26 junho, 2007

O nosso vício de ganhar...

A minha primeira crónica neste reputado blog servirá para vos fazer uma síntese do que foi a época que agora terminou nas modalidades praticadas pelo FC Porto. O desafio a que me proponho é o de, preferencialmente, destacar aqui, todas as semanas os feitos e os factos das mais variadas equipas do FC Porto. Desde o andebol ao hóquei em patins, desde os seniores aos infantis (sem esquecer também as camadas jovens do futebol). Espero que dentro de um ano tenha contribuído para que mais e mais Portistas acompanhem as modalidades de alta competição do FC Porto, de preferência, ao vivo.

Na época transacta (2005/06), o Porto conseguiu títulos em todas as modalidades, foi campeão no futebol, pentacampeão no hóquei e venceu as taças de Portugal em andebol e basquetebol. Esta temporada o cenário voltou a repetir-se, um facto demonstrativo da total hegemonia do FC Porto no panorama desportivo Nacional. A grande verdade é que enquanto uns se preocupam em lançar suspeitas de forma a esconder repetidas épocas de insucesso absoluto, outros, os tais que vestem de azul e branco, não se cansam nunca de ganhar, seja qual for a modalidade.

Nesta temporada (2006/07), o FC Porto venceu o bicampeonato de futebol e a supertaça Nacional. No andebol ganhamos a Taça, tal como no basquetebol. No hóquei fomos hexacampeões e vencemos ainda a supertaça. Nas camadas jovens, no futebol ganhamos em juniores e iniciados, no basquetebol ganhamos em sub24, em juniores B e iniciados e no hóquei ganhamos em juvenis, iniciados e infantis. Ou seja, 14 títulos Nacionais a juntar aos 10 obtidos na temporada anterior. Isto é absolutamente fantástico. Diria que quase inigualável...

Desde 1989 que sigo atentamente as modalidades do FC Porto, desde que dei por mim a seguir na RTP2 um Setúbal-Porto em andebol que os Dragões ganharam por 19-18 com uma recuperação fantástica na ponta final. Desde essa altura fiquei um fã do andebol e sigo os Dragões também no hóquei e no basquetebol. Vou muitas vezes ver a nossa equipa de futebol mas, digo-vos do coração, que o sentimento que se vive nos pavilhões, a tal mística, é bem mais sentida nesses locais, facto que me tornou assíduo dos pavilhões onde joga o nosso Porto.

Este fim de semana, jogaram-se as últimas competições Nacionais. No hóquei em patins o FC Porto já tinha sido campeão de juvenis e seniores tendo este domingo arrecadado os títulos de iniciados e infantis deixando para trás Benfica e Sporting. Que mais dizer? Apenas dizer que nos últimos fins de semana temos ganho títulos atrás de títulos. Vamos agora descansar.

Este sábado estava eu em casa, em puro descanso desportivo, quando ligo a televisão e vejo na SIC um Benfica-Porto em futebol de praia. Deixei-me ficar por lá até ao fim e cheguei a vibrar com os golos de jogadores que nunca tinha sequer ouvido falar. O Porto ganhou 4-3 e ontem na final goleamos o Sporting por 7-4. É aquele vício de ganhar... Será das camisolas?

Saudações azuis e brancas,
Lucho

21 comentários:

