02 outubro, 2013

Erros inadmissíveis

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Atlético de Madrid, 1-2

UEFA Champions League 2013/2014, grupo G, 2.ª jornada
1 de Outubro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33.989 espectadores


Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).
Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann.
Assistentes adicionais: Michael Oliver e Michael Jones.
Quarto árbitro: Stephen Child.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Josué por Licá (60m), Lucho por Quintero (68m) e Mangala por Ghilas (89m).
Não utilizados: Fabiano, Fucile, Maicon e Herrera.
Treinador: Paulo Fonseca.

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois; Juanfran, Godín, Miranda e Filipe Luís; Tiago, Gabi, Raul García e Arda Turan; Villa e Baptistão.
Substituições: Villa por Cristian Rodríguez (46m), Baptistão por Koke (73m) e Raúl Garcia por Torres (79m).
Não utilizados: Aranzubia, Alderweireld, Insúa e Guilavogui.
Treinador: Diego Simeone.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Jackson (16m), Godín (58m) e Tuaran (86m).
Disciplina: Cartões amarelos a Josué (29m), Tiago (55m), Juanfran (62m) e Mangala (85m).

A noite na liga milionária poderia ter sido bem sucedida e acabou em pesadelo. O FC Porto perdeu uma oportunidade de ouro para se isolar no primeiro lugar e destacar-se na classificação do Grupo G. Mas só pode queixar-se de si próprio. Um frango de Helton e uma desatenção defensiva ditaram uma derrota frente aos colchoneros.

O FC Porto entrou muito bem no jogo. Muito pressionante, muito rápido sobre a bola, com trocas rápidas e movimentações constantes, a equipa portista encostou o Atlético de Madrid às cordas nos primeiros vinte minutos. Não deixou respirar a equipa madrilena e colocou sempre em sobressalto a defensiva espanhola.

Não admira que aos 16 minutos de jogo Jackson Martínez tivesse inaugurado o marcador com um golo de cabeça na sequência de um livre superiormente batido por Josué. Diga-se de passagem que o esquerdino teve uma actuação bastante positiva e fez das melhores exibições desde que regressou ao FC Porto.

Após o golo, o FC Porto continuou a mandar no jogo, a tentar chegar ao golo e a não deixar jogar o Atlético de Madrid. Refira-se que o primeiro lance de perigo dos espanhóis surgiu à passagem do minuto 41 na sequência de um pontapé de canto. A bola bateu na barra, cabeceada por um jogador madrileno, após uma saída em falso de Helton.

Antes do intervalo, destaque para uma perdida escandalosa de Varela que, após uma desmarcação de Jackson, rematou com força contra os pés do guarda-redes colchonero.

Na 2ª parte, o FC Porto entrou mais comedido, tentou controlar o jogo e de vez em quando espreitou o ataque mas teve que recuar um pouco porque a equipa de Madrid subiu as linhas na procura do empate. Aos 58 minutos, surge o primeiro golpe no Dragão. Num livre sobre a direita do ataque colchonero, perto da grande área, a bola é enviada para o coração da área, Helton sai em falso tal como na 1ª parte e a trave não lhe valeu. O empate estava estabelecido por Godín e Helton ficou muito mal na fotografia.

O FC Porto tentou reagir novamente mas já sem a pujança e a força mostradas na 1ª parte. Paulo Fonseca tirou Josué e meteu Licá e logo de seguida saiu Lucho e entrou Quintero. Pretendia-se e esperava-se que a equipa reagisse mas digno de registo apenas se viu um livre batido por Quintero que passou a rasar o poste da baliza espanhola.

Com bastante tempo para jogar, e uma vez que o empate não servia, esperava-se que Paulo Fonseca arriscasse tudo na vitória. Mas isso não aconteceu. Com Ghilas no banco, o FC Porto sofreu o 2º golo ao cair do pano, aos 86 minutos. Novamente, num livre à entrada da grande área, a defesa portista, totalmente desconcentrada, permitiu que Arda Turan aparecesse sozinho desmarcado na área e fuzilasse Helton. O golo foi obtido em fora de jogo mas não invalida que os erros defensivos cometidos esta noite traçassem a primeira derrota da época.

Destaco, pela positiva, as actuações de Fernando, Josué e a boa entrada de Licá e, pela negativa, as exibições de Helton e a entrada muito fraca de Quintero.

