23 setembro, 2006

503 dias depois… e sem auto-golos


No reencontro de Jardigol com os adeptos do FC Porto, deu chapa 3 para os campeões nacionais… o melhor resultado da época em jogos oficiais.

A única novidade no onze foi a ausência do «puto-maravilha» Anderson que foi desviado para o banco de suplentes com o objectivo de ser poupado para o próximo jogo da Liga dos Campeões na 3ª feira, dando o seu lugar ao completamente desinspirado Jorginho, que parece a cada jogo que passa, ter desaprendido de jogar o bom futebol que motivou a sua aquisição na época passada.

De resto, tudo normal, com uma táctica 4x4x2, que em ataque se desdobrava num 4x3x3… a dupla de ponta de lanças manteve-se confiada ao «motivado» Hélder Postiga e ao «desinspirado» Adriano.

A primeira parte foi pachorrenta e chata, apesar do forte domínio territorial por parte do FC Porto, mas onde não se criavam grandes oportunidades de golo, excepção feita a 2 oportunidades perdidas nos primeiros 15 minutos, quase que diria, escandalosamente pela nossa dupla atacante, Hélder Postiga e Adriano. Até ao intervalo, nada mais de relevo há a apontar.

Ao intervalo, e porque o Prof. Jesualdo Ferreira percebeu, tal como todos nós, que algo haveria que modificar, de uma assentada apenas, entraram Anderson e Lisandro para o lugar dos desinspirados Jorginho e Adriano.

A entrada, especialmente de Anderson, teve o condão de dinamizar completamente o jogo atacante por parte da nossa equipa, onde já se denota uma total cumplicidade na forma de jogar entre o triângulo: Anderson, Lucho e Quaresma.

Aos 53 minutos, depois de algumas tentativas goradas, Hélder Postiga recebeu na linha da grande área um passe de Paulo Assunção, e de costas para a baliza rodopiou sobre o central Alcaraz e fuzilou a baliza... estava aberto o marcador e quebrado o «jejum» de 503 dias sem facturar com a camisola azul e branca.

A partir desse momento, a fluidez de jogo atacante por parte dos «azuis e brancos» era de tal ordem, que Lisandro, aos 71 minutos aumentou a vantagem para 2-0, e Tarik dilatou para 3-0 em cima do minuto 90.

Temos o pleno de vitórias nos 4 jogos já disputados… mantemos o 1º lugar isolados, e agora aguardemos pelo jogo da próxima 3ª feira em Londres, para a 2ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em que iremos defrontar o Arsenal.

PS - As gentes do Porto são, de facto, diferentes. Ao Jardigol, ficou o FC Porto a dever grandes jornadas de glória, mas que seria do goleador se não se tivesse projectado neste grande clube?... Ao Homem, que espero renascido, aqui vai pois, o meu tributo... Bem vindo, Jardigol, ao futebol e à vida. Que a sorte te proteja! Bem hajas!

Uma visôm, carago… sobre Rotos Lampiões e Emproados Lagartos

Rotos Lampiões felizmente que a fanfarronice e o querer ganhar sem trabalhar não dá pontos… LOL… escreveu-se direito por linhas tortas… LOL… castigou-se quem não conseguindo ganhar no campo, tenta ganhar fora dele… LOL… e para terminar, foi só mais um passo em falso, neste caso, uns «Paços» em falso!!... ontem e hoje estou para o LOL, que vou eu fazer?... LOL ;-)

Emproados Lagartos Mas que rico jogo, não acham?... lá no meu bairro, jogávamos mais ou menos assim.

