14 junho, 2007

Casting «novo bitaiteiro» - 3º candidato

Sou o RCBC e tenho 23 anos. Resido na ilha de São Miguel (Açores), um sítio em que é mais fácil encontrar um benfiquista ou sportinguista do que, propriamente, um portista. Talvez por viver num meio tão hostil ao nosso FC Porto, a minha admiração e simpatia pelo clube foram crescendo ao longo dos anos...

As principais motivações que me levaram a candidatar a membro residente do vosso blog têm a ver essencialmente com o facto de, para além de ser uma pessoa atenta ao fenómeno desportivo em geral, ser um fervoroso adepto do FC Porto e que, através de uma análise construtiva e lúcida, procura debater, de forma séria e ponderada, os temas da actualidade desportiva azul e branca.

Caso seja escolhido, tudo farei para cumprir com o prometido de 1 texto por semana e, obviamente, tentar colocar textos condizentes com a fantástica qualidade deste blog!

Ahhh, e também costumo dar uns «toques» no CoriscaBancada.

Com os melhores cumprimentos,
RCBC

Obrigado, Campeão!!!!!

Como adepto ferrenho do FC Porto, há um conjunto de jogadores que passaram no clube azul e branco que me marcaram profundamente, não só pela qualidade demonstrada dentro de campo como também pela mística que conseguiram interiorizar, isto é, aqueles jogadores a quem se pode chamar “jogadores à Porto”, os que nunca viram a cara à luta e nunca deitam a toalha ao chão, lutando contra tudo e todos (comunicação social à cabeça) sempre em prol do GRANDE FC PORTO!!!! Poderia enumerar uma lista de jogadores que muito me marcaram, exactamente, por terem todas estas características que acima enunciei… poderia falar em nomes como Deco, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, João Pinto, Aloísio, e muitos outros (não o faço por razões de espaço!)

Todavia, há, de facto, um jogador que me marcou profundamente ao longo de toda a sua carreira!!! De todos os jogadores que passaram no FC Porto, Vítor Baía constitui-se como o meu maior ídolo! Um jogador e um homem com todas as características de um GRANDE VENCEDOR… Neste país de invejosos e pessoas que, constantemente, desejam o mal dos outros (principalmente dos mais inteligentes ou dos mais capacitados para exercer a sua actividade!), Baía conseguiu, ao longo de toda a sua carreira, calar uma por uma, todas as bocas que muito se abriram para criticar, enxovalhar ou diminuir o mérito de um jogador que aos 19 anos já era titular indiscutível da selecção nacional!

O argumento mais utilizado e mais estúpido que eu sempre ouvia acerca da grande qualidade do guarda-redes português era o seguinte: “Pois, pois, o Baía é o que é por causa da grande defesa que o FC Porto tem… Ele tem pouco mérito!!!”. Acreditem que este argumento era utilizado até à exaustão para explicar o sucesso, as vitórias e os prémios individuais que o nº1 portista ia acumulando! De tão estúpido que é, nem sequer me vou dar ao luxo de contrapor o dito argumento… há coisas tão óbvias que nem sequer merecem uma explicação…

Aliás, há uma coisa de que eu nunca me esqueço… Certo dia, confrontado com uma pergunta acerca de Baía (então guarda-redes do Barcelona), o conceituado técnico argentino Jorge Valdano respondeu da seguinte forma: “Até a sofrer golos, Baía tem classe!”

Sim, eu concordo inteiramente… Em termos de classe, postura e categoria a defender uma baliza, Vítor Baía foi único! Não acredito que vá ver nos próximos 30 ou 40 anos, um guarda-redes com a categoria e estilo (não qualidade, obviamente!) de Vítor Baía!

Para mim, de todos os guarda-redes que vi actuar por esse mundo fora, Vítor Baía inclui-se na lista dos 10 melhores de sempre… Schemeichel, Buffon, Preud´Homme, Casillas ou Kahn também me marcaram profundamente pela sua agilidade e coragem… num estilo diferente do de Baía, mas, obviamente, para mim também foram grandes guarda-redes…

Não posso deixar de terminar com um agradecimento àquele que eu considero não só um grande DESPORTISTA mas também um grande HOMEM: OBRIGADO BAÍA!!!!!!!!!!!!!


ps1 - esta semana será reservada em exclusivo para a publicação dos textos já remetidos pelos candidatos a «novos bitaiteiros/as». Adicionalmente, continuam em aberto as candidaturas a futuros «novos bitaiteiros/as», pelo que podem continuar a enviar emails para blogdoblueboy@gmail.com, em limite, até ao próximo sábado, dia 16 de Junho (nota do administrador: infelizmente, parece que vamos continuar sem «bitaiteiras» cá pelo nosso espaço; mas será que não há uma única mulher que se candidate à vaga? Fokinha, por onde andas? Inês Nogueira, que fazes? Catarina, tão ocupada assim? Cris, esperas o quê?; vamos lá GiRLs da «lingerie azul», nós queremos ouvir aqui a vossa voz, carago!).

