05 outubro, 2013

BASTA... RUA!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


É verdade que o título do texto que escrevo pode dar a entender que vou falar sobre as papoilas saltitantes e a sua relação com o seu treinador, que vai alternando de herói para vilão com a mesma frequência que se ganham títulos aqui no Futebol Clube do Porto. Contudo, e uma vez que escrevo após uma derrota do Futebol Clube do Porto, vou fazer aquilo a que o meu clube me habituou desde que me conheço, falar sobre os problemas internos sem grande alaridos e sem grandes novelas, evitando atirar as culpas para terceiros.

Vou então abordar a verdadeira razão do título do texto desta semana, o preço dos bilhetes dos jogos da Liga Portuguesa. Numa altura em que o país atravessa uma das maiores crises da sua história, é inadmissível que o preço dos bilhetes para os adeptos visitantes seja 25 Euros! É uma pena que os responsáveis do futebol não se mostrem preocupados com estes assaltos a que vamos assistindo por este país fora. É ainda mais grave que não consigam perceber que estão a matar o futebol. Não me vou alongar muito mais, não vou procurar qualificar a atitude do FC Arouca por respeito a um grande Portista que conheço que é natural desta vila do distrito de Aveiro e que tem uma natural simpatia com o clube em causa. Basta! É tempo de correr com esta gente que maltrata o futebol e os apaixonados pelo desporto/pelos clubes.

Consequências da derrota caseira

É verdade que perdemos uma boa oportunidade de dar um grande passo rumo aos oitavos-de-final da UEFA Champions League mas, também não deixa de ser verdade que continuamos a depender de nós e que, em condições normais, conseguiremos o difícil apuramento para a segunda fase da competição. Como já disse em posts anteriores, tenho alguma dificuldade em falar de futebol a não ser com meia dúzia de pessoas que entendem o clube como eu. Não me venham com a conversa que estou a catalogar e a estabelecer graus de Portismo. Isso é uma treta que quem quer bater em tudo e todos utiliza para justificar as suas atitudes. É apenas uma questão de gosto e uma forma de estar, tal como se vos apetecer comer uma francesinha, não vão convidar uma pessoa que saibam de antemão que não gosta de francesinha.

Na terça-feira passada, saí do estádio pior que estragado. Saí muito triste com o resultado e ainda mais desapontado e revoltado com alguns adeptos que me rodeiam no Dragão. É verdade que são sempre os mesmos, é verdade que já me chateei várias vezes (a frio penso no ridículo que isto é…) mas é desesperante ver estas novas formas de sentir o clube que cada vez mais vamos encontrando. A propósito disto, aconselho uma leitura ao brilhante texto publicado aqui no blog na passada quinta-feira, da autoria do “MM”. Os mesmos que andaram dois anos a insultar Vítor Pereira (leram bem, insultar) são os mesmos que agora já insultam Paulo Fonseca e já pedem a cabeça do mesmo. Reparem que já nem estamos a falar de crítica, estamos a falar de insulto fácil a um funcionário do clube. Uma pequena leitura aos Estatutos do Futebol Clube do Porto é suficiente para perceber a gravidade da situação e a consequência que teria caso os mesmos fossem aplicados. Curiosamente, consegui ouvir da boca de alguns que massacraram o antigo treinador durante todo o tempo que cá esteve que era ele que devia estar a orientar o Futebol Clube do Porto. Enfim, dou como aqui integralmente reproduzido o tal texto do “MM” para me abster de escrever mais alguma linha sobre este assunto. Nunca contem comigo para bater em treinadores, nunca contem comigo para não defender o nosso clube até ao limite das minhas forças.

Sobre o jogo em si, já muito foi dito. Está à vista de todos que ainda não estamos ao nível que queremos. A minha opinião sobre isto é muito simples e limitada: no que depender de mim, tudo farei para ajudar o Futebol Clube do Porto a atingir os objectivos propostos. Confio em quem dirige o clube e confio nas suas escolhas, pelo que só me resta uma alternativa, apoiar e criar condições para que possam desenvolver o seu trabalho para no final do ano todos festejarmos. Isto não significa ter uma posição acrítica. Se há quem não concorde, deixem-se de assobios (guardem-nos para pressionar os adversários e fazer do Dragão um ambiente temível), de insultos e de comentários em redes sociais e falem no sítio apropriado, a Assembleia Geral.

Para terminar, quero apenas deixar uma nota: estamos em primeiro lugar no campeonato com cinco vitórias e um empate. Nos últimos 20 anos, apenas duas vezes conseguimos superar este registo. Conseguimos ainda ter a melhor defesa do campeonato com apenas três golos sofridos, sabendo que dois destes foram irregulares. Vale o que vale…

Um abraço TRIpeiro,
Luís Marques

P.S. - Não posso acabar este texto sem deixar uma palavra de apoio a Marat Izmaylov. Acho que ainda pode ser muito útil ao Futebol Clube do Porto. Com 31 anos, ainda é um jovem com mais alguns anos de carreira e uma longa vida pela frente.

2 comentários:

  1. APOIADO!!!

    Não sei o que se passa, mas espero que fique tudo bem com Marat Izmaylov.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião o crescimento do clube em numero de adeptos é notório, e isso trouxe algo ao clube que eu nunca na minha vida imaginei, trouxe a "benfiquisação" do adepto portista!É isso mesmo..."benfiquisação"! Os assobios são cada vez mais dados por adeptos que comem pipocas, os assobios são cada vez mais dados por adeptos que vivem numa realidade que não é a nossa!
    Muitas vezes digo (na época passada disse milhares de vezes) em defesa dos nossos treinadores, que 30 anos de presidência de Pinto da Costa não serviram para ensinar nada a muitos adeptos. Às vezes parece mesmo que não aprendem nada com o Presidente! O problema de muitos dos nosso adeptos começa a ser a basófia...todos os jogos vamos golear e se não golearmos ou até se perdermos toca a assobiar! Já repararam na reacção do publico quando na época passada entrava o Iturbe e agora quando entra o Quintero?
    Na terça feira estava Quintero pronto para entrar para o lugar de Lucho...eu estava quase a ter um ataque porque era uma péssima substituição, mas o publico delirava porque Quintero ia entrar! E esse tipo de promenores faz-me crer que estamos numa fase de "benfiquisação" do FCPorto. Temo e muito quando o nosso presidente abandonar o clube! Por isso posts como este e outros são fundamentais para colocar estes "adeptos" na linha...querem assobiar? assobiem de casa!

    ResponderEliminar