  1. Lucho,
    Antes de mais, parabéns pelo teu 1º post oficial... e que carago, que GANDA POST!! Fantástico.
    Quem mais que tu para nos dares todas estas informações?
    Admito a minha ignorância... algumas delas sabia... outras, admito, tinham-me passado ao lado.
    Já «colhia» muito informação no teu blog, mas com o fecho, sei que a partir de agora, por aqui, eu, eles, todos nós, estaremos muito melhor informados!
    Muito obrigado pela tua dedicação e pelo teu esforço desinteressado, que não uma paixão louca e desenfreada pelo nosso FC Porto.
    Depois de ler este teu primeiro post, o primeiro pensamento que me veio à cabeça, foi: "c'um carago... era mesmo isto que aqui faltava... mas que ganda sorte eu e todos os nossos leitores tivemos... mas que GRANDE CONTRATAÇÃO... o azar de uns (o teu blog), é a sorte de outros (o nosso blog)!!"
    Foi isto mesmo... sem tirar, nem pôr!
    Olha, fantásticos parabéns mais uma vez, e que continues de hoje em diante com toda esta «pica»... não espero outra coisa de ti, depois de ter tido a felicidade de nos termos conhecido pessoalmente... és dos nossos, carago! ;-P
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caro Lucho muito mas mesmo muito bem-vindo!! Que falta que faziam essas informações tão preciosas acerca de outras modalidades que não o futebol. É caso para dizer que tu és um bitaiteiro de “Luxo” :)) também estive assistir a esse jogo pela tv do futebol de praia e muita alegria me deu ouvir o ex-papagaio Malheiro a comentar e a engolir em seco depois da derrota do seu malfica, foi lindo!! Parabéns e força para o que aí se avizinha.

    Obs – Só uma nota acerca da grandeza de certos clubes, segundo O Jogo, e contabilizando as camadas jovens de futebol, a coisa é o seguinte:
    FC Porto e clube da freguesia possuem o mesmo número de títulos: 73 (FC Porto = 22 séniores; 19 Juniores; 17 Juvenis; 13 Iniciados; 2 Infantis), clube da freguesia, eles que façam as contas. Quer isto dizer que para o ano lá estaremos à frente deles em todos os aspectos e mais alguns.

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais deixa-me dar-te os parabens pelo teu post, pois está com muito nível.
    Em seguida deixa-me fazer apenas uma pequena correcção. No basquetebol não fomos campeões em juvenis (cadetes) mas sim em juniores b (sub 18).
    Não leves a mal este meu reparo.

    Saudações dragonianas

    ResponderEliminar
  4. ola amigos
    espero que esteja tudo a andar por ai por porto..gal....
    estou aqui com "nostros hermanos"
    em palma de maiorca...
    a temperatura ta boa.... tsssssssssss
    Miau para te responder a tua mensagem.. as tainhas estao um pouco velhas... e quanto ao banho nocturno ta dificil e que a noite levanta-se um vento que depois de molhado deve dar para arrepiar.....
    kissssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Blue Boy, sabes que para mim tb é um prazer mt grande escrever neste blog magnífico.

    Sr.António essa do nº de títulos tb já sabia mas se lhe somarem as taças, supertaças e provas europeias já estaremos, de certeza, na liderança.

    Relativamente ao título de basquetebol eu sabia q era de juniores B mas como no futebol essa categoria se equipara a juvenis, pensei q era a mesma coisa. E no fundo é sempre mais um título do grande FCPorto.

    ResponderEliminar
  6. ola a todos
    o desvira esta muito esquesito!!!! eu bem o vejo a olhar por cima dos oculos para as babes....por isso as tainhas nao sao assim tao mas como ele diz...
    mas eu estou de olho...."NELE..S"
    beijos a todos

    ResponderEliminar
  7. Amigo Lucho, parabéns pelo excelente post, não sabemos fazer mais nada que ganhar titulos e isso é bom, a modalidade que mais acompanho é o andebol por estar a jogar em Santo Tirso, só fico triste porque dà-me a senssação que ninguem se entende fora dos pavilhões nesta modalidade.
    Pronto vamos ficar á espera de mais um titulo, numa qualquer modalidade.