p2 - as inscrições para o jantar do 1º aniversário do blog terminaram ontem com a confirmação de 10 bLuEs (bLuE bOy, MiAu, CaXaNa, BiChO, dEsViRa, aZuL, Sr_AnTóNiO, EsTiLhAçO, DaNiEL e LuChO… mais tarde, juntar-se-ão a TaScA do HaMbUrGo e o CaLiMeRo) que se irão juntar no próximo sábado, dia 16 de Junho, pelas 20h00, no Restaurante Brasileirão em Leça da Palmeira. Até 6ª feira, ainda será possível aceitar uma ou outra inscrição de última hora, portanto, se ainda o pretenderem, aguardo envio de email para blogdoblueboy@gmail.com (nota do administrador: aos que irão estar presentes, nem pensem apresentar-se no local como quem vai para a «missa ao domingo de manhã»; o convite já entregue tem lá no cantinho inferior direito o habitue post-script com indicação da vestimenta obrigatória: aos que têm, t-shirts do blog; aos que não têm, algo azul e branco; depois, no final, se for para ir à missa, tudo bem, levem lá uma «muda de roupa» para o efeito LoL; que nenhum triste se lembre de aparecer lá com cores que não «as nossas», repito, que nenhum pobre coitado se lembre de tal insulto!! Depois não digam que não avisei! Ahhh, e só mais uma coisinha: escusam de vir cá com merdas que não têm; se não têm, peçam emprestadas, ora que carago!!)

15 comentários:

  1. Belo tributo a um grande CAMPEÃO. Parabéns pelo artigo, numa verdadeira ode a um jogador marcante, quer pela personalidade, quer pela enorme qualidade. Um símbolo vivo do FC Porto que a Direcção, muito sabiamente, soube manter.
    Serás uma boa escolha, para manter o elevado nível do blog. Parabéns e continua assim, a defender de forma fervorosa e apaixonada o nosso grande clube.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;
    OLA AÇORES!!! BOM DIA AÇORES!!!

    RCBC parabens por entrares neste mundo da escrita....gostei do post,mais um assunto em que mais uma vez a mourolandia estava preocupada e tava sempre a especular...o normal deles...continuando, tb partilho muitas palavras tuas , BAIA sempre foi, é, e será o nosso 99,e que isso nem se discute, quem me vier dizer o contrario, simplesmente dou lhe despreso puro.....rsrsrsrrsrsrsrs......

    parabens , boa sorte e sejas benvindo !!!!

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  3. Boas RCBC,
    Antes de mais, um agradecimento especial por teres aceite este meu/nosso repto aqui lançado... está a ser um sucesso, tantas são as solicitações, bem como em muitos dos casos, a qualidade dos escritos!
    Parabéns mais uma vez, e agora, resta-te aguardar e rezar muito ao gajo lá de cima para seres um dos eleitos... a ver vamos que «fumo branco» vai sair da janta no Sábado... a ver vamos.
    Ora pois quanto ao teu post, numa única palavra, descrevo tudo o que penso: EXCELENTE!
    Vítor Baia será o nosso eterno Guarda-Redes, o mitico 99... nenhum, na minha opinião, se iguala a ele. Ele foi, é e sempre será, o «mestre das balizas»!!
    Ainda bem que «todos», incluindo o próprio, souberam capitalizar para o futuro, com as novas funções na estrutura directiva, a «imagem de excelência» aos olhos de todos os Portistas... ainda bem; apesar de alguns abutres, nos tempos mais recentes, terem tentado colocar grãos de areia na engrenagem para ver se o motor gripava... mais uma vez, vos digo: pobres de espirito esses... ainda não perceberam de que fibra somos nós feitos!! digo até mais, umas perfeitas Bestas!
    Continua sempre assim RCBC... tás no (muito) bom caminho!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. RCBC muita boa essa tua crónica, e actual!! O Vitor Balizas é o melhor guarda-redes de sempre em Portugal. Só tem o azar de não ter nascido com aquela doença que coloca o cérebro a pensar devagarinho, se assim fosse estava o país inteiro a seus pés. Mas como é blue é só noticias de fecho de jornal a dizer que ele se retirou. A inveja é triste, que se há-de fazer. Será o nosso embaixador e será muito bem. Só gostava era de apanhar o "escovari" à frente para lhe dizer das boas.

