17 novembro, 2012

Homenagem SD a Gabbo Sandri!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Desde que aqui escrevo, e já lá vão mais de três anos, que não deixo passar esta data em vão. Sendo o meu tema o “mundo ultra”, recordo Gabriele Sandri, que faleceu, fez Domingo passado cinco anos!! Cinco anos se passaram (já aqui a história foi contada, não só por mim, como também pelo meu amigo Antas) desde aquele tiro fatal, disparado pelo POLÍCIA, Luigi Spaccarotella, numa estação de serviço em Itália. O jovem Gabbo estava então a deslocar-se a Milão, pois a sua Lázio nesse dia defrontou o Inter em San Siro.

O crime chocou o mundo ultra e a justiça ainda não foi feita. Uma onda de solidariedade espalhou-se um pouco por todas as curvas da Europa. As claques não têm só lados negativos, e aqui faço questão também de deixar isso bem claro. Não só na altura, em Novembro de 2007, como também actualmente, muitas curvas se recordam de Gabriele, e muitas delas têm mesmo um estandarte em sua memória, como é o caso dos SD.

No último Domingo o FC Porto recebeu e venceu a Académica por 2-1. Mais três pontos rumo ao Tri, estes bem suadinhos. 31910 espectadores marcaram presença no estádio do Dragão. Uma boa casa em comparação com os últimos jogos. Normal, para uma equipa como o FC Porto. O jogo realizou-se às 18h, menos mal. Mas nem a essa hora a Mancha Negra marcou presença com mais de 100(?!) elementos. É uma claque com tradição, que marca presença sempre, em todos os estádios onde joga a Académica, seja em que dia for, onde for, com 100 ou com 2 elementos, mas sinceramente, depois da final da taça de Portugal no ano passado, da presença na Supertaça (e que grande presença, ai sim, estiveram em grande!) e nas competições europeias este ano, esperava mais nesta visita ao Dragão. Só para relembrar os mais distraídos que levaram cerca de 1500 a Madrid, ao Vicente Calderón!! Coimbra fica a 120 km do Porto e trouxeram cerca de 100.

E isto é o reflexo do futebol de hoje em dia, ver em casa no “bem bom”. O próprio presidente da Briosa já veio falar publicamente, mais do que uma vez, acerca das assistências no estádio Municipal de Coimbra. É incompreensível como é que a Académica joga em casa com o Atlético de Madrid e estão presentes à volta de 5 mil pessoas! Se com o detentor do troféu é esta a assistência, imagine-se contra o Hapoel e contra o Plezen!

Ainda assim, os que marcaram presença tentaram fazer-se ouvir, embora nunca o tenham conseguido. Pelo menos do sítio de onde estou, claro que não significa que não tenham cantado.

Do nosso lado, bom apoio SD e C95. Uma campanha de bilhetes para este jogo nos SD (não tenho conhecimento que o C95 tenha feito o mesmo), em que pelo preço de um, davam outro, resultou numa boa e numa má escolha. Boa porque encheu a curva, mas má porque muito “pára-quedista” caiu lá no meio, sem saber muito bem o que lá estava a fazer, nem como devia comportar-se. Deste jogo destaco o novo modelo que o clube experimentou, no que diz respeito às entradas no estádio. Tiraram as grades que delimitavam a zona envolvente do estádio, onde éramos revistados e passou a haver apenas uma barreira, junto às portas. Dêem as vossas opiniões.

Destaque ainda, como sugere o título, para a homenagem ao ultra italiano, que cumpria naquele dia exactamente cinco anos da sua morte.

Curiosamente, em Itália, também no último Domingo dia 11, a Lázio recebeu a Roma no Olímpico da capital. Um derby explosivo ainda para mais num dia como aquele. Outro mundo sem dúvida! Para além das homenagens a Gabbo Sandri, refiro também a presença de um núcleo SD em Roma, no meio dos adeptos da Lázio, os Gate 10.

Antes de terminar, os meus aplausos para o fantástico jogo de hóquei em patins que se viveu na passada quarta-feira à noite, no Dragão Caixa. É de equipas e de adeptos como os de Valongo, de jogos assim, que o desporto precisa! Aquilo sim foi é viver o desporto! Mais de 1500 espectadores num dia de semana às 21h! Super Dragões em peso e C95 também presente. Um apoio excepcional que estremeceu o pavilhão. Muito material presente, a faixa, bandeiras e estandartes. A bancada Norte era quase toda ela destinada aos adeptos visitantes. Quem me dera que fosse sempre assim! Façam por isso!

O Porto, só o Porto, vive no meu coração!

Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. Caros PORTISTAS AMIGOS ULTRAS

    É uma honra poder saudar todos os ultras que nesta data se continuam a lembrar e com isso a honrar a memoria de nosso companheiro Gabrielle Sandri, cobardemente assassinado por representante dessa forças que se dizem da ordem.
    E mais não digo pois não me sinto com estatuto para tal.

    RIP GABRIELLE SANDRI

    276mqj

    ResponderEliminar