23 outubro, 2013

Ingénuos – Parte II

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Zenit, 0-1

UEFA Champions League 2013/2014, grupo G, 3.ª jornada
22 de Outubro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.109 espectadores


Árbitro: Paolo Tagliavento (Itália).
Assistentes: Mauro Tonolini e Lorenzo Manganelli.
Quarto árbitro: Alessandro Giallatini.
Assistentes adicionais: Paolo Mazzoleni e Paolo Valeri.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Licá.
Substituições: Licá por Varela (53m), Josué por Defour (75m) e Lucho por Ghilas (86m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Quintero e Ricardo.
Treinador: Paulo Fonseca.

ZENIT: Lodygin; Ansaldi, Neto, Lombaerts (cap.) e Smolnikov; Shatov, Fayzulin e Shirokov; Arshavin, Hulk e Danny.
Substituições: Arshavin por Zyryanov (65m), Shirokov por Kerzhakov (73m) e Smolnikov por Criscito (80m).
Não utilizados: Vasyutin, Hubocan, Bystrov e Tymoshchuk.
Treinador: Luciano Spalletti.

Ao intervalo: 0-0.
Marcador: Kerzhakov (85m).
Cartões amarelos: Herrera (5m e 6m), Fayzulin (36m), Shirokov (42m), Lucho (72m), Jackson (74m) e Neto (90+4m).
Cartão vermelho: Herrera (6m).

O FC Porto complicou as contas do apuramento para a próxima fase da champions league e só pode queixar-se de si próprio. Numa noite de chuva intensa e perante um adversário forte com jogadores que resolvem um jogo num lance individual, o FC Poto entrou com uma estratégia idêntica à que utilizou frente ao Atl. Madrid. No entanto, a estratégia ruiu logo nos minutos iniciais e com grandes consequências para a equipa.

Aos 6 minutos, o Zenit, num contra-ataque rapidíssimo conduzido por Hulk, aproximou-se com grande perigo da área portista. Herrera em esforço tentou cortar o lance mas derrubou o avançado brasileiro. Herrera foi admoestado com o cartão amarelo e na sequência da falta resultou um livre que iria alterar o jogo por completo. Hulk bateu o livre mas Herrera saiu da barreira antes da bola partir. O árbitro mostrou o 2º amarelo ao jogador mexicano e o FC Porto ficou reduzido a dez com 84 minutos de jogo por cumprir. Foi um soco no estômago, um tiro nos pés que esta equipa do FC Porto deu e que não é normal, nem habitual neste clube. Mas esta época já é a segunda vez que os azuis e brancos perdem por ingenuidade e, numa competição como a champions league, isso revela-se fatal.

De quem é a culpa? De todos. Da equipa, do treinador, dos jogadores. Há que reflectir para que estas situações não se repitam no futuro. Dada a vantagem ao adversário, o FC Porto teve que se reorganizar no campo. Josué deixou a ala e recuou para o meio-campo, apoiando Fernando e Lucho e Licá deixou a outra ala e passou a funcionar como a muleta de Jackson Martínez. A equipa demorou alguns minutos a recompor-se mas assumiu as despesas do jogo e criou as oportunidades suficientes para chegar ao intervalo em vantagem. A grande oportunidade surgiu aos 15 minutos num remate fortíssimo de Lucho ao poste da baliza russa e na recarga Licá rematou ao lado. O FC Porto controlou muito bem os contra-ataques rapidíssimos do Zenit e, neste capítulo, Mangala vigiava muito bem Hulk e Fernando varria o meio-campo com muita classe.

O intervalo chegava e deixava esperanças para uma segunda parte bem conseguida, apesar de surgir nas mentes dos adeptos as quebras de rendimento reveladas em jogos anteriores. E, realmente, foi isso que aconteceu. O Zenit entrou na segunda parte mais pressionante a assumir as despesas do jogo. Os azuis e brancos recuaram as linhas e entregaram o domínio do jogo à equipa de São Petersburgo O FC Porto começou a perder profundidade e poder ofensivo.

Paulo Fonseca decidiu tirar Licá e apostar em Varela. O Drogba da Caparica entrou muito bem no jogo mas o Zenit explorou bem a superioridade numérica e assumiu o assalto à baliza do FC Porto. As oportunidades não existiram quer para uma, quer para a outra equipa, excepto quando Otamendi (outra vez!!!) ofereceu a Hulk o golo de bandeja. O brasileiro isolou-se e à saída de Helton rematou contra o pé do guarda-redes portista. Estaria Otamendi a pensar que Hulk ainda jogaria no FC Porto?

