27 setembro, 2006

90 minutos… de NADA!!

Liga dos Campeões 2006/07 - 2ª jornada

Admiram-se?... é a mais pura realidade… 90 minutos de NADA, meus caros bLuE fRiEnDs.

Na 2ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, o nosso mágico FC Porto saiu vergado a uma derrota por 2-0 com o Arsenal na estreia do "Emirates Stadium" em jogos de carácter europeu… uma derrota justa e merecida, para quem só demonstrou MEDO e SUBMISSÃO perante 11 adversários, que ao olhos dos nossos, mais deveriam parecer um «bicho papão» qualquer.

Desta vez, o Prof. Jesualdo Ferreira resolveu inventar, para não variar, «á lá boa moda tuga» com o onze inicial escalonado… vou fazer aqui um parêntesis para dizer que são este tipo de situações que mais me irrita e dói... não é tanto o perder, mas sim mostrar ao adversário, ainda antes de se iniciar o jogo, o nosso medo e a submissão… rais parte esta mania dos treinados portugueses :-(… para quando o assumir e olhar os adversários olhos nos olhos sem qualquer medo… de uma derrocada?... para quando?... rais parta isto!!!

Voltando ao tema… Ricardo Costa a titular?... quem?... por favor, não brinquem mais com a minha saúde!!... Porque não logo de inicio o reforço do meio campo com Raul Meireles e deixar o que estava bem cá atrás?... porquê?... alguém me explica?

E assim se começou o jogo a medo, tendo aqui e acolá, num ou noutro momento, conseguido não controlar o jogo, mas sim e tão só, manter a bola longe da nossa área, porque perigo na área adversária, era só mesmo em «sonho». O jogo foi-se sempre desenrolando junto da nossa área, com a equipa a recuar… a recuar… a recuar… até encostar a Hélton.

Ao minuto 38, e já depois de alguns sustos e um golo justamente invalidado, o inevitável Thierry Henry inaugurou o marcador, depois de um cruzamento, de abas largas, onde Pepe foi «comido» nas alturas e nas suas costas, e Hélton nada mais podia fazer do que ir buscá-la lá dentro. Até ao intervalo, continuou a assistir-se ao «mais do mesmo», Arsenal a jogar e o FC Porto a «fazer de conta».

Ao intervalo, tentou emendar-se o erro do onze titular e entraram Raul Meireles e Lisandro Lopez para os lugares do Ricardo «nulo» Costa e do «desamparado e sozinho» Hélder Postiga… entretanto, logo aos 48 minutos (!!), Hleb com um remate cruzado, elevou a conta para 2-0… mais uma vez, Hélton nada podia fazer do que acompanhar com os olhos.

E chamo a especial atenção para este 2º golo… já deram bem conta de quantos jogadores estavam a defender o seu lado direito da área, quando o Hleb estava lá sozinho na esquerda a assistir e à espera do passe de morte?... eu digo-vos… eu contei-os… apenas e só SEIS jogadores, já descontando o GR… SEIS, meus caros!!!... isto, já nem nas camadas jovens se é permitido.

A partir desse momento, acabou o jogo, e assistiu-se a uma grande falta confiança e motivação (!!!), e mesmo a precisar de ir em busca do resultado, foi o Arsenal quem criou as jogadas mais perigosas da segunda parte, apesar de naturalmente ter optado por um futebol lento, por vezes quase a passo.

O FC Porto saiu desta forma derrotado justamente de Londres, ainda não apontou qualquer golo na actual edição da Liga dos Campeões (elucidativo!!), e com isto tudo, comprometemos seriamente as aspirações de continuarmos na prova milionária.

Voltamos a repetir o cenário de há dois anos atrás, quando após um empate caseiro com o CSKA e derrota em Londres com o Chelsea, conseguimos ainda assim continuar em prova… esperemos que se volte a repetir este desfecho… esperemos e voltemos a sonhar.

Neste momento, e olhando-se ao outro resultado do grupo (CSKA 1-0 Hamburgo) estamos no 3º lugar do Grupo G, com 1 único ponto e já a 3 da equipa moscovita. O Arsenal lidera para já com 6 pontos.

O adversário que se segue são os alemães do Hamburgo no Estádio do Dragão, partida agendada para dia 17 de Outubro, pelas 19h45.

Oxalá nessa altura, os ventos mudem por completo, caso contrário… c’est fini.

