10 outubro, 2013

Exigência ou Parvoíce??

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não tenho quaisquer dúvidas que só fomos capazes de nos últimos 30 anos dominar o futebol português, porque criamos uma cultura de exigência interna acima da média. Os fatores externos foram colocados para segundo plano (mesmo que muito influenciadores) e a aposta passou por reforçar a estrutura interna, torná-la profissional e blindada ao exterior.
O resta da evolução, acho que é de todos conhecida e com os resultados que se conhecem.

Também ao nível dos adeptos, a exigência foi crescendo... tornando-se ultimamente verdadeiramente galopante, roçando mesmo a parvoíce!

Não há um só portista que não esteja preocupado com algumas situações, como sejam a qualidade e organização de jogo e os efeitos nefastos que isso ameaça criar nos nossos resultados.
Tudo e todos querem os melhores resultados, as melhores exibições, as melhores jogadas e os melhores golos. Eu também!
Todos querem que o treinador seja o mais competente do Mundo, que transmita a raça e o orgulho tripeiro, a mística do clube, e conquiste vitórias com brilhantismo. Eu também!
Todos ficam preocupados com exibições pouco consistentes, uma defesa aparentemente mais frágil do que o habitual, um meio campo menos imaginativo e pressionante do que aquilo a que estamos habituados, e um ataque com menor agressividade e magia do que aquilo que um passado recente nos habituou. Eu também!

Agora, a exigência não nos pode “toldar” as ideias, visão e discernimento. Querer ganhar e jogar bem, é uma coisa! Querer tudo de um momento para ou outro, é outra! Fazer juízos de valor definitivos sobre as pessoas e a sua competência, é outra ainda completamente diferente!

É uma parvoíce estar a definir o futuro da equipa e do treinador no mês de Outubro.
É uma parvoíce insistir nas fragilidades do plantel, quando há um mês era o melhor dos últimos anos, e ainda por cima numa altura em que o mercado está fechado.
É uma parvoíce pôr em causa as opções do Presidente quando estão decorridos 2 meses de época, ele que sempre nos habituou a escolhas acertadas.
É uma parvoíce desmerecer jogadores que fazem parte do nosso plantel, encontrando agora as maiores virtudes naqueles que saíram e nada provaram com as nossas cores.
É uma parvoíce criticar a torto e a direito uma equipa que empatou apenas um jogo para o campeonato, numa má exibição complementada com um assalto “à Marão”.
É uma parvoíce enterrar a cabeça na areia quando surgem as vitórias, porque afinal tudo está bem, e quando surgem pequenos sinais menos positivos, afinal tudo está mal.

Exigência, é querer mais e melhor!
Exigência, é querer fazer melhor que os outros!
Exigência, é querer ganhar mais que os outros!
Exigência, é querer ter connosco os mais competentes!
Exigência, é saber reconhecer que, mesmo não jogando bem, tudo é dado dentro de campo!
Exigência, é ficar feliz com as vitórias, mas pedir melhor!
Exigência, é pedir melhor, mas saber perceber as dificuldades!
Exigência, é avaliar o porquê de se perder sem ser cego!

Como é sempre, é a minha opinião!
Agora, não me venham falar de que o treinador A era melhor ou que o jogador B é que devia ter ficado... isso é conversa para boi dormir.

Um abraço,

PS - Como sou de 1981, não vivi a "travessia no deserto" de estar 19 anos sem ser campeão... mas tenho muito medo disso! No entanto, muitas das vezes, acho que estes portistas com menos de 40 anos bem mereciam passar por isso.

8 comentários:

  1. Mais um excelente "post" que sintetiza (sucinto e directo)aquilo que é necessário que os portistas pensem e sintam.
    Amor ao Clube, ás suas cores e à sua mística, todos temos, e muito! Mas perdeu-se, com o acumular de títulos e troféus, o sentido da justa medida das coisas.
    Quando as exibições (que não os resultados) são menos brilhantes, lá aparece um coro de críticos ferozes, arrogantes e impacientes, que às vezes raiam o absurdo e que, infelizmente, me fazem lembrar a supina pesporrência de umas "galinhas de Lisboa".
    Questionam tudo e todos e até chegam ao dislate de pôr em causa aquele, que ao longo destes trinta e muitos anos, sempre soube escolher os seus colaboradores e sempre soube guiar a INSTITUIÇÃO a um nível absolutamente invejável no mundo inteiro, tendo em conta a dimensão da região e do país em que está inserido.
    Resumindo: ALGUNS DE NÓS ESTÃO A FICAR COMOS OS "VERMELHOS". Foram contaminados com o vírus da ARROGÂNCIA.

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Norte,

    Amor ao clube tens tu tanto como eu e tu sabes disso e por esse amor ao clube ser extremo é que exijo exigência mas a minha exigência restringe-se só a uma das tuas frases

    "Exigência, é saber reconhecer que, mesmo não jogando bem, tudo é dado dentro de campo"!

    isto meu caro amigo não se tem passado, nem este ano, nem ano passado e nem há dois anos atrás e é só isto que nós podemos, devemos exigir nada mais e todos sabemos como o fazer...

    Forte abraço

    Teófilo

    ResponderEliminar
  3. Foreval (Alemanha)10 outubro, 2013

    Estou de acordo, na íntegra, com o que comenta. É um felizardo e um bafejado pela sorte de ter nascido em 1981 e ter vivido os momentos àureos do nosso Clube.
    Mas para quem nasceu antes (no meu caso, na década de 40) o facto muda de figura!
    Desde 1950 que sou adepto do FC do Porto (portanto no perído do regime), passei indiscritíveis humilhações, fui perseguido, escarnecido, marginalizado... só por
    ter assumido e defendido o Clube do meu coração! O Porto era conotado pela elite como um Clube vulgar, ridículo, perdedor e inutil!...
    Quem não era do benfica ou do sporting não era visto com bons olhos e era relegado a cidadão
    de segunda classe!!! Na escola, o
    jogo era sempre entre os adeptos
    do benfica contra o sporting... os
    outros ficavam de fora... não
    tinham lugar... eram preteridos!

    ASSUMIR-SE COMO "PORTISTA" ERA UM ACTO DE MUITA CORAGEM E ABNEGAÇÃO!

    "Vocês não ganham nada" - diziam
    eles com desdém. Mas eu, que nunca perdi a fé e acreditei sempre na reviravolta; dizia-lhes peremptório: O NOSSO TEMPO VAI CHEGAR; SEREMOS OS MAIORES E OS MELHORES E O NOSSA GLÓRIA SERÁ CONFIRMADA E RECONHECIDA EM TODO O MUNDO.

    - Esse tempo chegou, estou velho, mas ufano por se ter feito justiça e o regime ter acabado, facultando ao
    FC do Porto o manancial de vitórias
    e troféus conquistados e também por ter alcançado o prestígio e o valor
    que todas as pessoas de bom censo reconhecem.

    O último a rir ri melhor e esta dádiva perdurará até à morte.

    Foreval (Alemanha)

    ResponderEliminar
  4. Dos melhores e mais sensatos posts que li neste blogue. Incompreensível a intolerância de muitos adeptos para com uma equipa que lidera o campeonato sem derrotas e apenas perdeu para a Champions contra o actual líder do campeonato espanhol.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou um portista com mais de 40, por isso lembro-me dos anos que passamos sem ganhar,e concordo em absoluto com a sua opinião transmitida neste post.
    À um ditado francês que traduzido para português diz mais ou menos o seguinte:"A paciência é amarga mas o seu fruto é doce"
    Por isso um pouco de paciência caros portistas para depois podermos saborear o seu fruto.
    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  6. Ora como sempre e já te disse em sintonia, não sei é se isso é o melhor ou pior, sei que é minha conducta normal como mero sócio do FC Porto.

    Um xi dos Grandes.

    ResponderEliminar
  7. Pissudo... Eu sou do tempo em que os avermelhados nos convidavam para inaugurações, davam-nos palmadinhas nas costas e gozavam connosco por sermos do Puarto, carago! Talvez por isso a gente cagava-se toda mal passava a ponte D.Luís (e não a ponte de Arrábida como muito intelectual de pacotilha pretende fazer crer!).
    Mas mesmo nesse tempo acreditavamos que um dia iriamos ser maiores e melhores. Melhores já somos, maiores é mais uma questão de tempo!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Uma vez mais, estamos em sintonia. E não preciso de dizer mais nada.

    Abraço

    ResponderEliminar