espera de um decréscimo de nível de qualidade a todos os níveis, mas acreditem ou não, «que bela surpresa» se me assaltou no que estava a visionar on-live. Vieirinha muito participativo, Bruno Moraes muito expontaneo e simples de procedimentos, Diogo Valente uma surpresa total pela facilidade de movimentos, no geral, todos muito bem e soltos de movimentos, não acusando o nervosismo de serem potencialmente 2ªs opções ou até mesmo, prováveis jogadores em lista de dispensa… gostei mesmo!!

Não posso deixar de destacar na minha opinião, alguns aspectos negativos, nuns casos já precedentes do ano transacto, outros, nem tanto, ou seja:

1) Alguém se dará ao trabalho de treinar a execução de cantos e bolas paradas nos treinos?... é que já num há pachorra para tanto disparate consecutivo jogo após jogo... arrreeeee :-(

2) Contínua e sistemática falta de pontaria em acertar com aquela coisa a que chamam de “baliza”… às vezes, até parece que a bola deve ser quadrada, só pode... rsssss :-(... procura-se ponta de lança mortífero e eficaz!!

3) Manifesta e porque não repetitiva demonstração de deficiente qualidade para integrar um plantel rico como aquele… Alan mais parece um ciclista que não acerta uma (ontem, esteve 1 poquinho melhor do que o seu normal), Jorginho é outro que tal e apesar de gostar muito dele, já começo a ficar irritado com tanta “complicação” na hora de jogar simples e prático, Ezequias parece(u)-me demasiado «lento e macio» para o ritmo exigivel a um campeão nacional, Bruno Alves continua apenas e tão só a demonstrar a sua aura de Bru(t)o Alves… e apenas um aparte para um jogador de que gosto bastante mas que achei demasiado “nervoso” para a estreia com a camisola do Campeão… João Paulo, é bom que te acalmes e libertes o stress, porque não queremos ver-te a ocupar o lugar que é por direito do emigrante com pronúncia de Ermesinde, Petit-Patapón, ok? entendidos?... e termino com um recado para o Hélton, esperando que aquelas 2 brincadeiras com os pés, tenham sido as primeiras e últimas desta época.

4) Depois, os rídiculos da APAF não nos largam… nem nos jogos a «feijões», conseguem disfarçar ou despir a camisola que trazem por dentro?... vai ser um longo campeonato, algo me diz que sim… o “monstro” continua a respirar, mesmo que baixinho e ofegante.

5) O «ambiente» de perfeito velório que saiu da Curva Sul durante todo o jogo. Parece que as feridas das relações entre a SAD e os grupos de apoio, estão por sarar… por vezes, admito, quase que me dá vontade de dormir um belo d’um sono com essa monotonia… reparem que cheguei a ouvir os jogadores aos berros do outro lado do campo, impressionante, não?... faço votos para que essa espécie de «guerra-fria» termine em breve, muito em breve!

6) Para fechar, era mesmo só para dizer que aquele espectáculo pirotécnico no final do jogo… valeu pela intenção, se me faço entender :-(

Concluindo, se alguém esperava nova goleada, enganou-se redondamente… pela minha parte, fiquei já satisfeito com este resultado e com a identidade demonstrada pelos 2 onzes em campo... e depois prefiro também que a distribuição desses golos que ontem ficaram a faltar seja dividida pela 7ª e 8ª jornada, que terão concerteza para todos nós um sabor mais requintado e mordaz.

Esperemos agora pelos próximos 2 jogos de preparação do FC Porto no Torneio de Amesterdão, que poderão concerteza ser mais conclusivos quanto às reais capacidades do poder de fogo do FC Porto neste início de época.

