06 dezembro, 2014

PORTO EM LEÓN E PORTO EM BORISOV.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Nestas últimas duas semanas devido ao futebol estar parado (selecções e taça de Portugal), fiz uma pequena interrupção das minhas crónicas. Volto agora para colocar tudo em dia, destacando as duas deslocações ao estrangeiro durante este período, onde o FC Porto, como é habitual, contou com o apoio dos seus adeptos!

No hóquei em patins uma recepção à Juventude de Viana começou mal mas acabou com vitória. Na bancada visitante do Dragão Caixa contámos pela primeira vez com um grupo de apoio à equipa do Minho, meia dúzia de jovens compareceram e cantaram durante grande parte do jogo. Um pavilhão bem composto num jogo que antecedeu o futebol no estádio do Dragão.

O andebol teve uma importante eliminatória da taça EHF contra o Adémar León. No primeiro jogo no Dragão Caixa, os adeptos empurraram a equipa para a vitória por cinco golos de vantagem. Excelente presença de espanhóis no nosso pavilhão, tal como já tinha acontecido em 2011. Uma semana depois, jogo em León! Cinco Dragões arrancam Sábado de manhã em direcção a Espanha, com o intuito de se manterem fiéis ao cântico “sempre contigo” ou “sempre a viajar”. Almoço já em terras espanholas e ao fim de 400 quilómetros lá chegámos ao pavilhão.

Gratificante ver a reacção dos jogadores aquando da nossa entrada. Como bem sabemos fazer, desde cedo nos fizemos notar, mesmo estando apenas cinco para mais de 3 mil espanhóis...

O FC Porto perdeu por três e entrou na fase de grupos da taça EHF. Os jogadores correram na nossa direcção, festejaram connosco e ali permaneceram durante algum tempo. Percebemos que somos um só, jogadores e adeptos, e que juntos somos claramente mais fortes. O agradecimento do plantel e equipa técnica fazem com que nos sintamos comprometidos com eles. No final, mais 400 quilómetros de volta a casa que no dia seguinte havia mais dois jogos!

O futebol regressou na Bielorrússia. Ali carimbámos mais uma vitória categórica na competição e assegurámos desde logo o primeiro lugar no grupo! Do outro lado da Europa, contra todas as adversidades imagináveis, cerca de três dezenas de ultras marcaram presença. Que amor tão louco!

Regresso ao estádio do Dragão no Domingo seguinte. No dia em que os Super Dragões comemoraram o seu 28º aniversário, o FC Porto venceu o Rio Ave por 5-0. Cinco, esse número tão familiar. Destaque para a “tochada” na Superior Sul no início do jogo e para a oferta que o plantel, através de Jackson Martínez, entregou à claque, através de Fernando Madureira. Uma camisola com o nome da claque e o número 28.

Na última quarta-feira durante a tarde marcámos presença no estádio do Mar, onde a equipa B venceu o Leixões por 2-3. Entre 30 a 40 ultras do FC Porto lá estiveram a puxar pelos jogadores. À noite o prato forte, ambiente absolutamente extraordinário no Dragão Caixa, na recepção ao Carnide em Andebol. Um ambiente como não existe em nenhum pavilhão em Portugal, se fosse sempre assim acho que estávamos mais de uma década sem perder um jogo em casa. Arrepiante, mesmo a quem assistiu pela TV.

Um abraço ultra.

3 comentários:

  1. Caro Tripeiro,

    Agradeço o vosso incentivo sempre, mas especialmente em Borisov, onde ouvir-vos foi de certeza o "click" que o nosso Clube mais precisava!

    Ouvir os vossos cânticos nas terras do gelo foi fenomenal!

    Obrigado!

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo, isso é bem verdade.
    Quer esteja 0 graus ou 30 negativos, nada congela o nosso fogo.
    Pelo ambiente na última 4ª feira, foi fenomenal ver e ouvir o Dragão Caixa a tornar infernal o ambiente para o inimigo.
    Agora que venha mais esses 2 clássicos no futebol e hóquei.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Lá estaremos nos dois!

    Abraço Azul e Branco

    ResponderEliminar