O FC Porto soma três pontos no grupo G, encontrando-se, neste momento, na 2ª posição com mais dois pontos do que Zenit e Austria de Viena e menos três que o primeiro classificado o Atlético de Madrid. Na próxima jornada, o FC Porto recebe o Zenit.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Paulo Fonseca era um treinador desapontado depois da derrota caseira diante do Atlético de Madrid (1-2), em jogo referente à 2.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League. O técnico portista realçou a valia do opositor mas considera que o resultado não se adequa ao que se passou dentro do campo.

“Este resultado é extremamente injusto para aquilo que o FC Porto fez e produziu. Estivemos melhor na primeira parte, mas não quebrámos o rendimento na segunda e soubemos reagir depois de sofrer o primeiro golo. Defrontámos uma grande equipa, que lidera em Espanha e que ainda não perdeu. Houve mais mérito do Atlético de Madrid do que demérito nosso”, afirmou o treinador dos Dragões, que garante a ambição de sempre para os jogos que restam nesta fase de grupos.

“Não podemos estar satisfeitos com este resultado, mas está tudo em aberto. Como sempre, o FC Porto vai entrar em qualquer jogo e em qualquer estádio para ganhar. Continuamos a depender de nós próprios e acreditamos no nosso trabalho”, concluiu Paulo Fonseca.



RESUMO DO JOGO

13 comentários:

  1. entrada fraca de Quintero???
    não falhou nenhum passe, criou situações de golo, passes de rotura e desmarcações para golo e teve uma entrada fraca? discordo.
    o jakson é que faz com que o nosso ataque seja muito fraco quando lhe passam a bola ele perde-a SEMPRE
    o jakson nao esteve em jogo
    dÊM oportunidades ao gillas ! por amor de Deus não suporto mais ver um avançado falhar tanto!
    AMOTE PORTO

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite a todos
    Em primeiro lugar quero saudar este fantastico blog, não sou grande amante de blogs, mas vi um reportagem espectacular sobre a malta que gere este blog, e quero deixar o meu enorme Obrigado, a todos esse dragões, que fazem uma cobertura fantástica, sobre o nosso FC Porto.Mais uma vez um muito obrigado.
    Falando agora de coisas menos alegres, irei dar a minha singela sobre o estado actual do futebol do nosso Porto...Espero que não levem a mal, como já referi é a primeira vez que escreve, já tive para escrever algumas vezes, mas hoje ganhei a coragem, talvez pelo desanimo com que sai do estadio hoje, e porque acho que é altura de dizer basta...
    Começando por responder a Paulo Fonseca, uma injustiça é o facto de este Sr ter chegado a treinador do FC Porto...isso sim é um injustiça para nação portista, que depois de 2 anos, a ter que levar com um treinador cagão, tem agora que levar com um treinador mais cagão ainda ( como se fosse possivel), como diz o povo, fomos de cavalo para burro...
    A escolha de Paulo Fonseca, veio na linha das escolhas após a saida de Villas Boas, técnicos cagões, sem ponta de ambição, os chamados Yes Man,descartaveis, que em momento algum pudessem ter a coragem ou ambição de fazer o que Villas Boas fez a Pinto da Costa(digo isto com toda admiração e gratidão, que tenho pelo nosso Presidente), ou seja querer sair para um outro emblema...Ora técnicos desses NÃO INTERESSAM,aos portistas...Podem interessar a SAD, para poder maneata-los, e fazer deles fantoches, mas NÓS portistas, queremos técnicos com a audácia, caracter , personalidade forte e coragem, de Villas Boas ou Mourinho, que mesmo não tendo saido do FC Porto da melhor maneira, marcaram o nosso nome na Europa para sempre, e a nivel interno ganharam TUDO o que havia para ganhar.
    Já sei que serei criticado por muitos portistas, mas felizmente penso pela minha cabeça e não vou em conferencias de imprensa para tapar os olhos, e nem vou em conversas de azar , ou sorte, nem justiças ou injustiças, não alinho em choradinhos, e critico os choradinhos de outros clubes, e critico ainda mais os choradinhos no meu clube.
    A derrota de hoje é absolutamente previsivel, e milagrosamente tardia, senão vejamos, em Viena nada fizemos para ganhar, e sai nos a lotaria, na Amoreira, mesmo com uma arbitragem miseravel, depois de estar 2-2, o Estoril, através de Luis Leal, tem 2 oportunidades flagrantes, com o Guimarães, a 2ª parte, foi claramente a pior , desde os tempos de Octavio...Hoje a derrota foi previsivel, e quem via a 2ª parte, percebia que era uma questão de minutos...Para terminar, como treinador de futebol(que sou), acho absolutamente ridiculo, a utlização de Ghilas, e denota a falta de ambiçao de Paulo Fonseca, 5min na Amoreira e 5 min hoje, quando está com as calças na mão...isso são substituiçoes que qualquer treinador de bancada de 5ª categoria faz Sr Paulo Fonseca...
    Pela minha parte BASTA, e se Paulo Fonseca poderá até servir, para consumo interno, face ao Desnorte dos adversarios, para mim não chega, e pode ir de malas aviadas...A questãoo resume-se a isto, OS PORTISTAS QUEREM ALGUÉM CORAJOSO, COM AMBIÇÃO, UM VERDADEIRO LIDER, OU QUEREM OUTRO CAGÃO, OUTRA MARIONETA DA SAD, SEM PONTA DE AMBIÇÃO E CORAGEM?
    Pela minha parte, já dei a resposta, ACORDE-MOS PORTISTAS, TEM DE SE DAR UMA PEDRADA NO CHARCO!!
    Mais uma vez um forte abraço, e sobretudo um muito obrigado, aos gestores do blog, e desculpem o testamento;)
    VAMOS PORTO!!

