25 outubro, 2013

Prova de União

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

No passado jogo para a Liga dos Campeões, frente aos russos do Zenit, ao minuto 7, ficamos a jogar com 10 jogadores. Se já era um jogo difícil, mais difícil ficou a nossa tarefa, quando nesta prova Europeia, em casa, o FC Porto se não quiser andar a fazer contas, teria de ganhar os jogos em casa e 3 pontos já tinham sido desperdiçados contra o Atlético.

A verdade é que a demonstração de querer, raça e vontade dos 10, não chegou para ganhar o jogo. Ingloriamente, acabamos por consentir um golo já perto do final do jogo que deitou por terra qualquer estratégia, onde até a sorte não quis nada connosco, visível quando colocamos 2 bolas nos ferros da baliza.

Mesmo com pontos perdidos, mesmo com uma derrota, dei por mim no final do jogo a olhar em redor do estádio e a pensar que, se calhar, há males que vêm por bem. Os atletas acabaram o jogo com todo o estádio a Gritar Porto, e acima de tudo, a bater palmas em sinal de reconhecimento do esforço que fizeram naquele jogo. Quem foi embora mais cedo, teve o azar de não presenciar isto. Ficou quem quis ficar, e valeu a pena, pois acabou a ver que, afinal, há mais Porto para além das derrotas justas ou injustas...

Para mim, mais uma vez, o estádio do Dragão e os seus adeptos, mostraram que só unidos conseguiremos lutar contra as adversidades, contra a falta de sorte, e assim conseguir atingir os objectivos, remando todos para o mesmo lado.

O que é que isto tem de novo?

Absolutamente nada. Este é o nosso ADN, esta é a nossa forma de estar com o clube. É esta manifestação de força que nos distingue dos outros. Aqui, remamos todos para o mesmo lado, com capacidade de nos levantar depois de um trambolhão e continuar em busca dos objectivos, porque não há atalhos, nem sequer estradas asfaltadas. Cabe-nos a nós também ajudar e, eu acho que no ultimo jogo, demos esse “clique” para que já neste Domingo, a equipa lute até ao ultimo minuto para conquistar os 3 pontos.

Todos juntos, Domingo, vamos ajudar a nossa equipa a recuperar este momento menos bom e mostrar que estamos no mesmo barco, pois é nestas alturas que nos superamos, que mostramos aquilo que valemos, pois quando se ganha apenas, não falta quem nos dê palmadinhas nas costas e gente para apoiar.

Quanto a quem vai pagar as favas, será um recém emergido, que outrora andou pelo meio da tabela, mas este ano está com a moral toda, até prontos para uma mega evasão. Por mim, até é bom. É com estes mesmos quem iniciei a rivalidade. Lembro dos jogos em Alvalade a correr para não levar com pedras, lembro varandins que serviam de pontos de arremesso do calhau até ao dia em que ocorreu uma tragédia, o ir para Alvalade com algum receio, onde todos os cuidados eram poucos. Mas isto, parece estar a voltar de novo a outros tempos, o que também é de salutar, porque isto, é também o sal e a pimenta do Futebol.

Vamos ter que ser todos, vamos ter de dar uma prova de total união. É isso que nos faz ser diferentes de todos os outros. Sempre vi no nosso clube, a capacidade de se regenerar e levantar dos momentos mais tenebrosos, e mesmo quando tudo parece perdido, eis que aparece aquele Porto a que todos estamos habituados.

Como diria Pedroto, no "FC Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir".

Domingo, bamos a eles!

Meus amigos, um abraço Tripeiro e muito... muito Portista

2 comentários:

  1. Ora nem mais... e se quiserem colar bandeiras como em 1980 ou fundir-se, também cá estaremos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava que tivéssemos ganho o jogo. Eu gostava que o Herrera não tivesse cometido um erro infantil aos 5m de jogo... Eu gostava de ver o árbitro expulsar assim um jogador se ele fosse do real madrid ou do manchester united... Mas já disse a quem me quis ouvir que, embora com 10, esta foi uma das melhores exibições que vi esta época no Dragão... Espero mesmo que a equipa embale para as vitórias, a partir daqui... Com espírito de união e sacrifício, como já estamos habituados, contra tudo e contra todos como é normal... E espero que a senda de vitórias comece já no domingo contra os viscondes da 2.ª circular... FORÇA PORTO!

    EVM

    ResponderEliminar