03 outubro, 2013

Desabafos…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Acabo de chegar do Dragão e tenho uma folha em branco à frente, vazia como a alma nestes momentos de derrotas amargas… Como devem calcular a vontade de escrever não é muita nestas ocasiões. Nem de comer, nem de dormir, nem de nada… Não é fácil perder assim, principalmente por ter sido uma derrota recheada de ingenuidade, onde passamos do 80 para o 8 e com erros individuais e colectivos a serem fatais contra uma grande equipa como a do Atlético de Madrid versão Diego Simeone.

Não sou nem nunca fui individuo de tapar o sol com a peneira. Temos andado naquele jeito de “tem-te não caias”, embrulhados em equívocos tácticos e insuficiências físicas que começam a criar um ruido ensurdecedor no seio do Dragão. Contra o Atl. Madrid até estivemos melhor do que noutros jogos, mas é por demais evidente que a equipa não está a crescer como se esperava após uma pré-época positiva. Não há que ignorar este facto e não defendo que se ande a assobiar para o lado.

Mas será necessário tanto desespero e insulto, o mesmo clima de guerra outra vez, mais uma vez? Não se aprendeu nada com os últimos 2 anos?

O mais curioso é que a ala mais radical anti Fonseca é curiosamente na sua maioria formada pelas mesmas pessoas que a seu tempo insultavam e desmereciam o Vítor Pereira, Jesualdo ou até mesmo o André Villas-Boas naqueles sombrios meses de Janeiro e Fevereiro de 2011… Não queriam um “brinquedo” novo no banco? Já o tem, querem outro? Querem trocar a cada mau resultado ou exibição negativa? Querem portanto um presidente como o “lendário” Gil y Gil, que em 20 anos teve 41 treinadores, chegando a contratar 6 técnicos numa só temporada? Acham mesmo que isso resulta?

A exigência é boa, pode espevitar almas adormecidas mas insultar de cabeça perdida, sair cedo do estádio (Olá Kelvin!) ou pedir a cabeça do treinador no início de Outubro não lembra nem ao nosso pior inimigo. A sensação que me dá é de que o pessoal cada vez tem menos sensibilidade para o futebol, menospreza tudo e todos e tem a mania das grandezas, vendo no FC Porto um tubarão europeu do estilo de um Real Madrid, Barcelona ou Bayern, que tem obrigação de ser um rolo compressor seja quem tiver pela frente. E ainda falamos dos benfiqueiros e da sua bazófia…

Dir-me-ão os mais velhos que antigamente o pessoal também insultava fortemente e inclusive rasgava os cartões de sócio quando as coisas corriam mal. Certo, mas as situações são semelhantes? Temos uma equipa morta e enterrada de acomodados perdedores, que não dá mostras de poder continuar a ganhar? Não, não temos, qualquer outro adepto no Mundo desejaria estar na nossa pele, tão grande e saboroso tem sido o nosso domínio interno (sendo que este ano até já estamos destacados do principal rival) e a regularidade de boas prestações lá fora com muito menos recursos do que outros que raramente saem do anonimato.

Por isso há que ter a cabeça fria e não perder o discernimento. Quem nos representa sabe o que é o FC Porto e o que nos move e quem não sabia até teve direito a uma lição de história nos Dragões de Ouro… E a nós, adeptos, nesta fase cabe-nos um dos papéis mais importantes – APOIAR e ajudar a empurrar a equipa para a frente, fazendo a nossa parte para superarmos rapidamente esta fase mais descolorida.

Ou será que, como alguns defendem, o acto de apoiar é para os moles ou para carneiros amestrados, sendo que as nossas cores só merecem o nosso carinho e incentivo quando estão em pleno e a cilindrar adversários?

Continuação de boa semana e venha Arouca depressa!

12 comentários:

  1. Excelente artigo que sintetiza e expressa o que sinto e que, presumo, muitos portistas sentem.
    Não há dúvida que se continuarmos nesta senda de criticar tudo e todos, desvalorizar por questões de simpatia pessoal conquistas que só os alegram porque se tornaram efectivas, apesar de desejarem, pelas razões acima referidas, o fracasso.
    Estamos a perder uma das qualidades que mais aprecio nos portistas: o respeito pelo adversário e a humildade. Uma grande parte dos adeptos do Porto está, infelizmente, a ficar muito parecida com as "galinhas vermelhas" com a sua proverbial arrogância!
    Parabéns, uma vez mais pelo texto.
    Um forte abraço PORTISTA.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente a opinião mais equilibrada, sensata e construtiva que já li nos últimos tempos sobre a atualidade do FC Porto… Parabéns pelo post!!

    Quanto a PF, bastaram 3 meses para já haver imensos Portistas a pedir a sua cabeça… Mesmo assim, durou um pouco mais que VP, que ao fim de 1 mês e meio já era insultado a torto a direito…

    Mas é como dizes no post, o FC Porto é um Real Madrid ou um Bayern que tem obrigação de cilindrar (com nota artística e tudo!) todos os adversários que lhe aparecerem pela frente…

    Mais uma vez, no meio de tanta “gritaria” que tenho lido acerca do FC Porto, PF e dos jogadores, dou-lhe os parabéns pela opinião sensata, construtiva e intelectualmente honesta que acabou por dar.

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite a todos

    Compreendo a pertinencia do post, e está muito bem elaborado, e estruturado, mas o que é facto é que na minha opinião, e na de muitos portistas, ao contrario do que pensa o autor do post, é que o facto de Vitor Pereira não ter sido despedido quando devia, foi uma má decisão, porque de facto,fomos campões quase por um acaso, senão estariamos a falar de uma época em que fomos eliminados prematuramente na Champions, tal como na época anterior, e noutra época com uma participação miseravel, na taça de Portugal, uma prova na minha opinião importante...e é isto que me preocupa um pouco...Neste momento, denoto claramente, com varios amigos portistas que falo em varios sectores, que existe uma cisão na familia portista, existe aqueles portistas que se contentam com a vitoria "apenas" da liga, e ponho com aspas, pk é efectivamente a competiçao prioritaria do clube, e deverá ser sempre a prioritária, e existe outro grupo de portistas , com um ambição baseada nas conquistas de Sevilha, de Yokohama, de Gelsenkirchen,e Dublin, que ambiciona uma participação europeia de acordo com esse pergaminhos recentes, e ambiciona um crescimento cada vez maior do FC Porto no panorama europeu, e a nivel de consumo interno ambicionam as tão famosas dobradinhas.Eu revejo-me claramente neste 2º grupo, e acho que ser portista , é como diriam os americanos ter o "think big" e não ter o chamado q.b. Na minha opinião existe claramente esta cisão na familia portista, e aproveito desde já para dizer, que ambas as opiniões tem a sua argumentação,que respeito, e que não há portistas de primeira ou segunda, e é saudavel existir esta diversidade de opinião.Embora não concorde com as conclusões deste post, e revendo me no grupo que pretendia claramente equipas tecnicas ambiciosas, a imagem das nossas conquistas Europeias, reconheço que o post esta muito estruturado e elaborado, mas tal como eu , para muitos portistas, o nosso Porto tem de ser um nome respeitado na Europa, e Vitor Pereira e Paulo Fonseca, contribuiram e contribuirão respectivamente, 0 para esse respeito e para a conquista de glorias europeias, está na cara, quem não quiser ver isso, é tapar o sol com a peneira.
    Forte abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. Muito boa análise, mas o problema é que quando o Porto vence mas não convence os adeptos deixam de acreditar vão cada vez menos ao estádio(já começou a acontecer)e quando vão a paciência esgota-se rápidamente.
    Onde está o Porto da pré-época? com futebol veloz de posse mas veloz e quando necessário rápidos e fulminantes contra ataques?? para onde foi?? ´
    Confesso, eu até fui um dos que não queria VP no 2º ano por prever mais do mesmo e assim foi, ganhou o campeonato, super taça e pronto, nem mais nada. Para os mais esquecidos até o Prof. Jesualdo ganhou 3 Campeonatos, 3 taças de Portugal e chegou aos 4ºs de final da Champions, portanto fez muito mais que o VP e com um futebol que nunca agradou aos adeptos.
    O que acontece este ano é que vai ser igual a ano passado ganhamos o campeonato se ganhármos e pronto se isso basta a um clube com o prestigio internacional como o Porto e não me venham com a treta dos outros portugueses porque esses já há muito que nos são inferiors sobretudo nos orçamentos portanto quem gasta mais tem mais obrigações e nós temos essa e muitas mais mas...

    ResponderEliminar
  5. MM está tudo aí, lucidez e muita sensatez que não devemos andar com a carroça á frente dos bois, temos pouco tempo e algum trabalho, quem me conhece já sabe, escusam de andar a fazer peditórios para apedrejamentos a treinadores que não dou!

    Quanto ao resto do sentimento generalizado basta ler os últimos dois comentários para vermos que estamos perante uma benfiquização do clube, finais todos os anos, síndromes de grandeza, ganhar tudo e o campeonato é tratado como uma prova banal...

    Domingo lá estarei para ajudar o FC Porto a conquistar 3 pontos num terreno bem difícil.

