01 outubro, 2013

"Teremos de rondar a perfeição para vencer"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O Atlético de Madrid é uma equipa com máscara "italiana" e, por isso, o FC Porto terá de ser quase perfeito para ultrapassar a matreirice dos espanhóis. Esta foi a ideia principal deixada pelo treinador Paulo Fonseca na antevisão da partida do grupo G da Champions League, que se disputa esta terça-feira (19h45) no Estádio do Dragão.

Este jogo em casa frente ao Atlético de Madrid é o início de um ciclo de dois jogos que pode ser decisivo…
Sabemos da importância dos jogos em casa. Era importante podermos ter aqui um bom registo pontual e isso significa vencer os dois encontros. Ficaríamos com margem e vantagem para encarar o resto da fase de grupos.

Ainda tem muitas dúvidas sobre aquele que será o melhor "onze"?
Para amanhã não tenho dúvidas. A equipa está definida, é aquela que penso ser a melhor para dar resposta às exigências do jogo. Isso está bem definido na minha cabeça.

As duas ausências no Atlético do Madrid [Mário Suárez e Diego Costa] mudam alguma coisa?
Para o FC Porto não muda rigorosamente nada. Vamos enfrentar uma equipa fortíssima e moralizada em função dos últimos resultados obtidos. Sabemos das dificuldades, mas também estamos muito moralizados por poder defrontar uma equipa num bom momento.

É o maior teste da época atá ao momento?
Todos os jogos são testes e têm o seu grau de dificuldade. Sabemos que vamos defrontar uma equipa fortíssima, que nos vai colocar dificuldades que ainda não tivemos no nosso campeonato. Teremos um contexto difícil, contra uma equipa que considero “italiana” no Campeonato espanhol, com linhas muito baixas e que sai de forma rápida para o contra-ataque. Antevejo um cenário de dificuldade e de falta de espaços, vamos ter de ser pacientes e equilibrados para vencer.

Quando Quintero saiu do jogo com o Vitória de Guimarães ouviu assobios. Sente-se pressionado para o colocar em campo?
A sua pergunta é uma forma de pressão. Compreendo isso, mas não me deixo influenciar pelo que se escreve e se diz. Sou eu que trabalho todos os dias com eles e ajo segundo as minhas crenças e ideias. Respondendo directamente à pergunta, não me deixo influenciar por outro factor que não seja a minha ideia de jogo.

Este jogo vai permitir aferir o patamar competitivo em que a equipa se encontra?
Vai ser um jogo com um grau de exigência elevado e teremos de rondar a perfeição para vencer. Penso que a equipa está a crescer e vai responder da melhor maneira àquelas que serão as exigências do jogo.

O que é que a equipa aprendeu na sexta-feira, frente ao Vitória de Guimarães, e terá de fazer para encontrar espaços frente ao Atlético?
Teremos de ser uma equipa com grande equilíbrio em todos os momentos do jogo. As linhas muito baixas do adversário obrigam-nos a uma grande paciência na circulação, de forma a encontrar espaços que serão quase inexistentes, e temos de estar preparados para uma boa resposta em termos defensivos. Não tenho dúvidas de que, olhando para a nossa prestação na primeira parte e perspectivando o mesmo cenário com o Atlético de Madrid, as coisas serão diferentes em função da organização do adversário, com uma equipa “baixa” mas a retirar-nos espaços de outra forma. Daí a necessidade de uma boa circulação e de não perdermos a bola de qualquer forma, porque sabemos que se o Atlético sair muitas vezes em contra-ataque nos vai obrigar a um grande desgaste.

O FC Porto foi a equipa menos rematadora da primeira jornada da Champions. É um aspecto que tem de ser reforçado e melhorado?
O FC Porto pretende melhorar em tudo o que for possível e nesse aspecto também. Esse jogo não serve muito de exemplo já que o FC Porto tem sido rematador.

Esta sequência de jogos consecutivos é um desafio para si e para a equipa técnica?
É a realidade e estamos a trabalhar para responder a esse aspecto da melhor forma. A resposta tem sido boa, a adaptação tem sido óptima e não tem sido difícil gerir essa situação.

Otamendi: "O fundamental é estar concentrado os 90 minutos"

Otamendi defendeu o rigor táctico e a concentração máxima como as chaves para conseguir uma vitória frente ao Atlético Madrid. Em conferência de imprensa de antevisão da 2.ª jornada da Liga dos Campeões, o central mostrou-se optimista num bom resultado.

O internacional argentino considerou que a equipa do FC Porto está pronta para o desafio: “No Dragão temos de realizar um bom jogo. Cada equipa tem a sua forma de jogar e nós, em casa, temos a pressão de conseguir a vitória, de realizar uma boa exibição e de estar bem tacticamente, aprimorando o bom posicionamento da equipa”, revelou.

Segundo o argentino, “o fundamental é estar concentrado os 90 minutos”, com todo o respeito pelo adversário, que atravessa uma boa fase: “O posicionamento da equipa é muito importante. O Atlético de Madrid está a lutar com o Real Madrid e o Barcelona pelos lugares cimeiros em Espanha, mas nós estamos em primeiro lugar em Portugal e vamos começar por tentar não sofrer golos; a partir daí, do meio-campo para a frente, queremos realizar uma boa exibição”.

A mais importante prova da UEFA mexe sempre com os pensamentos dos atletas, mas Otamendi está tranquilo e confiante: “Estou num grande clube e os jogos da Champions League são importantes para a equipa e para mim também, pois quero ser uma referência para a equipa estar bem-organizada em campo. Estou aqui para defender o FC Porto e o importante é conseguir uma vitória”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Maicon;
Médios: Lucho, Defour, Fernando, Herrera, Josué, Quintero, Varela e Licá;
Avançados: Jackson Martínez e Ghilas.

3 comentários:

  1. não direi a "perfeição", mas jogar mais e com melhor qualidade do que os últimos 4/5 jogos, quero crer, não tenho muitas dúvidas, que é/será suficiente para carimbar mais 3 pontos, rumo aos oitavos da Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  2. Se, à semelhança do que fez a equipa B, o plantel da equipa A viu ou tivesse visto o jogo de hoje de manhã dos sub-19 (brilhante e personalizada vitória por 3-1 sobre o A.Madrid, com Graça a jogar de início MESMO após a morte do pai na véspera!)saberiam bem a raça que é necessária para vencer o jogo logo à noite!

    SIMPLES! Jogar À PORTO, com raça, determinação, concentração e muita alma...durante 90MINUTOS!

    Já sei que são jogos diferentes mas a atitude pode ser a mesma. E se todos remarem para o mesmo lado, acredito REALMENTE que poderemos ganhar e bem!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  3. Se, à semelhança do que fez a equipa B, o plantel da equipa A viu ou tivesse visto o jogo de hoje de manhã dos sub-19 (brilhante e personalizada vitória por 3-1 sobre o A.Madrid, com Graça a jogar de início MESMO após a morte do pai na véspera!)saberiam bem a raça que é necessária para vencer o jogo logo à noite!

    SIMPLES! Jogar À PORTO, com raça, determinação, concentração e muita alma...durante 90MINUTOS!

    Já sei que são jogos diferentes mas a atitude pode ser a mesma. E se todos remarem para o mesmo lado, acredito REALMENTE que poderemos ganhar e bem!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar