12 abril, 2016

SOLUÇÕES PRECISAM-SE, PORQUE OS PROBLEMAS ESTÃO MAIS QUE IDENTIFICADOS!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não há volta a dar, como até o próprio Presidente admitiu batemos no fundo desportivamente. O momento é difícil e os 6 pontos perdidos em apenas 1 semana precipitaram o cenário que já antes não era famoso para algo completamente catastrófico. Há 7 dias atrás, apesar de tudo distávamos 4 pontos do 2º lugar, mas uma penosa e agoniante incapacidade para derrubar duas equipas fraquíssimas do nosso campeonato acabou com toda e qualquer esperança num final de época minimamente condigno com os pergaminhos do clube.

Neste momento, é assustador ver a forma em que se encontra a maior parte dos jogadores, é aflitivo olhar para a forma desorientada como o treinador deambula de um lado para o outro sem saber mais o que fazer e é aflitivo perceber que também toda a SAD está completamente “aos papéis” no meio de toda esta enxurrada de disparates e vergonhas com que a equipa principal presenteia os adeptos semanalmente com cada vez mais frequência.

Ver um jogo do FC Porto neste momento é um exercício de sofrimento para mim. Por mais que tente não consigo “desligar” do FC Porto, mesmo nos momentos mais complicados. É precisamente nos momentos mais complicados que se veem os verdadeiros adeptos de um clube pois na hora da vitória é tudo muito fácil. Porém é aflitivo constatar que neste momento qualquer grupo de chimpanzés orientado por um qualquer símio consegue bater o pé ao FC Porto. Qualquer badameco bate neste momento o pé ao FC Porto!

Como disse um comentador televisivo afeto ao FC Porto, a altura é suficientemente má para a tornarmos pior “convocando o drama”. É exatamente isso que eu penso, é necessário ver bem a realidade mas entrar em histerismo, gritaria e “convocar o drama” só vai piorar aquilo que já está muito mal.

Das mil e uma coisas que já ouvi sobre o FC Porto nos últimos tempos, encontram-se com certeza algumas razões lógicas para o que está a acontecer, outras que apesar de reais são menos relevantes e outras que não passam de paranoias ampliadas pela comunicação social anti-Portista (90% da comunicação social portuguesa) e totalmente “absorvidas” por muitos Portistas.

Diagnosticar, identificar e dissertar sobre os atuais do FC Porto é muito fácil, refletir e apresentar soluções é bem mais difícil. Não basta que a contestação se resuma aos teclados de computador ou aos assobios e insultos no final dos jogos no Dragão. Aqui vão algumas ideias sobre como resolver toda esta embrulhada:
  1. PLANTEL? Por princípio não sou apologista de revoluções do tipo, saem 15 jogadores, entram outros 15, muda-se tudo de um ano para o outro. No entanto, já se ultrapassaram todos os limites possíveis e imaginários na presente época, têm-se passado coisas demasiado graves em várias esferas com impacto significativo dentro de campo. Com toda a frontalidade possível e porque o tempo agora é de chamar mesmo os "bois pelos seus nomes" (já chega de "paninhos quentes" e desculpas) a verdade é que o desempenho de alguns elementos na presente época tem sido abaixo de miserável... Ángel, Herrera, Brahimi, Varela e Marega, que me desculpem, mas são casos totalmente perdidos. Como é evidente alguns desses serão emprestados "eternamente" até o final do contrato porque não conseguiremos "enganar" nenhum clube, mas tem de ser possível fazer algum encaixe com a venda de alguns desses jogadores. Nenhum desses fará qualquer falta, com alguns desses até muita paciência tive mas esgotei-a totalmente.

  2. EXPECTATIVAS? Há um denominador comum nas últimas 3 épocas, em todas elas o FC Porto iniciou a época com enorme confiança, enormes expetativas, orçamentos elevados, contratações sonantes e caras e a opinião quase unânime de que o FC Porto seria o mais sério candidato ao título de campeão. Para a próxima época, a gestão de expetativas tem de ser feita de outro modo, tem de haver um banho de água gelada em toda a gente, pés no chão, nada de euforias, nada de excessos de confiança. A focalização de todos deverá estar no trabalho, unica e exclusivamente no trabalho. Arrisco-me a dizer, é preferível termos 20 mil adeptos de média no Dragão mas gente predisposta a apoiar do que 40 mil adeptos e aos 10 minutos de um jogo sem golos desatarem uns milhares no festival do assobio! Claro, essa gestão de expetativas tem de partir de dentro do clube.

  3. ORÇAMENTO? Nos últimos 3 anos tem se gasto muito dinheiro em salários e contratações. Gastaram-se milhões em várias posições mas curiosamente não se contratou para esta época um ponta-de-lança com cartel (Osvaldo foi erro de casting!). Basta nos lembrarmos de Hulk, Falcao ou Jackson, tudo avançados contratados por vários milhões de €. Conclusão: numa liga como a portuguesa ter um ponta-de-lança de grande qualidade é meio-caminho andado. Por menos de 10 milhões de € é difícil ir buscar um grande avançado. Ora aí está, a qualidade do investimento é um fator fundamental no sucesso de uma equipa.

  4. TREINADOR? Com toda a sinceridade, Lopetegui foi um erro, foi um erro mantê-lo porque para sair devia ter saído no final da época passada. Mas despedi-lo a meio da época para fazer a vontade aos adeptos e à comunicação social, depois do "circo estar montado" foi um erro ainda maior. Que me desculpem a frontalidade, mas um erro ainda maior foi tentar remediar a situação com Peseiro. Nada tenho contra o homem que com certeza tem as suas qualidades e competências para a profissão mas para o FC Porto não chega. Em janeiro quando ainda não tínhamos novo treinador, escrevi claramente neste blog que para lutar por títulos apenas 3 nomes seriam apropriados, independentemente dos gostos pessoais ou embirrações de cada um. Não vindo nenhum desses 3 nomes, já eu na altura antevia grandes dificuldades para o resto da época. Muito abertamente, apenas resta uma solução: contratar um treinador para a próxima época e aconteça o que acontecer dar-lhe estabilidade, proteger-lhe, não deixar-lhe só perante os ataques da comunicação social, ou seja, estabilizar um projeto com cabeça, tronco e membros. Inventar novamente seria trágico, optar por uma solução lógica seria a solução com menos riscos, ainda que qualquer opção tenha riscos. Não parece que haja grandes alternativas sem inventar e que o novo treinador dificilmente pode não ser alguém que neste momento treina na Grécia.
Em suma, isto não está nada fácil, mas apresentar soluções neste momento parece-me bem mais adequado do que entrar em histeria e gritos. O futebol não é uma ciência oculta, os erros pagam-se caro, a competência geralmente é premiada com títulos. Durante muitos anos fomos competentes, nos últimos 3 anos os erros ocorreram em catadupa por gente que geralmente errava pouco. Retomar o caminho da competência é urgente sob pena das coisas se complicarem ainda mais. É possível dar a volta a isto. E se não for pedir muito, convinha ganhar mais algum joguito até final da época, pois o 4º lugar não dá sequer o playoff da Champions. Pensem nisso...

16 comentários:

  1. Costa Azul

    O que está a bater no fundo sr presidente é a má gestão económica e desportiva. O sr recandidata-se para segurar o tacho a muita gente que lá anda desde da pré/historia a governar-se à custa do FCP. O que o sr presidente mudou não foi nada, o sr mudou para ficar tudo na mesma.
    Esteve muito tempo calado e só apareceu nas duas vezes no Porto Canal para anunciar a sua candidatura e para dizer que se sente muito preocupado como adepto, no fundo espremido, não disse nada.
    Penso que neste momento não tem condições para tomar conta dos destinos do FCP, se tivesse coragem não se recandidatava e deixava que outros fossem a votos para bem do futuro do Clube.

    ResponderEliminar
  2. podem queixar-se do colinho mas leiam este artigo de José Neto e tirem conclusões.

    Coincidindo com a entrada de Pinto da Costa e José Maria Pedroto no F.C. Porto, a Imprensa Desportiva exibia títulos como estes:

    - “observação geral de dados, recolha de factos observados de forma relacionada e inteligível, tratamento estatístico e reflexão do recolhido – desproblematização na construção de hipóteses explicativas, comparação dos níveis de rendimento e sua transferência para a metodologia de treino semanal”… (Jornal Porto, Jan. 1984).
    - “poucos passes errados e mais tempo de posse de bola na base de clara supremacia do F.C. Porto” … “grande desnível de amplitude entre F.C. Porto e adversários” … “cada jogador é uma personalidade numa equipa que actua com base na multiplicidade e polivalência de funções” … “programação atenta, cuidada e científica no desenvolvimento de todo o treino” … (A Bola, 14 Fev. 1985).
    - “campeão analisado no «laboratório» - menos remates, mais eficácia – equipa mais ofensiva, mais dinâmica , mais concretizadora”… (Jornal de Notícias, Maio 1985).
    - “contribuir para a maximização do aproveitamento das mais importantes situações que influem no resultado final, objectivando-as, medindo-as, comparando-as para testar realidades, a partir da metodologia de treino criada, a arma dos Campeões!”… (revista Dragões, Dezembro, 1985).
    - “F.C. Porto mais dinâmico, mais agressivo, mais eficaz e o seu modelo de jogo aproxima-se do «Futebol Total»”… (A Bola, 19 Abril 1986)
    - “observações de caracterização de esforço em termos individuais, ou seja o espaço percorrido pelo jogador, a forma como o percorre, as intervenções técnicas que lhe estão inseridas num processo táctico estratégico, tendo em conta o jogo e o adversário”… (A Bola, 8 Out. 1987),…

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a generalidade, mas da mesma forma que se são dados votos de confianca aos treinadores, a SAD neste momento está na mesma situacão. O grande Presidente Pinto da Costa que não se deixe arrastar para sair como pequenino. Que tenha orgulho pelo seu passado como nós temos orgulho nele.

    Quanto ao treinador se vier da Turquia, acreditem que não me chateava nada!!!
    Jogadores... Pois vamos precisar de um camião de jogadores novos ao que parece!!! Problema são as comichões que por aí andam à volta!!!

    Viva o Porto SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos portistas qual seria a melhor solucao para treinar o nosso enorme clube na proxima epoca?abracos a todos

    ResponderEliminar
  5. "Quanto ao treinador se vier da Turquia, acreditem que não me chateava nada!!!"

    O da Turquia? O mesmo que saiu porque o seu futebol era "enfadonho, chato e pouco atractivo" para os adeptos?

    O que foi vendido na altura, até pelo próprio Presidente Pinto da Costa em entrevista, é que a nova era em que se ia entrar depois da saída de VP, uma era em que o futebol seria melhor com um treinador moderno (PF)....

    T~em consolado esses 3 anos...

    ResponderEliminar
  6. Azul Sempre

    Pinto da Costa deu historia ao FCP... Carago, penso que o FCP lhe pagou principescamente. Agora não podemos é viver à sombra da bananeira, até morrer. Como tudo na vida há um ciclo, e Pinto da Costa não soube preparar o outro que aí vem. mantêm-se com a mesma estrutura de gente que já ganhou desportivamente e agora acomodou~se em favores de familiares ou ex, mas também para tirarem proveito disso.

    Esta trampa dos jeitinhos das-me agora a mim que eu depois dou-te a ti na nossa sociedade é uma praga.
    Os vermelhos têm como sempre tudo minado, agora os Calimeros já discutem o poleiro, e nós, andamos a brincar às meninas e aos euros, é por isso que qualquer bordamerda de arbitro já não nos respeitam.
    Esta continuação vai ser mais do mesmo, estamos cheios desta passividade e do quero posso e mando.

    ResponderEliminar
  7. Não consigo concordar com esta avaliação. Para purgar devaneios, erros, interesses contrários ao do clube e para uma análise séria neste momento, teria de se começar por: quem e porquê contratou, com que objectivos o fez, e depois de se analisar o que se pretendia e o que se conseguiu alcançar, ou não, responsabilizar, substituir e alterar os responsáveis.
    O ponto de partida, perceber qual o motivo pelo que se permitiu acabar com a cultura de jogadores "à Porto" no balneário.

    ResponderEliminar
  8. Somos o clube que tem a 3 melhor defesa do campeonato, o 3 melhor ataque do campeonato e claro estamos em 3 lugar.
    O nosso melhor marcador V. Aboubakar é o 7 melhor marcador do campeonato. O 6 é Rafael Martins (Moreirense), o 5 é Bruno Moreira (Paços Ferreira) e o 4 é Léo Bonatini (Estoril).
    E a sad não é responsável por isto? Pelo amor da santa.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  9. Soluções para os problemas:

    É difícil arranjar um bom atacante por menos de 10 milhões. Mas Mitrouglou veio por 7,4 milhões de euros. O departamento de scouting ainda funciona no FCPORTO?
    Por outro lado, o DRAGÃO tem atacantes na sua folha de pagamentos, não se aproveitará nenhum?
    Acho que para além de Josué, Otávio e Rafa, devem voltar Maicon e Hernani.
    Não sendo Layún grande espingarda a defender, não poderia ele passar a extremo, tendo em conta as suas assistências?

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  10. Tenho a certeza que Gleison ou Ismael Diaz são melhores que Varela ou Marega. Tenho a convicção que Francisco Ramos e Graça não são piores que Evandro ou Herrera. Acredito que Rafa e Vítor Garcia podem ser soluções. Acredito que Reyes e Otavio entram neste plantel de caras. André Silva e Gonçalo Paciência serão piores que Aboubakar e Suk? Danilo, Ruben e Corona não são para mexer.

    Aqui estao, à borla, soluções para fazer meio plantel. Agora porra, alguém que faça a outra metade, é para isso que são pagos :)

    Ah... E despeçam o Peseiro...

    ResponderEliminar
  11. Não consigo ver onde está a suposta qualidade do Silva da Turquia.

    ResponderEliminar
  12. Abílio Costa: disse

    Eu nem sempre estou de acordo com MST, mas hoje ele confirma exactamente aquilo que todos nós já sabemos. A Vergonha é que já está a bater no fundo, ou seja, para esta gente passou ao lado, vai ser o mais do mesmo, a conversa do presidente é uma conversa fiada para tolos.

    O presidente sacude sempre a água do capote, até parece que tudo foi feito sem ele se aperceber, mas todos sabemos que ele e toda a sua trupe são os carrascos desta situação que se vive no FCP.
    Vem com a historia do Provedor do sócio, quando ele nunca se preocupou connosco, foi sempre Um Quero Posso e Mando.

    Hoje já ninguém nos respeita, porque a preocupação é outra, qualquer arbitro medíocre como o de Paços de Ferreira nos caga em cima, porque a direcção andaram e andam arredados de muita coisa.

    ResponderEliminar
  13. São estas as soluções propostas????

    a comunicação social anti-FC Porto era a nossa força agora passou a ser um problema????

    culpar um jogador como o Varela que simplesmente nunca joga e que já nos deu muitas alegrias...concordo com Brahimi é dos piores jogadores que já vi no FC Porto, atitude miserável!

    chamar um treinador que só faltou linchar em praça pública pelos adpetos? treinador esse apenas perdeu 1 jogo em 2 épocas

    Não vi um único comentário das 2 últimas entrevistas fantoche de Pinto da Costa ao Porto Canal!
    A casa já estava arder e a entrevista começa com provocações a Vítor Baía...
    não precisava confirmar o óbvio, que batemos no fundo, como ele não tivesse culpa nenhuma!
    Os bodes expiatórios Lopetegi, Maicon, Vitor Baia, mas é normal o filho ganhar comissões...

    todos os Portistas tem uma gratidão eterna com Pinto da Costa, mas neste momento ele goza connosco, reclama que ninguém se candidata mas se tentar os posts da Fernanda entram em acção.
    Não consigo dar soluções! mas a solução não passa por quem levou o clube a esta situação.
    Espero que o poço tenha fim!
    Um abraço a todos os Portistas


    ResponderEliminar
  14. No dia 17 vou votar Pinto da Costa e vou, convicto que se não o fizer, estou a colaborar voluntária ou involuntáriamente com quem nunca teve a coragem de o criticar directamente, nem sequer teve a ousadia de o enfrentar um qualquer dia dizendo-lhe na cara o que sente, constituindo ou ajudando a constituir em alternativa uma outra lista credível que lhe pudesse vir a suceder.
    -Não me sinto com nenhuma capacidade para me candidatar a Presidente do FCdoPorto, isso não me retira o direito de criticar quando acho que devo criticar, mas também não me dá a abertura para ajuizar sobre quem lá está ou já esteve -quem saiu está bem pelos vistos- de forma tão agressiva, cobarde e violenta como muita gente o faz, a maior parte das vezes a coberto do anonimato.
    Não sei o que deverá ser feito para resolver este impasse em que nos encontramos, mas sei que não existe ninguém com coragem para dar a cara enfrentando olhos nos olhos Pinto da Costa. Por isso não há ninguém com capacidade para resolver este impasse a não ser ele próprio, como eu afirmava em 2010...Isso é ou parece ser, hoje, absolutamente inegável.
    Sei que as coisas não estão bem, mas também sei que sem coragem nada se pode realizar e não havendo alguém que possa rivalizar com Pinto da Costa e tenha a necessária coragem para o fazer, não há neste momento nenhuma alternativa!...
    -Há coisa de 6 anos tive uma violenta discussão nestes fóruns porque achava que era altura de fazer mudanças no Clube, estávamos no momento ideal, tínhamos uma situação favorável para realizar a passagem de testemunho, deveríamos prepara-lo atempadamente, disse-o de forma clara e nessa altura, fui insultado com os mais sujos e baixos argumentos, ou fui simplesmente ignorado, por muitos que hoje já mostram os dentes dispostos a fazer parte do repasto dos necrófilos.
    -Colocar petardos em casa do Presidente?
    Passamos de quase lacaios para todo o serviço, a Revolucionários extremistas dispostos a correr Pinto da Costa à lei da Bomba? Parece que a celebração dos Centenários da Implantação da República e da 1ª Guerra Mundial "abriu a cabecinha" e fez mal a muito boa gente...Ou será que foram outros fenómenos?...

    ResponderEliminar
  15. António Silva13 abril, 2016

    Sr meirelesportuense. Cada vez tenho mais consideração pelo não só pelos textos mas pelo seu PORTISMO e CORAGEM.
    leva.me a crer que a idade avançada de SÓCIO ININTERRUPTO do NOSSO clube nos leva a atacar o clube quando está na voga e defendê-lo quando está menos bem. Os 2 sabemos o quanto custa pagar cotas, lugar anual, bilhetes deslocações, sporttv e boifica cornal(1 mês ) mm quando as coisas correm mal. Esta gente sabe demais pq importa.se demasiado com a roupa dos outros, carros dos outros e para onde vão de férias.
    Ser FCP é MT mais q ser mesquinho!
    43 anos de sócio é um privilégio único e por este andar nenhum daqueles q aqui escreve irá conseguir 1/3!
    Amar o FCP é como amar o pai ou os filhos. Os filhos e os pais tb fazem coisas más mas nunca os abandonamos e mt menos na doença...
    Tenho a maior consideração pelo sr MEIRELESPORTUENSE é apenas li 3 das suas opiniões. Vamos continuar a nossa luta contra os infieis pq o FCP merece! Sempre consigo e o FCP!!!!!
    54 manga (6.5M€ )
    45 James ( 5M€ 18 anos)
    28 Danilo( 17M€ vendido em final de contrato)
    11M€ Fernando (200.000€ e vendido sem contrato)
    11M€ Otamendi ( 3M€ ninguem percebeu a venda)
    7.5M€ casemiro ( 1.4M€ vendemos a casa ao proprio senhorio)
    156.50M€ vendas
    33.10M€ compras
    123.40M€ ilíquido
    111.06M€ liquido ja com os TAIS 10% comichões
    Pagando 40% de IRC
    Da 66,64M€ lucro total. Pagar estádios vazios, bilhetes das claques no dragão, viagens das mm, hóquei, andebol e Basket mostra que esta direção tem vindo a fazer o péssimo trabalho...
    Ainda falta o pepe nestas contas...

    António Silva
    Sócio 5503
    Nunca votei no FCP é assim vai continuar.

    ResponderEliminar
  16. Acho que ser FCdoPorto, é ser Porto acima de tudo e sem querer saber apenas dos resultados. Vi o Porto perder 1-2 com a Académica de Manuel António -2 golos- depois de ter ido ao Lavradio ganhar 0-1 com um golo de Leopoldo. Saí triste mas nunca fiz cenas do tipo rasgar o cartão ou insultar os jogadores, treinadores ou dirigentes...A culpa é de todos, somos todos responsáveis, por quem lá está, porque os elegemos, por quem é escolhido para treinar ou para jogar, porque são escolhidos por quem nós elegemos...E somos responsáveis pelo ambiente criado dentro do Estádio. Ali, somos nós os principais responsáveis.
    Hoje há cadeirinhas e almofadinhas para colocar debaixo do rabo, protecção para o sol e para a chuva, antes havia em 90% do Estádio céu aberto e chuva a entrar por cima e a sair pelos sapatos...Temos que ser Portistas a tempo inteiro. Não apenas andar de emblema à vista nos dias gloriosos.
    Hoje, depois de 20 e muitos anos sem sequer lá ter chegado, o Benfica foi arrumado em casa com um empate e fez uma festança, no ano passado o Porto ganhava na mesma fase ao Bayern de Munique por 3-1!...

    ResponderEliminar