PS – Dos Rotos Ridículos, só deu mesmo para ver os lenços brancos e ouvir os assobios… valha-me isso!!... deu para pelo menos eu poder esboçar um leve sorriso e libertar alguma da raiva que me assolou logo após o final do jogo em Londres… :-(

16 comentários:

  1. amigos, como e possivel um treinador conseguir destruir o pouco que tinhamos de bom neste jogo??????
    nota zero pro treinador...
    nota zero pra defesa...
    nota um pro meio campo...
    nota zero pra avançada...
    estou muito triste com o nosso colectivo de hoje dentro fora das quatro linhas...

    abraços azuis

    ResponderEliminar
  2. Amigos vamos mas é beber uns copos e andar à porrada -como fazem os Irlandeses- para ver se esquecemos tudo o que se passou esta noite...Mais a sério, vamos olhar em frente e fazer o escalpelo do que esteve mal no jogo de hoje...Para mim o grande erro foi alterar a defesa, fazendo subir o Cech para a linha média em vez do Raul Meireles em que eu apostava de início...Na frente poderia ser o Postiga na 1ª e o Lisandro na 2ª ou ao invés tanto me fazia...O que ficou bem patente foi a falta de pulmão em pelo menos dois jogadores: Lucho e Anderson que se desgasta completamente durante uma só fase da partida e vai perdendo lentamente o gaz...Mas isso só se alterará com o tempo e a persistência...Os dois golos resultaram de dois erros: A defesa foi arrastada para um dos lados e a bola surge no outro lado para cruzar ou rematar à vontade. No 1º golo o Pepe foi mal batido a bola era (devia ser) dele e no 2º o remate nem foi muito forte o Helton se se esticasse mais um bocadinho...Amigos,amanhã vai ser outro dia.

    ResponderEliminar
  3. AINDA NÃO CONSEGUI CONCILIAR O SONO...Está difícil de tragar esta derrota. Um pouco mais à distância com umas 7/8 horas em cima ainda me sinto estupefacto com o sucedido...Sou mesmo um doente, carago. Como não dormia, vim aqui procurar a vossa companhia e as vossas opiniões ainda que o faça apenas através dos textos já apostos. Vim e vi o posted do "Blue-trabalhador-Boy" que revela uma grande revolta...Eu peço desculpa sinto mais uma certa perplexidade...porque acho que a nossa equipa e os nossos jogadores não se podem sentir inferiores aos demais componentes das equipas adversárias...São profissionais, muitos deles internacionais pelas suas selecções Nacionais e selecções de topo e isso diz tudo da sua capacidade, têm que saber lutar de igual para igual com os seus adversários sejam eles quais forem. Não podem entrar em campo vencidos e a tremer ao ver o rosto de um qualquer Thierry Henry por mais pinta que ele tenha...Lembro-me de ter disputado em anos bem recuados integrando um onze de "vinte amigos", um jogo treino com uma equipa que se tinha sagrado campeã da 1ª Divisão Distrital do Porto.Éramos na maioria dos casos uns verdadeiros marretas -eu era o pior, segundo a versão dos meus companheiros- mas entramos no campo com a maior das vontades e dicididos a vender cara a derrota e no fim só não ganhámos a esse conjunto campeão repito, por mera infelicidade...Pediram-nos para lutar e nós encaramos o treino como um verdadeiro desafio...e vencemos pelo menos moralmente...Hoje, sinto um trago amargo na garganta e já tomei uma série de Kompensans...Tenho que ir à Farmácia pela manhã para repor o meu Stok. Fica-me uma certeza ou quase certeza...talvez(?) nos falte realmente -e estou a ser generoso- um verdadeiro ponta de lança, um matador - peço desculpa pelo termo- mas para tirarmos as dúvidas em difinitivo, só vendo dois ou três jogos completos do Lisandro nessa posição muito específica e se for possível também o Bruno Morais.O melhor dia possível para todos...