16 comentários:

  1. CARO BLUE BOY: Magníficas imagens colocadas no blog e nem vou comentar o jogo que me agradou sobremaneira durante a 2ª Parte, mas apenas queria sublinhar o que transparece destas imagens: A beleza imanente ao espectáculo futebolístico especialmente quando realizado à noite... É especial... sempre senti isso desde os primeiros tempos em que fui ao estádio, ainda miúdo com os meus amigos de infância e nos sentávamos no exterior do Estádio das Antas ainda com a Maratona aberta e virada a Santa Justa. Sim no exterior: nos telhados e terraços das habitações vizinhas cedidos pelos seus moradores a troco de algum dinheiro, sempre bastante inferior claro, ao que custaria se comprássemos um ingresso oficial...Não era um bonito Estádio o das Antas, havia nele um desiquilibrio estrutural que era fácilmente perceptível quando olhado desapaixonadamente, mas era o nosso espaço de afirmação e nele sentimos em comunhão as primeiras alegrias desportivas...Este novo Estádio tem uma qualidade estética e um enquadramento excepcional e eu atrever-me-ia a considerá-lo o mais belo Estádio do Mundo...Nota-se no espanto reflectido no olhar de quem o observa pela primeira vez toda a sua espantosa concepção, daí que esse extraordinário espectáculo que atrás tentava definir é agora extremamente valorizado pelo recinto em que se efectua.Temos de nos sentir simplesmente orgulhosos por tudo isso...Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. ... eu é que me passo com as fotografias que tu postas!!:) quer-se dizer, em vez de fotografar o jogo (e o Postiga em tronco nu:)), que é bom e bonita, só me aponta a objectiva para as gajas!:) rais te parta! ainda bem que tu não te sentas na mesma bancada que eu, caso contrário, na próxima vez que fosse ao estádio, levava calças de meio metro de largura e camisola de gola alta!:)
    na segunda parte o Porto foi, de facto, grande: futebol jogado, passes a rasgar os flancos, dinamismo, trocas rápidas entre os jogadores, e a inevitável magia de quem a tem nos pés: o puto Anderson!:) O Postiga de regresso aos golos, o Lisandro a provar que, no lugar de ponta de lança, ainda não mostrou metade do seu futebol, e até o Tarik, que na ânsia de mostrar futebol acabou por cometer alguns egoísmos, mas que viu o seu suor coroado com um golo. Um Quaresma perfeito (melhor em campo, na minha opinião). O Lucho esteve um pouco apagado... melhores dias virão. O Jorginho é o patarata do costume, o Adriano... bem, quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado.
    Esperemos que na terça feira os ventos soprem do mesmo lado:) Até porque tenho alguns amigos ingleses e, definitivamente, NÃO estou para os aturar!:)

    ResponderEliminar
  3. Emproados Lagartos – Mas que rico jogo, não acham?... lá no meu bairro, jogávamos mais ou menos assim

    Que desilusão Blue! No meu jogavamos muito melhor, carago. ;)

    Bom jogo do Porto!
    Anderson e Quaresma foram os melhores e estou com vontade de os ver (assim como ao Lucho) frente ao Arsenal por acreditar que podem fazer coisas bonitas mas o jogo frente aos ingleses também vai ser um bom teste para sabermos do que são capazes os cantrais.

    Já os lamps...cada vez gosto mais do orelhas e só espero que continue no clube durante muitos e muitos anos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Blue Boy,

    Mais um belíssimo post.
    Ainda por cima, de facto, as imagens são excelentes (em todos os sentidos ....) !!!
    É o que se chama juntar o útil ao agradável.