    P. S. - Blue Boy parabéns por esta magnifica contratação de Verão, o Lucho era o Pivot que faltava a este blog.

    ResponderEliminar
  8. Grande Lucho! Lamento o encerramento do teu blog, mas pelo menos continuamos a acompanhar as modalidades amadoras aqui, pela tua escrita. Lamentavelmente, na vertigem do futebol, muitas vezes as modalidades amadoras são algo esquecidas. E elas dão-nos tantas e tantas alegrias. Também eu acompanho, mais pela TV, alguns desses jogos. E, já que referiste esse jogo de andebol contra o Setubal que te criou nova paixão - o andebol - o que dizer da fabulosa recuperação, este ano, na final da Taça, contra os mouros? Que grande jogo. Quando dei por mim, estava aos berros, no sofá de casa, nervoso como o caraças, puxando por aqueles magníficos atletas. Também por aí, nas amadoras, se vê o brilhantismo e ecletismo do Porto.
    Quanto aos escalões de formação, tá tudo dito: não tardam nada, ainda aparece um apito dourado, pois os "outros" nada ganham:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Ola

    Só para anunciar que começa hoje (26/06/2007) a Copa America em Futebol, para verificar onde poderá ver todos os jogos em directo basta entrar em:

    WWW.Futebolnatv.Blogspot.com

    Ao Vosso serviço desde 20 Agosto de 2006!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. ó desvira vai trabalhar carago.....

    dasse...ainda dizes que está mau....está mau é para os empregados....hehehhehe

    abraço e boas férias corte muito....

    amigo lucho- desculpa lá este 1º aparte.

    o post tá bom abraço para ti e continua a trabalhar que eu fico aqui sentadinho a ler....hehehehh

    ResponderEliminar
  11. Um aparte... Amigos Desvira e Vera: boas férias, com muito solzinho, gajas boas e montes de "pás e catrapás de amor".
    Pronto, vá lá... nós estamos todos à espera de boas noticias... lembram-se? LoL
    aKeLe aBrAçO, divirtam-se muito e gozem ainda mais,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Dragão azul:
    Nas últimas épocas tenho ido tb a Santo Tirso ver o Porto em andebol, da próxima combinamos, ok? Parece q agora vamos ter o Eduardo Filipe de novo no FCPorto, grande contratação para o nosso andebol.

    Paulo Pereira:
    o JOGO da taça q falas foi no dia do Porto/Aves, estava eu no dragão mas n descansei enqt não soube o resultado:) Foi um prenúncio para o q iria suceder horas depois...

    Estilhaço:
    Espero é q o Responsável pela OPA do meu blog n me venha com insultos tipo dizer q tb já pertenço à 3ª idade:)

    Caxana:
    Estás sempre de férias, não percebo...

    ResponderEliminar
  13. Amigo Lucho, olha que não, olha que não... tu bem sabes que os insultos por aqui, estão sempre guardados para os mesmos «cromos» dos costume, e nunca, mas nunca mesmo são para os «nossos»... e ademais, quem disse que já ias na 3ª idade? já foi assim há tanto tempo que nos encontramos? LoL
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - e claro que sim, o Caxaninha é um bom cliente da «segurança social»... dói-lhe tudo e a toda a hora... menos para dar umas caneladas nos torneios de futebol, porque diz ele que a médica o aconselhou a fazer desporto, porque parece que «lhe faz bem»... pois tá bem! ganda músico!

    ResponderEliminar
  14. LUCHO :

    E X C E L E N T E !
    (como era de esperar)


    Podes crer que não é das camisolas.

    É da CRENÇA , da FIBRA e da ATITUDE daqueles que , um dia ,
    se entregaram de corpo e alma ao mágico F.C.PORTO !

    ResponderEliminar
  15. REVOLTA DO DRAGAO CONTRA A DESINFORMAÇAO

    http://www.petitiononline.com/dragao07/petition.html

    ResponderEliminar
  16. Esta vida de Dragão ... só dá Campeão... Arrasamos na maioria das modalidades que temos e nas várias camadas, vamos continuar a ganhar, é isto que irita muita gente.
    Excelente começo Lucho, grande aquisição Blue.

    ResponderEliminar
  17. Parafraseando António Gedeão:

    Porto Maravilhoso

    Eles bem sabem que no Porto
    Há constância na vitória,
    Tão certa tão peremptória
    Como outro qualquer conforto;
    Como um shot, uma bebida
    Que nos inebria, nos exalta
    Que faz com que a sua malta,
    Sempre em comemorações
    Grite: SOMOS CAMPEÕES...
    Os Verdes pinhos se agitam
    As Aves penadas gritam
    Alto fica o céu azul.

    Eles bem sabem que no Porto
    Há raça, há querer, há crença
    Há esta certeza imensa
    De vencer; mas sobretudo
    Mora cá o enorme orgulho
    De não termos quem nos vença.

    Eles bem sabem que no Porto
    Há boa organização
    Há uma forte direcção
    Sempre os melhores treinadores
    São da elite os jogadores
    Uma massa associativa
    Aguerrida e força viva
    Duma cidade altaneira
    Livre, invicta, com renome
    Nos abrasa, nos consome
    E nos enche a alma inteira.
    Que no Estádio do Dragão
    Quem lá vai vê maravilhas
    Pingas, Hernânis, Cubillas
    E tantos outros que não
    Posso deixar de lembrar:
    Madjer e seu calcanhar
    Gomes e sua bibota,
    Baía o mais medalhado,
    Deco o mágico à solta,
    Mourinho o sempre lembrado,
    Jorge Costa, o Capitão
    Também o Pinto João
    Tantos mais que deram brado.

    Eles bem sabem, mas não querem
    Que o Porto seja o melhor
    E conspiram, mentem, ferem;
    Mas o Porto se agiganta
    Cada dia está maior
    Cada dia mais nos espanta.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns aos SUB15 DO FCPORTO BASKET que pela 1ª vez ganharam tudo de oficial numa época!! FIZERAM HISTÓRIA!!

    ResponderEliminar
  19. Duranteos dias 8, 9 e 10 de Junho realizou-se, no Algarve, a Final 6 do Campeonato Nacional de Basquetbol de sub-15. O FC Porto saiu ilezo desta competição sagrando-se Campeão Nacional sub15 passado 8 anos, pela 4 vez na sua história.

    Resultados:

    Galitos de Aveiro Vs FC Porto - 42 / 52 - 08/06/2007

    FC Porto Vs. Queluz - 49 / 36 - 08/06/2007

    Lusitânia (Açores) Vs. FC Porto - 34 / 68 - 09/06/2007

    Atlérico Clube Reguengos de Monsaraz (Alentego) Vs. FC Porto - 47 / 48 - 09/06/2007

    FC Porto Vs. CAB Madeira - 42 / 41 - 10/06/2007



    Classificação:

    1º FC Porto , 5 vitórias (Candidato à vitória)

    2º Galitos de Aveiro, 4 vitórias (Candidato à vitória)

    3º Queluz, 3 vitórias (Principal Candidato à vitória com 3 atletas com mais de 1.90m; equipa mais alta e forte), eleminou o principal candidato ao titulo na fase de apuração, o Barreirense - Surpresa negativa

    4º CAB Madeira, 2 vitórias

    5º Atlético Reguengos de Monsaraz (Alentejo) - Surpresa positiva (Perdeu com o FCP por 1 ponto, com o Queluz e o CAB M. por 4p., e ganhou por 60 pontos ao Lusitânia, maior vitória da competição)

    6º Lusitânia (Açores), 0 vitórias - foi a equipa claramente mais fraca


    Mais informações no site oficial do FC Porto (secção de basket), e no site da Federação Portuguesa de Basquetbol.

    P.S.: Este é já o terceiro título que os escalões de formação de basquetebol do F.C. Porto alcançam no espaço de uma semana, depois de a equipa B e os juniores B terem conquistado os respectivos campeonatos, naquela que constitui uma prova inequívoca da aposta forte que o clube faz nos mais jovens.

    ps: http://o-grande-fcporto.blogspot.com/;

    http://o-grande-
    fcporto.blogspot.com/2007/06/fc-porto-campeo-nacional-sub-15.html

    ResponderEliminar
  20. ola amigos blues;

    parabens pelo post lucho....five stars...espero que nao te estrages!!!

    aquele abraço

    ResponderEliminar