15 abril, 2016

NASCI DRAGÃO, NÃO FAÇAM DE MIM ANDRADE!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Num passado já muito distante, aqueles que apoiavam o FC Porto eram, não muito carinhosamente, apelidados de “Andrades”. Durante negros e numerosos anos de jejum, os “Andrades” viviam alguns momentos de felicidade, seja através de uma excelente equipa de andebol (os campeoníssimos, que levaram a que os rivais nos apelidassem de Andebol Clube do Porto), de um ou outro titulo nas camadas jovens ou de um campeonato nacional de basquetebol, liderado pelo mágico Dale Dover.

Os “Andrades” acreditavam que um dia chegaria a sua hora e até faziam coletas para pagar postes de iluminação ou comprar craques como Cubillas. Apesar do amor ao Clube e do espírito de missão, tinham uma estranha tendência para a autofagia: rasgavam cartões de sócio em barda ao primeiro revés, envolviam-se em inúmeras guerras internas e até chegavam a vetar o melhor treinador Português da atualidade, mesmo que o seu coração fosse Azul e Branco.

Eu não nasci “Andrade”, por isso a recordação é feita através dos relatos que fui ouvindo. “Andrade” para mim era o Marcial, o bigodudo chefe de família Portuense que ia às Antas no intervalo das “duras” que a sogra lhe dava na célebre série da RTP.

Nasci na era dos Dragões, fortes, corajosos, incisivos. Liderados por um Presidente irrepetível, com equipas feitas de raça, talento e magia, sabíamos bem o que nos distinguia dos outros.

Ninguém gostava de nós: só mesmo nós, os Portistas. Os outros tinham as estrelas e as manchetes, mas nós ganhávamos mais. Quando perdíamos não demorávamos muito a levantarmo-nos, mesmo que fosse na ressaca de um campeonato perdido em casa com o maior rival, nos últimos minutos de um jogo traumatizante. Respondíamos de pronto com um bicampeonato, mesmo quando eles é que tinham os craques mediáticos e iam buscar os Futres com o dinheiro do Estado centralista.

Aquelas camisolas tinham um padrão, não apenas nas riscas cuidadosamente desenhadas que então eram imutáveis e reconhecíveis a larga distância. Quem a vestisse muitas vezes tinha de ser especial. Cem ou duzentos jogos pelo FC Porto não era para qualquer um, fosse no futebol ou em qualquer outra modalidade. Tirar o pé ou jogar de cadeirinha não era coisa dos Dragões, desistir ou atirar a toalha ao chão antes de estarmos “mortos” não era coisa do FC Porto.

O FC Porto está doente mas a redenção é sempre possível, que se desengane quem pensa que isto acaba aqui e que vamos regressar sem luta ao tempo dos “Andrades”. Discutamos o que temos a discutir, sabendo da importância que representa manter a cabeça fria, por muito que isso nos custe. Este é o momento que o anti-Portismo sonhou anos a fio, por isso temos de separar o trio do joio e perceber o essencial: há quem discuta e questione por Amor, mas existem também muitos outros que só o fazem na esperança de nos afundar por largos anos.

O momento é quase de um “back to basics”, há que puxar atrás a fita para voltar a fazer o que tão bem fazíamos. Seja com quem for nos campos ou nos gabinetes, tenho a certeza que só com o regresso da MÍSTICA, do BAIRRISMO, do ORGULHO genuíno (não confundir com os soundbites repetidos até à exaustão), da RAÇA, do respeito pelas RAÍZES e da CORAGEM para ser inconveniente e politicamente incorreto num pais de falsas virgens é que poderemos voltar a ser aquilo que fomos durante mais de 30 anos: o Melhor Clube Português e o orgulho de todos os Tripeiros.