    Mas não me vai levar a mal que lhe confesse o seguinte:
    O que hoje aqui me trouxe (como saberá sou leitor assíduo do seu blogue e também sei que tenho o prazer e o privilégio de ser retribuído !!!) foi um dos comentários ao seu post.
    É verdade !!
    O comentário do Meirelesportuense.
    Depois de o ler fiquei ....”proibido” de não o comentar !!!
    Mais do que um comentário é um testemunho.
    Um testemunho do que é ser portista !!!
    Do SENTIR Portista !!!
    Abarca, inclusive, épocas que eu não vivi e onde, ao que me contam (também não é difícil imaginar) era muito difícil ser portista. Mais não fosse porque apenas ganhávamos quando o “rei fazia anos” !!!
    Depois, eu estou totalmente em sintonia quanto à beleza e à importância, ambas ímpares, que o Estádio do Dragão tem para o aumento, incessante, da grandeza do Nosso Clube (mas também não me esqueço do orgulho e das alegrias que o Estádio das Antas me deram).
    Caro Meirelesportuense, acredite, foi um prazer imenso ler o seu singelo, sentido e elevado comentário !!!
    Por isso, permita-me, meu caro, que, humildemente, lhe dirija uma simples palavra – OBRIGADO !!!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vitória para o nosso FC Porto. Quatro vitórias em quatro jogos, penso que não se poderia exigir mais. Gostei do jogo, principalmente da segunda parte. Só nos segundos 45 min é que os Dragões fizeram os golos apesar de terem criado oportunidades durante toda a partida. Não me espantava nada se o resultado tivesse sido mais dilatado.
    Gostei do Hélder Postiga pela exibição que fez e pelo grande golo que marcou.
    Parabéns também ao Hélton pela chamada à selecção canarinha!! Sobre as alterações que o Jesulado fez ao intervalo, nota-se que a equipa com Anderson é outra coisa.

    Sobre o benfas..bem...já estão a 8...

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. GRATO AMIGO SITUACIONISTA pelas suas palavras e pela apreciação ao meu comentário, elas revelam na verdade muita sensibilidade e atenção ao que eu confessei ter vivido e que era reflexo dos tempos difíceis em todos os aspectos que viveu a minha geração...Tempos muito diferentes dos de agora. Alguns exemplos e apenas a título desportivo a ter em atenção: Toda a estrutura organizativa encontrava-se concentrada na cidade de Lisboa...A maioria dos árbitros era proveniente dessa àrea associativa...muitos dos campos em que se disputavam os jogos da 1ª Divisão eram pelados, não possuiam as dimensões exigíveis e outros tantos não tinham a iluminação adequada para neles se efectuarem jogos à noite. O próprio Futebol Clube do Porto teve de realizar muitos dos seus jogos oficiais num campo hoje completamente em ruínas e coberto de vegetação mas creio, ainda observável: O Estádio do Lima...propriedade do Académico do Porto e que se situava no ângulo das ruas da Alegria e da Constituição ali juntinho do Lima 5. Ainda lá assisti a desafios de Amadores, com o relvado em péssimo estado,a bola escondia-se em muitos dos buracos existentes na relva, mas permitia mesmo assim, um outro gozo e divertimento que os pelados não autorizavam ...Na verdade a maioria dos meus amigos e colegas da altura tinha outras inclinações clubísticas. Vivia-se uma autêntica e profunda ditadura em termos políticos e desportivos. Tudo se alterou completamente a partir do 25 de Abril de 1974 e nos finais dos anos setenta já o Porto dominava claramente o panorama nacional. Foi crucial o aparecimento e a junção de vontades da dupla Jorge Nuno Pinto da Costa/José Maria Pedroto...Mesmo a nível internacional passamos a ser temidos e lembro uma série de eliminatórias para as Taças Europeias com o Anderlecht, que nos aparecia constantemente a terreiro...Todo este processo relativamente rápido, culminou na incrível conquista da Taça dos Campeões Europeus em Viena de Aústria. Vi o jogo com uns amigos de quadrantes e tendências diversas e quando regressei a casa para festejar com a família -senti no imediato essa necessidade- encontrei ao longo do caminho grupos e grupos de homens e mulheres saltando e gritando de alegria e enchendo de bandeiras azuis e brancas todos os espaços...Senti as lágrimas brotarem contínuamente sobre mim sem que eu pudesse opor-lhes toda a minha vontade. Foi um autêntico bálsamo que me inundou e purificou completamente o coração e foi sentido por mim mais como a "afirmação" duma capacidade possuída mas quase inimaginável, do que uma "revanche" pelos insultos que tantos nos dirigiram, durante tanto tempo. Por isso eu vejo, nos sinais do tempo actual, como que uma sistemática tentativa de nos remeter a esse passado de sofrimento e humilhação e isso não pode, nem permitiremos que possa, alguma vez voltar a acontecer!...

