31 outubro, 2013

Narrativas…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Um homem tristemente célebre chamado Joseph Goebbels disse um dia que "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Chegados a 2013, a infame frase continua a fazer escola, sendo levada à letra por muitos departamentos de comunicação e diferentes personalidades, sejam quais forem as suas áreas de actuação e objectivos.

Nos últimos tempos temos assistido a mais um festival de antiportismo, desta feita vindo do lado verde da 2ª Circular. Depois de anos de desilusão e de um trágico quase triplete do lado vermelho, heróis precisavam-se para combater o monstro azul e, no meio da depressão da capital, eis que surge em cena Bruno de Carvalho. Utilizando a retórica habitual, o novel Presidente leonino tem feito o seu percurso sem grandes novidades, sendo uma mera cópia de tantos outros, como já tive oportunidade de abordar AQUI. Naturalmente que tal postura é bem recebida pelos círculos habituais, não sendo brindado com epítetos como “incendiário”, “imaturo”, “nocivo para o futebol português” ou “hipócrita”, como provavelmente seria o caso se presidisse aos destinos do FC Porto e tivesse semelhantes atitudes. Mas adiante...

Ao sentar-me para escrever este texto tive a vontade de, mais do que olhar para o presente, ir buscar uns tesourinhos do passado e comparar com as narrativas que por ai circulam, uma vez que, ontem como hoje, o que interessa é repetir até à exaustão uma ideia e torná-la “verdadeira”.

Antes de começar a viagem, queria deixar um agradecimento a Portistas como o Paulo Bizarro (do blog Filhos do Dragão - paulobizarro.blogspot.pt) e o 4lusos (nosso colega de blog), gente que tem feito um trabalho discreto mas extraordinário de colocar online um grande número de jogos do passado, permitindo-nos tirar as nossas próprias conclusões e comparar com aquilo que a intelligentsia lisboeta tem escrito ao longo dos anos.

Vamos então ao enquadramento geral. Conforme já tive oportunidade de abordar AQUI, é unanimemente considerado que a chegada da dupla Pinto da Costa / Pedroto aos comandos do FC Porto e as suas “línguas afiadas” marcaram a ascensão do FC Porto num percurso forjado a partir de uma guerra sem precedentes no desporto nacional. É portanto aceite como verdade absoluta e indiscutível que desde 1976 as gentes do Porto tornaram-se especialistas em receber mal, usam todo o tipo de estratégias para chegar às vitórias e transformaram-se em autênticos fomentadores de terror. Nesse texto contestei essa conclusão amplamente difundida pelos nossos rivais, mas será que as imagens comprovam essa minha discordância?

- 1982/83 - Campeonato Nacional: FC Porto - Benfica (0-0)

Caminhava para o final o primeiro campeonato completo da presidência de Pinto da Costa, por entre polémicas e acusações graves às arbitragens e com derrotas contestadas na Amora e em Setúbal. No meio de um clima crispado, a vitória era fundamental para manter vivas as esperanças do título.


Reparem aos 0:17 a forma hostil como os adeptos encarnados foram recebidos. Vejam ao 1:10 como os pobres jogadores do Benfica foram agredidos enquanto tentavam alcançar a pé a entrada do departamento de futebol, sendo que a testemunhar tal recepção vemos ao 1:30 o actual subdirector d’A Bola José Manuel Delgado, na altura aquecedor de bancos e hoje um talibã do regime. E, se ainda tiverem paciência, poderão observar aos 6:35 como o departamento médico do FC Porto tentou agravar a lesão de Filipovic.

- 1983/84 - Final da Taça de Portugal 82/83: FC Porto - Benfica (0-1)

Marcada para as Antas muito antes de se conhecerem os finalistas, esta final foi boicotada pelo Benfica, que a tentou levar de volta para o Jamor. O jogo acabou por se realizar nas Antas, sendo no entanto disputado no início da época seguinte, a 21 de Agosto. A lenda urbana diz que os vermelhos foram mal recebidos e que conquistaram a vitória num clima de guerra, após a célebre assembleia geral onde Pinto da Costa proferiu a frase “Lisboa não pode continuar a colonizar o país, o desejo deles é que o FC Porto desça de divisão”.


Bom, muito poderia ser dito sobre o inferno montado em torno dos vermelhos, mas fico-me pelos 2:13. Repare-se a forma como Pedroto maltrata Eusébio, dizendo-lhe que “pode treinar qualquer equipa, em qualquer parte do Mundo”!