Defour entrou para o lugar do esgotado Josué. A intenção de Paulo Fonseca foi reforçar e refrescar o meio-campo, de forma a travar a avalanche ofensiva russa. Não foi possível. Os russos carregaram mais, na tentativa de chegar ao golo e o FC Porto defendia como podia e tentava sair para o contra-ataque, mas já sem a velocidade e a intensidade da primeira parte.

No entanto, Varela, em bom plano, ainda assustou a equipa do Zenit com um par de arrancadas que levaram o perigo à baliza russa. O momento da noite do avançado aconteceu aos 78 minutos quando o jogador portista enviou a bola à barra num remate potente de fora da área.

Não marcou o FC Porto, marcou o Zenit à passagem do minuto 86. Hulk escapou-se pela direita, cruzou tenso para o coração da área onde Kerzhakov de cabeça, entre os centrais, introduziu a bola na baliza de Helton. Estava consumada a segunda derrota consecutiva na champions league e em casa e mais um balde de água fria depois do mesmo ter acontecido frente aos colchoneros.

O FC Porto passa a ocupar o 3º lugar do Grupo G com menos um ponto que o Zenit e visita São Petersburgo no próximo dia 6 de Novembro.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Desiludido com o resultado final, Paulo Fonseca sublinhou a sua satisfação com a exibição do FC Porto frente ao Zenit, condicionada pela expulsão madrugadora de Herrera, logo aos seis minutos. Apesar da derrota, o técnico portista realçou a sua plena confiança na passagem à fase seguinte.

"É inegável que o jogo ficou fortemente condicionado pela expulsão do Herrera. Perante uma boa equipa, que veio ao Dragão com uma absoluta necessidade de pontuar, tudo se tornou mais difícil, ainda que o FC Porto tenha feito uma excelente exibição, apesar das circunstâncias", começou por dizer o treinador dos azuis e brancos.

Preferindo não comentar o lance que originou a expulsão de Herrera, Paulo Fonseca reserva elogios para os adeptos portistas e garante que a equipa vai estar na luta pela passagem aos oitavos-de-final até ao fim, apesar das duas derrotas sofridas nos três jogos da primeira volta desta fase de grupos da UEFA Champions League.

"Os aplausos que os jogadores receberam dos adeptos no final do jogo é o reconhecimento do seu esforço e do seu empenho, sobretudo depois de estarmos em inferioridade numérica. Faltam três jogos e estarão nove pontos em disputa. Depois do que vi neste jogo, estou plenamente confiante que a passagem à próxima fase está perfeitamente ao nosso alcance", concluiu o técnico dos tricampeões nacionais.



RESUMO DO JOGO

7 comentários:

  1. Ponto prévio, não há vitórias morais!!!

    Por fim, para fechar e encerrar, tivemos equipe, mostramos carácter... e perdemos no fim!

    Não importa como está, importa como vai acabar... até daqui a 15 dias!

    Domingo, devia ser já Amanhã...

    ResponderEliminar
  2. Um pouco mais de azul...23 outubro, 2013

    O FCP lutou com garra e com brio mas, infelizmente, faltou-lhe uma pontinha de sorte e - não há como evitar pensar nisto - faltou também aquela classe de que se fazem os campeões. Muitos lances perdidos, muitas bolas entregues atabalhoadamente ao adversário, pouca clareza no futebol ofensivo, embora com oportunidades, e alguma cerimónia e erros feios na defesa. Já com a equipa "de gatas", em função do esforço de jogar desde cedo com dez, Paulo Fonseca demorou inutilmente as substituições. Esteve à espera de quê? Salva-se o brio geral da equipa e as exibições individuais de Lucho, Fernando e Mangala. Como diz o 'blue boy', em futebol não há vitórias morais. Por isso, o melhor é aprender com os fracassos e ser mais consistente no futuro. Em alta competição a 'frescura' paga-se caro!

    ResponderEliminar
  3. É... no jogo contra o Atlético o PF tirou o Lucho , e logo de seguida faltou Lucho à equipe; neste não tirou logo o Lucho, mas deveria ter tirado... Nós do lado de fora é que somos sempre acertivos, claro.

    Não tenho nada a dizer de mal do PF ontem. Nem da equipe. Nem sequer do Herera. Vicissitudes. É futebol..
    Os adeptos falam como se outras vezes que temos ganho - até nos tempos mais recentes de Jesualdo, AVB, VP - a equipe não tivesse vacilado e cometido erros...
    Quantas vezes não perdemos a cabeça com o Hulk? No jogo em casa contra o Sevilha - quantos erros ? Demasiados!
    Mas, pronto era aquele clima, a estrelinha...
    "No pasa nada!"


    ResponderEliminar
  4. Luta inglória com resultado um tanto injusto, face à raça, espírito de sacrifício, solidariedade e vontade de ganhar, manifestada por todos os atletas portistas, mesmo jogando reduzidos a 10, a partir do 6º minuto.

    A equipa reagiu bem à contrariedade e adoptou a estratégia correcta, que poderia ter-lhe dado a vitória, face às oportunidades criadas, que os ferros e a competência do guardião contrário trataram de resolver.

    Fernando e Varela foram para mim os que mais se destacaram.

    Não me parece que a arbitragem tenha tido influência no desenrolar do jogo. Limitou-se a aplicar a lei, com rigor, no caso da expulsão de Herrera e depois terá cometido um ou outro pequeno lapso, que sempre acontecem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Sobre o jogo nada a acrescentar ao que aqui foi dito. Só um pequeno realçe sobre a expulsão do Herrera. Quando sobe o vermelho e toda a gente manda vir com o arbrito, deviam era mandar vir com o jogador. Não sei se o clube vai tomar alguma atitude em relação ao jogador, mas na minha opinião devia. Não querendo passar por mais inteligente que os outros, ainda há nabos que à saída do jogador ainda o aplaudem. Fode a equipa e ainda leva palmas. Resta acreditar, e depois do ano passado, ter esperança até ao fim. Até Domingo.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  6. Caro Sérgio,

    Não acho que crucificar Herrera seja algo que nesta altura valha de alguma coisa.

    O jogador foi imprudente? Foi…

    Um árbitro que em 50 segundos mostra 2 amarelos ao mesmo jogador, deixando uma equipa a jogar 90 minutos com menos 1 foi de um zelo extremo? Foi…

    A propósito dos critérios de arbitragem da Champions League, por exemplo achei imensa piada ao que vi à pouco no resumo do Real vs Juventus…

    Vi nesse resumo um jogador chamado Chielini, internacional italiano conhecido pela sua dureza, entrar de carrinho (e de forma bem violenta) por 2 vezes sobre jogadores do Real Madrid… E vi esse jogador fazer uma gravata que deu penaltie uns minutos depois… Tudo isto em 45 minutos… Sabe quantos amarelos levou Chielini em 45 minutos, duas entradas violentas e uma gravata? ZERO!

    Mais, o jogador Arturo Vidal, internacional chileno, pontapeou literalmente Marcelo do Real e sabe o que lhe aconteceu? Rigorosamente nada… Nem amarelo, nem vermelho, nem falta…

    Pois, são estes os critérios dos árbitros da Champions League… Nuns casos mostram 2 amarelos em 50 segundos, noutros deixam os jogadores dar pau a torto e a direito e apenas admoestam à 5ª entrada! Como é óbvio, e apesar de mais uma vez dizer que Herrera foi imprudente, dificilmente noutro campo europeu (em Espanha, Itália, Inglaterra ou Alemanha) um jogador veria dois cartões amarelos em 50 segundos, quando não agrediu ninguém, não insultou ninguém, nem tão pouco colocou em risco a integridade física de um adversário… Mas aconteceu e agora não vale a pena chorar mais sobre isto…

    Quanto ao jogo? Parece-me que o FC Porto globalmente fez tudo aquilo que, dadas as difíceis circunstâncias, deveria ter feito para obter um resultado positivo frente ao Zenit. Enviou 2 bolas ao ferro, conteve o mais que pode o poderia ofensivo dos russos e sofreu um golo ao cair do pano, após um cruzamento de um jogador genial chamado Hulk… Foi pena pela boa produção da equipa.

    Lógico que agora fica tudo mais difícil… Ganhar consecutivamente na Rússia e na Espanha é difícil… mas não impossível!

    Para domingo era importante que o apoio fosse grande… Gostei da salva de palmas com que os adeptos brindaram a equipa no final do jogo… É a prova que o esforço e dedicação valem a pena, mesmo com um mau resultado… Acredito que vamos dar a volta a isto…

    FORÇA FC PORTO!

    ResponderEliminar
  7. E só mais uma coisa: para aqueles adeptos que já atiraram a toalha ao chão, que já desistiram da Champions mesmo com 9 pontos por disputar e que já auguram uma desgraça no jogo com o sporting deixo apenas um aviso: fiquem em casa porque de adeptos assim o FC Porto não precisa... Nem apareçam depois na festa do titulo lá para o mês de maio...

    Mudem-se para clube bem mais organizados e vencedores como por exemplo o slb ou o scp... Se calhar serão mais felizes que serem adeptos do FC Porto... Mais vale ficarem na esplanada a apanhar sol e beber um refresco do que ver jogos do FC Porto, que são sempre um seca...

    Há de facto formas de Portismo que me intrigam mas... cada um sabe de si...

    ResponderEliminar