18 dezembro, 2014

MANSOS (MESMO MUITO MANSOS!).

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não gosto muito de repetir os títulos dos meus artigos mas não me consigo lembrar de mais nenhuma palavra que exprima de forma tão concreta e objectiva o sentimento que tenho face a esta semana em que já levamos duas derrotas frente ao clube do regime: MANSOS!
Quando em 02-10-2011 utilizei o mesmo termo para me reportar ao que tinha ocorrido num outro jogo frente à mesma instituição, manifestei surpresa por essa postura MANSA. A verdade é que hoje já não manifesto a mesma surpresa, mas sim uma repulsa e um nojo próprios de quem vê que este novo conceito pseudo correcto, pseudo bem comportado, pseudo elegante, é essencialmente desrespeitador para com um passado guerreiro e bairrista que nos trouxe até onde estamos.

Continuamos com tiques bacocos de fair-play, o visitante passou a ter nome e a ter bandeira no estádio, as ofensas protagonizadas pelos seus cães de fila ficam sem resposta, o enxovalhamento público ao nosso clube tornou-se uma banalidade, e nós assim prosseguimos alegres e contentes, passando a ser um hábito existir equilíbrio nos confrontos com os carneiros, quando antes eram dominadores, agressivos, bravos e duros.

Como nós tão bem sabemos, as hegemonias criam-se com títulos e não com vitórias esporádicas, por muito que as mesmas excitem sempre os mesmos. Mas há erros e falhas, que pela sua repetição, começam a ser verdadeiramente preocupantes, em particular aqueles que têm a ver com a identidade própria de um clube e de uma região. Quando perdemos identidade, perdemos (ou estamos em vias) quase tudo. Quando os adeptos, sócios e simpatizantes se deixam ir nessa onda, então pior ainda.

Agora é normal haverem lampiões entre nós a saltar aos golos, e se alguém lhes fizer alguma coisa, os stewards correm muito para os defender, e há sempre um pipoqueiro portista para fazer o mesmo, quando antes havia era sempre mais um para molhar a sopa.
Agora é normal não se ganhar porque é o futebol, porque tivemos azar, porque as coisas não correram bem, quando antes era o caraças do caraças se isso acontecesse.
Agora encaramos com normalidade que paineleiros e jornaleiros digam o que querem sobre nós, quando antes eram logo apertados e se lhes puxava uma orelha.

E o que tem feito o clube e a sua estrutura? Merda nenhuma!
Fomos enxovalhados com o caso Tozé, e ninguém abriu a boca!
Ocorreram os casos Miguel Rosa e Deyverson, nem uma palavra!
Temos sido prejudicados quase todos os jogos, e... silêncio!
Tivemos lances que nos puderam eventualmente ter beneficiado no jogo com o Rio Ave, e perante o histerismo colectivo, deixamos que eles branqueassem tudo o que estava para trás como “quem cala consente”!
Quando é o clube que assume uma postura de “adepto pipoqueiro” que ganhando ou perdendo está tudo bem, importante é ter visto um bom espectáculo, num bom local para o efeito, com passagens pelo museu e Porto Store (loja azul era dantes, nas costas do tribunal e com a D. Graça!), que podemos exigir nós, aqueles que acham que não podemos perder o ardor, a raça e a mística? Nada!

Se este é o caminho a seguir, quer-me parecer que em breve entrarei na reforma!
Posso perder, posso não ganhar, mas tenho que cuspir sangue de tanto lutar... e se há coisa que não tem acontecido é honra por um passado guerreiro!

Até sexta, no sítio do costume!

PS - Abençoado o treinador de uma equipa que leva 7 do rival num jogo em casa, e se dá ao luxo de não usar aquele que ainda é um dos melhores jogadores portugueses... meter alguém a frio apenas para marcar bolas paradas, só quem nunca jogou (parece que o nosso treinador está esquecido disso, e de muitas outras coisas) para pensar que podia resolver. Isto merecia uma maior reflexão, mas o respeito que o sr. António Neves me merece, leva-me a ficar por aqui, acrescentando apenas que por muito portista que ele seja, cedeu à tentação da guita à troca de ir jogar para o maior rival... há quem tenha sido muito mais assediado do que ele, e daqui não tenha saído.

20 comentários:

  1. Caro Norte,

    Eu e o Bibó Porto, Carago! estamos em sintonia com os temas dos nossos posts!

    Isto a mim parece-me completamente infame também, e sobre isso escrevi hoje... não pode continuar esta porcaria.

    Temos todos de o denunciar e, se persistir, reagir junto do Clube! A mim, indigna-me, sinceramente, tamanha bonomia e laisser faire!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. ... E fica tanto por dizer...

    ResponderEliminar
  3. Tiago Teixeira Pacheco18 dezembro, 2014

    Caro Norte,

    Não conseguiria exprimir tão bem em palavras aquilo que nos acabou de escrever.
    De facto ando incomodado com este novo fenómeno que se está a passar no nosso clube!Por um lado temos uma direcção que pura e simplesmente não fala a toda a vergonha que se tem passado, por outro lado temos adeptos onde não me reconheço.

    Claro que o nosso clube teve que dar o salto para uma internacionalização do clube, onde a aposta no marketing e imagem foi muito forte, mas não nos esqueçamos que este salto só foi possível com vitórias, com conquistas...e estas foram fruto de uma identidade.Esta identidade Porto era transversal à direção, ao treinador, jogadores e adeptos.identidade essa, onda a luta,a garra, a inteligência, a autoridade,o tribunal levavam o nosso clube a transcender-se contra tudo e todos.
    De há uns anos para cá, deparo-me com uma realidade diferente, onde existe toda uma "foguetada" à volta do clube,mas a identidade já não está lá.Custa-me esta atitude bacoca de pseudo amizade com aqueles nojentos da 2ª circular...é abrir um jornal, ver um programa de Tv e facilmente percebemos que nos tratam do pior, que não valorizam nada nem ninguém do nosso clube.

    Porquê aquela bandeira no estádio?
    Porque é que ninguém dá um murro na mesa na vergonha que têm sido as arbitragens este ano?
    Como é possível o nosso clube ter um canal próprio e não haver um único programa onde esta roubalheira e estas manobras sejam faladas e denunciadas?
    Como é possível se ir buscar jogadores de milhões, e não se ir buscar o treinador a sério?
    Como é possível haver adeptos que aos 70 minutos já estão com urticária na cadeira para irem embora para não apanhar trânsito?

    É este o meu Porto?
    É este o nosso Porto?

    Perder com estes nojentos de Lisboa em casa no espaço de 2 meses tornou-se normal?
    Passar a ponte e não ganhar é a normalidade?

    Se há coisa que não podemos ser é anjinhos.

    Agarrarmo-nos ao minuto 92 passados 2 anos, aos 5-0 passados 4, à eliminação dos nojentos...mas o que é isto?

    Vamos acordar...
    Óbvio que não nos podemos esquecer de tudo o que o nosso Presidente nos deu, mas há coisas que não estão bem...Onde está a massa crítica do Porto?

    Temo que se algo não for feito, maus ventos virão...

    Na 6º feira,pelas 20:30 no local do costume.

    Meu Porto.

    Dúvida? Não, mas luz, realidade,
    E sonho que na luta amadurece:
    O de tornar maior esta cidade
    Eis o desejo que traduz a prece.
    Só quem não sente o ardor da juventude poderá vê-la de olhos descuidados,
    Porto - palavra exacta, nunca ilude
    Renasce nela a ala dos namorados.
    Deram tudo por nós esses atletas
    Seu trajo tem a cor das próprias veias e a brancura das asas dos poetas
    Ó fé de que andam as nossas almas cheias
    Não há derrotas quando é firme o passo
    Ninguém fala em perder, ninguém recua
    E a mocidade invicta em cada abraço,
    A si mais nos estreita: a pátria é sua!
    E de hora a hora cresce o baluarte
    Vejo a Torre dos Clérigos às vezes
    Um anjo dá sinal quando ele parte
    São sempre heróis, são sempre portugueses
    E azul e branca essa bandeira avança
    Azul, branca indomável, imortal
    Como não pôr no Porto uma esperança
    Se “daqui houve nome Portugal”?


