31 agosto, 2018

A ÉPOCA DAS NOSSAS MODALIDADES - BASQUETEBOL / ADV. EUROPEUS.


Na sequência dos posts anteriores hoje irei-me debruçar sobre os adversários europeus da equipa de....
  • BASQUETEBOL
A nossa equipa de basquetebol inicia a época com a eliminatória perante o BC Nizhny Novgorod com jogos no Dragão Caixa a 20 de Setembro e a deslocação a Nizhny Novgorod a 22 de Setembro.

À semelhança do adversário europeu da equipa de andebol, também este adversário foi fundado no ano 2000. As semelhanças com o adversário do andebol não ficam pelo ano da fundação já que também esta equipa não tem títulos nacionais relevantes, sendo as melhores performances o título de campeão da 2ª divisão em 2010 e um 2º lugar na 1ª divisão russa em 2013/14. Na taça russa também a melhor performance é um vice-título em 2011 e 2018.

A nível internacional o ano de 2013/14 foi, ainda, o ano de melhor performance com a presença nas meias-finais.

Na época de 2017/18, o nosso adversário também esteve presente nesta fase da Liga dos Campeões onde defrontaram os Antwerp Giants e cujo desfecho foram 2 derrotas, tendo sido relegados para a FIBA Europe Cup onde jogaram no grupo H e se qualificaram em 1º lugar com um saldo de 5 vitórias e apenas 1 derrota. Na 2ª fase de grupos, disputaram o grupo I e apuraram-se em 2º lugar com um saldo de 3 vitórias e 3 derrotas.

Com esta classificação, nos 1/8 final defrontaram os cipriotas Keravnos Strovolou B.C. onde o desfecho foram 2 vitórias para os russos. Nos 1/4 final o adversário foi o S.S.P. Reyer Venezia Mestre onde uma derrota na 1ª mão em Itália e uma vitória no jogo na Rússia foi insuficiente para lograrem o apuramento. A equipa que eliminou o nosso adversário em 2017/18 acabou por vencer a competição o que dá ainda mais valor à campanhã europeia do nosso adversário.


A nossa presença em 2017/18 iniciou-se com a pré-eliminatória da FIBA Europe Cup perante os israelitas do Bnei Rav-Bariach Herzliya, onde no agregado vencemos por 151-150. Na fase de grupos ficamos classificados no Grupo C, onde a nossa performance se cifrou por 3 vitórias e 3 derrotas, que impediu o nosso apuramento. Um dos nossos adversários na 1ª fase de grupos, Kataja Basket Club, ficou no grupo I e no confronto com o Nizhny Novgorod teve 2 derrotas o que demonstra o valor da equipa que nos calhou em sorte na Liga dos Campeões de Basquetebol.

O plantel do nosso adversário sofreu uma reformulação face à época anterior o que não nos permite aferir a real valia deste plantel uma vez que as performances de 2017/18 foram-no com um plantel claramente diferente do que nos irá defrontar a 20 e 22 de Setembro.

Até à eliminatória com o FC Porto, o nosso adversário irá defrontar 3 equipas eslovenas (Sencur, Olimpija Ljubliana e Zlatorog), os turcos do Besiktas, os Montenegrinos do Buducnost e ainda 2 equipas sérvias (FMP Belgrad e Estrela Vermelha). Deste leque de adversários, podemos notar uma preparação muito forte com adversários de enorme valia, onde podemos dar especial destaque ao adversário Montenegrino que irá participar na Liga Europeia 2018/19.

Tendo o nosso plantel sofrido, como acontece anualmente, algumas mexidas importantes e sendo esta eliminatória numa fase muito precoce da temporada, acredito que será uma eliminatória muito complicada para as nossas cores e o desfecho mais real deverá ser a “despromoção” para a FIBA Europe Cup. No entanto, um pavilhão cheio e com grande apoio a 20 de Setembro, poderá ajudar a criar uma vantagem que permita sonhar no jogo em solo russo pelo que todo o apoio é fundamental no dia 20 de Setembro.

Abraço,
Delindro.

0 comentários:

Enviar um comentário