    ResponderEliminar
  6. Caro MM

    Por não se concordar com a opinião de outros consocios, não é necessario vir com a historia da benfiquização, deixe lá essa agremiaçao inferior, e respeite a opinião de todos os portistas, eu repito para mim não há portistas de primeira nem portistas de segunda, talvez haja para si, para mim nao...
    Por motivos profissionais, no domingo não estarei lá, mas isso não faz de mim menos portista, mas no jogo seguinte lá estarei em primeiro lugar para a apoiar a equipa como sempre faço, e depois para tirar as minhas conclusoes, PELA MINHA CABEÇA, como sempre faço.
    Repito, para mim não há portistas de 1ª ou de 2ª, há portistas, que direito a sua opinião, com intuito de defender os interesses do clube.

    ResponderEliminar
  7. Caro "desconhecido" peço desculpa pelo desconhecimento do que fala, mas não vejo em lado nenhum vejo falta de respeito, é a minha opinião se se sentiu ofendido não é nem nunca foi a minha o meu objectivo.

    Posto isto, falar em benfiquisação, nada tem haver com o clube em si, falo numa coisa que muitas vezes não gostamos que é a bazófia costumeira de estar tudo ganho antes da hora e dar as coisas como previamente adquiridas.

    Tratar a prova como Campeonato Nacional como um objectivo menor e já ganho porque segundo consigo perceber pelo que escreve é uma prova fácil de ganhar por isso temos é de pensar em finais, mesmo antes de passarmos fases de grupos e sem saber como o resto da época corre.

    Para se fazer uma caminhada Europeia como as ultimas muita coisa tem de correr bem, Lesões, Calendário, sorte nos sorteios e muito trabalho.

    Em quase 25 participações na Europa dos Campeões têm tido sempre resultados bem diferentes, o que mostra a dificuldade da prova.

    Quanto à conversa dos mais e menos Portistas, a mim essa conversa não colhe sequer opinião, aliás acho que só usa mesmo esse argumento quem não sabe mais, comigo nunca houve mais nem menos Portistas, nem Portistas de 1ª nem 2ª ou até mesmo de 3ª qualidade.

    Quando estiver pronto a discutir seriamente o que escrevi esteja à vontade para o fazer sem esse género de diarreias que como lhe disse comigo não colhe e já dei para esse peditório!

    ResponderEliminar
  8. Rui Ferreira03 outubro, 2013

    Caros Dragões nem a minha bifaninha semanal fui "comer" ao Conga tamanha a desilusão pelo resultado do nosso mágico porto na passada terça-feira.
    Apraz-me dizer que pedir a cabeça de PF é um exagero, não faz sentido, seria copiar os piores exemplos de que há memoria mas estou atentos, claro, faz parte do nosso "genesis". Estou preocupado, confesso, em especial pela maneira como a equipa tem demonstrado o seu futebol nos últimos 3 jogos.
    Na terça-feira, tivemos 30 minutos de grande nível e pensei sinceramente que o futebol penoso da segunda-parte ante o vitoria de Guimarães faziam parte do passado mas eis que passados os 30 minutos, em vez de continuar atacar á procura do segundo golo, ou se queria dar a iniciativa ao atlético jogava em transições ofensivas a equipa recuou linhas e os espanhóis fizeram o que lhes competia, tornaram-se perigosos e não fosse a barra tinham empatado a terminar a primeira parte, aliás nas bolas paradas a nossa defesa é um buraco, a protecção ao helton não existe, e a culpa, os erros do helton até podiam ter sido evitados tivessem os centrais feito a protecção ao seu guarda-redes. Na segunda parte, o descalabro, desorganização dolorosa, linhas de passe não existiam e claro passes errados, faltas desnecesarias, algumas perigosas junto á nossa grande área, o grande Lucho sem capacidade física e uma incapacidade gritante de retenção de bola por Jackson, Varela (fez dos piores jogos ao serviço do porto, em suma um futebol sem ideias, entre a 1ªlinha e a linha avançada um fosso enorme, ninguém, quintero perdido, o belga defour confuso a correr como um perdido mesmo assim dos únicos a lutar do principio ao fim,
    Sem extremos capazes e com 2 medios defensivos confusos sem saberem como devem jogar, PF vai ter muitas dificuldades em criar rotinas e é precisamente no meio-campo que o porto está com mais dificuldade, é indisfarçável a má forma de jackson, era bom que Ghilas tivesse uma oportunidade,ao lado de jackson pq não?
    Sábado lá estarei apoiar o porto em arouca e há que ter fé que a equipa vai melhorar e acreditar que temos o melhor treinador, se não formos nós acreditar, não existe mais ninguém, o porto é mais odiado que amado mas NÒS SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Como tudo, teremos de deixar o treinador implementar as suas ideias, o seu estilo de jogo... algo difícil de fazer em 3-4 meses. Percebe-se que ainda não encontrou a equipa tipo e algumas dificuldades por parte dos jogadores em assimilar o que se pretende. Até Janeiro penso que já teremos uma ideia sobre o real valor deste treinador... comparações com o Vítor Pereira são desnecessárias. Eu pessoalmente não gostava dele, e do estilo de jogo implementado, das opções de jogo, da gestão do plantel, da potenciação dos jogadores, etc, etc...