    Saudações

    ResponderEliminar
  5. eu só vejo um "companheiro"....capaz de utilizar tal vestimenta.......

    parabéns pelo post...

    Obrigado BAÍA por tudo e boa sorte para o "nosso" teu futuro


    abraço

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, tenho de dizer que é uma honra ter um post da minha autoria num blog de EXCELENTE qualidade como este!Um blog que visito diariamente e em que se discutem temas muito importantes para o futuro do nosso grande FC Porto! Aqui a análise é feita de forma construtiva e sempre, mas sempre, em prol de um clube que para mim é uma grande paixão! Não me importo que me insultem seja de que maneira for (no meu outro blog é habitual alguns vermelhos o fazerem!), mas de uma coisa nunca abdico: defender aquilo em que acredito… defender o grande clube que é o FC Porto… defender o grande HOMEM que é Pinto da Costa… defender os jogadores que espelham da melhor maneira a mística e a força do Dragão, e Vítor Baía é um deles!!!!!

    Paulo Pereira:
    Muito obrigado pelas tuas palavras!! É sempre bom receber elogios de grandes portistas como tu!O teu blog revela que és uma pessoa lúcida e perspicaz na análise de tudo aquilo que se relaciona com o FC Porto!
    Acho que qualquer um dos 3 candidatos até agora apresentados será uma mais valia para a qualidade do blog!

    Miau
    Vítor Baía é também uma das principais razões pela grande paixão que sinto pelo FC Porto!
    Baía é daqueles jogadores que pelo seu estilo, categoria e classe nunca deveriam parar de jogar futebol… infelizmente a idade não perdoa! No entanto, sempre tive a certeza que Baía assumiria um lugar de destaque na SAD portista… a sua inteligência e classe levá-lo-iam, certamente, a ocupar uma posição importante e estratégica nesse fantástico clube que é o FC Porto!!!

    BlueBoy

    Sim, vai ser uma escolha difícil… todos os candidatos me parecem até agora com muitas possibilidades de ganhar as vagas!
    Será um trabalho árduo e difícil para o júri!
    Que ganhe o melhor!!!

    Sr_Antonio
    Mais uma vez, o tratamento dado à retirada de Vítor Baía pela comunicação social foi vergonhoso!
    Se fosse jogador do Benfica, mereceria honras de 1ª página mas como é do FC Porto é uma notícia bem pequenina no canto inferior esquerdo… mas deixa-lhes fazer o que quiserem porque no fim ganha sempre o FC Porto e eles têm de se render às evidências…


    A todos, um grande abraço de um grande portista
    RCBC

    ResponderEliminar
  7. Caxana

    Obrigado pelas felicitações!
    Acima de tudo é um texto sobre o maior GUARDA-REDES PORTUGUÊS de todos os tempos!Aquele que protagonizou a transferência mais cara para um guarda-redes na altura em que o Barcelona o contratou...Aquele que aos 19 aos já era titular indiscutível da selecção nacional...Aquele que tem mais títulos no mundo...enfim coisa pouca...

    ResponderEliminar
  8. Caro Estilhaço

    Obrigado pelo elogio feito ao post!
    Aqui nos Açores, apesar de sermos poucos, somos bons...É o lema dos portistas:a qualidade em detrimento da quantidade :)
    Quanto à festa do título, esta teve um sabor especial tendo em conta o contexto externo em que se desenrolou o campeonato...mais uma vez, os jogadores do FCPorto calaram muito boa gente...

    Saudações portistas
    RCBC

    ResponderEliminar
  9. Olha, por acaso não tenho nenhuma foto da festa do título aqui nos Açores...
    Se souber de alguém que tenha, digo-te alguma coisa...

    ResponderEliminar
  10. Outro SÉNIOR (técnica e tacticamente) evoluído.
    E é também (quase de certeza) anti-Santa Clara .
    Só pode !


    Boa sorte RCBC

    PS: Como é possível que esse paraíso terrestre não seja apenas AZUL , com alguns tons de VERDE ?

    Pelo que dizes , vejo que nada mudou (desportivamente) desde a minha infância.

    ResponderEliminar
  11. RCBC excelente texto, concordo em tudo com o que dizes... é o Baia é o 99 e só podia ser do F. C. Porto.
    Boa Sorte.

    ResponderEliminar
  12. Permitam-me transcrever um artigo do JN ?, inscrito hoje na página 14.
    Com a devida vénia passo a transcrever:
    Preto e Branco
    Causa e efeito
    de Paulo Ferreira (Chefe de Redacção)
    O APITO
    Os ingénuos por cuja cabeça passou a ideia de que a escolha de Maria José Morgado- a guardadora dos bons costumes dos tempos modernos- para vasculhar o "o Apito Dourado" não redundaria na acusação formal de Pinto da Costa andam agora com um sorriso de orelha a orelha. Eis um exemplo da alegria: "Os tempos que aí vêm exigem ainda mais prudência (a Pinto da Costa). Mas que ningém festeje. O que existe, para já, é uma acusação. Grave, mas 'apenas' uma acusação. Falta provar que um campeão também se constrói com 'alternadeiras' e vinho verde".
    Esta coisa saiu da cabeça do subdirector do diário desportivo "Record". Quem compra o jornal saberá seguramente avaliar o bom gosto de NUNO FARINHA.
    Para o caso, não é a qualidade da escrita que interessa. É a ligação que NUNO FARINHA faz entre a acusação a Pinto da Costa e a construção do "campeão" F.C. Porto. Ao subdirector do "Record" - e a tantos, tantos outros - é isso que dói: o facto, infelizmente para eles tantas vezes repetido ao longo das últimas duas décadas, de o F. C. Porto se ter superiorizado aos "grandes" de Lisboa.
    Esse imperdoável sacrilégio não lhe passa, nunca lhe passará, pela garganta.
    A punição de Pinto da Costa, a consumar-se, servirá ao país que NUNO FARINHA imagina representar como prova evidente de que os maus acabam castigados, como prova de que a Justiça tarda mas não falha. Consegue ouvir-se ao longe o suspiro de alívio do subdirector do "Record". Deus nos livre que Pinto da Costa seja absolvido, como já aconteceu neste mesmo caso, entretanto reaberto por via do que conta num livro a ex-companheira do presidente do F.C. Porto. Deus nos livre. Voltaríamos ao inferno da Justiça incapaz de punir os Ímpios que NUNO FARINHA jurou perseguir.
    Sobretudo quando os ímpios ganham campeonatos e conquistam títulos europeus.
    Os processos que envolvem Pinto da Costa farão o seu caminho, como todos os outros sob a alçada da Justiça. E Pinto da Costa deve ser condenado, se houver matéria para tal. Isso é uma coisa. Outra é esta rebuscada mania de lançar lama sobre o percurso vitorioso do F. C. Porto.
    Ligar as duas coisas é prova de estupidez e mau perder.
    Já ligaram o apelido "FARINHA", não vos lembra qualquer coisa (relacionado com os Porcos da Bola) que passava na SIC de autoria do Jorge Snaidzer ?
    Saudações blues

    ResponderEliminar
  13. Amigo Estilhaço,
    É verdade que já se passaram 12 anos, mas a nossa memória não é curta.
    Olha vai lá ver o que eu escrevi por aqui no dia 25.01.2007... CLICA AQUI!!!
    E olha lá também e ainda no mesmo post, a tal cópia do jornal onde essa peça aparece a falar... CLICA AQUI!!!
    Espero ter-te ajudado ;-p
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Azul Dragão e Dragão Azul

    Muito obrigado pelas felicitações!Os vossos comentários são, claramente,uma mais valia para este blog!!
    Quanto à história das prostitutas, meus amigos, não é preciso irmos muito longe!!!!!
    Basta todos nos lembrarmos de um senhor chamado CALABOTE e acho que está tudo dito...Foi a maior vergonha a que Portugal assistiu...e,caros cloegas,como aquela história deveriam haver muitas iguais,todavia,o regime do Sr.Salazar abafava tudo não fosse o diabo tecê-las...
    Quanto a isto tudo,só lhes posso dizer uma coisa:O Processo Apito Dourado está claramente direccionado para uma zona do país...para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  15. Fiquei deveras surpreendido com a atitude do "Senhor Fala Bem", em querer fazer uma OPA ao SLB.
    E de boca aberta fiquei ao saber dos imensos "tansos" que responderam à chamada.
    Assim conseguiram que papeis que nada valem e que estavam em queda contínua, valorizassem 80%, numa só sessão ? Será que a CMVM, sempre atenta aos movimentos do mercado, estava a dormir?
    O tal "senhor Fala Bem", ofereceu 3,5€ por acção , o que é certo é que elas fecharam a 4,tal€.
    Vamos esperar por 2ª feira para podermos analisar esta GOLPADA.
    Este súbito aumento deve ser para comprar alguns jogadores na Argentina, onde se encontra o Sr Veiga, que também deve ter comido algum hoje, com o aumento das acções.
    A VERDADE É COMO O AZEITE, HÁ-DE VIR À TONA.
    Esperemos...................

    ResponderEliminar