15 junho, 2007

Casting «novo bitaiteiro» - 4º candidato

Sou o CJ e tenho 24 anos. Sou adepto incondicional do F.C.P e resido no deserto da margem sul – para ser mais específico em Palmela – o que faz de mim um oásis na região árida dos sarracenos. Resolvi responder ao apelo sem qualquer sentimento de ocupar o lugar em aberto, aliás, sou apologista de uma “bitaiteira” para o vosso blog.

Com os melhores cumprimentos,
CJ

Sentir o F.C.P.

França, dia 27 de Maio de 1987.

Decorria o 77º minuto do jogo de Prater quando o primeiro ímpeto azul e branco invadiu a minha precoce existência. Aquele célebre golo de calcanhar viria a marcar-me profundamente, criando um turbilhão de emoções primárias num ingénuo miúdo de 4 anos. Passaram somente dois minutos e Juary faz o segundo golo. A vitória – segundo o meu pai – já não nos escaparia, e o meu amor pelo clube também não. Soa o apito final do jogo e explosão de alegria.

Chorei de emoção quando o meu pai – sportinguista – me abraça, visivelmente emocionado, e me leva a percorrer as ruas de uma pequena vila francesa com uma pequena bandeira de Portugal, juntamente com um grupo de emigrantes.

Havia um clima intimista, éramos todos da mesma cor: azul e branco.

Gritámos, chorámos, uma indescritível loucura num país longínquo, exaltando os valores nacionais representados exemplarmente pelo meu (nosso) Futebol Clube do Porto. O dia seguinte foi passado na rua a imitar o golo do Madjer, beijando o símbolo da camisola nos festejos e correndo para uma imaginária bancada para sentir a verdadeira essência do espírito guerreiro das gentes da invicta.

A raça, humildade, combatividade, abnegação, valores que a equipa de 87 destilava – representativo dos ideais do clube – moldou-me o carácter.

Passado vinte anos, os ideais de vida continuam intactos tal como o amor que nutro pelo meu (nosso) enorme Futebol Clube do Porto. É sabido que há uma centralização excessiva em todos os sectores da nossa sociedade. O fenómeno desportivo não é excepção. A desvalorização das conquistas do F.C.P – movidas essencialmente pela inveja – vêm duplicar o seu valor. Eu sinto-o, diariamente, na pele pelo facto de residir e estudar na Área Metropolitana de Lisboa. E essa atitude mesquinha e provocatória, alicerça ainda mais o meu Portismo exacerbado. A avassaladora industrialização do futebol, a sistemática racionalização do mesmo, a transformação de clubes em empresas, o mundo obscuro dos empresários, todo um conjunto de premissas que nos levam a um silogismo frio e impessoal: o futebol sem paixão. Eu recuso-me a aceita-lo.

Continuo a vibrar, a chorar, a gritar, a libertar os mais primários instintos portistas como se tivesse quatro anos. O golo do Madjer foi um belo prefácio da minha vida azul e branca, e que felizmente têm sido recheada de sucessos.

Nada, nem ninguém, vão extinguir o brilho que inunda o meu olhar quando SINTO o Futebol Clube do Porto.

Sempre, sempre Futebol Clube do Porto!

Abraço,
CJ
ps1 - esta semana está reservada em exclusivo para a publicação dos textos já remetidos pelos candidatos a «novos bitaiteiros/as». Adicionalmente, continuam em aberto as candidaturas a futuros «novos bitaiteiros/as», pelo que podem continuar a enviar emails para blogdoblueboy@gmail.com, em limite, até ao próximo sábado, dia 16 de Junho, dia em que publicarei um MEGA-POST com 2ºs textos enviados pelos «candidatos», para uma apreciação final e conclusiva. (nota do administrador: infelizmente, parece que vamos continuar sem «bitaiteiras» cá pelo nosso espaço; mas será que não há uma única mulher que se candidate à vaga? Fokinha, por onde andas? Inês Nogueira, que fazes? Catarina, tão ocupada assim? Cris, esperas o quê?; vamos lá GiRLs da «lingerie azul», nós queremos ouvir aqui a vossa voz, carago!)

p2 – ALTERAÇÃO DA HORA PARA AS 21:00; NÃO ESQUECER!! as inscrições para o jantar do 1º aniversário do blog terminaram ontem com a confirmação de 10 bLuEs (bLuE bOy, MiAu, CaXaNa, BiChO, dEsViRa, aZuL, Sr_AnTóNiO, EsTiLhAçO, DaNiEL e LuChO… mais tarde, juntar-se-ão a TaScA do HaMbUrGo e o CaLiMeRo) que se irão juntar no próximo sábado, dia 16 de Junho, pelas 21h00, no Restaurante Brasileirão em Leça da Palmeira. Até ao final do dia de hoje, ainda será possível aceitar uma ou outra inscrição de última hora, portanto, se ainda o pretenderem, aguardo envio de email para blogdoblueboy@gmail.com (nota do administrador: aos que irão estar presentes, nem pensem apresentar-se no local como quem vai para a «missa ao domingo de manhã»; o convite já entregue tem lá no cantinho inferior direito o habitue post-script com indicação da vestimenta obrigatória: aos que têm, t-shirts do blog; aos que não têm, algo azul e branco; depois, no final, se for para ir à missa, tudo bem, levem lá uma «muda de roupa» para o efeito LoL; que nenhum triste se lembre de aparecer lá com cores que não «as nossas», repito, que nenhum pobre coitado se lembre de tal insulto!! Depois não digam que não avisei! Ahhh, e só mais uma coisinha: escusam de vir cá com merdas que não têm; se não têm, peçam emprestadas, ora que carago!!)

