11 dezembro, 2014

VENHAM OS MARROQUINOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-shakhtar donetsk, 1-1

UEFA Champions League, Grupo H, 6.ª jornada
Quarta-feira, 10 Dezembro 2014 - 19:45
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 28.010


Árbitro: Ruddy Buquet (França).
Assistentes: Guillaume Debart e Cyril Gringore; Benoit Bastien e Amaury Delerue (adicionais).
4º Árbitro: Cyril Lompre.

FC PORTO: Andrés Fernández, Ricardo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Rúben Neves, Evandro, Quintero, Quaresma, Aboubakar, Adrián López.
Suplentes: Ricardo, Martins Indi (41' Rúben Neves), Jackson Martínez, Cristian Tello, Héctor Herrera, Kelvin (53' Adrián López), Óliver Torres (69' Quintero).
Treinador: Julen Lopetegui.

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov, Ilsinho, Kryvtsov, Rakitskiy, Shevchuk, Douglas Costa, Stepanenko, Fred, Bernard, Alex Teixeira, Gladkiy.
Suplentes: Kanibolotskiy, Wellington Nem, Marlos (66' Douglas Costa), Fernando (86' Stepanenko), Taison (66' Bernard), Kovalenko, Dentinho.
Treinador: Mircea Lucescu.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Stepanenko (50'), Aboubakar (87').
Disciplina: Quaresma (7'), Rakitskiy (19'), Fred (43'), Marcano (64').

Quanto vale um empate? O desta noite valeu mais 500 mil euros. O primeiro lugar no Grupo H da Liga dos Campeões ficou muito bem entregue aos Dragões com 5 pontos de avanço sobre o adversário de hoje, mas, mais do que isso, valeu a poupança de grande parte dos habituais titulares para o próximo Domingo. Pena a lesão, aparentemente, grave de Rúben Neves.

Claro que não faltará quem sublinhe que o jogo de hoje era quase a feijões, as equipas estavam com as posições definidas e qualquer que fosse o resultado nada mudaria mas há sempre o prestígio a defender e os jogadores deram uma prova cabal de que podem contar com eles para o futuro.

Agora discutir as vantagens de acabar o Grupo H em primeiro ou em segundo lugar é um pouco diferente mas até segunda-feira o mais importante é pensar em vencer os marroquinos e pensar também no assalto à liderança na liga portuguesa. No entanto, os segundos classificados dos restantes grupos, com os quais o FC Porto se pode cruzar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, são equipas como o PSG, o Schalke, o Leverkusen, o Arsenal, o Basileia, a Juventus e o Manchester City. Ora, se nesta fase já não há equipas fáceis, o que dizer de alguns destes colossos que terminaram em 2º lugar nos respectivos grupos? É preciso esperar que seja o diabo a escolher pois mais vale esperar na frente e com os bolsos aconchegados por mais 500 mil euros. Por fim, certamente pior do que empatar hoje, seria não vencer no próximo Domingo.

O FC Porto e o Shakthar partilharam o domínio de jogo e o resultado acaba por se ajustar ao que se passou em campo. Duas formações que se equivaleram, num jogo bastante descontraído, com algumas (não muitas) oportunidades de golo. É certo que o FC Porto foi mais dominador e mais consequente na primeira parte, onde muito desse domínio se deveu ao equilíbrio que Rúben Neves prestava ao meio-campo e que se perdeu um pouco após a sua saída. Marcano ocupou a posição 6 e Indi entrou para formar a dupla de centrais com Maicon. No entanto, a segunda parte mostrou um FC Porto esforçado, a correr alguns riscos mas sabendo de antemão que não tinha nada ou pouco a perder.

A etapa complementar iniciou-se com o golo madrugador do Shakthar aos 50 minutos. Na sequência de um pontapé de canto batido por Bernard, Stepanenko cabeceou sem hipóteses para Andrés Fernández. Lopetegui fez mudanças. Tirou Adrián Lopez e colocou Kelvin e mais tarde retirou Quintero e colocou Óliver Torres.

O FC Porto não deixou de procurar o empate mas em algumas transições rápidas, o Shakthar poderia ter dado o xeque-mate. No entanto, a justiça no marcador chegou aos 87 minutos quando o avançado Aboubakar ganhou uma bola a cerca de 30 metros da baliza e desferiu um potentíssimo remate à baliza ucraniana. O guarda-redes contrário ainda desviou a bola para a trave mas a bola levava fogo e aninhou-se nas redes. O Estádio do Dragão empolgou-se e nos minutos seguintes o perigo rondou a baliza ucraniana mas o empate estava feito.

A liga dos campeões vai ficar suspensa até Fevereiro mas na próxima segunda-feira o FC Porto irá ficar a conhecer o próximo adversário. Apesar de haver uma ou outra preferência teórica, o certo é que o objectivo será sempre vencer. Para o imediato, vencer será a palavra de ordem para Domingo frente aos marroquinos.

Por isso, venham os marroquinos!



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Só podemos fazer um balanço positivo na Champions”

Apesar de não ter conseguido a vitória na recepção ao Shakhtar Donetsk (1-1), na sexta e última jornada do grupo H da UEFA Champions League, Julen Lopetegui elogiou a exibição colectiva do FC Porto e sublinhou o registo que a equipa acumula em oito jogos na presente edição da competição, incluindo o play-off de acesso à fase de grupos: seis vitórias e dois empates. Para o sorteio dos oitavos-de-final, nenhum desejo especial, até porque “todos os possíveis adversários são fortes”.

“Só podemos fazer um balanço positivo da nossa campanha na Champions League até ao momento, na qual continuamos sem perder. Defrontámos uma excelente equipa, com um dos melhores ataques da Europa e jogadores de grande nível, mas a equipa deu uma grande resposta. Jogámos com atletas que não têm sido tão utilizados, mas todos eles mostraram que não são menos válidos, que estão preparados e que podemos acreditar neles, seja qual for o momento. Queríamos vencer e infelizmente não conseguimos, mas estamos satisfeitos com a exibição que a equipa fez e pela forma como se bateu. Não é fácil enfrentar um jogo destes com pouco ritmo”, afirmou Julen Lopetegui, na conferência de imprensa que se seguiu ao derradeiro jogo desta fase de grupos da UEFA Champions League.

Considerando a lesão de Rúben Neves o “momento mais negativo” do jogo, o treinador dos Dragões defendeu que estes estiveram totalmente focados no desafio com o Shakhtar Donetsk, diluindo a ideia de que no subconsciente portista já estaria o duelo com o Benfica, marcado para este domingo, às 20h00, no Estádio do Dragão. “Só pensámos neste jogo e estivemos unicamente concentrados naquilo que teríamos de fazer para vencer o Shakhtar Donetsk. Queríamos muito acabar esta fase de grupos com uma vitória, mas infelizmente não o conseguimos. Agora sim, temos muito tempo para pensar e preparar o próximo jogo, que também queremos muito vencer”, prosseguiu Julen Lopetegui.

Com o sorteio dos oitavos-de-final da UEFA Champions League agendado para esta segunda-feira, Julen Lopetegui destacou a qualidade das equipas presentes no mesmo e deixou em aberto o futuro dos azuis e brancos nesta competição. “Todos os adversários são fortes, por isso não podemos pensar naquilo que queremos ou não. Seja com quem for, iremos jogar com muita vontade e ambição de sermos protagonistas. Não sei até onde poderemos ir na Champions League, mas os limites de uma equipa são impossíveis de conhecer. Temos um grupo jovem, mas muito ambicioso e com muita vontade de ser protagonista, de mostrar o que sente e o que trabalha todos os dias. No futuro, veremos o que somos capazes de fazer”, concluiu o técnico espanhol.



ARBITRAGEM




RESUMO DO JOGO

4 comentários:

  1. Formando uma equipa sem a quase totalidade dos titulares, o FC Porto bateu-se bem com um adversário de qualidade. Foi bom verificar que a rotatividade é benéfica (quando Lopetegui não exagera!) e que a equipa põe em campo um estereótipo de jogo sejam os jogadores quais forem. Gostei imenso do “pressing” durante grande parte do primeiro tempo (até à lesão de Rúben).
    MUITO BOM – o golo (golaço!) de Aboubakar;
    MUITO MAU – a lesão de Rúben Neves, que parece ser grave.
    E assim o FC Porto passou aos oitavos de final da Liga do Campeões! Invicto (4 vitórias e 2 empates), uma das esquipas que mais golos marcaram e das que menos golos sofreram. A imagem do Dragão defendida e valorizada! Pois claro, À PORTO!

    ResponderEliminar


  2. vídeo interessante aqui

    a Verdade é como o azeite, car@go! e como a Vingança, também: tarda, não falha e serve-se fria.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel Lima,

    Muito obrigado pelo vídeo que postou no seu comentário.

    A partir do minuto 6:03 as declarações são verdadeiramente deliciosas.

    Desde o benfiquista GR da CUF que levava frangos atrás de frangos, aos 4 penalties marcados por calabote... É de facto um insuspeito e genuíno depoimento de um ex-jogador do slb, não da CUF, nem do FC Porto... Muito bom!

    PS: haverá sempre anormais que negarão este vergonhoso episódio da história do futebol português. Mas nunca conseguirão apagar esta vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Lampião diz-me o que sentes
    De na Europa não ganhar
    Eu juro que as tuas derrotas
    Eu vou sempre festejar.

    Gosto de te ver chorar
    E uma coisa tu vais ver
    Na Europa só o Porto vai vencer.

    Nunca mais vai acabar
    A maldição que o Guttman fez
    A Europa com o caralho outra vez!

    ResponderEliminar