11 abril, 2018

AS BESTAS E BESTIAIS… EM APENAS 3 SEMANAS!


Apesar dos 6 pontos perdidos nas últimas semanas cuja consequência foi o FC Porto ter passado de uma situação muito boa (5 pontos sobre o 2º, com perspetivas de ir a casa do rival em vantagem) para uma situação periclitante, ou seja, a 1 ponto do 1º classificado e com o risco de em caso de derrota na próxima jornada ficar irremediavelmente afastado do 1º lugar.

Seria muito fácil e cómodo, em apenas 3 semanas mudar tudo aquilo que ao longo de meses se disse sobre o trabalho de Sérgio Conceição. Seria muito fácil agora dizer que Conceição afinal não percebe nada disso, não sabe motivar os jogadores, seria simples dizer agora que Aboubakar é um desajeitado que não atina com a baliza, que Felipe é um central fraco que ofereceu a meias com Osorio um golo em Belém, que Herrera voltou à desgraça que tem sido nos últimos anos, que Brahimi afinal é um “brinca na areia” que se perde em fintas e mais fintas, etc.

Resumindo, seria muito fácil dizer agora que os bestiais durante meses são agora umas verdadeiras bestas.

É verdade que o FC Porto jogou pouco em Paços de Ferreira e em Belém, sendo verdade também que teve várias oportunidades para sacar pelo menos um ponto nesses dois jogos, o suficiente para estarmos em igualdade pontual com o 1º neste momento, um cenário muito diferente de irmos em desvantagem ao campo do nosso rival direto. Mas também é verdade que o nosso rival direto durante muitos meses (sobretudo até dezembro/janeiro) demonstrou um futebol medíocre, algo admitido por toda a gente minimamente atenta ao futebol português, mas mesmo assim foi ganhando a maior parte dos jogos. Este fim-de-semana por exemplo, o nosso rival direto em setúbal jogou tao mal ou pior do que nós em Belém e Paços, esteve a perder durante grande parte do tempo, viu o sr. de preto perdoar a expulsão a ruben dias a 20 minutos do fim do jogo, bem como perdoou vários amarelos que deixariam jogadores fora do clássico, mas aos 90 e tal minutos lá apareceu o penaltie salvador, após uma queda que deixaria orgulhoso qualquer grande ator de Hollywood!

É inegável que o cenário tornou-se subitamente mau, estamos atrás e defrontámos o rival direto na sua casa, mas também é inegável que o excelente trabalho feito por Conceição até aqui não pode ser esquecido após 6 pontos perdidos em 3 semanas. É factual que há 23 anos o FC Porto não tinha um ataque tão concretizador (desde os tempos do saudoso Robson!) e é factual que nos últimos 4 anos, esta é a época em que mais perto estamos do sucesso.

Deixem-me que vos diga uma coisa: já vi o FC Porto perder muitos campeonatos (ainda assim, menos que os adeptos rivais), um deles por exemplo o título perdido para o Boavista por apenas 1 ponto, mas confesso que a hipótese (infelizmente real e possível) de perdermos este campeonato me deixa com um nível de frustração máximo. Globalmente, fomos muito melhor equipa que todas as outras até este momento, num campeonato sem regras iguais para todos os clubes, em que há jogadores que fazem o que querem e são impunes disciplinarmente, em que há árbitros com critérios díspares.

Enfim, resta agora acreditar que isto ainda vai dar a volta e que ainda podemos ser felizes. Os próximos 2 jogos, em caso de vitória não garantirão rigorosamente nada porque quem perde 6 pontos frente a equipas miseráveis como paços ou belenenses, também pode obviamente perder na madeira ou em guimarães, mas em caso de derrota, quer no galinheiro, quer em alvalade, significará mais um final de época traumático para os adeptos que tanto apoiaram ao longo de toda a época. Resta acreditar que ainda é possível. Acreditemos e apoiemos!!!

PS: O porco do GR que há umas semanas atrás simulou lesões atrás de lesões no curral de paços de ferreira, ao que parece fraturou a mão e vai falhar o resto da temporada. Desta vez o porquinho não simulou, temos pena!!!

1 comentário:

  1. pois devido as teimosias e basices de SC arriscamonos a ficar em terceiros depois de tudo o que foi feito. Se SC tivesse pensado no titulo e nos pontos em vez de se armar em mestre da tatica e da teimosia basica tinhamos o campeonato na mao apesar de termos sido roubados escandalosamente, COMO NO ANO PASSADO ONDE EM JOGOS DECISIVOS NAO RESOLVEMOS CONTRA EQUIPAS DO FUNDO DA TRABELA, SC DEVE APRENDER QUE PARA SE GANHAREM TITULOIS TEM DE SE GANHAR OS JOGOS CONYTRA OS ULTIMOS DA TABELA.

    ResponderEliminar