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos, aquela derrota de ontem até meteu impressão (desculpem o termo).
    Tal como eu referi aki na altura o "Prof." (LOLLOLLOLLOL) Jesualdo nunca foi nem nunca será do meu agrado tal como nunca o foi Co Adriannse e, ontem quando vi a ekipa inicial do nosso Mágico FCP, percebi pk k é k este indivíduo nunca ganhou nada até hoje na sua carreira e a razão é muito simples, este "marreta" não perceba népias de futebol.
    Meus amigos atentem bem nos golos do Arsenal e digam-me o k é k este indivíduo anda a fazer nakilo a k é kostume chamar-se de treinos??
    No 1º golo estão seis?!?!?! jogadores do FCP para dois?!?!?! do Arsenal. No 2º golo estão seis??? jogadores do FCP para 3?!?!?! do Arsenal. O k é k estes dois lances têm em comum? Resultaram nos dois golos do Arsenal e puseram a nu a táctica k este indivíduo tem na cabeça para o FCP, ou seja, nenhuma (meus caros amigos akeles lances dos golos do Arsenal constam nos manuais do futebol de komo é k não se deve defender - todos os jogadores para o mesmo lado onde está a bola e deixando o outro lado totalmente à mercê do adversário?!?!?!?!? - nem nos regionais de infantis se vê akilo).
    Ou seja, afinal akilo k o MST dizia na sua última crónica tinha toda a lógica (tal como em 99,9% das vezes). Até pk tenho a certeza k se o Co Adrianse ainda fosse treinador do FCP (podíamos perder na mesma) mas não íamos de certeza entrar em campo com seis?!?!?!?! defesas (fora o guarda-redes). Pk se à uma coisa k ninguém lhe pode acusar é a de k ele não jogava para o espectáculo. Ou seja, com o Co talvez o resultado fosse o mesmo mas pelo menos uma certeza tenho, não tinhamos saído de Londres com a imagem de uma equipa de marretas como ontem saímos.
    Para terminar, gostava só de dizer k não vale a pena andarmos aki com "teorias da conspiração" pk o culpado por akilo k se viu ontem em Londres só tem um nome, "indivíduo" Jesualdo.
    Mágico FCP forever.

    ResponderEliminar
  5. Medo. é a palavra que me vem à cabeça qd penso no jogo. MEDO!!! Mas medo de quê? Perder mas sempre de cabeça levantada. Como é possível. Pior que a derrota a atitude. Como é possivel?

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Muita falta de ambição,e muito medo.A onde pára a postura de um ex campeão europeu.

    ResponderEliminar
  7. AMIGOS, E NORMAL ISTO QUE ACONTECEU PQ O NOSSO TREINADOR NAO TEM NEM NUNCA TEVE POSTURA NEM AMBIÇAO DE CAMPEAO, PQ NUNCA O FUI...
    PODERA VIR A SER MAS NUNCA O FUI, E POR ISSO QUE ELE ONTEM ESTRAGOU(ROUBOU)O POUCO DE BOM QUE AINDA TINHAMOS...

    AQUELE ABRAÇO DE DRAGAO

    ResponderEliminar
  8. O Jesualdo não tem a culpa toda, tem que se distribuír o mal pelas aldeias. Culpados são todos, sem excepção, até a falta de sorte.

    Agora há que analisar bem os defeitos da equipa, os erros e tirar conclusões que ajudem a um salto qualitativo.

    Vamos ao jogo:

    Os 2 golos surgem pelo lado esquerdo da defesa do FCP, tal como 90% doas ataques do Arsenal foram por esse lado. Porquê? Porque o Wenger é rato velho e topou que o Ricardo Costa ia jogar, e ele sabe tal como todos sabem que o rapaz não é defesa-esquerdo, é central.

    Com a inadequação do defesa esquerdo, o médio teve que descer e não apoiou os colegas da frente, toda a equipa ficou manca, desiquilibrou-se e o Arsenal aproveitou. Parabéns ao Arsenal.

    Mais umas dicas:

    O Ezequias deve ser tão bom que o treinador prefere um central adaptado.

    O Anderson andava a fazer o trabalho do Raul Meireles, o Assunção perdeu-se com o apoio que devia dar ao centro e caiu sempre no lado esquerdo, no apoio ao Ricardo Costa, o Lucho tentou tapar o buraco do Assunção, etc.etc.

    Para terminar, uma pergunta:

    O que valem numa Liga dos Campeões os jogadores:

    - Tarik
    - Ezequias
    - Alan
    - Bruno Alves
    - Jorginho

    Quanto vale esta trampa? 18% do plantel é lixo, outros 14% estão lesionados, o que dá a fabulosa quantia de 32% do plantel indisponível.

    Pode ser que em Janeiro saiam os 5 atrás referídos, o Sokota e o Bruno Moraes (estes por inaptidão fisica para o futebol). Comprar? Não é preciso muito, basta um defesa esquerdo e a festa fica feita.