    ResponderEliminar
  3. O Quintero não sabe defender. Não corre. Não se esforça.

    ResponderEliminar
  4. Hoje não me apetece comentar... amanhã, mais calmo ?!, depois de uma noite mal dormida?!, direi algumas coisas sobre o que continua a entrar-nos olhos dentro, ao fim já de 9 jogos oficiais!!!

    Té manhã portanto...

    ResponderEliminar
  5. Ja agora aproveitando a minha participaçao, gostaria de colocar uma questao a malta que acompanha e comenta, Alguem compreende a gestao que é feita de Kelvin?Para mim , não é o melhor do mundo, nem o salvador da patria, mas acho que é um jovem com qualidade, e com o condão de agitar o jogo, e que poderia tirar a equipa da letargia e adormecimento que a equipa cai em varios momentos...Além disso tem uma coisa que falta neste Porto, a capacidade de desiquilibrar no 1 para 1, e romper com a previsibilidade do jogo, não merecia Kelvin mais oportunidades?
    Boas Noites a todos

    ResponderEliminar
  6. O Quintero criou situacoes de golo?? Desmarcacoes para golo?? Nao me lembro de uma! E a culpa nao e' do Jackson, que fez um bom jogo. Ele nao tem culpa de receber qualquer bola rodeado de dois ou tres gajos e ter os colegas a ver jogar...

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto com o Unknown, o Porto não contrata nenhum treinador de nome internacional porque quem faz os planteis é a sad para que possam ganhar as comissões.
    Vejam este ano contratamos um central por 8 milhões que não joga quando temos 4 centrais de bom nível, contratamos um médio por 10 milhões que não joga e contratamos uma série de jogadores ao menos Portugueses no nosso campeonato, onde está o extremo que precisávamos?? quem é a merda do varela??? depois temos um treinador que não percebe nada de futebol, então ontem não tirava o varela e não metia o Ghilas e jogava em 442 quando o ATL jogava em 4-5-1 às vezes 4-6 porra andam estes tipos a treinar há anos e não vêem estas merdas, estou farto de jogar para o campeonato nacional e mesmo esse mal, continuem a vender e a encher os bolsos que vou deixar de dar para esse peditório.

    ResponderEliminar
  8. Joaquim Silva02 outubro, 2013

    Custou perder ontem,foi duro e pela forma que foi! Mas desculpem na minha otica a culpa foi de erros individuais de jogadores. O Helton com a experiencia que tem não pode sofrer aquele golo, colocou tudo a perder a partir do momento que sofremos esse golo e o Mangala, a 5 minutos do final não piode fazer aquela falta, de um lance sem perigo, desculpem-me mas é inadmissivel! Na minha opinião estes 2 jogadores passariam pelo banco nos proximos jogos, porque colocaram inglorio o esforço dos colegas durante todo o jogo.
    O treinador também tem de aprender com estas situações, ele é novo numca teve numa nas competições europeias e vai aprender com erros que comete. Temos de lhe dar mais tempo, e pensar que nem todos são Mourinhos ou Vilas Boas, mas com mais expereiencia e tempo podem lá chegar... Entendo a tristeza e desilusão que têm, também estou fulo e triste... Um abraço Portista!

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais Saudações Portistas a todos e parabéns para este excelente blog.
    Posto isto, digo-vos que a nossa equipa já vem a jogar mal desde o jogo com o Gil em casa, em que não jogamos a ponta de um corno. Lembro que depois deste, já fizemos Viena, Estoril, Guimarães e AMadrid. Analisem e vejam que no conjunto destes jogos fizemos talvez 1 hora de bom futebol. Mas que porra!? 1 hora em 5 jogos???!
    O PFonseca não deve estar a ver os mesmos jogos que nós, pois gosta sempre do comportamento da equipa. Não pondo em causa a sua seriedade como homem e profissional, o seu futebol é muito previsível e nada ambicioso, logo temos jogos chatos e aborrecidos. Para além disso penso que o homem não consegue motivar os jogadores que me parecem nesta fase da época já rebentados fisicamente (má pré época com viagens e viagens...). O homem não vibra, nem no nosso estádio...Não era e não sou fã de VPereira, mas gostava da maneira como ele vivia intensamente os jogos no banco.
    Para terminar, 2 notas:
    1. ACORDA PFONSECA! ou não te auguro grande futuro.
    2.não culpem só o Helton. Deu uma frangalhada mas logo a seguir evitou um golo certo.
    A verdade é nua e crua: Não estamos a jogar nada!

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos esta derrota custou me mas sinceramente não me deixa muito preocupado, porque penso desde o inicio da época que este Porto desta época "so" tem equipa para lutar pelo campeonato e pela taça,nao temos equipa para a europa por muito que nos custe! Ora vejamos, se com jogadores da classe de Hulk Moutinho, James tinhamos dificuldade na Champions, como pudemos ir longe com jogadores como Licá, Josue, Varela, Defour etc..São bons jogadores mas outras equipas europeias têm bem melhor..Como disse ontem o Carlos Daniel e bem so temos 1 jogador de classe na frente: Jackson infelizmente para nós...

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar, devo dizer que das coisas que mais me irritam são as vitórias morais, sejam elas contra quem forem, ou em que condições forem.

    Dito isto conversas como “o resultado é uma injustiça” ou “jogamos muito bem mas tivemos azar” a mim pouco me dizem.

    Falando do jogo propriamente dito, concordo na íntegra com a análise feita pelo autor do post, como sempre acertada.

    Primeira parte de bom nível, com momentos de grande qualidade, um golo marcado e uma única oportunidade do Atlético a resultar de uma asneira de Helton.

    A entrada na 2ª parte, e de forma natural, não poderia ser com o mesmo ritmo da 1ª. O equilíbrio a meio-campo passou a ser uma constante e o Atlético acabou por chegar ao golo através de uma bola parada (de um livre que me pareceu forçado) com… mais um erro de Helton.

    A partir daí o FC Porto retomou o ritmo da 1ª parte e durante uns bons 10/15 minutos pressionou forte e voltou a levar perigo à baliza de Courtouis. O livre de Quintero que passou perto do poste da baliza do belga foi o último suspiro ofensivo do FC Porto.

    A partir daí o jogo entrou no habitual dilema que estes jogos da Champions têm: frente a uma equipa forte em casa, com 1/1 o que fazer? Tentar manter o resultado e atacar pela certa, ou voltar a pressionar em busca do 2º golo?

    Pois bem, o FC Porto não conseguiu nem uma coisa nem outra. Sofreu um 2º golo num lance cuja minha interpretação é diferente de tudo aquilo que tenho lido. Aquando da marcação do livre a defesa do FC Porto está em linha e por isso deixou Arda Turan em posição de fora-de-jogo, algo que foi prontamente protestado pelos jogadores. Dizer que foi um erro de posicionamento da defesa Portista, quando Arda Turan estava em posição de fora-de-jogo é no mínimo curioso. OK, que numa situação daqueles se calhar o mais aconselhável seria não arriscar a subida da defesa, mas o jogador turco quando recebe a bola está adiantado em relação à defesa. Deveria ter sido sancionado o fora-de-jogo, não foi…

    Tudo resumido e concluído: o FC Porto fez um jogo mais que suficiente para não perder, foi punido por um erro grave de Helton, que já é repetente em erros na Champions, e depois sofreu um golo no mínimo estranho, por má abordagem da defesa e pelo erro do auxiliar.