12 comentários:

  1. CJ,
    Antes de tudo, o meu especial agradecimento por teres aderido ao meu/nosso repto... e logo com um fantástico texto!!!
    Mas que imensas recordações nos trouxeste... na noite mágica do Prater!!
    No meio de tudo, é caso para dizer... na Mouraria, afinal, ainda há gente boa, aliás, gente muito Portista!
    E que tal reconsiderares essa tua posição de "...sem qualquer sentimento de ocupar o lugar em aberto..."?
    Estamos a contar contigo para as votações no final desta semana... vamos imaginar que eras um dos eleitos? Não me venhas dizer que ias recusar, ou ias?
    Bem... a ver vamos, mas seria bom que reconsiderasses a tua posição, pois todos juntos, somos mais FC Porto, convém não esquecer!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Este humilde escriba verga-se à excelência do texto. E fá-lo, não com um sentimento de impotência, mas com imenso orgulho. Orgulho em ver que o Porto continua (e continuará) a ser uma lança, em qualquer lugar. Em desertos, oásis ou mesmo cercados pelos fundamentalistas mouros, o emblema do Dragão continua impante de orgulho.
    Belíssimo texto, recordando uma epopeia que começou há 20 anos atrás, quando um magrebino, através de um mágico toque de calcanhar, mudou a história futura do FCP. Não tenhamos dúvidas. Tivesse a alma do Dragão soçobrado no Prater e continuaríamos hoje a ser a equipa de décadas passadas: simpática, vista como um parente longínquo, tratada com condescendência e a vencer, muito raramente, uma prova menor. Na génese do teu amor clubista, esteve também o (re)nascimento do nosso clube. Bem hajas por continuares a defender a causa draconiana, não com espadas, numa cruzada contra o inimigo, mas através da pena, com as palavras a ferirem a arrogância rival.

    Boa sorte pra votação. Por mim, sinceramente, temos o bitateiro encontrado.

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao autor do texto. Está ao nível do nosso clube, imperial.

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu nao gostaria de estar na pele dos jurys..
    mais um grande texto, com o qual me identifico pelo facto de tambem viver no estrangeiro, e tambem festejar aí todas as vitorias do Porto.

    @ blue boy : eu adoraria candidatar-me ao lugar de bitaitera, mas esta semana nao tive muito tempo, estive em Barcelona, e agora estou em exames.. e tambem nao tenho muito jeito para escrever...

    ResponderEliminar
  5. Informação para o Estilhaço:

    Conforme me tinha pedido ontem, eu consegui obter informações de fotos ou vídeos da festa do FCP aqui em Ponta Delgada!
    Já enviei para o mail do BlueBoy, o que deverão fazer para obter as essas informações.
    Espero que a ajuda seja útil!!

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  6. Quantos candidatos concorreram ao casting, blue boy? Já vamos em 4.

    ResponderEliminar
  7. Não é norma por aqui responder a anónimos (e que tal um nome, um nick, sei lá?), mas desta vez passa.
    Responderam 6... faltam publicar 2!
    Esclarecedor?
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. CJ, portista no sul tem mérito a dobrar, por isso desde já os meus parabéns... quanto ao texto, está muito bom!!

    Psd - Blue Boy, não é boa altura para pedir um "aumento" no ordenado pois não?! lolololol

    ResponderEliminar
  9. grande blog, sim senhor, muito bom, um blog que tem ideias muito boas, tens uma mente muito aberta, os meus parabéns, quanto ao blog em si, também é um espectaculo carago! Quanto ao poste também é muito bom, parabéns CJ, um grande poste em que nos fizeste lembrar o velho tempo em que fomos campeões, com aquele golo de calcanhar, nunca me esquecerei (apesar de nessa altura em nem sequer estar vivo), mas mesmo assim, só as vezes que já vi o golo, chegam.
    Blue Boy, gostaria que passasses pelo meu blog e comentasses, sei que ainda está no inicio, por isso nao está la muito bom, mas vou me esforçar por melhorar. Tambem não te importariasde por o meu blog nos teus links?

    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  10. Estilhaço, eu não tenho culpa que tu só ganhes o ordenado mínimo... oh inbejoso!!

    ResponderEliminar
  11. ola amigos blues;

    O CJ!!!faço das palavras do AMIGO ESTILHAÇO as minhas, parabens e fico feliz que na mourolandia existe PURO SANGUE AZUL....

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar