26 julho, 2017

OS FORTES E PUJANTES.


Quem me acompanha sabe que não gosto de “tapar o sol com a peneira” ou branquear os nossos erros com desculpas externas ou teorias da conspiração. Acredito que temos que procurar a excelência interna acompanhando-a de um combate exterior sem tréguas. Uma sem a outra não faz sentido!
Os erros estratégicos cometidos internamente nos últimos anos são de todos conhecidos. Uma política desportiva que abdicou da formação, privilegiou os empréstimos às vendas, a compra em massa sem critério e sem rigor, a construção desequilibrada do plantel, etc.
Hoje estamos a pagar esses erros, felizmente com uma política desportiva diferente, mais virada para potenciar o que é nosso e muito menos virados para o negócio de circulação de capitais. Poder-se-á dizer que são medidas impostas pela UEFA, mas recordo que o que não falta são medidas para contornar o fair-play financeiro, como por exemplo, a chegada de jogadores emprestados. Ora, tendo isto como presente, levantar a voz para criticar o trabalho que está a ser feito, só por má-fé ou interesse pessoal.

Só que, infelizmente, ainda se vão lendo certas coisas que me deixam atónito.
Esta semana, mostraram-me um texto escrito por um suposto portista onde eram ditas aberrações inimagináveis com uma naturalidade e fluidez que as mesmas pareciam verdades indesmentíveis.
Entre outras asneiras, falava ele nas não renovações de Indi, Reyes, Marcano e Ricardo ou na manutenção de Maxi e Layun. Claro que apenas o inteligente sabe que os 3 centrais estão no último ano de contrato e claro que ninguém tentou renovar. Falava da clausula de rescisão de 25M do Ricardo... sabe lá ele do que fala. E estava muito incomodado com a manutenção de Maxi e Layun... pena é que não tenha trazido ele propostas por ambos os jogadores, e já agora, aproveitar para os convencer a sair. Falava em Quintero, não fazendo sequer ideia daquilo que já foi feito para o tentar vender... mas claro, apenas o individuo é perspicaz. No fim, ainda guardou a pérola de dizer que teremos que pagar 6M do próprio bolso ao Lorient. Épico!
Enfim, uma disenteria mental a que todos têm direito, não fosse ter sido pública e publicada e como tal, poder influenciar o pensamento de algumas pessoas.

Isto pode acontecer porque a intoxicação é constante e visa sempre o mesmo: diminuir o FC Porto por oposição à exaltação do clube do regime.
Na semana passada, li um artigo do maisfutebol escrito pelo seu inarrável editor, Sérgio Pereira, cujo título era “É melhor ser despedido do FC Porto do que de outro clube”.
Ignorando os cenários dantescos sobre o nosso clube que eram traçados nesse artigo, mas que não passavam de desejos formulados pelo “jornalista” em causa, a dado passo, o artista afirma que Sérgio Conceição deverá estar preocupado com o nosso estado enquanto vê o principal rival “forte e pujante”. Perante isto, vamos lá desmontar mais esta intoxicação.
Para começar, estamos a falar do clube com a segunda maior dívida da Europa! Pouca coisa dirão alguns, irrelevante dirão outros... mas esses, são os cartilhados!
Se assim fosse, porque razão andariam tão preocupados há quase um ano em vender Jimenez, ainda por cima num ano onde já facturaram 113M e estando perante um jogador que o caloteiro do BES e BPN disse que seria a maior venda de sempre do carnide? Muito estranho para quem está tão pujante...
Curioso que uma das coisas que mais se tem falado do FC Porto é o facto de ainda só ter contratado um jogador. E quantos já contratou o slb? Seferovic e Krovinovic! Parece que afinal o carnide não está assim tão diferente de nós, pois os restantes jogadores foram meros negócios para a equipa B, o tipo de movimentação que tanto criticamos ao longo dos últimos anos no nosso clube.
Mas depois há sempre os “Aguilares” e “Brás” desta vida que vêm branquear tudo isto e dizer que o 5lb é tetracampeão e como tal não precisa de se reforçar tanto como os outros. Como? Então o 5lb não vendeu 3 titulares (guarda-redes, defesa direito e defesa central) dos 5 da defesa? E não precisa de se reforçar? Então, nós, que perdemos um único jogador que na segunda fase da época não foi titular indiscutível, também não precisamos de muitos reforços, além dos já anunciados regressos! Ou será que falta dinheiro para ir ao mercado, mesmo tendo já encaixados 113M? Ou será que desse valor há uma parte muito significativa que não entra nos cofres encornados? É que convém não esquecer que dos 90M do ano passado, os quais deveriam gerar uma máximo de 9M de comissão a empresários, o 5lb pagou 30M de comissões... e isto, isto sim nunca foi investigado ou questionado. Ai se acontecesse no FC Porto...
E por falar em “Ai se acontecesse no FC Porto...”, agora imaginem um jogador que chegava ao Olival, o Porto Canal filmava os seus exames médicos com o nosso equipamento, o mesmo treinava durante uma semana, e depois disso voltava à precedência, qual Rushfeldt do Rosenborg nos tempos do Vale e Azevedo!!!! Deus nos livre... iriam dizer que estávamos falidos, que ninguém nos dava crédito, e quem nem para um guarda redes tínhamos dinheiro. Mas assim não, André Moreira não ficou no slb apenas por falta de acordo!

Meus caros, é a esta intoxicação constante que não podemos ceder.
Eles querem-nos dividir para reinar e usam os prostitutos da comunicação social para o fazer.
Que nenhum de nós ceda à tentação!

Um forte abraço, e até domingo no sítio do costume.

3 comentários:

  1. Para mim, qualquer um dos pseudo-comentadores, na TV, salvo uma ou duas honrosas excepções (que bem conhecemos), são funcionários do 5lb. Digam o que disserem, inventem o que inventarem, entra-me num ouvido a 100 e sai a 1.400. Não acredito em nenhum. Agora, de quem continuo a ter bastante medo e este ano será um ano igual aos demais(?), esses sim, são os gajos do apito. Sim, porque quanto a video-árbitro, também me parece que estaremos conversados.

    ResponderEliminar
  2. O "Mais transferências" devia chamar-se "Mais benfica"! Espero que quando a Altice tomar conta daquilo os responsáveis do nosso clube os chamem à capa. Afinal somos patrocinados pela MEO (que pertence à ALTICE) e aqueles imbecís da TV das sopeiras ainda não perceberam que estão a estragar o seu próprio produto !
    Obrigado Norte por mais este preciso artigo. Abraço

    ResponderEliminar
  3. primeiro parágrafo sintomático, elucidativo e revelador do passado muito recente que vivemos... mais que ficar a chover no molhado, há que, enquanto houver estrada, seguir em frente, não pode ser de outra forma... os sinais do presente, são o melhor sinal de que o que era, já não é, nem volta a ser... cada um, faça a sua parte e dê o melhor de si em prol do FC Porto... nós, adeptos, faremos o mesmo, a nossa parte, e o melhor de cada um de nós, independente das nossas diferenças opinativas entre a igualdade clubistica... agora, é que bai fôr... bamos!!!

    ResponderEliminar