    ResponderEliminar
  7. NEM DE PROPÓSITO: Aí estão eles novamente ao ataque...agora um "sindicalista" qualquer veio tentar introduzir a dúvida sobre se PC teria sido "avisado" com antecedência por alguém importante dentro da hierarquia da PJ de uma busca à sua residência e isso teria tido a verificar-se, vital importância na condução do Processo...É caso para perguntar: Então os sindicatos também já funcionam integrados no "sistema" das fugas informativas? E parece ser -em vésperas de um jogo importante com o Arsenal- aquilo que é definido como informação "cirúrgicamente" dirigida...Complementarmente queria só dizer ainda em relação ao passado, algo que tem a ver com estas montagens escabrosas. Nas transmissões televisivas da época e mesmo agora ainda se verifica essa tendência declarada e descarada -as "câmaras" só "veem" quando lhes "interessa" ver- as jogadas mais duvidosas normalmente não eram captadas ou transmitidas pois no momento justo e necessário aquelas "avariavam" ou estavam "direccionadas" para outros horizontes talvez à procura do menino Jesus...A título de exemplo os factos ocorridos há meia dúzia de anos com Paulinho Santos e os de agora com Petit...Num só dia repetiram a "célebre" cotovelada do Paulinho ao JP para aí umas quarenta vezes só numa ediçao do Telejornal da TVI e com tal velocidade que até parecia "banda desenhada", agora consideram "excessiva" a "exposição constante" de imagens de "teor agressivo"...andam sazonalmente preocupados com as criancinhas... Um abraço amigo...Não se deixem enganar que eles estão aí tipo Pides, à espreita em cada esquina, pois não são eles tal como afirmam, seis milhões e uns trocos?...

    ResponderEliminar
  8. Caros bLuE fRiEnDs,

    MeirelesPortuense - É verdade que sim caro Amigo, este nosso Estádio, é maravilhoso... e olhe que o meu 1º impacto quanto às aberturas laterais sem fechar o anel, desde logo me incomodaram... mas hoje quando olho para trás, e porque sou, felizmente o digo, pq a vida isso o permite, um seu frequentador habitual, ele é esplêndido, fenomenal, empolgante e mágico... o nosso orgulho, o nosso Palco das Emoções... quanto mais o olho, mais o admiro... como ele é imponente, minha nossa... quanto ao velhinho Estádio das Antas, ai que saudades do meu tribunal virado a sul, que saudades de tantas alegrias ali vividas, tantas lágrimas derramadas... ainda hoje recordo com profunda tristeza 2 jogos que ali muito me marcaram pela negativa... e que me fizeram deixar a carpir lágrimas naquelas bancadas núas e frias, já quase todos se tinham ido embora... e eu lá, pensando neste amor louco pelas cores «azuis e brancas» que tanto me fazem sofrer por vezes... esse jogos foram o tal famigerado FCPvsSLB dos 2 golos do César Brito, era eu ainda um puto, mesmo putito acompanhado do meu pai... e um outro que me fez chorar como um desalmado, e sofrer em silêncio naquelas bancadas já nuas e despidas de Portistas, que foi o jogo com a Sampdória, em que fomos eliminados nas grande penalidades pelo falhanço do Latapy, mesmo depois de termos ganho 0-1 em Itália, no tempo de Sir Bobby Robson, com um golo penso eu de Yuran se a memória não me atraiçoa... mas naquele Velhinho vivi tantas e tantas alegrias, que as poucas desilusões já esqueci... tb me recordo naqueles tempos mais idos, era eu um puto ainda regila e todo sardento, de 1 mt de altura, já com um grupo de amigos da bola, entravamos no comboio em Espinho, saiamos em Campanha e caminhavamos até às Antas, onde a troca de um poucos escudos (a minha semanada... eheheh), assistia ao meu Porto fora do Estádio, naquela sucata que ficava atrás da Superior Norte... lembra?... concerteza que sim... momentos lindos e jamais inesqueciveis... e assim começou a minha paixão por estas cores «azuis e brancas» mágicas que me deixam louco... completamente louco!
    PS - Caro Amigo Meireles... continuo à espera do seu email... não está esquecido, pois não?... eheheh