    ResponderEliminar
  9. Eu entendo a escolha da Ricardo Costa. O que nao entendo e a saida de Meireles em favor de Costa. Nao fazia mais sentido tirar um Bruno Alves do 11 inicial? Para mim Bruno Alves nao merece estar na equipa sequer, muito menos sendo usado como titular!

    Concordo com ti, blue boy. Nao fico triste por terem perdido, mas fico triste por nao terem tido nenhuma garra. Ficaram intimidados logo de inicio e nao tinham a mitica chama do dragao!

    ResponderEliminar
  10. bluezito: acho que esgotei o palavreado todo num ataque de raiva no "portista de bancada" e sobrou pouco para ti;) ou não: sobrou o suficiente para te dizer que erros, por muito maus que sejam, são o primeiro passo para uma aprendizagem sólida. não é altura de baixar a cabeça, dizer mal de quem falhou agora pela primeira vez, destabilizar uma equipa que, depois de uma pré-época conturbada, se tem portado à altura. se mais não fosse, à altura de merecer o nosso respeito. é hora de analisarmos os erros - não de chorarmos sobre o leite derramado. o que está feito, está feito. vamos usar a derrota para aprender, a força para lutar, a esperança para não esmorecer. amanhã o sol nasce outra vez. e tu não me vais deixar ficar mal e vais bater palmas aos meus rapazes no Dragão. em frente, gente. vamos em frente!

    ResponderEliminar
  11. Miau: andas noutro mundo que não o meu. O Jesualdo tem humildade, capacidade, atitude, ambição e toda a categoria para ser CAMPEÃO. A experiência não é genética. Ganha-se, essencialmente no velhinho processo de tentativa-erro. Acima de tudo, custa-me aceitar o teu comentário quando tudo o que tens para julgar são 6 jogos, 4 dos quais ganhos sem espinhas. Dá tempo ao homem para aprender, para mostrar o que sabe. No fim da época dirás o que tens a dizer, e nessa altura terás argumentos sólidos para apoiar as tuas posições. Para já, deixa o homem aquecer o banco, que ainda nem teve tempo disso.

    ResponderEliminar
  12. ola CATARINA, aceito a tua opiniao mas nao concordo pq e nos grandes (jogos)momentos que se ve as capaciades das pessoas, o "poder" de decisao e de resposta ao problemas que as vezes sao criados pelas proprias pessoas.....
    as 4 vitorias servem pra mais um razao de o homem jesualdo nao cometer erros cruciais....

    aquele abraço dragoes

    ResponderEliminar
  13. AI AI AI que a gente chatia-se (eheheheh) nem passa pelo nosso blog nem diz nada nem um alô ai ai alguma coisa contra MIRANDELA? sei que já nao temos a maternidades mas somos um povo que recebe bem todos aqueles que vêm por bem. Aparece por la, o blog ganhou nova dinâmica e além disso amigos portistas fazem sempre falta.
    DIZ ALGO !!! EHEHEHEH

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  14. Já me sinto melhor muito embora as nuvens continuem a pairar por aqui, o grosso da tempestade passou e o despertar deu-me uma nova visão das coisas...Estou mais fresco. E esta frescura parecer ter tocado também os outros, ainda bem...

    ResponderEliminar
  15. Não podia concordar mais contigo ... estou triste nao por temos perdido, mas sim por ter dado o jogo como perdido antes de ele começar! Pq é que o treinador mexe numa equipa que está a ficar coesa na vespera de um jogo importantissimo? Ainda por cima para colocar Ricardo Costa ... Pq é que nao jogamos com o Adriano de inicio ? O postiga so marca golos se tiver espaço e se a bola lhe for direita aos pés! Não cria espaços, nem têm arranques como o Adriano! Enfim .. triste é ouvir dizer que " jogamos contra uma grande equipa" ou " o anderson não teve nos melhores dias" ! Senhor Jesualdo é bom admitir quando se erra, pelo menos! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. WELCOME, sejam muito bem-vindos a terra que tal gostaram da aterragem eu já tinha avisado mas vocês não queriam acreditar o PORTO não joga nada e tiveram o que mereceram foi uma vergonha faltou tudo ao PORTO. Nem um feijão cabia no cu dos jogadores do PORTO. Espero que tenham comprado uma calculadora pois brevemente vamos ter que começar a fazer contas. EU ESTOU AVISAR, EU ESTOU AVISAR.

    ResponderEliminar