    ResponderEliminar
  4. PORTO PORTO PORTO !! http://tinyurl.com/k6ttjr4

    ResponderEliminar
  5. E eu a pensar que seria o único a sentir-me revoltado, mas infelizmente vejo que há mais portistas como eu que se sentem revoltados, há dias atrás alertava para o que está a acontecer houve até quem pusesse em duvida o meu portismo, pois já tenho 46 anos de associado mas para esses isso não serve temos que ver, ouvir e calar estamos proibidos de dizer o que sentimos, mas não posso suster o meu grito de revolta porque este não é o meu Porto, quando surgiram os assobios logo se levantaram a criticar mas esses assobios hoje interpreto-os como uma forma de alerta para algo que não estava bem e tanto é que as coisas não estão bem elas para mim estão péssimas. Em dois jogos importantes Taça e agora campeonato e logo contra dois fortes rivais e mais grave em nossa casa perdemos se para uns é normal para mim não. ESPERO QUE SE FAÇA ALGO PARA MUDAR ESTA SITUAÇÃO, VIVA O FUTUBOL CLUBE DO PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Caro Norte,

    Vou ser breve, eu sou novo, mas desde pequeno q me lembro desse espirito, é um dos motivos para ser portista, espirito gerreiro, cerrar os dentes, para mim o porto nao tem de ganhar sempre, mas tem de TENTAR ganhar sempre, e dar o litro, ter a essencia tripeira: FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO, infelizmente esse aburguesamente já sinto tambem, tanto nos adeptos como na estrutura.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde! Só queria ter a vossa opiniāo sobre o facto do nosso treinador e os nossos jogadores terem sempre um discurso nojento nas flash interview quando mesmo depois de uma derrota, falam de azar e nāo de incompentencia! Hei-me insuportavel! Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Alguém que consegue colocar por palavras aquilo que eu penso. Está aqui tudo.

    Grande abraço

    Até Sexta.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o pontapé do Quaresma no vidro do banco de suplente! Porque ele reagiu da mesma forma que milhares de portistas espalhados no mundo. Ele sentiu na pele como qualquer adepto que sabe o que representa o nosso clube! É isso que queremos. Raça, amor, solidariedade! Alguem viu uma grande revolta depois do primeiro golo? Eu não! Apáticos! Criamos assim muitos lances de perigo elaborados? Não! Foi tudo mal? Não. Mas foi mediocre, sinceramente. Este clube mais que qualquer outro representa a cultura da vitória. Estarei sempre atrás do nosso clube! Mas isto n'ai suer dizer que sou obrigado a apoiar jogadores que não mostram garra, nem amor dentro do campo. As mensagens de orgulho de representar o fc Porto no facebook ou no Twitter não contam. Temos que proibir as mulheres boas à entrada do dragão. Que falta de concentração nos lances defensivos!!! Passa-se coisas mais interessantes nas bancadas???! fod..! E que adianta vir depois falar na flash interview para assumir toda a culpa no primeiro golo. E? Achas que vou dormir melhor

    ResponderEliminar
  10. Não diria melhor.. sem tirar nem por!
    O Porto se continuar assim, nós, portistas seremos os próximos a ser enxuvalhados pelo regime.
    Já com o Paulo Fonseca obtivemos os piores recordes.. Esta época já perdemos dois clássicos.. mas isto é o Porto?NÃO! Recuso-me a pensar que isto é o meu clube, não quero mesmo pensar que nos vamos tornar como eles, que vamos falar do passado, dos 5-0, do penta, do não sei que e não sei que mais.. Estou farto desta política de contratações, quero garra, quero jogadores e essencialmente um treinador que perceba o que é perder com o regime em casa, o quanto isso nos deixa f******. O jogo foi no domingo e continuo doente.
    Quero uma viragem, outro rumo.
    Onde está o nosso presidente?aquele que nos defendia até á morte, que defendia a sua cidade até á morte.
    Podemos criticar o presidente do segundo clube da segunda circular.. o que é certo é que ele tem defendido o seu, mais do que o nosso tem defendido o Porto ultimamente.. com isto não quero ser injusto, porque temos o melhor presidente do mundo, mas onde está a garra que caracteriza o nosso clube?onde está a nossa tão famosa estrutura como aqui foi dito?GANHEM COLH*** !!
    BIBÓ PORTO CARAGO, BIBÓ F.C.PORTO!!
    CONTIGO ATÉ AO FIM, TU ÉS O NOSSO AMOR!!!
    1893
    Até Sexta.

    ResponderEliminar
  11. Sabem a sorte que têm de representar este grande clube? Logo que surge a menor dificuldade, não conseguimos vencer. Parece que os jogadores faltam de imaginação. É o único a poder rasgar uma defesa por inteiro através de um passe ou de uma finta, está sentado no banco ao lado do médico e do rui Barros!!!! Pode desequilibrar o nosso meio campo? Que se fo...! Passa-se algo pelo menos! Estou farto de passes laterais! Temos uma excelente linha avançada, e um homem sentado no banco que só espera oferecer prendas! E por favor, que falta de apoio ofensivo na aérea adversaria. O jackson não vai fazer o moon walk com a bola e desequilibrar sozinho 4 defesas!

    ResponderEliminar
  12. O que me vem aos olhos, é o facto que nas modalidades o espirito Porto ainda está bem presente.
    Deve ser por isso que agora me dá mais gosto ver o que se passa nas modalidades no que no futebol.
    Já que no futebol estamos a ir para um caminho desconhecido.
    Será que precisamos de renovar a estrutura?
    Ou seja renovar o espirito Porto que se tem perdido?
    Eu acho que sim.

    ResponderEliminar
  13. Este triste filme que está a ser a epoca do Porto pode se chamar Fonseca 2 só que este ainda é pior que o outro porque custa muito mais caro basta ver o descontrolo nas conferencias de imprensa agora que a epoca está perdida (porque poucos devem ser os portistas que acreditam nesta equipa)tal como o outro, promete o titulo o que comprova a inexperiencia deste treinador.E a culpa toda a gente sabe de quem é porque num ano em que não se podia falhar depois dos ultimos anos vergonhosos vai buscar um treinador que nos primeiros jogos toda a gente compreendeu que ele percebia pouco de futebol.

    ResponderEliminar
  14. Estamos a ser enganados constantemente e a SAD do nosso clube anda a dormir na forma como se diz na tropa, porque será?
    Começa a ser preocupante este silêncio.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  15. Estou totalmente de acordo,não me revejo neste Porto.
    Não há garra nenhuma nos jogadores tirando o Quaresma que esse mostra querer só que o estúpido do treinador não o mete a jogar.
    E estou estupefacto com esta direcção não reage a nada?
    Isto não é o Porto que eu tanto gosto.

    ResponderEliminar
  16. É uma vergonha. Ainda sou do tempo em que se um lampião estava no meio de portistas nas Antas, estava a levar nos dentes se não ficasse sentadinho quando o seu clube marcasse um golo. Aliás, nem precisava disso, bastava ter um cachecol deles ao pescoço. Ficava logo cheio de sangue naquela cara. Se calhar esta situação está a ficar como está porque há pouco sangue a escorrer.
    Somos guerreiros, a guerra está no nosso sangue

    ResponderEliminar
  17. Mansos, eu diria burros quem é comido constantemente como temos sido e não toma as devidas atitudes só pode ser burro e estupido. O quê um vermelho no meio dos nossos no Dragão leva o vermelho, levam os stewards e leva quem vier, que merda é esta? que raio de adeptos somos? nem em nossa casa podemos defender a nossa honra?? já basta fora que somos tratados como animais e ninguém do clube sai em nossa defesa. Os mouros fazem merda levam da policia e vem logo a direcção a dizer na imprensa que abusaram da força, nós estamos a fazer a festa como em Coimbra tudo sem problemas vem a policia e carrega sobre nós sem motivos nenhuns e nem uma palavra da direcção a defender-nos, temos muitas e muitas razões de queixa. Os super têm de cumprir as ordens da sad porque se não há bilhetes, parecemos uns otários meninos de colégio que não podemos dar um peido. Sinceramente não sei para onde querem levar o nosso clube?? parece-me que vamos de mal a pior...
    Viva o Mágico Porto com raça!! este não se parece com nada, mas a culpa também é dos sócios que não reclamam deixam andar já nem nós parecemos ser do Porto, está tudo na do deixa andar se ninguém se chateia vou ser eu sozinho??
    é este o novo espírito...

    ResponderEliminar
  18. A mesma mansidão que alimentamos em 18 anos de jejum. Sim, em 18 anos, porque a partir do 19º Pedroto e Pinto da Costa catapultaram-nos para um ciclo imparável de vitórias. E não foi por serem bons rapazes e ficarem quietos e calados, fazendo de conta que nada se passava.
    Ghandi foi um bom homem não serviria para nosso mentor.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Os cães perderam apersar de mais uma arbitragem vergonhosa!

    ResponderEliminar
  20. NOTA DO AUTOR

    Acho que não devemos aproveitar os maus momentos para bater em treinador e jogadores...não foi essa a intenção do meu artigo.

    O mesmo prende-se muito mais com a estratégia comunicacional e a estratégia fora do terreno de jogo.
    A mística trabalha-se fora do campo para se reflectir lá dentro...não é o contrário.

    Criticar quem está lá dentro nestas alturas é um exercício populista que não conta com o meu "amén".

    ResponderEliminar