21 maio, 2018

ANÁLISE À ÉPOCA - JOGADORES E TREINADOR.


No seguimento do post da semana passada, aqui fica a continuação da minha análise à época do FC Porto, desempenho de jogadores e treinador:

SÉRGIO OLIVEIRA: Uma das grandes surpresas da época, foi fundamental na substituição de Danilo, um dos melhores jogadores do plantel. 19 jogos realizados para o campeonato e 4 golos marcados, para além de uma série de boas exibições. Um jogador que parecia uma eterna promessa adiada, que no ano passado pouco tinha jogado no Nantes de... Sérgio Conceição!

ÓLIVER: O jogador cujo desempenho ficou mais aquém daquilo que era o expetável dada a sua qualidade. Após uma primeira época ao serviço do FC Porto de excelente nível, uma segunda época com muitas intermitências, à terceira época o espanhol teve um papel secundário, entrando na maior parte das vezes a partir do banco de suplentes. Ainda assim, a sua qualidade técnica e visão de jogo são indesmentíveis. Espera-se mais e melhor na próxima época.

ANDRÉ ANDRÉ: Outro jogador que à semelhança de Óliver, já teve melhores épocas de Dragão ao peito. Somando todas as competições, fez quase 1000 minutos mas esteve uns furos abaixo daquilo que também é a sua qualidade técnica e tática. Ainda assim, é claramente um jogador que sente e conhece bem o clube que representa. Acredito que a sua qualidade vai levá-lo a patamares mais elevados no futuro.

PAULINHO: Um jogador que veio com boas referências mas que nada acrescentou à equipa. Pouquíssimos minutos e a clara sensação de que não percebeu minimamente a "máquina" de futebol construída por Sérgio Conceição.

HERNÂNI: Um jogador com uma característica interessante, a rapidez, mas a que parece faltar tudo o resto, nomeadamente, intensidade. Contribuiu como pôde para o percurso glorioso do FC Porto mas foi dos menos influentes, em abono da verdade.

BRAHIMI: À quarta tentativa, o argelino explodiu para uma época fantástica. O verdadeiro "abre-latas" de muitos casos bicudos que se foram deparando ao FC Porto, o argelino, marcou, assistiu e foi dos grandes desequilibradores da equipa. É verdade que às vezes se perde em fintas mas também deve dizer-se que não tem medo de assumir no um contra um, e isso é de realçar porque demonstra coragem e capacidade de assumir responsabilidades, mesmo que às vezes exagere e perca bolas em momentos fulcrais. Em resumo, grande época, um dos mais importantes no saborosíssimo título conquistado.

ABOUBAKAR: Marcou 26 golos em todas as competições! Para um avançado, por mais análises que se façam, este é um número incontornável na analise ao seu desempenho. É verdade que nos últimos meses não marcou, sobretudo depois da arreliadora lesão mas uma coisa é certa: o camaronês foi fundamental no título do FC Porto!

MAREGA: Impressionante época do maliano. Força, rapidez e eficácia são os adjetivos mais apropriados a esta "força da natureza". Um jogador que deu cabo das defesas, pelo desgaste que provocou com a sua força e rapidez. Um "patinho feio" que virou um lindíssimo cisne!! Impressionante!!

GONÇALO PACIÊNCIA: Na sua melhor época de futebol sénior foi chamado ao seu "clube do coração" para ajudar numa altura em que as lesões se multiplicavam umas atrás das outras. É verdade que não marcou golos mas teve participação num momento importantíssimo da época, na assistência para o 2º golo ao Sporting no Dragão. É um jogador com características muito interessantes, que bem trabalhadas podem fazer dele um jogador muito, muito interessante. A seguir com muita atenção.

CORONA: É um jogador com enorme qualidade mas teve uma época com muitas intermitências. Ainda assim foi dos que mais minutos teve e contribuiu positivamente para o sucesso obtido.

WARIS: 127 minutos no campeonato não permitem uma análise consistente ao ganês. Uma incógnita...

OTÁVIO: Admito que gosto de Otávio, acho que é um jogador com enorme qualidade técnica e, se calhar tão ou mais importante que isto, um jogador com muita capacidade tática. Teve uma época abaixo das expetativas mas é um jogador com muita qualidade.

SOARES: À semelhança do que aconteceu com Aboubakar, não marcou golos nos últimos meses de competição mas foi um jogador importante, que com a sua capacidade física ajudou, juntamente com Marega e Aboubakar, a destruir defesas contrárias. É um jogador que assenta que nem uma luva na ideia de jogo preconizada por Conceição.

Por último, mas em primeiríssimo plano, está obviamente SÉRGIO CONCEIÇÃO. Já tudo foi dito sobre o técnico português mas creio que a frase que melhor define o fantástico trabalho de Sérgio é a seguinte: há uns anos atrás, a estrutura do FC Porto "fazia" treinadores campeões, desta vez foi o treinador que "fez" uma estrutura campeã! Não há muito mais a dizer... Competência resume na perfeição tudo o que se passou esta época. O FC Porto foi, de longe, a melhor equipa portuguesa este ano!!!

0 comentários:

Enviar um comentário