29 setembro, 2006

O primeiro testemunho...

FC Porto... e a Mui Nobre e Sempre Leal Invicta

Em sintonia com a passagem do 113º aniversário do FC Porto, escolhi um fragmento de um poema do grande poeta Eugénio de Andrade, escritor intimamente ligado à cidade do Porto, onde viveu a maior parte da sua vida.

Apaixonado por esta cidade, pelas suas ruas e velhos edifícios, pelos seus jardins, pelo rio que se debate, murmura e espelha a seus pés, faleceu junto à foz desse rio de ouro, chamado assim – dizem – devido à cor barrenta das terras que as suas águas arrastam violentamente durante a maior parte do ano… Setembro foi o mês em que eu nasci e em que nasceu a Instituição que tantos prezamos e amamos; é o mês em que a cidade brilha e reflecte uma cor diferente que faz jus ao rio que lhe presta vassalagem.

Este poema deve ter tido outros destinatários, mas podemos usurpá-lo por um bocadinho, só por um momento, sem que o grande Poeta por isso se ofenda e interrompa o seu descanso...

"Tu és a esperança, a madrugada.
Nasceste nas tardes de Setembro,
quando a luz é perfeita e mais doirada,
e há uma fonte crescendo no silêncio
da boca mais sombria e mais fechada.

Para ti criei palavras sem sentido,
inventei brumas, lagos densos,
e deixei no ar braços suspensos
ao encontro da luz que anda contigo.

Tu és a esperança onde deponho
os meus versos que não podem ser mais nada.
Esperança minha, onde meus olhos bebem,
fundo, como quem bebe a madrugada."

# artigo de opinião remetido por "Teixeira de Meireles"

PS
– Já devem ter reparado em algo, digamos, estranho; será apenas uma meia surpresa… fiz o convite; foi aceite de imediato!!... posso então desde já anunciar-vos que a partir desta data, passamos a contar com um novo colaborador neste projecto. O seu nome é Teixeira de Meireles. Ele aqui está, o seu primeiro testemunho… muitos mais se seguirão com a sua já mais que reconhecida qualidade e visão dos seus «escritos»!... pela parte que me toca, deixo aqui em «público» o meu especial agradecimento pela disponibilidade demonstrada desde a primeira hora… muito obrigado e bem haja!

4 comentários:

  1. Caro Amigo...
    Em reforço do já aqui transmitido por mim no PS do post, seja bem vindo e boa sorte!!
    Conto... contamos consigo daqui em frente!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. carissimo amigo seja bemvindo ao (nosso) espaço como colaborador, de minha parte os meus sinceros parabens e muito obrigado pela sua ajuda em este espaço continuar.

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. ps: amei o poema obg

    ResponderEliminar
  4. Viva o Poeta !!!
    E quem tão bem o "usurpa" !!

    P.s. – Parabéns, caro Blue !! Grande “contratação” !!!

    ResponderEliminar