    Agora teremos de parar e analisar o real valor deste plantel. Não é como os SLBs dizem sobre os próprios, que é o melhor plantel dos últimos 30 anos... este não é o nosso caso. Estamos muito longe disso. Só da época passada para esta perdemos o James e o Moutinho. Que jogadores no plantel temos neste momento que tenham substituído estes, ou com valor semelhante? Agora poderemos andar mais uns anos para trás, centremos-nos apenas no meio-campo e no ataque/alas, onde se denota mais fragilidades, e que em faltam jogadores que façam efectivamente a diferença, agitem e mexam o jogo, com poder de explosão... Hulk, Falcão, Guarín, Lisandro, Quaresma, Lucho (tem 32 anos), Derlei, Maniche, Deco, Andersson, Bosingwa, o Álvaro Pereira...

    Enfim, até poderão ser mais... mas quem temos neste momento: Varela e Licá (dou o desconto de mais uns meses), Defour e Lucho com 32 anos, Alex Sandro com nítidos baixos índices físicos e de motivação, Quintero demasiado novo e inexperiente, Herrera, Carlos Eduardo, Ricardo e Ghilas sem oportunidades (ou poucas), Kelvin despachado para a equipa B (apesar de o achar demasiado inconsequente nos jogos que vi), Iturbe emprestado, Izmailov (nem sei o que dizer sobre este)... o Varela para mim é o expoente máximo da ineficácia e ineficiência desta equipa. É completamente inconsequente em praticamente 80-90% das jogadas... em 10 jogos consegue render qualquer coisa de jeito em 2!

    Alguém, à primeira vista, consegue dizer que este plantel é dos melhores dos últimos anos? Caramba, o Carrillo e o Capel são melhores que qualquer um dos nossos extremos... de longe!!!

    ResponderEliminar
  10. Quando os nossos extremos são Varela e Licá estão á espera do que, ganhar a champions?Se passarmos a fase de grupos já é muito bom!

    A Sad falhou a compra de um extremo de qualidade(Bernard? Bruma? Vitinho?)e ficamos com Varela Licá Ricardo Izmaylov( que se passa?)Kelvin porque não joga na equipa A? Ao menos desiquilibra

    ResponderEliminar
  11. Pelo seu tipo de linguagem,diarreias, bla,bla whiskas saquetas tenta patentear um ar de superioridade ,a que nao vou dar mais aso, nem contribuir para brilhar,ou exibicionismo, o meu comentario nunca foi com o intuito de ofender, e tal como eu, também o Sr não perderia tempo a vir para aqui ofender ninguem, se o entendeu assim,lamento e peço desculpa se algum tipo de expressao ou linguagem que utilizei, levou a essa interpretação,por mim é assunto encerrado.
    Limitei me a dar a minha opinião, e irei continuar a da-la aqui, enquanto assim os moderadores entenderem, no sentido de enriquecer o debate, trocar a minha simples e singela opinião com consocios, uns que me revejo mais na sua opinião outros menos.
    Aliás aproveito para referir, que também na minha opiniao , como referem varios consocios, uma das lacunas que temos é nas alas, Licá e Varela, são jogadores competentes e até regulares, mas não são desiquilbradores, como eram james, ou hulk, embora depois talvez compensem do ponto de vista defensivo, aliás se olhar mos para os 5 atletas mais ofensivos, ou com caracteristicas ofensivas, que tinhamos a 2 -3 epocas atras ( moutinho, guarin ( medios) james,hulk (alas) e falcao (pl)), na epoca da liga europa, e olhar mos para os 5 atletas desta epoca, defour, lucho (medios), lica,varela ou josue( alas), e jackson(pl), verifica-se uma enorme diferença de qualidade do ponto de vista ofensivo a nivel de desiquilibrios, falta repentismo e imprevisibilidade, embora na minha opiniao os 5 atletas que referenciei este ano tenha qualidade , imensa qualidade no caso de Lucho,não teem a mesma capacidade de desiquilibrar ou resolver o jogo num lance de genio, e nos dias de hoje, o que desiquilibra muitos jogos , são esses jogadores genais, que já tivemos em varias ocasioes, e voltaremos certamente a ter.
    Aproveito para deixar um grande bem hajam, a todos que irão a Arouca, e tragam de lá esses 3 pontos.

    ResponderEliminar
  12. Um texto brilhante. É bom saber que ainda há Portistas como eu. Um belo texto, completado com os comentários do (também) meu caro amigo Antas.

    ResponderEliminar