17 comentários:

  1. não sei como é que o "brocesco" do CO ADRIANSE vai fazer a equipa mas aquele meio campo deve ser dos melhores do mundo........e ainda falta o lucho.

    fazia uma alteração.....tarik , por um bruno moraes, e quando tivermos(se vier) ai tirar o adriano e colocar o dito coju.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. nao gosteiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Caro Dragões de Azemeis o "brocesso" como lhe chama fez uma das 5 dobradinhas do FCPorto em 113 anos de historia do clube, o que para si parece pouco. Quer ser campeão europeu todos os anos? Tb eu, mas para isso têm que descobrir o treinador que faz isso. Desde já lhe digo que espero que o treinador seja "brocesso" este ano novamente.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. claro que quero ser campeao europeu todos os anos.
    mas tb gosto de ver a minha equipaa jogar bom futebol,mas tem de admitir que de futebol o treinador nao percebe nada.

    ate eu era campeao com esta equipa.
    ...........e mais com uma equipa destas pelo menos ia aos 1/4 de final da liga dos campeoes.......e ele nem á taça uefa.

    nao me importo de continuar como esta ,mas nao mudo de opiniao acerca do treinador.


    abraço

    ResponderEliminar
  6. isto ja esta a ficar um chat, daqui a pouco vai começar o oi oi td bom ? como esta o tempo ai ? rssssssss nao a piorrrrrrrrr

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Dragões d'Azeméis - Sim, infelizmente opino de igual modo sobre o nosso «coach» porque o acho fraco, muito fraco... e ademais, tem cometido erros atrás de erros quer em termos de análise de jogadores, quer de sistema... mas contra factos, não há argumentos... Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal, melhor ataque, melhor defesa... o que podemos pedir mais?... aguentar com ele e «rezar» para que volte a funcionar... outros melhores que ele e com mais curriculum, nada fizeram, por isso... rezemos e oremos!... eheheh

    Zirtaev - Concordo igualmente, mas sabes como são os Dragões... antes mal habituados que resignados ao passado «a preto e branco», não achas?... por mim, que continuemos a "refilar" por estes motivos que é bom sinal, muito bom sinal...

    Miau - um blog é isto... comentários individuais pró bem ou pró mal, mas nunca com "CENSURA PIDESCA", por isso, assim tá bem, muito bem, desde que não se começem aqui com os "chat's" sobre as condições climatéricas... eheheh

    aBrAçO prA tOdOs

    PS - Miau... aguardo noticias sobre a "carroça"... 6ª feira está à porta e depois «vacances»... quero deixar tudo alinhavado para não haverem depois surpresas.

    ResponderEliminar
  8. viste por lá o orelhas??? ele tem as quotas em dia e parece q tb tinha bilhete :)

    LOLOL

    ResponderEliminar
  9. por um acaso.. hum hum... não o vi por lá carago... hum hum... teria sido bom, muito bom dar-lhe um daqueles abraços... hum hum... não achas?.. hum hum... sempre podia fazer de «dumbo» ao lado do Dragão no meio do tapete verde... hum hum... eheheh...

    ResponderEliminar
  10. taun cum umas piadas giras , ai taun taun......

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Blue Boy é evidente que não me importo nada de este ano ganhar o mesmo do ano passado e aparecerem as vozes discordantes, desde que ganhemos.
    Mas não posso deixar de achar estranho que os portistas, pelo menos, não dêm um pequeno voto de confiança a um treinador que:
    -chegou aqui caído do céu;
    -veio para um futebol completamente diferente do que estava habituado;
    -jogou com os jogadores que tinha;
    -mudou para a sua táctica;
    -sofreu literalmente na pele os maus resultados.
    E mesmo assim fez a dobradinha. Note-se isto tudo no 1º ano.

    Alguém me pode dar um exemplo de um treinador que tenha feito algo parecido??

    Um abraço
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. sr.zirtaev , nao posso dar te um exemplo de quem . mas te posso dizer que a epoca passada quem esteve mal foi o F.C.P nao as restantes equipas , lembra te disso ok?........

    ResponderEliminar
  14. Não invalida o que disse. Acho que o treinador mesmo assim tem mérito e querem tira-lo a todo o custo. Só isso.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. porquê tanta raiva ao treinador que nunca faltou respeito a ninguém? queriam um baldas como o Fernandez ou um filósofo como o Couceiro ? deixem o homem em paz

    ResponderEliminar
  16. Menphis_Child, SALAZARES as vezes e preciso mas HITLERS (BURROS E MENTIROSOS)!!!! RUA COM ELES, NAO ME ESQUEÇO DO QUE ELE FEZ EM CONFERENÇIA DE IMPRESSA , FICOU COM O APELIDO DE MENTIROSO, SEM CREDITO NA SUA PALAVRA, PRA MIM A PALAVRA VALE MAIS QUE AS ACCOES....... NAO A PIORRRRRRRR

    ResponderEliminar