PS - Três anos e meio e 80 textos depois, chegou o momento de fazer uma pausa neste exercício nem sempre fácil que é escrever sobre o FC Porto. Foi uma aventura fascinante, desafiante e bastante exigente aquela que abracei num já longínquo Dezembro de 2012, num convite do bLue bOy que muito me sensibilizou, uma vez que significava poder dar a minha modesta contribuição a um blog que já admirava à distância. Muitas coisas mudaram desde esse dia, quer pessoal, quer profissionalmente. No entanto, há uma coisa que se mantém intacta e imutável, ontem, hoje e para sempre: o Amor incondicional ao FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Nem podia ser de outra forma, porque “…nasci às 19h00 de uma sexta-feira, pronto para um fim de semana de FC Porto x benfica no domingo nas Antas. E ganhámos 2-0!”

Até um destes dias!
MM

--» O MEU ARQUIVO: todos os meus textos AQUI.

17 comentários:

  1. Isso está nas mãos de JNPC.
    Se ele colocar o SUCESSO do FCPORTO acima das vitórias comissionistas, TRIUNFAREMOS.
    Se não, teremos mais 4 anos desta fantochada.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  2. Tá mal amigo! Não preciso acrescentar nenhuma palavra ao seu texto. Passei por isso tudo. Não concordo é que pare agora. Porquê? Deixou de ser portista? Depois da cara miss blue bay e do Delindro mais um a sair? Deixem-se disso e venham mas é para a luta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Atão pá! Tudo a por-se no caralho quando o Porto mais precisa!

    Ah portistas do carago!

    Andrade

    ResponderEliminar
  4. @ mm.

    obrigado, muito obrigado, imensamente obrigado.

    a amizade, o respeito e gratidão, manter-se-ão com toda a naturalidade... quanto a nós, como é óbvio, vamo-nos continuar a encontrar por aí, nos sítios do costume.

    "Quem Não Sabe Porque Ganha, Não Sabe Porque Perde"

    aMigo, aQuele aBraço!

    ResponderEliminar

  5. Não me parece NADA que estas interrupções sucessivas dos autores dos textos signifiquem uma desistência! Aliás, se existe algo de que não podem ser "acusados" é de não se esforçarem por fazer o que podem em prol do clube que tanto amamos e que nos tem feito sofrer como nunca!!!

    Parece-me sim uma espécie de pacto, não sei se por pressões ou não, mas que me entristece, apesar de pressentir que será por uma boa e desconhecida causa ou intenção...

    Lamento que isto esteja a acontecer com um dos melhores blogues sobre o clube que conheço (a par do DaM) mas...espero que nos próximos tempos tudo seja explicado pelo autor BB.

    Compreendo e partilho o desânimo de uma luta que não tem sido encabeçada por quem deveria mas...TUDO há-de voltar! O Porto não morre, pois o Porto somos nós, os adeptos!

    Obrigado MM e a todos os colaboradores deste espaço (BB incluído) por todas as partilhas efectuadas, por este local de verdadeiro e genuíno portismo que nos ampara nos desabafos e nas alegrias tb!

    Até breve!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  6. Outro? Agora é Pedro Pinto a abandonar o barco? Mas andamos a brincar ou quê?!
    Imaginem que eram Zbórdinguistas! Já se tinham ido todos embora porque há anos que não ganham nada. E do clube do regime a quem temos dado banhadas sucessivas durante 3 décadas?
    Francamente! Há portistas que só são portistas quando ganham...
    Fico desiludido. Isto nunca se passou nos 70 anos que levo de Porto! E logo abandonar um blogue desta qualidade!

    ResponderEliminar
  7. "Este é o momento que o anti-Portismo sonhou anos a fio, por isso temos de separar o trio do joio e perceber o essencial: há quem discuta e questione por Amor, mas existem também muitos outros que só o fazem na esperança de nos afundar por largos anos."
    Amigo, Portistas, esperemos que "LARGOS DIAS TÊM 100 ANOS!"
    Grande abraço.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  8. Sócio 5503 filho do ANDRADE 1742 falecido a 13-10-2014( fim das aparecicoes de Fátima) 13 era o número q mais detestava e foi nesse dia que morreu. O pavão tb morreu dia 13...

    Gr parte das discussões q tive com este Andrade ( meu pai ) foram sempre por causa do FCP. Sempre lhe disse que nasci (1973 ) para ser campeão ao contrário da geração do Andrade. O Andrade sempre me disse- " tu não sabes o que é ser melhor, ter os melhores jogadores, treinadores, adeptos e no fim serem sempre eles a festejar"... Pois!... Nunca o quis ouvir e sempre o ignorei mas agora penso mt e realmente... Aquele Andrade tinha mm razão!!!
    Os tais Andrades perdiam mas não desistiam! Porque? Porque amavam realmente o FCP!!! Estes "dragões" gostam mm é das novas camisolas e cantar quando a equipa não precisa. Sabem assobiar em sintonia mas cantar é quando a equipa está a atacar e a ganhar... Gostam de fotos, autógrafos e mt exposição mediática. Os Andrades gostavam era do FCP !!!
    Nasci Andrade e filho de outro Andrade, dragão ( invenção do agora tão contestado presidente ) nunca me identifiquei como tal. PORTISTA E TRIPEIRO SIM!!!
    Nunca sai do estádio ou da frente da tv com o FCP a perder pq acredito até ao fim... Isso é o ADN do Andrade.
    Apenas pergunto? Será que os Andrades abandonavam o FCP como todos estes senhores bloguistas? TENHO A CERTEZA QUE !
    Domingo lá estarei mas não para votar( deixo isso para os hipocritas) mas sim para ver a MINHA GR EQUIPA e quero q os jogadores se F...!
    ANTES, AGORA É CADA VEZ MAIS FCP!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Pelos posts que tenho visto parece que a maioria da equipa deste Blogue estão a fazer uma "greve".
    Pelo que vejo este Blogue já teve vários colaboradores, portanto, os próximos que virão podem ser tão bons como os que estão a partir.

    Mas agora mais a sério, que muitos destes colaboradores venham depressa, porque os vossos textos são uma pérola de ler.
    Espero que seja do tipo uma "greve de fome" para que o FC Porto volte ao que era.

    Saúdo-vos pelos vossos textos.

    Até sempre. Ou até já.

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite,

    Delindo, Lucho, Miss Bluebay e agora o MM, quem se segue???

    Para quem acompanha este BLOG há muito tempo, já merecíamos saber o porquê desta debandada!!!

    O que está por detrás destas saídas??? PRESSÕES??? AMEAÇAS??? É muito estranho!!!

    BLueBoy, acho que merecemos um explicação, falo aqui por muita gente que está intrigada com estes últimos acontecimentos (saídas de colaboradores).

    PORTOAZUL

    FCPORTO SEMPRE...

    ResponderEliminar

  11. Caro José Lima,

    Não me parece q tenha lido bem o meu texto...eu não desisti de nada, muito menos LER este blog. LER pois eu não produzo textos. Não pertenço ao grupo de colaboradores do "BP, C", nem nunca pertenci! Se voltar a ler o meu comentário verá que apenas manifesto o meu agradecimento ao MM (q conheço) e o meu reconhecimento aos outros colaboradores. Assim como lamento esta situação, cuja causa desconheço...

    Fica o esclarecimento.
    Abraço!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  12. Acho que tiraram os brinquedos as crianças...
    Por aqui se percebe quem realmente é e merece ser FCP...
    Domingo novamente no sítio do costume.
    Since 1975
    Sócio FCP 5503 até a cova

    ResponderEliminar
  13. @ churrasqueira capuchinho,

    sabes, entre tanto que escreves, pouco se aproveita de facto, tantos são os disparates que debitas pró ar, a despropósito de tudo e de nada, nem percebendo largas vezes do que estás prai a escrever e para quem o fazes.

    uma coisa é certa, tu deves ser o maior Portista da tua rua e arredores, ninguém te deve chegar aos calcanhares, e então quando começas a falar de A ou B daqui, não conhecendo as pessoas de lado algum, tratando-as como quase infiltrados, bem, é a cereja em cima do bolo.

    enfim, seria a coisa mais fácil pegar nos teus comentários e arquiva-los no 13º que é o sítio onde a maioria deles deveria ir parar, mas como tu gostas de te ler ou ouvir, tranquilo, a intenção é mesmo essa, expor o ridículo dos teus juízos de intenção e de valor que fazes sobre quem aqui escreve, as suas intenções, os seus interesses e a sua cor clubista.

    enfim, porque estamos no tempo do disparate e da medição das "pilas,, é por essas e por outras que...

    vai por mim, que ainda me mereces um mínimo de respeito, que é coisa que desde que aqui chegaste há meia dúzia de dias não tens tido para com quem cá está... ganha juízo que já deves ter idade para isso, e toma lá um duche fresquinho que é pra ver se te acalmas um nadinha e escreves menos disparates.

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não entendo alguma da hostilidade que se gerou e o à vontade para atacarem pessoas ou fazerem juízos de valor sem me (nos) conhecerem.

    Agradeço as palavras de quem percebeu o texto e isso é o mais importante, sentir que se tenham identificado um bocadinho que fosse com o que por aqui fui escrevendo.

    Um aparte apenas: quem pensa que menorizei os Portistas mais antigos ou que voltei costas ao Clube deixo só um conselho:leiam o texto com calma... NUNCA na vida faria tal coisa e acho qur o texto é beem claro no seu proposito.

    Termino dizendo que não dou lições de Portismo a ninguém porque é um exercício ridículo e, perdoem-me a franqueza, um bocado estéril. Por isso deixem-se disso e rememos todos para o mesmo lado que isto de medir "pilinhas" é para a canalha e o socio 13013 (sim, eu) já tem idade para ter juizo!

    Um abraço a todos e viva o nosso PORTO.

    ResponderEliminar
  15. Ó Churrasqueira Capuchinho gostava se saber apesar do teu Portismo que ninguém está a pôr em causa, quantas vezes é que vais ver o Porto fora do Dragão??
    Enquanto o Presidente não voltar a dar voz de comando e a dizer aos 8 milhões de Portistas que há pelo o mundo fora o caminho por onde devemos ir, não voltamos às vitórias e o Presidente sabe disso, e sabe que terá de declarar Guerra aos fdp dos pasquins e afins.
    Os 8 milhões de Portistas é fácil de explicar se temos quase quarto milhões de seguidores no livro das caras se cada um tiver um filho que tem mais dá os 8 milhões, fácil e com factos.
    Aproveito para fazer um apelo, quem poder vá a Pedroso apoiar os meninos da B que esses parecem querer voltar a ser Porto no verdadeiro sentido da palavra.
    Viva o Mágico F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  16. Costa Azul: disse

    Isso dos Andrades era no tempo do arroz de 15, hoje somos Dragões com muito orgulho. Agora uma coisa é certa, não queremos voltar ao tempo em que a Canalhada da 2ª circular nos tratavam com desprezo e Anjinhos de uma equipinha que jogava bem mas não ganhava nada. Após o 25 de Abril democraticamente começamos a libertar-nos das amarras da Pidesca Liga do Mal de lampiões e Calimeros com muito revolta, suor e dedicação, (outros tempos) hoje, por aquilo que estamos a ver o Guerreiro só pensa no espólio/minado e nada na guerra! Assim não vamos a lado nenhum. Como Guerreiro está velho nós erguemos-lhes a estátua porque merecem, mas abandone o comando levando toda a sua trupe e deixe gente nova lutar contra a máfia instalada no futebol português.

    ResponderEliminar
  17. Ok Pedro Pinto. fico satisfeito. Abraço

    ResponderEliminar