14 outubro, 2013

A Estrutura e os Treinadores

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há um mito entre alguns Portistas que simultaneamente (e paradoxalmente!) se confunde com uma mentira de muitos anti-Portistas, no fundo é uma espécie de mito construído por muitos Portistas que apenas responsabilizam o Presidente e a Estrutura dirigente pelos sucessos do FC Porto, enquanto os anti-Portistas responsabilizam o Presidente e a Estrutura, mas sim como os principais tentáculos que controlam a arbitragem e tudo aquilo que se relaciona com o futebol português (inclusive a escolha dos apanha-bolas). No fundo a ladainha de que o FC Porto ganha tudo por causa dos árbitros (anti-Portistas) e a ladainha que é a Estrutura que ganha no FC Porto, não os treinadores (Portistas). No fundo, esta ladainha tem uma ideia em comum: os treinadores no FC Porto são meros figurantes!

Devo dizer que acho essa conversa extremamente interessante do ponto de vista de discussão de café, é um soundbyte que fica na cabeça das pessoas, que se repete vezes e vezes sem conta, quando na realidade é uma mentira que apenas pretende atingir um verdadeiro objetivo (no caso dos anti-Portistas): desvalorizar o mérito do FC Porto nas muitas vitórias que conquistou e continua a conquistar! No que aos Portistas diz respeito é uma teoria que visa essencialmente uma ideia: defender que todos os treinadores do FC Porto são meras “figuras de presépio” na excelente organização do FC Porto!

Devo dizer também que estou em total desacordo com esta teoria. E antes de dizer o porquê de discordar com a mesma, coloco desde já um ponto prévio:

• Pinto da Costa é um Presidente genial, o grande criador daquilo que hoje é o FC Porto. Um Homem genial, inteligente, competente e extremamente sagaz. Como é óbvio, da mesma maneira que os incompetentes se rodeiam de incompetentes, os competentes, como Pinto da Costa, rodeiam-se de pessoas competentes que o ajudaram (e continuam a ajudar) na hercúlea tarefa de transformar um clube de pouca expressão nacional, num clube de nível mundial, um clube de reconhecida qualidade na Europa do futebol, aquela Europa longe da mesquinhez do “Portugalzinho” saudoso de Salazar. Pinto da Costa criou a Estrutura mais profissional e mais competente do futebol em Portugal e uma das mais competentes e profissionais em toda a Europa.

Dito isto, discordo com a ideia peregrina de que os treinadores que passaram ao longo dos anos pelo FCP foram meras “figuras de presépio”. Mais do que conversa subjetiva, em que cada um de nós terá as suas opiniões sobre cada treinador, o julgamento mais importante resume-se tao simplesmente àquilo que interessa no mundo do futebol e o que fica para a História: os resultados. Só para falar em alguns exemplos de treinadores que passaram pelo FC Porto e o que fizeram fora dele:

• Artur Jorge: Campeão francês pelo PSG em 94, vencedor da Taça de França em 93 e vencedor da Supertaça francesa em 98. Para além disso foi também campeão na Arabia Saudita em 2002 e na Rússia em 2003.

• Tomislav Ivic: Antes de ingressar no FC Porto, o técnico croata já tinha sido campeão jugoslavo (Hajduk Split), holandês (Ajax), belga (Anderlecht) e grego (Panathinaikos). Venceu também uma copa do Rei pelo Atlético Madrid.

• Bobby Robson: O palmarés do inglês dispensa muitos comentários… O título de Sir que lhe foi atribuído diz bem da grande qualidade deste técnico inglês. Vencedor da Taça de Inglaterra pelo modesto Ipswich Town, ganhou também a Taça UEFA ao serviço do clube inglês. Seguiu-se a passagem pela seleção inglesa em que atingiu as meias-finais no campeonato do Mundo de 90, em que apenas perdeu nos penalties para a RFA, futura campeã mundial. Foi também campeão holandês (PSV) e vencedor da Taça das Taças, Taça do Rei e Supertaça de Espanha ao serviço do Barcelona.

• José Mourinho: Independentemente do seu carácter, o seu palmarés fala por si. Contribuiu para o sucesso europeu do FC Porto entre 2002 e 2004, mas depois disso não se fartou de ganhar em vários sítios…

• Fernando Santos: O seu trabalho na Grécia onde já treinou AEK, Panathinaikos e PAOK foi considerado tão meritório que atualmente é selecionador da Grécia, onde atingiu os quartos-final do Euro-2012.