    Catarina - Poix, é mesmo assim, nos tempos mortos de jogo, temos de aproveitar o tempo com qq coisa útil para não se adormecer... eheheheh... olha a tua sorte parares noutra zona do nosso Palco das Emoções... eheheheh... fica tranquila, pq as «amigas» estarão sempre anónimas cá no espaço... as restante, bem, torna-se mais complicado... mulher é um bichinho... eheheheheh... bem, para a próxima, para não reclamares mais, prometo tentar tirar uma ao Postiga, e se possivel em tronco nú... eheheeh... quanto ao jogo, foi uma vitória justa e merecida, com uma 2ª parte de muito bom nível... e com o regresso de saudar aos golos por parte do «renascido» Hélder Postiga... Anderson a brilhar, Quaresma a crescer, e Lucho a marcar o ritmo... estamos bem... estamos em crescendo... façamos votos para que na 3ª feira, possamos comer «bifes» ao jantar... oxalá que sim!!... já agora, uma menção honrosa para a tua visão feminina do futebol e em particular do nosso mágico FC Porto que é digamos muito especial... os meus parabéns!!

    Alvaro - um dia destes, marcamos ai uma jogatana entre equipas de bairro, para vermos afinal quem são os melhores, ok?... eheheh.. quanto ao jogo, vitória merecida... e aguardemos agora por 3ª feira para um «osso mais dificil de roer», mas eu aposto nestes «guardiões da mui nobre invicta»!!... sobre os Rotos, o pá, deixa que te diga, já começo a ter pena deles... LOL

    Situacionista - Tás a ver Catarina?... olha que há quem gosto... é o chamado sandwich... 2 em 1... LOL... Porto e mulheres, é digamos, juntar o útil, ao muito agradável... eheheheh... bigadão pela tua visita... espero que continues a passar por cá muitas vezes e comentar, pq eu farei o mesmo no teu espaço... quanto ao nosso Meireles, tens total razão... é uma biblia «azul» o homem!!!... Comentários 5 estrelas e cheios de carisma e mistica!!

    TRipeiro - Sim, tens total razão, a equipa com Anderson é outra coisa, para muito melhor... muito mesmo... pq o «puto» tem tudo para estourar em breve... oxalá não se estrague com os elogios constantes, mas posso estar errado, mas parece-mer ser um «puto» muito atinado e com bastante humildade... ele sabe bem que o momento de glória dele há-de chegar, mas sem pressas!

    FCP_Atch - Tás a ver Catarina?... a malta gosta toda... por isso, é para continuar... eheheheheh

    ResponderEliminar
  9. ola amigos, depois destes lindos testamentos e memorias lindo(a)s, nao tenho mais nada a acrescentar, pois vcs ja falaram tudo mas tudo mesmo, muito obg por me fazerem tb lembrar dos bons velhos tempos.....
    vcs e a naçao portista estao de parabens sempre mesmo nos maus momentos.
    vcs me fizeram as lagrimas aparecer(que nao e façil algo me fazer isso).

    ps: o CATARINA,bem que podias pousar pra camara eheheheehe (brincadeira)...... miauuuuuuuuu

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosos comentarios!Nada tenho mais acrescentar.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  11. O nosso estádio é realmente explêndido. Do sítio onde fico tenho a possibiidade de ver o Rio Douro, uma vista deslumbrante que nos faz estar a viver os momentos do futebol e ao mesmo tempo não nos sentirmos claustrofóbicos em relação ao ambiente do estádio.