Podia ter dado outros exemplos para contrapor outras narrativas, repletas de “verdades” amplamente difundidas e assentes em relatos de favorecimentos descarados, de penalties e livres cavados pelos azuis e brancos em períodos “negros” como os finais dos anos 80 e inícios dos anos 90. No entanto, a frieza das imagens que agora temos disponíveis ajuda a verificar que afinal não era bem assim e que, por muito que lhes custe admitir, o FC Porto por entre climas de guerra em Lisboa, Faro, Guimarães, Portimão, Chaves, Braga entre outros, foi simplesmente mais forte, muito mais competente e quebrou a harmonia dos 3 campeonatos para o Benfica e 1 para o Sporting com todo o mérito.

Um bem-haja portanto a quem nos proporciona a oportunidade de ver com os nossos olhos aquilo que nos tentam esconder... O problema para quem nos detesta e inveja é que a liberdade e a democracia já existem desde 1974 e o “Portugal perfeito” que a Delta ainda nos apresentava em 1988 já é há muito uma mera recordação dos tempos da “velha senhora”.


Parafraseando o Presidente Pinto da Costa, "Anjos não sei se somos ou não, mas anjinhos não somos de certeza"!



Continuação de boa semana!

8 comentários:

  1. Boa Noite MM,

    Confesso que tenho assistido a muitos vídeos desse canal do
    Youtube, em que podemos ver que muitas vezes temos lances (penaltis) a nosso favor que não sao marcados. Mesmo assim não creio que um clube que teve uma calabotes e vatas possa falar do que quer que seja...mas....este anuncio da Delta não conhecia e pergunto: O QUE É ISTO?? Adeptos do FCP e do scp a cantar aquilo? E so puxam por uma equipa? Sinceramente eu nasci em 83...e ainda bem que em 88 ainda não tinha idade para perceber estas coisas.....

    Cumprimentos
    António Sa.
    Portista de Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Isto que aqui se vê é fruto de nesta altura nós "Porto" sermos bons rapazes, ganhávamos de vez enquando e não chateávamos muito.
    O problema começa quando começamos a ganhar mais que eles e a ser muito melhor que eles em tudo, é aí que eles começam a tentar arranjar problemas onde não existem, tentam dizer mentiras muitas vezes para serem verdade porque assim não são contestados pelo fracasso constante. Provocam a torto e a direito para depois se virem fazer de vitimas.
    Se vivessemos num País de jeito estes pseudo jornalistas já há muito que tinham sido cahmados à ERC e expulsos do jornalismo para sempre.
    Um exemplo: Este ano o F.C.PORTO tem 3 equipas de modalidades diferentes a disputar a liga dos campeões, se fosse o clube do regime o que não seria dito e escrito por este feito inédito em Portugal...

    FORÇA PORTO, É NO CAMPO QUE NÓS MOSTRAMOS QUE SOMOS MELHORES

    ResponderEliminar

  3. no mínimo, excelente!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Na penúltima frase do texto é Santos na vez de "Anjos".

    ResponderEliminar
  5. Excelente texto.Aliás para vermos bem como são as coisas estão à venda na loja do SLB,camisolas alusivas ao golo marcado pela mão de Vata contra o Marselha ou seja,vangloriam-se de ter ganho com batota.mais um exemplo das enormes diferenças que nos separam.

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  6. Muito bem elaborado!!! São este tipo de situações que têm sempre que ser mostradas, e nada melhor do que ter as imagens para mostrar as coisas, e para não se dizer que é apenas fruto da nossa imaginação.

    Também eu no meu blogue, acabei por criar uma página que intitulei de "A Associação de inimigos... Calabotes... Igrejas... Capelas... e afins...". Tenho tentado compilar lá todo o tipo de atrocidades que que temos estado sujeitos ao longo da história, sem que se faça eco disso.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Este video da Delta não conhecia... é verdadeiramente surreal, e bem demonstrativo daquilo que a comunicação social sabe fazer e bem. Ou seja, manipular tudo e todos em prol do 5SLB, ou dos gatinhos. Numa palavra... VERGONHOSO!!!

    ResponderEliminar
  8. O que o Paulo Bizarro compilou no seu blog é de facto imperdível.

    Para ser mais fácil deixo aqui o link directo, mais uma vez fazendo a devida vénia ao grande trabalho do Paulo:

    http://paulobizarro.blogspot.pt/2013/08/associacao-de-inimigos-calabotes.html

    ResponderEliminar