01 maio, 2018

1 PONTO...


É muito complicado não haver euforia quando falta um mísero ponto para o FC Porto atingir o principal e grande objectivo da época. Não tenho dúvidas porém que tudo aquilo que foi demonstrado até aqui pelos jogadores e equipa técnica significa que o nível de profissionalismo, seriedade e concentração serão máximos da parte de todos até o campeonato estar totalmente decidido. Sim, porque não pode haver outra hipótese senão arrumar a questão do título já no próximo domingo, evitando manter o título vivo na última jornada.

O balanço da época terá obrigatoriamente de ser feito após o desfecho final de tudo isto, mas a verdade é que olhando para tudo o que tem acontecido, faltam adjectivos para classificar vários desempenhos quer de jogadores, quer da equipa técnica. Nos últimos 4 anos, não foram poucas as vezes em que as surpresas foram muito desagradáveis, este ano as surpresas agradáveis foram mais que muitas, de jogadores que nunca julgávamos poderem ter a importância que têm neste momento no actual plantel e de uma equipa técnica cujo nível de excelência no seu trabalho espanta qualquer um.

Desde 1995, altura em que as vitórias passaram a valer 3 pontos, e considerando campeonatos com 34 jornadas, nenhum treinador fez mais pontos que Sérgio Conceição à 32ª jornada. Os 82 pontos conquistados pelo FC Porto de Conceição apenas são igualados pelo 82 pontos conquistados por António Oliveira em 1996/1997 e pelos 82 pontos conquistados por Mourinho na gloriosa época de 2002/2003. Ou seja, o registo do FC Porto 2017/2018 até a esta altura não é bom, nem muito bom, é simplesmente EXCELENTE! É muito pouco provável que nas últimas 2 jornadas a equipa “borre a pintura”, ou seja, o registo pontual deste FC Porto poderá atingir uma marca histórica. Este treinador e esta equipa podem entrar na história do FC Porto como a equipa que maior pontuação conquistou em campeonatos a 3 pontos e com 34 jornadas.

Agora, resta esperar por domingo para se fazer todos os balanços e espera-se fazer uma festa imensamente desejada por todos os Portistas nos últimos 4 anos de seca completa. Foram muitas amarguras, muitos desgostos e 4 anos que pareceram 20. Esta equipa e este treinador merecem mais do que ninguém este campeonato. Merecem entrar na história do FC Porto! Nunca mais chega a domingo!

PS: A importância de vencer este campeonato tendo em conta o contexto em que se desenrolou este campeonato, com tudo aquilo que conhecemos e aquilo que provavelmente iremos conhecer nos próximos tempos atinge uma dimensão difícil de mensurar. Será um tópico que desenvolverei num post futuro mas parece-me mais ou menos evidente que tirando o campeonato de 1977/1978 (fim do jejum de 19 anos), o campeonato de 1984/1985 (o primeiro de muitos da era Pinto da Costa) e talvez o de 2002/2003 (que quebrou um período mau entre 2000 e 2002), este é o campeonato mais importante da história do clube…

0 comentários:

Enviar um comentário