    É evidente que tem contras, como nos dias de temporal, apesar de eu não ter razões de queixa, mas ter uma janela para o ambiente circundade torna o nosso estádio único.

    Quanto ao jogo, a equipa está bem e recomenda-se. O primeiro teste de fogo é já para a semana em Braga.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Ah!! Já me esquecia, belissima homenagem a Jardel. O rapaz depois de tudo oque passou merecia.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. AMIDO BLUE BOY já enviei o e-mail pedido, mas gostaria de préviamente confessar que não sou nenhuma "Biblia" como deixa sugerir, até porque não sou assim tão velhinho como às vezes pode transparecer - "isto sou eu a defender-me carago". Apenas contece que as memórias são algo que recebemos do exterior e que inconscientemente trabalhamos, que podem soar melhor ou pior de acordo com a disposição do momento em que as revelamos, ou a visão que temos da vida na hora em que elas nos são transmitidas... Mas são realmente património do mundo, não nos pertencem de verdade e só ganham algum valor, o seu valor autêntico, quando saltam do "arquivo" e passam a estar à disposição do "todo". Aí sim acedem aquilo que é o espaço da memória colectiva, onde dialécticamente -suponho- convive com todas as restantes memórias adquiridas e passa a ocupar o seu verdadeiro lugar e dimensão...Agora quanto ao Dragão como diz o "Zirtaev" são aquela "janelas" abertas ao exterior a Norte e a Sul que permitem essa ligação ao espaço circundante e emprestam um forte sentimento de liberdade. No que toca aos problemas atmosféricos que possam afectar o recinto, creio que o próprio Arquitecto consciente disso, levantou a hipótese de serem colocadas algumas barreiras -sempre transparentes para não quebrar essa ligação aberta- que minimizassem esses efeitos, mas tem que ser algo muito bem pensado para não se destruir esse equilibrio estético e é bem possível que quando estiver concluido todo o plano hurbanístico circundante o aparecimento de novos edifícios possa alterar substancialmente todos esses efeitos...Por exemplo no interior do Dolce Vitta não foram devidamente pensados os aspectos positivos que haveria se toda a àrea da restauração se "abrisse" completamente ao Estádio e permitisse a visão global do Monumento. Vejo-me ali por vezes a pensar nisso e em como foi perdida uma magnífica portunidade de conciliar o "negócio" com a fruição de toda essa beleza... Aquela zona existente no 3º Piso que permite obter um pouco do que eu estou a pensar é manifestamente insuficiente porque apenas nos oferece uma fatia ainda que generosa do painel, mas mesmo assim ganha sobremaneira vantagem comparativamente aos espaços do 4º Piso incomparávelmente empobrecidos por essa lacuna na concepcção...

    ResponderEliminar
  14. Sempre que o FCP joga, os invejosos lá aparecem a tentar tirar proveito de um eventual mau resultado, a vergonha instala-se nas mentes dos anti-Porto, vale tudo para provocar as pessoas de bem (portistas), esses energúmenos sem cérebro (benfiquistas) continuam e hão-de continuar a usar argumentos próprios de acéfalos, que em nada combinam com a razão.

    Olhem para dentro de casa, vocês estão a ser roubados e ainda aplaudem, a veigarice apoderou-se do clube do vinho tinto, o fim está próximo. Depois queixem-se que apareceu outro Vale e Azevedo, só é cego quem não quer ver.

    ResponderEliminar
  15. O Blog FCP MIRANDELA está em Londres para acompanhar a nossa equipa na aventura da Champions.

    Visita hoje e amanhã, surpresas a qualquer hora.

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. O RED? este espaço magnifico esta a fazer-te um bem a alma? ou tas a pensar em mudar de cor futebolistica?
    nunca e tarde pra aprender......

    ResponderEliminar