12 dezembro, 2014

NÓS SOMOS O PORTO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O Porto somos nós. O bLuE bOy, a Mafaldinha, o Norte, o Dragão Azul Forte, a Enid, o Estilhaço, o Lucho, o Delindro, o João Ribas, o RCBC, o RAM, o Pedro Porto, o Pedro Pereira, o SD Valadares, o Tripeiro... e tantos outros que, como nós, sentem, vivem e respiram Porto todos os dias.

Tornou-se um lugar-comum, mas não me canso de o dizer: o Porto não vive só dos jogadores que envergam a sua camisola, dos treinadores que os orientam, dos dirigentes que o gerem ou dos funcionários que o mantêm. O Porto somos nós, adeptos, em primeiro lugar, porque os clubes podem viver sem dinheiro, sem vitórias, mas nunca viverão sem adeptos.

É verdade que o Porto somos nós, adeptos, mas não são todos aqueles que dizem à boca cheia que o são, sobretudo quando a hora é de ir para a Baixa, de cachecol ao pescoço, festejar o campeonato ou uma competição internacional. O Porto somos nós, os adeptos que praticam o portismo verdadeiro, seja com a sua presença nos jogos, nas assembleias-gerais, seja com a sua massa crítica e denunciadora de tantas coisas graves que se passam no futebol português.

Confesso que tenho alguma dificuldade em discutir, em falar sobre o Porto, com qualquer um, até porque, perdoem-me a falta de humildade, nem todos estão à altura de o fazer comigo. E foi por isso que há quase quatro anos foi com uma imensa honra que aceitei participar neste blogue - com a minha opinião livre, muitas vezes emocionada, nem sempre racional -, porque percebi que aqui falamos todos a mesma língua. Aqui partilhei muitas alegrias e vitórias, felizmente poucas tristezas e desencantos; dei voz à revolta e à crítica, sempre com algumas farpas à mistura - porque a rivalidade, desde que sã, também é boa e faz falta.

Mas estar aqui também me permitiu, com a ajuda de todos vocês, enriquecer como portista, como homem. Ganhei amigos que vejo quase todos os fins-de-semana no Dragão, no pavilhão ou em qualquer outro lado em que o Porto esteja. Uma família que duas vezes por ano se reúne à mesa para um jantar sempre animado e cheio de portismo, sempre superiormente bem organizado pelo incansável bLuE bOy e pela sua adorável Mafaldinha.

Com esta “tanga” toda, devem estar a pensar que me estou a despedir. Não. Sempre que puder, virei cá com o maior prazer, só não poderei é cá vir tantas vezes quanto até agora o tempo me permitia. Portanto, não é um Adeus, porque vamos sempre continuar a ver-nos nos sítios do costume. "BiBó PoRtO, carago!!"

PS - Escrevi, como aqui sempre o fiz, simplesmente "Porto", porque, no fundo, entre nós, portistas, é assim que o tratamos. Para os outros, sobretudo para os Serpas, os Delgados e outros que tais do país, será sempre Futebol Clube do Porto. Porque Porto é a cidade e o FC Porto é muito mais do que isso. É uma nação.

7 comentários:

  1. Amigo, que saudades eu vou ter das farpas!
    Mas Amigo, jamais terei saudade do FARPAS... porque estás sempre presente. SEMPRE!
    Obrigado por tudo, GRANDE DRAGÃO! Tudo de bom para Ti.
    Um abraço AZUL MUITO FORTE.

    ResponderEliminar
  2. O blog certamente vai sentir a tua falta. O clube, esse, não o sentirá certamente. E isso é o mais importante.

    Espero que vás passando por aqui e deixando de quando em vez uma ou duas postas para a malta se lembrar das tuas farpas.

    Um abraço e boa sorte!


    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. És mais portista por escreveres num blog?! Está bem abelha!

    ResponderEliminar
  4. António Santos12 dezembro, 2014

    Meu caro Anónimo, aconselho-te a releres mais uma vez o texto com redobrada atenção, porque em nenhum momento isso que tu dizes é referido.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  5. Um abraço ao Farpas!
    Obrigado pelo que fizeste neste espaço de adoração ao nosso clube!

    ResponderEliminar
  6. Caro colega, estou de acordo em quase tudo...eu não vou aos jogos, nem a assembleias, mas SOFRO bastante pelo nosso clube, ao ponto de não ver um jogo (de futebol)em directo há bastantes anos!! Não consigo, nem sozinho nem acompanhado..é a minha maneira de ser..
    Tudo isto para te dizer k entendo e concordo com o k dizes, mas há sempre algumas excepções..

    ResponderEliminar
  7. Já vivi o Porto com a intensidade da presença semanal (13 anos) e tambem eu tinha dificuldades em falar do Porto com qualquer um (principalmente portista)Percebo que não te revejas naqueles que vão a meia duzia de jogos e/ou á praça festejar. Ate pk eu sou um desses agora e não raras vezes sinto-me desconfortavel nesse papel. "bibó Poorto" foi o que entretanto consegui ensinar ao meu mais novo !!

    ResponderEliminar