04 abril, 2016

AINDA É POSSÍVEL BATER MAIS FUNDO?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-TONDELA, 0-1

Primeira Liga, 28ª jornada
seg, 4 Abril 2016 • 19:00
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 16.217


Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Pereira.
4.º Árbitro: Renato Gonçalves.

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Chidozie, Martins Indi, Layún, Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera (c), Corona, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Rúben Neves, Varela (79' Layún), Marega (87' Brahimi), José Ángel, Suk (61' Sérgio Oliveira), Tomás Podstawski.
Treinador: José Peseiro.

TONDELA: Cláudio Ramos, Oto'o Zué, Pica, Kaká, Nuno Santos (c), Lucas Souza, Luís Alberto, Hélder Tavares, Nathan Júnior, Wagner, Romário Baldé.
Suplentes: Zubikarai, Tikito (88' Wagner), Murillo, Erick Moreno, Sebaihi, Menga (73' Romário Baldé), Karl (79' Luís Alberto).
Treinador: Petit.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Luís Alberto (59').
Disciplina: cartão amarelo a Luís Alberto (37'), Danilo (40'), Lucas Souza (61'), Menga (81'), Brahimi (83').

Esta crónica vai ser tão vazia como o actual estado crítico do FC Porto. O clube e, mais propriamente, a equipa estão como aqueles doentes ligados às máquinas. E mesmo assim só por milagre se mantêm vivos.

Eu pergunto se o FC Porto já bateu bem no fundo ou se é preciso acontecer como aconteceu na A14 com o abatimento da via. Perder com o último classificado da liga, condenado à descida de divisão e que o FC Porto B bateria sem apelo nem agravo, é vergonhoso, inacreditável e inaceitável em qualquer parte do mundo. É inqualificável!

Ver no fim do jogo o presidente do clube, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, a ser enxovalhado e insultado é um acontecimento histórico e inédito. Nem mesmo no regresso de Belém em 2000 se viu tal coisa.

Ver a sua postura na cadeira presidencial é confrangedor como se não se importasse nada com o que se está a passar com o clube.

Ver o presidente a virar costas para o público e cumprimentar o presidente da liga como se não fosse nada com ele é deprimente e irreconhecível.

Ver o presidente a ser amparado e levado do camarote presidencial pelo bi-bota Fernando Gomes como se fosse uma criancinha é lamentavelmente triste.

Eu não reconheço este FC Porto. Eu não fui habituado ao longo de muitos anos a ver o FC Porto como estou a ver o presente FC Porto. É um autêntico filme de terror. Fico até com dúvidas se é mesmo o FC Porto que vejo jogar semana após semana.

É tão mau, tão mau que eu já tenho sérias dificuldades em escrever as crónicas semanais pois os adjectivos para qualificar o clube e a equipa esgotaram-se e falar no que se passou no jogo está fora de questão. Há problemas e coisas bem mais graves do que falar nos primeiros 20 minutos da partida, do golo de belo efeito marcado pelo Tondela ou a flagrante oportunidade de Corona na 2ª parte.

Isto é muito pouco para um clube que durante 34 anos me habitou a vitórias e a lutar por vitórias. Não reconheço este clube. Jamais vi o clube como se apresenta agora, desde 1980. Ano em que comecei a acompanhar o clube.

Algum dia o presidente estaria impávido perante uma situação destas?
Algum dia o presidente não reagiria a tamanha crise no seio do clube?
Algum dia o presidente viraria as costas aos sócios no fim do jogo e subiria os degraus do camarote presidencial amparado a caminho do seu leito?
Algum dia o presidente não reagiria aos protestos e contestações de sócios e adeptos?
Algum dia o presidente mentiria numa assembleia-geral sob o risco de ser desmentido, tal como acabou por ser à posteriori, sobre a tão propalada presença do director do jornal A Bola na Gala dos Dragões de Ouro?

É isto que os sócios vão votar no próximo dia 17 de Abril?
É isto que 57 delegações apoiantes desta direcção pretendem para o futuro?
É isto que vai ser o futuro do clube?
É isto que nós todos vamos aceitar?

Não há ninguém que possa constituir-se como uma verdadeira alternativa, credível que queira dar um novo rumo ao clube?

Estamos no charco.
Estamos na lama.
Estamos completamente à deriva, sem rumo!

FC Porto-Tondela? Resultado justo, sem espinhas, sem qualquer contestação. O Tondela condenado apresentou-se ambicioso. O FC Porto, com aspirações ao 2º lugar que dará entrada directa na champions league da próxima temporada, apresentou-se para jogar futebol durante 20 minutos. Quem se apresenta assim, merece o que tem.

Os jogadores? A maioria teria guia de marcha no fim da época. Ficaria com meia dúzia deles e o resto é para despachar. Não vou particularizar mas há jogadores que podem brincar no quintalzinho. E que se ponham a milhas!

O treinador? Veio para cá para ser autenticamente chamuscado. Nunca quis perceber o que alguns consócios me disseram sobre a substituição de Lopetegui. Hoje dou-lhes razão. Porque para chamuscar um treinador, então que fosse Lopetegui. Poupar-se-ia dinheiro e trabalho.

José Peseiro é bom homem, mas não é treinador para o clube. Esqueçam. Peseiro será mais um Couceiro. Está a prazo e com guia de marcha. Com Peseiro no próximo ano ou com outro treinador competente a diferença não será muita SE (e deixem-me vincar o SE) esta direcção continuar.

Acreditar que esta direcção e este presidente possam virar o momento actual do FC Porto é como uma criancinha de 4 ou 5 anos acreditar que o Pai Natal é de carne e osso.

O Presidente está debilitado a nível de saúde. É indesmentível. E depois também está muito mal rodeado. E por estes factos, o clube irá ser arrastado pela lama até ao momento em que todos vão perceber que o FC Porto de Pinto da Costa acabou!

A minha participação neste blogue de excelência está prestes a chegar ao fim e tenho pena. Mas é inevitável. Começam a faltar as forças e a vontade de fazer algo por um clube que adoro, mas que está infestado por todo o lado, é cada vez menor.

Próxima paragem: Paços de Ferreira!



DECLARAÇÕES

José Peseiro: “Faltou-nos agressividade, intensidade e eficácia”

José Peseiro assumiu a responsabilidade pela derrota do FC Porto diante do Tondela (0-1), no jogo da 28.ª jornada da Liga NOS. O treinador reconheceu que faltou à equipa agressividade, solidariedade, sentido coletivo, capacidade de reação e ainda eficácia para concretizar as várias oportunidades criadas ao longo dos 90 minutos: “Não fomos a equipa que já mostrámos ser noutros jogos e que foi capaz de dar a volta a resultados desfavoráveis. Este clube, a sua história e os seus adeptos merecem mais do que aquilo que fizemos hoje”.

Na conferência de imprensa após o encontro desta segunda-feira, o técnico dos azuis e brancos começou por identificar as causas que ditaram “um jogo menos conseguido” e a segunda derrota em casa para a Liga: “Não estivemos juntos, solidários, não fomos tão ambiciosos e tão coletivos, não fomos tão equipa como já mostrámos noutros momentos e que nos permitiram superar as dificuldades. Faltou-nos ambição, motivação, consistência e combatividade”. Mas faltou mais, prosseguiu José Peseiro, insatisfeito com a reação da equipa à desvantagem no marcador: “Um golo sofrido não nos pode deitar abaixo, não nos pode desestabilizar ao ponto de não conseguirmos impor um futebol mais intenso, aglutinador, pressionante e ofensivo”.

O FC Porto atacou mais, rematou muito mais e teve “várias situações de golo para sair desta partida com outro resultado”, sublinhou o treinador. Porém, faltou-lhe eficácia na hora do remate, aquilo que, aliás, sobrou ao Tondela: “Começámos muito bem o jogo, mas depois deixámos de ser a equipa que temos sido. Mesmo assim, mesmo não tendo sido afirmativos como temos sido, criámos oportunidades suficientes para vencer este jogo”, defendeu Peseiro, lamentando ainda que “o único remate do Tondela enquadrado com a baliza” tenha resultado em golo .“Tudo nos acontece”, desabafou.

Agora, o momento é de reflexão, de “mudar o chip” e de “reconstruir a equipa” para regressar às vitórias já na próxima jornada, em Paços de Ferreira (domingo, 18h15). “Infelizmente esta é uma derrota que nos deixa mais longe e a única resposta que devemos dar é recuperarmos e vencer o próximo jogo, porque temos condições para fazer melhor”, sublinhou o técnico, que reconheceu “ser normal” a manifestação de desagrado dos adeptos perante este resultado negativo: “Temos que reagir rapidamente e perceber que temos que ser muito melhores do que fomos hoje, porque a história deste clube assim o merece”, insistiu.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

4 comentários:

  1. Pronto! Batemos o fundo ! Apetece-me soltar um FODES ! Está feito! Se sinto me melhor não. E não vou me sentir melhor enquanto não terminar a época . Não vou me sentir melhor enquanto souber que estes jogadores ainda vestem este emblema que adoramos. RUA! Outra coisa importante. Acho que todos vão concordar que a aposta em Peseiro foi um fracasso total e seria um erro grave mantê-lo para a próxima época. Ele já teve tempo suficiente para pelo menos mostrar algo , e não vejo nada. Tirando um pouco mais de imprevisibilidade ofensiva e importantes carências defensivas. O lopetegui tinha que sair porque os jogadores funcionavam como robôs mas a equipa está pior. Bem pior. 90% do plantel tem que sair ...que mediocridade .

    ResponderEliminar
  2. Considero este o melhor blog do universo Porto...e espero que depois desta triste sucessão de tiros nos pés das nossas equipas ( modalidades incluídas ) não venham utilizar o tão célebre mas tb bacoco...tudo nosso, nada deles, ou o somos Porto ! Sim..nós os adeptos os que sofrem, os que vivem, os que amam incondicionalmente este emblema...sim esses, Nós Somos Porto !!! agora jogadores, técnicos e restante staff dizerem Somos Porto é um insulto! NÃO SÃO MERECEDORES...

    Um abraço a todos os portistas de um VG da verdadeira geração SD...

    SDG

    ResponderEliminar
  3. Está na hora, está na hora do Presidente ir embora, está na hora, está na hora da direcção ir embora...
    Tenham vergonha e abandonem!!! Isto a continuar vai ser muito pior nos próximos anos porque o dinheiro já não há e vamos acabar como o Glasgow Rangers na 4ª divisão, uma vergonha, Pinto tem vergonha, tudo o que nos deste está-nos a tirar e quem dá e tira no inferno vai acabar.

    ResponderEliminar