    Agora de pouco valem ladainhas, chorar sobre o leite derramado e lamentarmos com o resultado. Estou f***** com um resultado, uma derrota de um FC Porto causa sempre aquele sentimento estranho de tão raro que é (não perdíamos no Dragão para a Champions há 4 anos!).

    No entanto, o mais importante é que a equipa se focalize, reflita sobre os erros que têm sido cometidos e acima de tudo arranjar uma forma rápida de os resolver.

    Relativamente a PF, apenas algumas notas… Já o referi anteriormente, há várias opções de PF com as quais não concordo… Não percebo o que se tem feito a Kelvin, não concordei com o empréstimo de Iturbe, nem percebo o porquê de Herrera apenas ter tido uns minutinhos na Liga para mostrar o seu valor… E também me custa perceber o novo desenho de meio-campo, em que falta um jogador que dê mais ritmo e consiga ser o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque (que não sei se será Defour)… Há uma série de situações que não percebo, com as quais não concordo…

    Não faço porém juízos definitivos sobre a qualidade de PF, nem vou entrar em comparações com este ou aquele… Acho que é essencial PF melhorar em vários aspetos, corrigir a tempo o que está menos bem, porque mudar é sinonimo de inteligência, não apenas de estratégia ziguezagueante.
    O FC Porto tem nos próximos meses até dezembro, dois objetivos fundamentais: manter liderança isolada e apurar a equipa para os oitavos da Champions. Depois terá de ser julgado pelo que se vir dentro de campo. Julgamentos anteriores a isto parecem-me exagerados. Mas sim, tenho a noção de que o estado de graça de PF já terminou com a derrota de ontem. A partir daqui, está tudo nas mãos dele e dos jogadores… Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  12. Saudações azuis, estou pela 1a vez à comentar neste excelente blog. Não o faço com o prazer que teria se tivesse a comentar uma vitoria, mas e como já tantas vezes dito, estávamos à espera que assim fosse. E estamos, penso eu desde o início pq este plantel não tem jogadores para formar um onze como os que tivemos nos últimos anos. Onde estão os extremos de qualidade extra? Isto não invalida que se faça críticas ao PF, que me vem a desiludir de semana para semana. Não temos de facto equipa e treinador para sonharmos em chegar longe na champions, mas teremos que ter um treinador diferente para chegarmos aos 8vos e para vencermos internamente. Este ano não podemos deixar que o clube cujo nome não se pronuncia ganhe. Se assim for eles vão cair num buraco obg

    ResponderEliminar
  13. Concordo com muitos dos comentários.O Porto fez uma excelente 1ª parte e dominou o Atlético de uma forma que nem o Real conseguiu fazer!
    Depois veio o conformismo habitual, o adormecimento e a tal letargia incompreensível, ecos do pensamento e espírito do Paulo Fonseca?
    Não sei, só sei que vi um Helton a cegar a partir de uma falta que sofreu ainda dentro da pequena área e que a arbitragem deixou passar e mal...Depois, aquela saída foi de olhos e punhos fechados, mas nem á bola chegou!
    Fez depois uma outra grande defesa?Pois fez mas já tinha sofrido o primeiro.O resto são cantigas.
    Acho que o PF está a gerir muito mal o Ghillas.Ou ele entra com tempo ou é melhor deixá-lo sossegadinho no banco para não lhe poderem assacar culpas que evidentemente não tem.Um meio campo mais racional permitiria jogar com os dois pontas-de-lança.Assim, temos um meio campo anarquizado e um ponta de lança abandonado...Já disse, Fernando sozinho, e um trio mais à frente com Lucho, Quintero e Josué, ou Lucho, Herrera e Quintero, ou ainda Lucho, Herrera e Josué.
    Lá na frente, Ghillas e Jackson.

    ResponderEliminar