08 junho, 2007

Jesualdo Ferreira - Coração de Dragão

Penso não me enganar ao afirmar que Jesualdo Ferreira se rendeu à Força do Dragão. Não foi o primeiro e de certeza que não será o último.
E, justiça lhe seja feita, compreendeu perfeitamente aquilo que é preciso para estar onde está. Aquele cerrar de dentes no final da liga mostra bem a garra, o turbilhão de sentimentos, que poucos poderiam acreditar que o Professor demonstra-se publicamente.

Natural de Mirandela, benfiquista desde pequenino mas no fundo um Homem do Norte, de primeiro nome Manuel chegou em tempos conturbados ao Dragão e foi levando a sua água ao moinho. Encontrou no FCPorto e segundo as suas palavras 'as condições para ser campeão', o 'colo dos adeptos'. E não demorou nada, mas mesmo nada, a encontrar tb. o que nós sabemos ser óbvio já há muito, demasiado tempo até, ao afirmar, partindo a loiça toda, que 'O exterior não tem colo para o FCPorto.'

Famintos de informação, quando (devido à nova política de informação do Clube) durante o ano a única que levaram foi a prestação de contas e um par de comunicados no site, os detentores da verdade absoluta no topo dos seus pedestais e com as suas camisas coloridas, não tardaram em o apelidar de 'convertido' e 'mais Portista que os Portistas'.

Professor, não dê muita importância a estes desdizeres.
Suportamos o ano inteiro a diarreia oral das más disposições (geralmente à segunda-feira) daquele que, de tão absorto na sua dita grandeza, pouco ou quase nada ganha. Suportamos o ceifar de pernas dos nossos artistas, os bloqueios das forças de segurança nas portagens, o 'não ganho não jogo mais'. E mais recentemente levamos com a 'bestial' ideia da adaptação do best-seller (???) em filme 'negro, ao estilo dos policiais americanos dos anos 40' mas aonde não deve existir a personagem do famoso 'O João...O João pode vir' pois não havia ainda, nessa altura (anos 40), telemóveis.
É pois e agora altura de alguém dizer da nossa justiça.
Fale então Professor, diga, grite o que lhe vai na sua alma. Não deve ser muito diferente do que vai na nossa.

E como acento final ficou a pergunta: 'Quando sair do Porto sai Portista ?' , respondida com mais ou menos isto : 'Saio muito Portista... No FCPorto sente-se muita paixão...não uma paixão exterior... mas uma enorme paixão interior'.

Muito provavelmente (ainda) não conquistou o coração de todos os Portistas mas o seu lugar na história no Clube já lá está, reservado e com todo o mérito.

Professor Jesualdo, que a Força do Dragão esteja consigo.

Saudações,
Estilhaço


7 comentários:

  1. http://www.voteyourteam.com/Europe/Portugal/FC-Porto.aspx

    1 hora depois podem votar outra vez

    Força Grande FCP

    ResponderEliminar
  2. Pode não e gostar muito dele. Pode não ler muito bem o jogo, ser medroso, muito calculista, conservador, mas a verdade é que apesar dos muitos erros cometidos foi capaz de pegar num comboio em andamento, mudar-lhe o feitio, ganhar e até marcar mais golos que no ano passado.
    Basta comparar com o que aconteceu com a sucessão do Del Neri e veja-se a diferença.
    Assim, mesmo com as reservas iniciais, vamos deixá-lo trabalhar, construir a sua equipa e apoiar.Pode ser que a sua experiência num grande clube, este ano, o faça ser mais audaz e menos cinzento, que é o defeito maior que lhe encontro.

    ResponderEliminar
  3. Na proxima epoca é que vamos ver o verdadeiro Jesualdo sem a desculpa de ter pegado a equipa no meio de uma viagem, esperamos nos no fim da epoca festejar o TRI.

    ResponderEliminar
  4. ola presidente e amigos;

    amigo ESTILHAÇO, nao concordo com o seu pensamento ou sentimento, pq a meu ver o jesualdo ferreira nunca vai ter o espirito de dragao, nao e façil, e nem ele vai querer, pode fazer bem o papel de "vira casacas" mas a mim nao me vai enganar,falta-lhe o melhor,nao nasçeu dragao,quem nao nasçe dragao nao pode morrer como tal.....e o meu pensamento e sentimento...mas lhe dou algum credito , desde que ele nao nos faça como fez esta epoca que passou,tem que ter mais garra, so lhe peço isso e será o bastante pra ser "vencedor" no dragao....

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar
  5. ESTILHAÇO :

    Goste mais ou menos , por isto ou por aquilo , uma coisa eu digo :

    O TREINADOR DO MEU CLUBE É O "MEU" TREINADOR !

    SEMPRE E ENQUANTO O FOR !

    ResponderEliminar
  6. eu digo mais, enquanto ele fou treinador do porto é o melhor do mundo, mas quando sair para mim vai valer uma bosta!

    ResponderEliminar
  7. Amigo Estilhaço,
    Nem concordo, nem discordo... e tb é verdade que ainda não conquistou o coração de todos os Portistas... de mim, ganhou por ora o meu respeito, o resto, espero que na próxima época venha por acréscimo.
    Para o próximo ano, não há desculpas... quero ver o que ele vale realmente com um plantel de base e com uma época já de aquecimento.
    Vou aguardar; depois me pronunciarei.
    Por ora... sim, é verdade: tem todo o meu respeito... e ademais, como já aqui disseram, se é treinador do FC Porto, é o meu treinador e mai'nada.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar