28 setembro, 2006

113º aniversário... estamos de parabéns!!

Celebremos então…

Hoje, dia 28 de Setembro, o nosso FC Porto festeja o seu 113º aniversário.

O FC Porto é um dos clubes de futebol mais antigos em actividade em Portugal. O clube foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, um comerciante de vinho do Porto, que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. No entanto, o futebol haveria de ficar suspenso até 1906, quando José Monteiro da Costa decidiu dar novo impulso ao clube. Para além do futebol, que usava o campo da Rainha para disputar os seus jogos, começaram a ser praticadas outras modalidades tais como o Ténis, Atletismo, Boxe, Halterofilismo e Natação. Um ano mais tarde, começava a funcionar a primeira sede.

Até ao dia de hoje, muitas vitórias e glórias conquistamos por esse mundo fora, que a todos nós Portistas, nos «embebeda» e «envaidece» de tal forma, que o nosso «orgulho» se torna imenso.

Muitas voltas já deram os ponteiros do relógio da Torre dos Clérigos desde 1893, torre essa que, muitas vezes, viu passar Portistas felizes em direcção à Avenida dos Aliados, assim como algumas outras viu a cidade amanhecer cinzenta quando as coisas correram mal.

Nada, ninguém, nem nenhuma derrota, seja ela em Londres ou na Conchichina, me fará alguma vez sequer pensar em virar as costas ao meu «amor eterno ao azul e branco».

É verdade que sofri, muito, em silêncio... e envergonhado … mas sei que quando chegar o dia, vai ser mais forte do que eu e lá estarei eu de novo, na secreta esperança de voltar a ser feliz.

Eu, NUNCA te trairei... porque sem ti, não sei viver. Sabes, meu mágico FC Porto, há quem seja viciado em álcool, em drogas, em mulheres ou no jogo… eu, apenas sou viciado «em ti».

É assim a história dos verdadeiros campeões, que caem mas tornam a levantar-se e a olhar em frente em busca de um horizonte sempre mais ambicioso. É assim a história do nosso mágico Futebol Clube do Porto e de todos nós Portistas.

Muitos parabéns!!

9 comentários:

  1. AMIGOS BLUES , ESTAMOS TODOS DE PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
    POIS NAO E SO O PORTO MAS SIM TODOS QUE AMA SEU SIMBOLO......
    ESTOU ORGULHOSO POR NOS E POR ELE NOSSO GRANDE F.C.P.

    AQUELE ABRAÇO PRA TODOS OS DRAGOESS

    ResponderEliminar
  2. Parabens FCPorto... Bendito António Nicolau, por causa dele já tive extraordinarias alegrias.

    Parabens FCPorto.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parbens FUTEBOL CLUBE DO PORTO,és e serás eterno.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  4. QUE ESTE DIA POSSA SER FESTEJADO ATÉ À ETERNIDADE...EM TORNO DO SIMBOLO INCONFUNDÍVEL QUE NOS CONGREGA...PARABÉNS PARA TODOS NÓS!!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a todos !

    Novos dias virão, uma derrota hoje, muitas vitórias amanhã

    Boa notícia para todos os Portistas, mais uma casa do F.C.P aberta, a casa do Dragão abre dia 30 de Setembro pelas 16 mais informações no blog


    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    FCP – Mirandela agradece a todos aqueles no dia 30 se juntem à nossa festa.

    ResponderEliminar
  6. PaRAbeNs MÁGICO!!!!

    que daqui a 113 anos os nossos bisnetos sejam com NÓS.

    ResponderEliminar
  7. GRANDE DIA PARA OS PORTISTAS DE TRAS OS MONTES CASA DO DRAGÃO DE MIRANDELA ABERTURA DIOA 30 DE SETEMBRO JUNTO AO PAVILHÃO DA REGINORDE. JUNTA-TE A NÓS. MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG

    WWW.FCPMIRANDELA.BLOGS.SAPO.PT

    ResponderEliminar
  8. Hoje é dia de festa
    Cantam as nossas Almas
    Para o querido Porto
    Uma salva de palmas!!!

    POOOOORTOOOOOOO!!!
    POOOOOORTOOOOOO!!!


    Abraço!

    ResponderEliminar