Poderia falar noutros treinadores, uns mais recentes, outros mais do passado mas resumindo, a ideia da falta de competência dos treinadores que têm passado pelo FC Porto que “apenas ganham por causa da Estrutura” cai à nascença com todos estes exemplos que dei acima e até mais alguns que poderia dar. Poderia também falar noutros treinadores, que não tendo um palmarés tão recheado, têm trabalhos de fundo nos clubes por onde passaram, sendo reconhecidos pela sua competência por onde passam. Por exemplo Jesualdo Ferreira que foi o pioneiro do Braga forte que conhecemos nos últimos anos ou Vítor Pereira que continuo a considerar um técnico competente e sério e a quem auguro um futuro risonho seja na Arábia, seja noutro sítio qualquer. E ainda há o atual treinador do Totenham, que apesar de ter abandonado a sua “cadeira de sonho” é um treinador bem cotado na Europa do futebol…

A grande Estrutura que o FC Porto tem, e de facto tem-na, tem a ver sobretudo com uma ideia muito simples baseada em pressupostos tais como: escolher os melhores para cada função (jogadores, treinador, scouting, etc), proporcionar todas as condições aos que sendo escolhidos têm a grande honra de poder trabalhar num clube como o FC Porto e finalmente, potenciar todas as qualidades daqueles que são escolhidos para desempenhar qualquer cargo no clube!

5 comentários:

  1. Só não vê quem não quer. Só alguém que não percebe minimamente de futebol pode achar que o treinador não tem um papel fundamental nos resultados da equipa. Sinceramente, gosto de ver as coisas como um todo: jogadores, treinadores e restante estrutura. Quando as coisas correm mal, o treinador é normalmente quem eu tento proteger mais.

    Os inimigos dizem-no para atacar os treinadores que passam pelo FC Porto.

    Os "amigos"... para continuar a sua onde de novo portismo e ter alguém em quem bater de forma cega.

    ResponderEliminar
  2. Estou 100% de acordo com o que escreveu,aliás este nosso Porto vencedor começou a ser construido por aquele que considero ter sido um dos melhores e mais esquecidos (tivesse ele treinado outro clube que nós sabemos e já haveria uma qualquer taça com o seu nome)treinadores que treinaram o FCPORTO o grande José Maria Pedroto,ao qual eu ainda não vi ser-lhe feita verdadeira justiça,mesmo no nosso clube , nem ser-lhe reconhecida a enorme importancia que teve no que é hoje o FCPORTO.

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  3. P.S.
    Ao relembrar o grande José Maria Pedroto,queria reforçar a ideia de que um bom treinador é fundamental para termos uma equipa vencedora,e quando digo bom não quer dizer que tenha muito curricullum,mas que tenha qualidade(como agora está na moda dizer) .

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  4. De referir também que José Maria Pedroto também teve excelentes resultados noutros clubes como o Boavista ou o Setúbal.

    Tal como é referido (e bem!) pelo Paulo Almeida, Pedroto foi juntamente com Pinto da Costa um dos grandes responsáveis pelo arranque do FC Porto de dimensão europeia tal como conhecemos hoje… Não foi só um treinador, foi alguém que encarnou como ninguém o espirito de SER PORTO (que hoje é tao falado), lutou contra os poderes instalados e demonstrou uma qualidade e capacidades incomuns, sendo mesmo o pioneiro de grandes evoluções no futebol português.

    Em tempos dediquei um post a Pedroto, por isso também não o referi aqui neste artigo. Mas foi bem lembrado pelo amigo Paulo Almeida.

    Caro SDValadares

    A onda do novo Portismo de se ter de bater em alguém de forma cega, é um fenómeno que ocorre com grande intensidade nos últimos 2 anos, e neste ano prepara-se para ser igual. Só não foi assim no ano de AVB porque devido a uma grande equipa (James, Hulk, Falcao, Moutinho, etc…) conseguimos o que conseguimos. Mas lembro-me de no ano de AVB, antes do primeiro jogo da época (supertaça) haver muita gente que já dizia (depois do mítico torneio de Paris) que tudo iria ser uma desgraça com um novo e inexperiente treinador…

    Relativamente a PF, parece que o impossível aconteceu… Afinal era possível haver um treinador pior que VP… Espero é que a sua incompetência dê para ganhar pelo menos o campeonato (tal como VP e por duas vezes ao mestre da tática)…

    ResponderEliminar
  5. Off-topic: Os selvagens voltaram a atacar… Desta vez queimaram Nuno Marçal num jantar realizado na pocilga da luz… A saga de selvajaria daqueles animais de merda continua… Matam adeptos, colocam jogadores de hóquei em coma, queimam autocarros e agora também queimam jogadores… Selvagens…

    ResponderEliminar