02 dezembro, 2014

“CE SONT LES MEILLEURES EQUIPES”.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Atlético Madrid, Real Madrid, Dortmund, Arsenal, Bayern Munique, PSG, Barcelona, Chelsea e FC Porto. O que têm todas estas equipas em comum? Todas elas resolveram o seu apuramento na maior competição mundial de clubes (a que mais dinheiro distribui, a que maior projeção dá, a que tem os melhores jogadores, os melhores treinadores...) antes da jornada final da fase de grupos da competição. Sem desculpas, nem hesitações, todas estas equipas fizeram o que uma grande equipa faz: entrar na maior competição mundial de clubes para ganhar todos jogos, independentemente do adversário, do estádio em que jogam ou da equipa com que vão jogar no fim-de-semana a seguir para o campeonato. Todas fizeram a sua obrigação como grandes equipas do panorama europeu que são: sem muita conversa, carimbaram com limpeza o passaporte para os oitavos-final da mais bela competição que há no mundo!

Com mais uma vitória desta feita em Borisov, o FC Porto carimbou o 1º lugar do grupo, fundamental para as aspirações da equipa Portista na competição. É verdade que mesmo sendo cabeças-de-série no sorteio dos oitavos nos pode calhar na rifa um Barcelona, PSG ou Arsenal, mas o facto é que um 2º lugar aumentaria exponencialmente a hipótese de nos calhar um qualquer “rebuçado” chamado Real Madrid, Chelsea, Dortmund (apesar da má campanha interna), Bayern Munique ou mesmo Atlético Madrid (finalista da última edição). Para além da garantia do 1º lugar, a reconfortante notícia de que o FC Porto de Julen Lopetegui já arrecadou quase 19 milhões só em prémios pelo desempenho, aos quais se juntam a receita de bilheteira, bem como proveitos de direitos televisivos e publicidade, para não falar na enorme valorização da marca e dos jogadores na maior montra do futebol mundial!

Pode ser um lugar-comum dizer isto, mas a partir dos oitavos tudo é possível. A fase a eliminar permite que em dois jogos, num contexto específico, possa emergir a força de uma equipa teoricamente menos forte do que outra. A partir daqui o FC Porto terá de colocar ainda mais o pé no acelerador, meter toda a “carne no assador”, esquecer tudo o que sejam poupanças ou coisas do género, e tentar levar o nome do clube o mais possível na competição que todas as grande equipas ambicionam jogar e ganhar. Para um clube com a grandeza e o estatuto do FC Porto, chegar aos oitavos-final é bom, mas obrigatório.Chegar aos quartos-de-final é excelente e supera as expetativas. Atingir as meias-finais ou a final, dado o panorama atual do futebol europeu, será épico.

Malmo, Ludogorets Razgrad, slb, Galatasaray, Apoel Nicósia, Maribor e BATE Borisov. O que têm em comum estas equipas? Sairão da competição no último lugar dos seus respetivos grupos sem glória, nem honra. De facto, há uma grande diferença entre a miserável participação deste grupo de equipas e o grupo de equipas que já atingiram a qualificação.

Nota off-topic: Finalmente à 11ª jornada, após uma goleada por 5/0 ao Rio Ave, lá aconteceu um lance onde o FC Porto foi beneficiado pela arbitragem. À 3ª repetição é de facto visível que a bola vai à mão de Herrera, podendo ser assinalada grande penalidade. O problema é que ao primeiro jogo em que o FC Porto é beneficiado (num jogo de 5/0), nessa mesma jornada o scp marcou um golo em que um jogador num livre toca duas vezes na bola e o slb marca um golo com 1 metro fora-de-jogo. Para não falar nos inúmeros erros que já beneficiaram o slb neste campeonato. Grande consolo, o de um benefício numa jornada destas em que até ganhamos 5/0.

PS: O título do post refere-se à primeira frase do belíssimo hino oficial da Champions League.

1 comentário:

  1. @ rcbc

    tudo o que escreves, todos os factos que enumeras, não são "lugares comuns", de todo! eu, tu e qualquer portista sabe-o melhor do que ninguém. antes são evidências que o nosso jornalixo tuga persiste em «gloriosamente» sonegar, relevando-os face às duas agremiações da Segunda Circular, mormente do Carnide.

    o mesmo já não se passa em torno do andor. mas isso são outros quinhentinhos...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar