04 dezembro, 2014

ADRIAN LOPEZ

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Luís Fabiano ou Diego.
Seitaridis ou Esnaider.
Pizzi ou Mariano Gonzalez.

Estes são porventura alguns dos maiores flop's na nossa história recente, jogadores que chegaram com grande cartel, com pompa e circunstância, dos quais se esperava muito, mas que por esta ou aquela razão, simplesmente não singraram no FC Porto, tendo-o feito noutros clubes.

Toda a gente sabe que não temo emitir a minha opinião, criticando quem eu entender que devo criticar, apontar o dedo a quem acho que devo apontar.
Mas também não gosto de me armar no maior de todos os iluminados, aquele tipo de fulano que acerta sempre se o melão está verde ou maduro... depois de o mesmo estar aberto!

Estava eu de férias no Douro mas sempre de tablet a acompanhar as notícias de minuto a minuto sobre o nosso clube, quando um dia ao chegar ao quarto e antes de me deitar, decidi fazer a última atualização do dia.
De repente, todos os jornais dão como certa a transferência de Adrian Lopez para o Porto. Percorro os jornais espanhóis, e todos dizem o mesmo! Fiquei felicíssimo.
Imediatamente liguei pelo telefone do quarto para o meu cunhado que estava igualmente no hotel a dar-lhe a novidade e ambos concordámos que tínhamos contratado um verdadeiro reforço.
Afinal de contas estávamos perante um internacional espanhol, muitas vezes utilizado pelo campeão espanhol e vice campeão da Europa (não era daqueles que só treinava), um jogador elegante, de fino recorte técnico e que seguramente nos acrescentaria qualidade.

Não me recordo de ninguém, e ninguém é ninguém, que tenha colocado em causa a sua qualidade. Falou-se dos valores envolvidos (11 milhões por 60% do passe), mas a qualidade não se mede pelo valor da transferência, senão Brahimi era da 3.ª divisão da Europa.
Dizer hoje que Adrian não tem acrescentado nada e que não tem justificado o investimento, é uma constatação óbvia e que não precisa ser feita por um letrado.
Mas temos que ser sérios e intelectualmente honestos: quando ponderada a sua contratação, não era ótimo ter um jogador com estas características, com esta experiência e com esta qualidade? Claro que sim! Portanto, criticar hoje quem o contratou, é ser desonesto!

Mas é importante também que tenhamos memória.
Como foi a primeira época de Pepe no FC Porto?
Como foi a primeira época de Mangala no FC Porto?
Como foi a primeira época de Lisandro Lopez no Porto?

Então, porque não haveremos nós de ter paciência perante um atleta que inequivocamente sabemos que tem qualidade? Agora, se ele vai corresponder em campo? Isso ninguém sabe, mas nunca se sabe independentemente do jogador que estejamos a falar.
Quantas e quantas condicionantes não existem para que um jogador não se adapte, não consiga singrar num clube, e o faça noutro?
Não temos nós uma série de exemplos de jogadores que não renderam noutros lados e chegaram aqui e fizeram carreiras fantásticas? Será que achamos que só nós somos os espertos e que o inverso também não nos acontece a nós?

Portanto, vamos ter paciência e crença que alvo vai melhorar, pois se tal não acontecer, estamos a falar de um jogador que tem imenso mercado em Espanha. Se calhar, a perder dinheiro... é um facto! Mas alguém conhece investimentos com retorno garantido sem qualquer risco no mundo do futebol? Quem tiver essa fórmula, é favor marcar uma reunião na SAD pois devem estar interessados nessas pessoas.

Até lá, vamos ver se em Janeiro (com as ausências de Brahimi e Aboubakar) não temos um Adrian com sequência de jogos, com maior confiança, e a calar as críticas... esperemos que sim!

Um grande abraço, até sábado... no sítio do costume!

3 comentários:

  1. Caro Norte,

    Correndo o risco de ser aborrecido, até porque já escrevi quatro posts sobre o Adrián no meu blogue, queria só deixar uns factozinhos, se me permite:

    . No jogo da Taça, Adrián falhou um golo cantado, sim, mas desmarcou-se mais 6 vezes, estando sempre liberto na frente, mas sempre em jogo.

    . No jogo contra o Estoril o Adrian desmarcou-se 9 vezes, teve um cabeceamento infeliz mas o Jackson interceptou-lhe 3 bolas que dariam golo e o ultimo remate de Brahimi nesse encontro, fraco e ao lado, era golo se tivesse chegado a bola ao segundo poste, onde Adrián não teria de fazer mais do que encostar.

    . Se alguém estava desposicionado nesse jogo era Jackson, já que com Aboubakar foi exactamente o mesmo. A formatação do Jackson é mais 4x3x3, enquanto Adrián é 4x4x2 e Aboubakar as duas coisas, felizmente. Para o ano, se ainda não este, conto com muitos jogos ganhos por esta dupla. Aliás gostava de os ver já contra o Shakhtar.

    . Nesse mesmo jogo o Adrián teve uma qualidade de passe bestial, sendo que o duplo penalty Danilo-Brahimi partiu dos pés dele, e ainda a bola que o Herrera fez o favor de mandar para o Casino.

    . O golo contra o BATE que ele marcou, mais que um ressalto, é de um recorte técnico a meu ver muito bom.

    . No jogo em Borisov, adrián era dos poucos que conseguia ter velocidade, e no golo de Tello, estava como sempre desmarcado e bem posicionado para ele próprio fazer golo.

    Está sem confiança? Espero que já esteja melhor. Ajudava se 40 mil não o assobiassem devido a um valor hipotético e não confirmado nas contas oficiais. A ver no Tomo II.

    Gosto muito do Adrián Lopez. E aposto ALL IN que ele vai singrar bem no Porto.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Seitaridis flop ?

    ResponderEliminar

  3. Percebo a argumentacao mas nao é correto comparar jogadores de valor inquestionavel ( quando chegaram ao Porto ja eram jogadores de muita qualidade e titulares indiscutiveis )com um suplente do bem -sucedido At. Madrid que custou o que toda a gente sabe...esperemos que o Adrian Lopez seja capaz de se adaptar ao sistema do Porto.

    ResponderEliminar