04 abril, 2016

ALGUNS PORTISTAS “MERECEM” ISTO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Quinze dias após o último jogo e após muitas ausências devido aos compromissos para as seleções, o FC Porto volta ao campeonato para jogar no Dragão frente ao último classificado, um jogo com pouco a ganhar e muito a perder.

Neste período sem jogos, deu para confirmar algumas coisas. Nomeadamente, para confirmar pela milésima vez a mediocridade do plantel do FC Porto, com o Casillas a salvar a Espanha de uma derrota certa, com Danilo Pereira a ser fundamental na vitória frente à Bélgica, com Maxi Pereira a contribuir para cimentar o 1º lugar do Uruguai na zona de qualificação sul-americana para o Mundial-2018, com Herrera e Layún titulares na vitória do México, com Corona a marcar um fantástico golo nessa mesma vitória, com Suk a marcar um golão na Tailândia ou com Brahimi a ser fundamental mais uma vez na Argélia.

Nesta altura, há obviamente 2 dimensões no que ao discurso do FC Porto diz respeito. Uma, é logicamente o discurso, atitude e sobretudo o comportamento dos profissionais do FC Porto nas últimas semanas de competição oficial de que ainda estamos na luta pelo título e de que ainda há muito para ganhar; outra, é obviamente aquilo que possivelmente 99% dos Portistas pensam no seu íntimo: o título de campeão já se foi há muito tempo, apenas restam dois objetivos que dependerão não só da competência própria mas também de terceiros, ou seja, obtenção do 2º lugar e conquista da taça de Portugal.

É dilacerante para mim, enquanto Portista, chegar a esta altura e constatar que com mais de um mês de competição pela frente lutamos pelo 2º lugar e por uma taça de Portugal. Pior é pensar que se esses dois objetivos forem conseguidos, a época até nem seria má... Em suma, este não é a bitola a que nos habituamos!

Infelizmente, nos últimos 3 anos, todos nós caímos num pesadelo difícil de imaginar há uns anos atrás. E sabem o que vos digo, é verdade que muitos de nós não merecemos aquilo que nos está a acontecer, mas há uma parte significativa de Portistas que merece, vírgula por vírgula, tudo aquilo que está a acontecer.

Merecem aqueles que durante anos tinham como dogma irrefutável aquela peregrina ideia de que no FC Porto: “qualquer macaco sentado no banco servia para ser campeão”... Merecem aqueles que durante anos consideravam o título de campeão nacional como um dado adquirido, que os adversários eram meros pinos que seriam derrubados naturalmente, não dando valor nenhum ao mérito e competência de todos os profissionais do FC Porto.

A isto, chama-se egocentrismo e arrogância. 30 anos de muitas vitórias transformaram infeliz e naturalmente muitos de nós em seres arrogantes e com níveis de exigência que muitas vezes se tornam em pura e simples estupidez.

Merecem aqueles que durante dois anos achincalharam, insultaram e chatearam o último treinador campeão nacional no FC Porto. Até ao resto dos meus dias, não me esqueço do cabrão (é o termo mais simpático que encontro!) que na festa do tricampeonato de 2013, afirmou em plena festa do título: “O VP deveria ir para o olho da rua, para o centro de emprego”.

Merecem os que queriam bom futebol porque o futebol de VP era enfadonho e triste...

NOTA FINAL: Quando não se ganha, é muito fácil encontrar “bodes expiatórios”. Nos últimos 3 anos, praticamente tudo tem servido de argumento para explicar o insucesso do FC Porto. Ultimamente, o tema das comissões tem sido particularmente esmiuçado no universo do FC Porto, e pelo que às vezes ouço e leio, é um fator fundamental no insucesso recente do FC Porto. Sim, é verdade que se têm cometido erros de gestão desportiva nos últimos anos, que se calhar escolheu-se mal treinadores, errou-se no timing de algumas decisões, tudo isto (e muitas outras coisas) é a mais pura das verdades. Mas, no meio de toda esta gritaria, se calhar, importa também questionarmos a nós próprios com calma sobre o seguinte:

1) Será o FC Porto o único clube à face da terra, excessivamente dependente dos chamados agentes FIFA nos tempos que correm, pagando comissões exageradas e muitas vezes indo buscar verdadeiras "ameixas" em vez de apostar em jovens da formação?

2) Basta recuar 5 anos para encontrarmos um ciclo de 3 anos em que o FC Porto ganhou tudo, com a exceção da Champions League, nomeadamente um tricampeonato, taças, supertaças e uma Liga Europa, tudo isto entre 2011 e 2013. A questão é: também nesse período não se pagavam chorudas comissões, também não se cometiam erros na contratação de alguns jogadores (Walter em 2011?!?!), logo, também não se tinha demasiada dependência de agentes exteriores ao clube?

Quando se perde, tudo parece errado e errático, mas nem está mal quando se perde, como nem tudo está bem quando se ganha. Este é um bom principio de análise à atual situação do clube.

17 comentários:

  1. Em cheio, estou totalmente de acordo,só que agora vão pagar todos por causa dos erros de alguns, mas a vida é assim.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Há um ditado popular que diz "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".

    No futebol, o pão são os títulos.

    Sem títulos, e órfãos de liderança, a anarquia instalou-se no Reino do Dragão. A História está repleta de linchamentos populares e julgamentos sumários, onde qualquer culpado é benvindo.

    Só nesta época, a caça às bruxas começou no treinador, passou pelos jogadores, agora é a SAD. Qual será o próximo?

    Todos têm a sua quota parte de culpa. Mas é preciso não esquecer que os adeptos também a têm.
    Por muita culpa que Lopetegui, Imbula, Marega, Aboubakar, Herrera, Casillas, a SAD ou Pinto da Costa possam ter, não foi nenhum deles que assobiou e pressionou a equipa no Dragão, tornando o ambiente insuportável, e dando trunfos a adversários.

    Se continuarmos a dividir e destruir, como o estamos a fazer no presente, receio que vamos começar a penar por muitos anos...

    PS. Um pequeno àparte. Enquanto andamos entretidos a ver comissões e negócios, existe um clube em Portugal que se dá ao luxo de escolher quando lhe dá jeito ter um penalty assinalado contra. Nojento!

    ResponderEliminar
  3. O novo portista caviar, do telemóvel ultima geração, da selfie e do McDonald's vai ao Dragão, não para ver o jogo, mas para postar no facebook e fazer análise aos balanços e balancetes da SAD. Percebe de aritmética, mas quer mostrar ao parceiro do lado que é economista, debitando umas bacoradas que ouviu Rui santos vomitar. É um às em Ungry Birds e pensa que Brahimi é um desses bonecos. Enfim

    ResponderEliminar
  4. PERGUNTAS?

    Porque é que o futebol não ganha nada? (Culpa do treinador? Falta de qualidade dos jogadores? Ou as duas?)
    Porque é que o hóquei em patins perde constantemente. (Culpa do treinador? Falta de qualidade dos jogadores? Ou as duas?)
    Porque é que o patético canal e o departamento de imprensa AZUL E BRANCO não defendem os PORTISTAS?
    Porque é que não existe uma estratégia de propaganda/marketing forte que promova a imagem do FCPORTO?
    Porque é que PC e a sad estão paralisados? (Incompetência? Desinteresse? Comissões? Ou as três?)

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  5. O desporto em Portugal é um nojo. E a comunicação social é um pau mandado dos mouros e lagartos. Dito isto o FCP tem culpas do mal momento que atravessa, má escolha de treinador, falta de um ponta-de-lança verdadeiramente matador e por fim um maestro no meio campo. Não podemos esquecer, sem dar isto como desculpa facil, que jogamos contra 14 e contra a escumalha que controla o poder no futebol Português.

    ResponderEliminar
  6. "aquilo que possivelmente 99% dos Portistas pensam no seu íntimo: o título de campeão já se foi há muito tempo". se pensam assim, merecem. se à miníma dificuldade desistem então sim, é inevitável, vão perder tudo. Lembro que da última vez que o FC Porto foi campeão, semanas/meses antes já muitos portistas davam os parabéns ao benfica. Depois o miúdo Kelvin marcou um golo e tudo ficou alegre.

    Não concordo nada com isso do mercer ou não merecer mas em linha com aquilo que escreveu, você é um dos que merece.

    ResponderEliminar
  7. Muito mal abordado o problema das comissões.

    Porque, se bem entendo a indignação de muitos portistas (eu incluído), a questão não está nas comissões em si mesmo, mas sim em alguns dos seus destinatários.

    Não fosse o "football leaks", eu desconhecia o papel que o Alexandre Pinto da Costa assumiu nos últimos anos em termos de "fornecedor" do Clube. Apenas e só por conivência e cumplicidade do pai. Simplesmente revoltante, até pelo passado de ofensas ao clube deste personagem.

    O caso do contrato do Rubem Neves, esse é simplesmente chocante. Um jogador da formação, por coincidência das coincidências, arranja para empresário o irmão do administrador da SAD a quem se paga quase 300 000 € e dá 5% do passe, apenas para o jogador assinar contrato com o clube que já representava?

    Pior que a decadência desportiva evidente, pior que a decadência financeira que a seu tempo ficará evidente aos olhos de todos, pior que tudo é esta decadência ética e moral com a complacência, a cumplicidade e a conivência de quem devia zelar pelos Superiores interesses do Clube.

    ResponderEliminar
  8. Quando o interesse financeiro se sobrepõe ao desportivo dá nisto.É urgente mudar.

    ResponderEliminar
  9. @Pedro,

    Comparar a época 12/13 com a atual época é pura e simplesmente um exercício de fé.

    Uma coisa é olhar para um cenário de forma realista, outra coisa é olhar para o cenário como um exercício de fé.

    Não se trata de desistência, trata-se de olhar para as coisas de forma realista e racional.

    Se dependesse dos meus desejos, ganhávamos todos os anos, mas não, enfiar a cabeça na areia também não ajuda nada.

    Se é possível sermos campeões? Sim é…

    Se é possível eu ganhar o euromilhões? Sim, também é…

    Os jogadores, treinador e dirigentes é que têm a palavra. Os adeptos pelo menos não devem desajudar. E constatar num simples post de um blog, que o campeonato neste momento é uma miragem não é desajudar, mas sim olhar para as coisas de forma racional. Daí eu dizer que os profissionais do clube, têm de continuar a acreditar e trabalhar nos limites até à última jornada.

    ResponderEliminar
  10. "Muito mal abordado o problema das comissões."

    Em nenhum momento desvalorizei o problema. Apenas disse que é um problema de há muitos anos, que agora quando se perde, está mais empolado. Acho que isso é inegável.

    Se por milagre, agora ganhássemos todos os jogos até ao fim, e os rivais desatassem a perder jogos, já ninguém se lembrava das comissões no final da época.

    Agora, acho que é redutor resumir tudo às comissões. Por exemplo, há outro erro gravíssimo que foi cometido nos últimos 2 anos com consequências desastrosas, nomeadamente o poder que se deu a um treinador para ir buscar quem queria, aonde queria e como queria...Mas disso não ouço tanta gente falar, e esse sim foi um erro com ligação mais que direta ao insucesso desportivo.

    ResponderEliminar
  11. RCBC vocês já desistiram do campeonato quando o FC Porto perdeu em Alvalade. A tua narrativa é própria de quem vai arder no inferno

    ResponderEliminar
  12. Prof. Sousa04 abril, 2016

    que mal tem os adeptos irem ao estádio para se divertirem e comerem pipocas? o futebol não é entretenimento? é o estilo americano, lá são todos assim, por cá também há muitos em todos os clubes e em todos os países. Não será por isso que o FC Porto deixa de ganhar, quem dirige tem de estar preparado para essas situações. Se a gestão for feita consoante os assobios dos adeptos garantidamente que os títulos vão rarear.
    se vocês encaram o portismo como uma religião estão no vosso direito mas não têm o direito de incomodar os outros por causa disso. Reduzam-se à vossa insignificância. Deviam saber que esse não é o caminho mais saudável.

    ResponderEliminar
  13. Comissões sempre existiram. Negócios para dar de 'mamar' (fala-se muito agora do APdC) sempre existiram também (António Araújo por exemplo), não só aqui como para os lados de carnide, por exemplo. O problema é que agora não se ganha. Se esta 'crise' pela qual estamos a passar nos permitir dar o passo em direção às exclusivas comissões obrigatórias na compra dos melhores jogadores, então aí estaremos um passo à frente, voltaremos a ganhar e quando isso acontecer os outros irão passar pelo mesmo.

    ResponderEliminar
  14. "Se por milagre, agora ganhássemos todos os jogos até ao fim, e os rivais desatassem a perder jogos, já ninguém se lembrava das comissões no final da época"

    Podes falar apenas por ti. Por mim, considero o assunto de tal gravidade que nenhum resultado desportivo o pode fazer esquecer. Para além da questão ética, que tem o valor que cada um lhe queira atribuir(para mim muito), é o próprio património do clube que está a ser delapidado, é a situação financeira que se deteriora.

    O problema é que, neste momento, "ninguém" (para utilizar a tua palavra) se dá conta das reais consequências a prazo deste tipo de actos de gestão. Mas, quando essas consequências, necessariamente nefastas, se começarem a fazer sentir, então aí vou ver muita gente a mudar de opinião, possivelmente tarde demais.

    ResponderEliminar
  15. Subscrevo quase na totalidade porque faltou mencionar as "arbitrages" e o seu gerente!

    ResponderEliminar
  16. Somos...ridículos! Todos nós!
    Só pergunto a mim mesmo...o q mais será preciso para ISTO virar o barco???!!!
    Se perante tamanha vergonha, ninguém da SAD der a cara ( se a tiverem ainda) então...algo de MUITO MAIS GRAVE se passa!
    Estou pasmado.

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  17. Quando li a frase "macaco sentado no banco" fiquei todo contente, mas afinal foi ilusão... Continua a ser o Peseiro e com este não vamos a lado nenhum. Mesmo nenhum!

    ResponderEliminar